18 de julho de 2012

Entrevista com o autor - Maurício Gomyde #05

POSTADO POR EM 18 de julho de 2012

Heey amores, tudo bem??



Hoje trago mais uma entrevista com o autor para vocês, dessa vez quem respondeu minhas perguntas foi o Maurício Gomyde, um escritor que faz sua fama pelo skoob, e que tem muito sucesso no mundo literário. Vamos ver o que ele tem a nos dizer?



     Quem é Maurício Gomyde?
R: Ih, sou supersimples. Muito mais do que muita gente imagina. Gosto de boa música, de ficar à toa, de curtir a casa e a família, de compor, escrever, essas coisas. Nada de mais. rs Acho apenas que sou alguém que gosta de olhar as coisas pelo ângulo dos detalhes.

    De onde surgiu o Maurício autor?
R: Acho que surgiu da necessidade de registrar tantas coisas pelas quais passo, vivo e sinto. Gosto desta ideia de deixar registrado, nem que por meio de uma história, as coisas de que gosto. É um prazer imenso escrever, que já faz parte de mim e da minha rotina.

   ‘Ainda Não te disse nada’ é um livro muito comentado nas redes sociais, a quê você associa isso?
R: Talvez a uma mistura entre contar uma história leve, divertida e romântica, e fazer uma divulgação diária, constante, criativa. Fico, em média, 3 horas por dia cuidando de divulgação. É um trabalhão, mas que dá bons frutos, como, por exemplo, fazer uma entrevista para o “Segredos entre Amigas”.

     E a história, de onde veio a inspiração? Demorou muito para concluir o livro?
R: Meus três livros escrevi de forma rápida a ideia. O “Ainda não te disse nada” contei em dois meses. Depois foram mais três ou quatro meses para arredondá-lo. A gente nunca sabe exatamente quando é que o livro termina. Uma hora, a gente chega e diz: “Chega!”... rsrs. A inspiração vem sempre de coisas que percebo e sinto. Há uma agência de Correios perto da minha casa, e é onde tenho minha caixa postal (a caixa postal 787, a mesma da Marina, do livro). A inspiração veio de ir lá todos os dias, praticamente.

   E quanto aos personagens, você se baseou em algumas pessoas do seu cotidiano?
R: Sim, sempre. Por exemplo, a Dona Jane, do livro, é uma atendente da agência chamada Jânia. Acho que não conseguiria escrever sobre coisas e pessoas que não estão ao meu redor.

    Me fale um pouco sobre seus outros livros.
R: Meu primeiro livro se chama “O Mundo de Vidro” e é mais para o lado da comédia. A história de “Ele” e “Ela”. Ele é um completo sem noção, e ela uma mulher segura. O livro mostra como o amor é capaz de inverter isso. Já o “O Rosto que Precede o Sonho”, meu terceiro livro, lançarei dia 1º de setembro e é mais para o lado do romance do que o da comédia. Acho que as pessoas vão se emocionar e se divertir. Aguardem!

    Eu vejo que você trabalha bastante sua divulgação pelo skoob e por parcerias com blogs literários, você acredita que essa é realmente uma ótima forma de divulgação?
R: Acho que os blogs são um canal maravilhoso de divulgação. Só gente boa, honesta, que faz tudo aquilo pelo amor à literatura. Vocês, blogueiros, divulgam pelo prazer de divulgar. Acho isso perfeito. E tem dado muito certo. Isso é o que eu chamo de “comer pelas beiradas”. Aos poucos a turma vai conhecendo o trabalho. O importante, no final, são as boas histórias e os amigos que fazemos.

     E quanto aos títulos, como foram as escolhas?
R: Os títulos dos meus livros meio que saem sozinhos. Como sempre digo, quem vai dizer qual é o título é o próprio texto. O livro, uma hora, chega e te entrega de bandeja o título. Gosto de títulos longos. Rs

    Qual foi a sensação de ter os livros em suas mãos?
R: É uma sensação muito boa. A concretização do trabalho de meses pensando na história. Uma satisfação enorme. Mas assim que pego o livro nas mãos já começo a pensar no próximo. rs

    Sabemos que a vida de autor é um pouco corrida, como você está lidando com isso?
R: Pois é. O pior é que, além de escritor, ainda sou músico, servidor público e agora editor. Ou seja, precisava de mais algumas horas no meu dia. Mas é um super prazer fazer tudo isso e enquanto a mente e o corpo aguentarem eu vou dando um jeito.

     O que você diria a quem leu ou vai ler algum dos seus livros.
R: Ah, que sempre entre desarmado quando começar a ler, sem preconceitos. Leio muitos comentários sobre meus livros assim: “Eu comecei não dando nada pelo livro. Sou meio contra livros nacionais e tal. Mas depois achei muito bom”, etc. Se você já entra querendo não gostar a coisa fica bem mais difícil... rs. Acho que há muitos autores nacionais bons por aí, buscando um espaço dificílimo de forma honesta. Devemos dar chance a nós mesmos! rs

      E aos leitores do meu blog, qual recado você deixa para eles?
R: Leitores do “Segredos entre Amigas”, não deixem de aparecer por aqui sempre e curtir os segredos que a Bárbara tem para contar. Vocês podem se surpreender com a quantidade de coisas legais que podem conhecer. Ah, e quem quiser conhecer mais do meu trabalho, é só ir ao www.mauriciogomyde.com. Valeu, pessoal!

Obrigada pela atenção Maurício,
Te desejo ainda mais sucesso.
Beijos,

E então galera, gostaram da entrevista?? Não esqueçam de deixar seus comentários :)
Beijoos


22 comentários:

  1. O Maurício é um fofo né?
    Adorei as respostas dele!
    Parabens pela entrevista, flor!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  2. Ele é muito legal, tem escritores que são parceiros de verdade, mais ainda amigos.
    O Maurício sempre pensa em nós com muito carinho, e acho que isso é muito digno e bonito.

    Parabéns pela entrevista, os dois arrasaram.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books
    @c_i_d_a

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, ele é super atencioso, sempre respondendo a gente, tirando as dúvidas, um fofo. :)

      Excluir
  3. Oi,Bárbara!
    Quando vi o link desse post no face fiz questão de vir correndo e comentar. O Mauricio é um fofo e um dos melhores parceiros que um blog pode ter. Ele interage com todo mundo. Está sempre preocupado em atender a todos e além do mais, é um escritor excelente. Acima de tudo!
    Eu sou mega fã dos livros dele e estou ansiosa pelo seu mais novo lançamento: O rosto que precede o sonho. Com certeza, vem por aí, mais uma bela história!
    Bjs!
    Parabéns pela entrevista!
    Zilda
    http://cacholaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li nenhum, mas estou super curiosa :)

      Excluir
  4. Achei a entrevista muito boa, ele é um fofo, super simpático e da pra perceber todo carinho pelos parceiros, ele é um ótimo autor mesmo, bem que todos dizem. :)
    Parabéns, pela linda entrevista. =)

    Te convido a participar da gincana que está rolando lá no blog. Com ótimos prêmios e é super fácil para participar. Passa lá e participa?

    Beijos; @Raah_Castroo
    http://vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br/2012/07/gincana-de-ferias-garota-garotinha.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie, realmente ele é super gentil com os parceiros. Vou participar da Gincana siim :)

      Excluir
  5. Oi Barbara!
    Que entrevista maravilhosa! Eu vejo muito sobre o autor mas ainda não li nenhum de seus livros. Puxa a vida dele é corrida mesmo!! As perguntas e respostas foram caprichadas e gostei bastante de conhecê-lo.


    Tem resenha nova no blog.
    Beijokas flor!
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado das entrevistas :)

      Excluir
  6. A entrevista ficou ótima, dá pra perceber que ele é super simpático e gente boa, só não vou dizer que ele é um ótimo autor pra ninguém pensar que eu fico repetindo tudo que as pessoas dizem, kkkk'
    Mais ele é um autor muuuuuito bom^^

    sempretimida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Já li um livro dele e adorei. Uma amiga minha fez contato com ele e disse que ele é muito simpático e sempre responde. Ela até tinha falado pra eu tentar uma entrevista com ele pro blog, que com certeza ele toparia. Ele é muito talentoso, né. Adorei a entrevista.

    Beijos
    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, estou super ansiosa para ler algo dele, fico feliz que tenha gostado da entrevista :)

      Excluir
  8. Eu adoro o autor ele é um fofo e gosto muito da sua escrita.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Bárbara!
    Que fofo ele! Morro de vontade de ler algum de seus livros, mas ainda não tive a oportunidade. Concordo que tem muita gente preconceituosa com autores nacionais, e cada vez mais eles se mostram super criativos e talentosos :D

    Beijos,
    Bianca Sampaio - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, os autores nacionais estão dando na cara de muitos estrangeiros :)

      Excluir
  10. tenho muita curiosidade heim ler uma obra desse autor, só falta coragem rsr
    a entrevista ficou ótima.
    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Que fofo ele! Adorei as respostas!
    Só conhecia o livro pelo título (que, aliás, adorei!), mas vou procurar saber mais da história e da sinopse!

    beijos
    Rascunhos e Borrões

    ResponderExcluir