28 de julho de 2012

Tá Na Estante... ' A Menina Que Não Sabia Ler' #26

POSTADO POR EM 28 de julho de 2012

Heey amores, como estão??


Hoje trago uma nova resenha para vocês, dessa vez o livro 'A Menina que não sabia ler' e já adianto que o livro estará em uma promoção que será lançada em breve. Fiquem de olho no blog. Aproveito para contar, também, que semana que vem o blog estará de cara nova. Espero que gostem :) Vamos a resenha!

Livro: A Menina que Não Sabia LerAutor: John Harding
Editora: Leya
Páginas: 282
Sinopse: 1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e decadente mansão, onde nada é o que parece, dois irmãos são negligenciados pelo seu tutor e tio. A jovem Florence, de apenas 12 anos, passa os dias cuidando de seu irmão mais novo Giles e perambulando pelos corredores, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que, um dia, a menina encontra a biblioteca proibida da mansão, e apaixona-se por ela.
Mas existem segredos sombrios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Por que Florence sempre sonha com uma misteriosa mulher que insiste em ameaçar seu irmão? O que esconde a nova preceptora? E por que o tio não permite que ela aprenda a ler? Florence precisa encontrar muitas respostas - sejam elas inventadas ou não, e soluções nem sempre fáceis para proteger Giles, e o seu amor pelos livros, antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário.

A Menina que Não Sabia Ler foi um livro muito recomendado, e talvez por isso eu esperasse tanto dele. Temos em destaque a história de Florence, uma menina de 12 anos madura de mais para sua idade, orfã de pai, mãe e madrasta, vive em uma mansão com seu irmão caçula, Giles, que tem 10 anos. Proibida de qualquer instrução educativa vive a brincar com seu irmão, até que um dia descobre uma imensa biblioteca, e curiosa para decodificar aqueles livros aprende sozinha a ler. Com o passar do tempo seu irmão, por ser homem, é mandado para a escola e ela fica isolada na mansão, contando apenas com visitas de seu vizinho  e paquera Theo Van Hoosier. Mas por problemas na escola seu irmão é mandado de volta para casa e agora será instruído por meio de preceptoras (professoras a domicílio) e então temos uma reviravolta.

Este livro, diferentemente de muitos dos que já li, é interessante no começo, mas a partir de um pouco antes do meio o autor perde o fio da meada e a história começa a não fazer sentido. Com um Florence com atitudes e mentalidades completamente diferentes da sua idade, vemos a história entrar em um mundo sobrenatural. Giles, o irmão que a seguia para todos os cantos, acaba se rendendo aos encantos de sua nova preceptora, a Srta. Taylor, maior inimiga de Florence. Temos então uma batalha de Florence para afastar Giles dessa mulher, e afastar essa mulher da vida deles. Em certos momentos, cheguei a cogitar que Florence sofresse traumas psicológicos. Na verdade, ainda não sei ao certo se esse não era o problema dela.

Com o decorrer da história ficamos cada vez mais intrigados, e esse é um ponto bom no livro, mas também cada vez mais estressados. Florence não tem uma boa conduta, muitos detalhes são soltos, muitas coisas que ela faz poderiam ser descobertas mas não são. Temos um final sem final, ao certo ninguém sabe o que aconteceu. Como uma menina doce pôde se transformar tanto, muitas perguntas ficaram sem respostas, outras tiveram respostas óbvias. Um ponto excelente da leitura foi a citação de vários autores do século XVIII e XIX e a sutileza na criança Florence - em alguns momentos - dignas de Edgar Allan Poe. Não foi uma leitura desperdiçada, mas foi de tirar do sério. Recomendo a leitura, afinal cada qual tira sua própria opinião e eu gostaria muito de debater esse livro com vocês num futuro próximo.

"Prometa, Theo, prometa que se você
voltar da Europa e algo ruim tiver
acontecido a Giles ou a mim, você
não descansará enquanto essa mulher não 
pagar. Prometa." Pág. 121


Beijoos

29 comentários:

  1. O livro me chamou a atenção pela capa no início, depois pela sua resenha rsrss, ficou muito interessante. A frase da menina meio vingativa no final ficou show rs.

    Idelmária - Nunca desista de seus sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsauhsua, o livro é bom. Mas me decepcionei um pouquinho :(

      Excluir
  2. Eu li esse livro, e simplesmente amei!! Só não gostei muito da leitura ser um pouco cansativa, pois se passa bem antogamente, então, todas aquelas palavras antigas... Mas não imposta, o livro e ótimo, e eu nunca esperaria que Florence fosse fazer aquilo com Theo, achei que ela o amasse, mas... com certeza ele a julgaria.
    Beijos
    segredos-deumapoeta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente, eu fiquei com vontade de torcer o pescoço dela nesse momento!

