29 de abril de 2012

29 de Abril... Dia Nacional de COMBATE ao Câncer de Mama

POSTADO POR EM 29 de abril de 2012
Heeey Ninas, como estão?! Hoje o Segredos Entre Amigas vez falar de um assunto sério. Câncer de Mama. Você sabia que hoje, 29 de Abril, é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama?? Pois bem... Atualmente o Câncer de Mama é a principal cause de morte - de câncer - entre as mulheres de 39 a 58 anos, e como se isso já não fosse o bastante, a taxa de Câncer em mulheres com menos que 39 anos vem crescendo de 5% à 16% nos últimos anos. Porquê isso acontece?



Muitas mulheres não fazem o exame de mamografia que é 'obrigatório' a partir dos 40 anos. Mas muitas também não fazem o exame em casa, uma simples e prática apalpada nos seios podem salvar a vida de milhares de mulheres. Você sabia?

“A inspeção visual e a palpação sistemática de cada mama pela própria mulher devem ser realizadas geralmente do 7.º ao 10.º dia após o início da menstruação”. Atualmente cerca de 75% dos casos de câncer de mama são detectados pelo auto-exame, mas nesses casos o tumor frequentemente já ultrapassa dois centímetros.

No ano passado uma amiga minha foi diagnosticada com um tumor no seio, ela descobriu fazendo o auto-exame, e por sorte ainda não havia evoluído para um câncer, foi tratado e hoje ela está bem, e o surpreendente é que ela tinha apenas 15 anos. Percebam como a doença pode aparecer em qualquer estágio da sua vida.



Como se precaver? 

O especialista reforça que as mulheres devem realizar a mamografia pela primeira vez entre os 35 e 40 anos de idade e se submeter a controles anuais a partir dos 40 anos. Já a ultrassonografia não é utilizada como método de rastreamento do tumor mamário, mas é um importante adjunto em determinadas condições, principalmente no esclarecimento de nódulos visualizados parcialmente na mamografia. Também é bastante importante na orientação de punções e biópsias de nódulos, que podem ser tanto sólidos quanto cistos - estes últimos passíveis ou não de serem aspirados e resolvidos. O médico reforça que as mulheres abaixo dos 40 anos devem ficar atentas aos sinais do câncer de mama e, assim que um deles for percebido, procurar um médico o mais rápido possível.
Os principais sinais são aparecimento de nódulo palpável nos seios ou de ínguas nas axilas, modificações na forma e tamanho das mamas, saída de secreção escura ou com sangue pelo mamilo e modificações na pele, na aréola mamária ou no mamilo. “Não são todos os nódulos palpáveis na mama que representam um tumor maligno. Também existem as alterações benignas, como os cistos e os fibroadenomas, que podem ser percebidos ao toque e têm evolução favorável”.

Lembre-se, não é apenas hoje que você deve se lembrar de fazer a ultrassonografia, ou o auto-exame... Mais vale perder 10 minutos durante o banho alguns dias após a sua mentruação do que perder anos de sua vida tentando combater um câncer que poderia nem ter surgido, não é?

Pense nisso !!

Espero que tenha ajudado a todas, e não esqueçam. Câncer de Mama se combate todo dia :)

Beijoos

0 comentários:

Postar um comentário