15 de janeiro de 2013

Ta Na Estante... 'A Culpa é das Estrelas' #62

POSTADO POR EM 15 de janeiro de 2013

Heey gente, tudo bem??

Quem acompanha a FanPage do Facebook soube do quanto que eu chorei lendo A Culpa é das Estrelas. Ainda não havia lido nada do John Green, e confesso que ele me passou uma ótima primeira impressão... Mas para não começar a falar desembestada, vamos que vamos a resenha do livro ;)

Livro: A Culpa é das EstrelasAutor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Sinopse: A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.


'Você vai rir, chorar e ainda vai querer mais.'

A Culpa é das Estrelas conta a emocionante história de dois jovens: Hazel e Augustus, ambos sofrem de câncer; ela tem um tipo de câncer que danifica os pulmões, por isso sobrevive à base de um cilindro de oxigênio ao qual carrega para todos os cantos, ele sofre de um câncer nos ossos e músculos, isso causou a perda de uma parte de uma das pernas e uma certa fraqueza no corpo. Nele o câncer não evoluiu a cerca de 2 anos, ela tem ciência de que está em fase terminal. O romance do casal começa de uma forma forte intrigante e engraçada. Eles se conhecem em um Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer; ela sente-se atraída por ele, mas não demonstra. Já ele... atirado como é, se joga em cima de Hazel.

O romance do casal é deveras emocionante, Hazel e Gus (Augustus) são o oposto um do outro. Ela é mais retraída e está sempre pensando em quando será sua morte, bem como está sempre concentrada em afastar as pessoas dela, afim de que eles não sintam remoço por sua evidente morte. Já Gus é desligado e engraçado, muito prestativo, está sempre tentando agradar Hazel e realizar seus desejos mais ocultos. 

O livro conta com um grande senso de humor negro de Hazel, ela está sempre fazendo piada com o seu estado de saúde e com o das pessoas ao seu redor, como disse, sempre tentando afastá-las dela para que não possam sofrer com a sua morte. O interessante é que esse humor da Hazel nos faz rir, mas depois refletir. Poutz, a menina está morrendo e ainda consegue fazer piada...

As crises de Hazel e dos outros pacientes do Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer nos levam a refletir: Quantas vezes a gente não corre para o hospital por conta de um espirro ou dois, a fim de pegar um atestado que nos livrará de um dia de trabalho? E então temos um grupo de pessoas que sofrem mil vezes mais que um espirro ou dois, e que, dentro de suas limitações estão tentando ao máximo aproveitar a vida, fazendo simples coisas, que nos passam como um borrão, mas que para eles é uma vitória.

Essa foi uma história muito bem recomendada, e minhas expectativas estavam no céu, achei excelente o fato de John Green ter suprido a todas elas. O livro é carregado de lições de vida, cenas emocionantes, momentos de alegrias... O choro, por vezes, é incontrolável, e isso torna o livro ainda mais belo. As formas simples como as coisas não são apresentadas tornam a história tão encantadora. A Culpa é das Estrelas torna o leitor mais humano, mais ciente dos atos, da mediocridade da maioria de seus problemas. Sua unha quebrou?? Corta todas as outras. Seu chefe não te deu a folga?? Pensa na hora extra. Como dizia minha vó: 'Para tudo da-se um jeito, menos para morte... Ou quem sabe até para ela?'.

Beijoos

42 comentários:

  1. Esse livro parece ser emocionante mesmo! Ainda pretendo lê-lo! *-*

    beijos

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  2. Sou doida por esse livro hahaha
    Você sabe se existe algum grupo literário no facebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo, realmente. Manu, existem vários grupos literários no facebook, me procure por lá que eu te passo alguns :)

      Excluir
  3. Ai necessito desse livro. Tanta gente falando bem dele ... preciso chorar um pouco com o john. Bom saber que ele cumpriu todas as suas expectativas. Preciso ler esse livro *-*
    Ótima resenha, dona babra safada ^^

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsauhsua, Obrigada amore. Safada eu? Que isso?? HAHA. leia, você vai amar.

      Excluir
  4. Um dos melhores livros que tive oportunidade de ler no ano passado.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha leitura melhor para abrir esse ano de 2013 para mim.

      Excluir
  5. Se tornou meu preferido, de vez em quando pego na prateleira e releio algumas partes...sempre me emociono rs

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, fui separar uns quotes para postar no tumblr e chorei feito condenada !!

      Excluir
  6. eu espero gostar desse livro quando eu for ler
    adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste, vale super a pena ler.

      Excluir
  7. Oi Barbara! Me sinto de outro mundo por ainda não ter lido este livro, acho que vou chorar muito mesmo. Vou tentar ler este mês sem falta.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou ansiosa para ver sua resenha, acho que você irá chorar mesmo.

      Excluir
  8. Eu tenho muito receio de ler esse livro :(
    Acho que não aguento esse universo de câncer e sofrimento.
    Mas dizem que vale muito a pena *-*
    Amei a resenha.

    Beijocas.
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente vale muito a pena Kéziah, depois você se sente mais humano.

      Excluir
  9. Awn! Eu estou com tanta vontade de ler esse livro... Mas não sei se eu muito choraria, porque nos livros que todo mundo fala que chorou, eu apenas me emocionei (Sou fria demais?).

    Beijos,
    Hannah - Secrets of Book.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem, tem livros que eu espero chorar horrores e nem me emocionar eu me emociono, haha.

      Excluir
  10. Ola, voce foi indicada para selos no meu blog http://cadernoeumlapis.blogspot.com.br/2013/01/selos-que-recebi.html

    ResponderExcluir
  11. Oi Bárbara!

    Muito boa a sua resenha! Esses livros são muito bons para isso mesmo, para nos despertar para a vida. Quando eu li Amada Imortal foi o contrário, os imortais vivem tanto, que esqueciam das coisas simples, e precisavam ser lembrados disso. Eu não queria ler A Culpa é das Estrelas, mas vou acabar fazendo isso, porque ele parece ser lindo demais!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, não vemos esse tipo de emoção com livros nos quais os personagens são Imortais. Acredito que saber que você vai morrer em algum momento de sua 'vida' acaba por fazer com que se aproveite mais seu tempo.

      Excluir
  12. O livro é tão fofo! Mas eu babei com o final. Fiquei o livro todo pensando que seria o outro a morrer e foi o outro que eu não pensei que morreu! Como assim!!!?!!!!! Ai Deus :'(
    Mas é muito bom!

    ResponderExcluir
  13. Ora tenho vontade de ler, ora não tenho vontade de ler.
    Tive familiares que morreram de câncer. Ler esse livro para mim seria meio pessoal sabe?
    Com certeza não iria gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O interessante é que eles não pegam muito no câncer, mas sim no romance... Eu acho interessante, mas se você já acha que não irá gostar não é muito legal lê-lo.

      Excluir
  14. To louca pra ler esse livro de tanto que já ouvi falar dele!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não vai se arrepender, é uma ótima história.

      Excluir
  15. Adorei a resenha, você sabe como conquistar a gente com uma resenha! (risos), estava com muita vontade de ler "A Culpa é das Estrelas" e você serviu de mais incentivo ainda.

    Beijos,
    http://www.ps-carpediem.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu, é um livro que super vale a pena ler.

      Excluir
  16. Eu quero muito, muito, muuuuuito ler esse livro. Faz um tempão que to procurando, e sinceramente? Ficar lendo as resenhas só me tortura mais, mas não consigo evitar USAHUS. Aiin, eu quero ):

    ResponderExcluir
  17. Minha prima tem este livro,me lembro que ela chorava enquanto lia.Não vejo a hora de ler.
    Já li resenhas muito boas sobre o mesmo e minha prima disse que é simplesmente PERFEITO! então,tenho que ler,né.

    ResponderExcluir
  18. Eu ja comecei me perguntando em que momento eu iria abrir a cachoeira, pq todos falaram como é emocionante o livro, mas eu acabei um pouco assustada com o humor negro de Hazel. Mas quando conheci o Gus fiquei apaixonada! Odiei aquele escritor que a Hazel curte, mas o livro é maravilhoso, e muito triste. Um livro que todos devem ler!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquele escritor entrou para a história... E o Gus é muito fofo, realmente :)

      Excluir
  19. Esse livro é tão *0*
    Melhor compra q fiz em 2013

    ResponderExcluir
  20. Esse livro é maravilhoso, li duas vezes e pretendo reler muitas outras.
    Um dos meus preferidos, sou apaixonadíssima por essa história.
    John Green é um escritor fantástico e sem dúvidas merece ser lido!

    ResponderExcluir