      Excluir
  3. oi querida,
    ainda não li este livro, mas ja ouvi prós e contras. Muita gente reclama bem do que tu falastes, que em um certo ponto o autor se perde na história. De qualquer forma ainda quero ler pra ter uma opinião. Ótima resenha.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente, é sempre bom ler para saber qual o seu ponto de vista no livro !

      Excluir
  4. Acho que não conheço uma alma que tenha gostado desse livro haha Mas, gente eu adorei! Ele é mesmo sem sentido no final de tudo, mas talvez seja pela inspiração que tem das obras do Edgar Alan Poe que deixa um monte de coisas em suas histórias jogadas na sugestão. Achei o livro incrível no fim das contas, realmente rende um bom debate :)

    Beijos
    Mih - CheiroLivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsuahsua, e como rende... Pra mim o livro se matou nas últimas páginas, quando a Florence sacaneou o Theo.

      Excluir
  5. n sei muito bem o que eu esperava desse livro o q eu sei é q n esperava mortes isso com certeza eu n esperava quando eu li um cometario eu acho desse livro eu fiquei logo interesada ai comprei né na maio inocencia ai li e fiquei... tipo o q?ela fez o q? O MEU DEUS ELA FEZ ISSO! é foi assim q eu reagi mas recomendo rsrsr otima resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsuahsua, tive a mesma reação que você !

      Excluir
  6. Tenho mas ainda nao li!
    Quero ler, mas não por agora.
    Ja li algumas resenhas, algumas falando muito bem, outras falando mal, outras destacando esses pontos sobre o autor ter se perdido e etc e tal... Acho que por não ter ficado empolgada assim, acabei perdendo a curiosidade de ler logo!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsuahsua, leia. A História é boa, mas eu me decepcionei em alguns momentos, principalmente no fim :)

      Excluir
  7. Então... rsrs Tbm, é fato que a capa e o título chamam a atenção - principalmente por lembrar "A menina que roubava livros" q é um livro q amei até a Penúltima página rs pq detestei o final... - O inicio do livro é bem interessante, qdo ela descobre a biblioteca e dps "inventa" seu castelo e fica esperando Theo aparecer e tdo mais e o medo de ser descoberta lendo, o misterio das fotos q ela encontra...aí morreu neves!... rsrs as fotos nunca se sabe realmente quem eram, a 1ª preceptora nunca tinha sido citada até aparecer a 2ª rs o suspense d saber quem realmnte a matou até dá uma elevadinha sim, mas dps fica tdo destrambelhado d novo... rs e o final então, misericórdia! kkkk Edgar Allan Poe até onde sei foi um dos escritores de suspenses e terror mais especialista q existiu, o livro pode até ter inspiração nos contos dele, mas com certeza não teve o talento.
    Bjkssss Barbi!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. apoiadaaaa õ/ Disse tudo o que eu pensei, grande decepção nesse final, o livro tinha tudo para ser bom!

      Excluir
  8. Roí as unhas do começo até quase no fim do livro.
    Quando terminei a leitura fiquei me perguntando o que aconteceu com o enredo todo.
    Fiz uma resenha do livro em meu blog também, acho que o primeiro post, se quiser conferir minha opinião completa ;D

    ResponderExcluir
  9. Sou louca para ler esse livro, todos falam muito bem dele!
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe. Realmente a história é ótima, pena que do meio pro fim se transforma !!

      Excluir
  10. shauhsauhsa, ai bateu um pouco de desânimo... hahaha!
    Vou ler e depois comparamos as opiniões, ok amor? kk.
    Boa resenha ;)

    ResponderExcluir
  11. Este é um dos livros que quero para matar a curiosidade, também vi comentários positivos e negativos, e tenho que conferir.

    Parabéns pela resenha.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books
    @c_i_d_a

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsuahsuahsua, realmente é bom conferir pra tirar sua prórpia opinião !!

      Excluir
  12. Gostei da premissa, mas não sei se leria. E até gosto de finais em aberto, mas a maioria parece mesmo achar que esse aí ficou tudo solto demais.

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante a resenha. O livro também me chamou atenção, pela história e pela capa. Mas, tão importante quanto uma boa história é uma boa condução e ao que parece o livro peca nesse ponto, o que é bem triste.

    http://porfavorsenhorita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente, as primeiras 100 páginas daria tudo para ser o livro da minha vida, depois.. Total decepção !

      Excluir
  14. Oi, Barbara :)
    Pois é... eu já li esse livro há algum tempo, e concordo com você quando diz que algumas pontas ficaram soltas. O livro tem uma parte meio sobrenatural mas nada é explicado sobre ela! Até hoje estou sem entender algumas coisas... eu gostei do livro, mas acho que poderia ser bem mais completo!
    Beijo, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, e isso me desprendeu totalmente da história!

      Excluir
  15. Oi adorei.. muito obrigado, depois de ter lido sua resenha...me interessei pelo livro....mas vc já leu o livro reverso ... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir