1 de fevereiro de 2013

Na telinha #01 :: The Breakfast Club

POSTADO POR EM 1 de fevereiro de 2013
Olá galerinha. Como devem perceber, essa é a minha primeira postagem aqui. Então vamos nos apresentar não é mesmo? Bom, eu me chamo Nathália e irei apresentar para vocês a coluna "Na Telinha". Irei falar sobre filmes e séries  e tudo relacionado à bela arte chamada cinema!

Para inaugurar nossa coluna, escolhi um clássico inesquecível: The Breakfast Club ou, como foi chamado no Brasil, O Clube dos Cinco.

Por ser um filme bastante antigo (1985), muitos de vocês não devem ter ouvido nada sobre ele. Mas cá estou eu para mudar essa situação.


A história mostra um dia na vida de cinco adolescentes que, por terem se comportado mal na escola, ficam detidos um sábado inteiro e tendo que redigir um longo texto, com mais de mil palavras, sobre o que eles pensam sobre si mesmos. Apesar de muito diferentes, eles acabam se conhecendo melhor e dividindo seus dramas pessoais.

O filme se tornou um clássico cult, um filme que define a década de 1980, e teve uma enorme influência sobre a vinda de muitos dos filmes do gênero, desde então. Foi inteiramente rodado em sequência. As filmagens começaram em 28 de março de 1984 e terminaram em maio do mesmo ano. (fonte: wikipédia)

O filme começa com a seguinte frase:

"Caro Sr. Vernon, aceitamos o fato de que nós tivemos que sacrificar um sábado inteiro na detenção pelo que fizemos de errado ... se é que o que fizemos foi errado. Mas acho que você está louco por nos fazer escrever este texto dizendo-lhe o que pensamos de nós mesmos. Que te importa? Você nos enxerga como você deseja nos enxergar ... Em termos mais simples e com definições mais convenientes. Você nos enxerga como um cérebro, um atleta, um caso perdido, uma princesa e um criminoso. Correto? Essa é a maneira que nós nos víamos, às sete horas desta manhã. Passamos por uma lavagem cerebral."

Só isso já foi suficiente para fazer com que eu me apaixonasse pela história.
Vamos conhecer um pouco mais nosso grupo de cinco desajustados!

Brian Johnson: O Cérebro
Brian é o típico nerd da escola. Notas excelentes, futuro promissor. O filho perfeito, que todo pai gostaria de ter. Mas por trás dessa faixada descobrimos, no decorrer do filme, a pressão que ele sofre em casa para tirar boas notas. Quando tira zero em um trabalho de artesanato, chega a considerar o possibilidade de se suicidar.
Motivo do castigo: Uma arma, que na verdade é um sinalizador, explodiu no seu armário.
Frase: Are you going to be, like, a shop bag lady?

Andrew "Andy" Clark: O Atleta
Assim como Brian, Andy também sofre muita pressão por parte do pai. Quando ele fica na detenção, o pai fica bravo por ele ter sido pego e não por ter aprontado. Contrariando todas as espectativas, o lutador é a pessoa mais sensível no grupo. Sempre chora ao falar sobre o motivo pelo qual ficou detido. É comovente quando ele se droga. Ele simplesmente dança... Como se estivesse livre das rédeas do pai. O maior sonho de Andy é sofrer uma lesão no joelho, para não poder lutar mais e ser inútil ao pai.
Motivo do Castigo: Pregou fita adesiva no bumbum de um colega só para agradar ao pai.
Frase: We're all pretty bizzare.

Allison Reynolds: O Caso Perdido
Allison é uma garota bastante perturbada. Quase não fala na primeira metade do filme. Diferentemente do resto do grupo, Allison não sofre nenhum tipo de pressão dos pais. Eles simplesmente a ignoram. Tudo nessa garota clama por atenção, desde sua aparência até sua atitude. Sua bolsa está sempre arrumada para uma fuga. Uma fuga da realidade, de seus pais, do sentimento de ser invsível. É ela que fala uma das frases mais incríveis do filme.
Motivo do castigo: Nenhum. Ela não tinha nada melhor para fazer no sábado.
Frase: When you grow up, your heart dies.


Claire Standish: A Princesa.
Ao meu ver, Claire é a personagem mais mesquinha e egocêntrica do filme. Percebemos claramente que se trata de uma patricinha fútil e sem nada na cabeça. Com o decorrer da história, descobrimos que ela odeia o seu círculo social, odeia a pessoa que ela precisa ser perto de seus amigos. E, como todos, também possui problemas com os pais, que estão a beira do divórcio. Sempre é usada como motivo de briga entre eles.
Motivo do castigo: Matou aula para ir ao shopping fazer compras.
Frase: Do you know how popular I am? I am so popular.

John Bender: O Criminoso.
Dentre os cinco, Bender é meu personagem favorito. Com seu estilo bad boy e uma atitude de quem não liga para nada, ele se mostra a pessoa mais fascinante dentre o grupo. Bender insulta a tudo e a topedos. Sem papas na língua, é a pessoa mais verdadeira dentre o grupo. A primeira impressão causada por ele não é nada boa, mas no meio de uma de suas várias brigas com Andy descobrimos que ele sofre violência doméstica. Isso pode explicar sua revolta e rebeldia. Sempre desafiando o professor Vernon, a frase 'Eat my shorts' virou um bordão durante o filme.
Motivo do castigo: Vandalismo na escola.
Frase: Eat my shorts.

The Breakfast Club marcou tanto os anos 80, que recentemente até foi citado na série de tv americana The Vampire Diaries.
Dirigido por um dos melhores diretores da época e com um elenco de primeira, este é um filme obrigatório para todos os amantes do cinema.

E para fechar com chave de ouro esse primeiro post, vamos comentar sobre a incrível música tema. Don't You Forget About Me é perfeita para o filme na minha humilde opinião. Gravada pela banda escocesa Simple Minds e regravada por Billy Idol, até hoje a ouvimos em filmes e séries como American Pie e Everybody Hates Chris.

Encerrando, vejam o vídeo com a música e aproveitem para conhecer um pouco nossos problemáticos do post.


21 comentários:

  1. Parece ser um filme realmente bom, gostei bastante da história! Vou procurar para baixar.

    Beijos

    Bia - @escrevendomundo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse filme, um dos melhores da onda dos anos 80, e na minha opinião, um dos melhores filme para/sobre adolescentes.

    ResponderExcluir
  3. Opa, anotado na minha lista de filmes! Quero assistir, adorei o post!

    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, eu simplesmente AMO esse filme *-* é meu filme favorito.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Por onde começar?!
    Pela música tema que eu amo (sim, eu adoro músicas antigas haha)
    Pelos atores que são muito bons! Ou só pelo simples fato do enredo do filme?! rs

    Eu tinha 1 ano qnd o filme foi lançado, mas alguns bons anos depois rs eu felizmente tive a alegria de conhecer esse filme e posso dizer que é um dos meus preferidos (Além de Grease, Curtindo a Vida Adoidado, Hairspray e Saída de Mestre hehe)

    Os atores que fazem Brian e John são meus favoritos tbm até hj, sem falar que o John naquela época era uma graça hein... pena q eu era nova demais pra ele hehehe

    Mas eu gosto muito desse filme, acho que é bem uma características da maioria dos adolescente, inclusive de hj em dia, é como se ele fosse atual sempre :)

    E claro, Don't You Forget About Me é linda, me emociono sempre que ouço e não tem como não lembrar desse filme!!

    Adorei o post Nathália... parabéns!!
    E bem vinda ao blog :) heheheh

    Beijos

    Ka Wozniak
    Cinco das Artes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem era nascida quando o filme foi lançado. Mas graças a Deus ainda existem VHS's. Curtindo a Vida Adoidado é do mesmo diretor de The Breakfast Club. Na minha opinião ele e o Tim Burton são os melhores diretores de todos os tempos.

      E quanto a música, é maravilhosa não é? Sempre me arrepio toda quando escuto ela. Nem posso acreditar que o Billy Idol se recusou a gravá-la na época do filme. Sorte para a Simple Minds kkkkk'.

      Beijos!

      Excluir
  6. Oi, tudo bom? eu criei um blog há pouquissimo tempo, então nem tem muita coisa rs .. mas se você puder passar pra dar uma olhadinha eu agradeço! http://espacodajuu.blogspot.com/ rss, beijos

    ResponderExcluir
  7. eu já viiiiiiiiiiii super recomendoooooo!
    Beijos,
    Estéffani Fontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    http://aosdezesseisanos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sabe que nunca assisti esse filme?
    Adorei tem post, sempre quis saber um pouco mais do filme e dos personagens, preciso achar e baixar ele urgente. Vejo muitas pessoas postando gifs no tumblr ♥

    beijos.
    Helana Ohara
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Seja bem vinda!
    Adorei o filme, eu já conhecia e gostava desse filme, mas hoje eu não tenho tanto prazer por ele. rsrs

    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do seu blog está super lindo e já estou seguindo se poder retribuir te espero lá! Beijos. http://tonamodacomthay.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Barbara, kkkk me matei de rir com o que vc escreveu.. kkkk Eu não li luxúria. Na verdade não li nenhum dos outros romances eróticos além do 50 tons.. me disseram que Bem Profundo é legal, queria ler. Ganhei Profundamente Sua num sorteio, agora tenho que ler o Toda Sua.. hehe E essa semana ganhei O Diário de uma Submissa num outro sorteio, vc conhece? Fiquei curiosa pq é uma história verídica.
    Bjs, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  12. Oi!! Passei aqui rapidinho para dizer que tem selinho para você lá no meu blog! Dá uma olhadinha! http://abrindooslivros.blogspot.com/

    Xerus, Bibi

    ResponderExcluir
  13. OLá !!! Nossa esse filme passava direto na sessão da tarde, é ótimo, muito bom. É realmente um daqueles filmes que todo mundo tem que ver porque já virou clássico.
    abraços
    Melissa
    http://decoisasporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adoro esse filme sempre que passa na TV eu assisto é realmente um clássico.
    Ele também é citado em um dos livros de Paula Pimenta.
    Beiijos
    http://prologando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério ?? Fiquei com mais vontade de ler Paula Pimenta agora. Os livros dela parecem bem interessantes, mas nunca me bateu aquela vontade de ler. Parece que ela gosta de falar sobre temas que eu curto, vou conferir :)

      Excluir
  15. Ei, adorei aqui! O layout bem fofinho!!
    O post mt legal, vai ser bom te acompanha, pois vai me auxiliar a escolher filmes e series pra assistir!
    Ja estou seguindo!

    Bjinhus


    prometovouemagrecer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Já vou baixando aqui pra ver mais tarde!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  17. Olá passei no teu blog e fiquei, ótimas dicas já estou seguindo
    Te convido a conhecer meu cantinho tbm, bjs
    http://erikakikasouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Alguém me explica como nunca assisti a esse filme?
    É o tipo de filme que amo assistir, em que mundo eu estava que não o conhecia. Parece ótimo, vou tratar de assistir logo.

    Beijos,

    Gabyh
    http://vidadebookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir