13 de maio de 2013

Afinal, por que Letras?

POSTADO POR EM 13 de maio de 2013

Heey gente, tudo bem??




Bom, quando eu comecei a faculdade boa parte da minha família me perguntou porque eu havia escolhido cursar Letras. Na verdade nem eu sabia porque tinha escolhido esse curso, acho que eu não escolhi esse curso, o curso quem me escolheu. Muitas pessoas devem pensar que é porque eu adoro ler, talvez essa tenha sido uma grande influência, mas acho que não foi a principal.

Como eu já disse, acho que Letras me escolheu. A princípio eu queria fazer Comunicação Social - Jornalismo, e ainda quero; fiz o vestibular, passei em primeiro lugar por uma faculdade particular, mas ainda fiquei com o pé atrás. Pensa: eu tinha 17 anos, uma vida pela frente; fiquei com medo de acabar desperdiçando dinheiro e não curtindo o curso. Decidi esperar mais um semestre para ver se era isso o que eu realmente queria. Daí minha mãe viu as inscrições para o ProUni abertas e falou para eu me inscrever. Fui lá com a cara e a coragem, e totalmente certa de que não iria passar. Como primeira opção coloquei Comunicação Social, mas o curso era numa faculdade a mais de 200 Km de onde eu moro. Minha segunda opção foi Letras, e a faculdade é uma das melhores particulares da Bahia. E não é que eu passei, gente. Escolhi a segunda opção por ser mais perto de casa.

Depois de muito sufoco para entregar a papelada do ProUni - uma semana antes das aulas começarem -, comecei a faculdade. Licenciatura em Letras. Logo eu, uma pessoa que tinha trauma de ensinar estou fazendo Licenciatura. O mais engraçado é que eu tinha uma queda para a área de exatas, adoooooro física e química, tipo muito amor mesmo. Sou técnica em Petróleo e Gás e pretendo me aprofundar mais nisso... Algum dia. Mas me descobri em Letras, confesso que a princípio estava meio incerta, mas quando recebi o módulo em mãos e me aprofundei nas aulas percebi que era aqui que eu queria para a minha vida.

Estou no fim do primeiro de seis semestres, ou seja, estarei formada aos 21 anos õ/. Já estou perdendo o medo de lecionar, se bem que ainda acho que esse não será realmente o meu foco. No curso estou aprendendo várias coisas novas, entendendo coisas que no Ensino Médio me pareciam tão complicadas e agora me parecem tão normais. Desmistificando algumas coisas. Aprendendo que nem tudo o que se é considerado erro é erro realmente. Conhecendo linguísticos maravilhosos, e me deliciando com obras literárias fantásticas. Estou fazendo o que eu mais amo, lendo.

Cada texto novo que os tutores indicam para lermos eu fico mais feliz. Estou adorando entender mais sobre a nossa língua mãe, e não estou achando o curso nada difícil, como muitas pessoas me falaram que seria. No final das contas, cai de paraquedas nesse curso e não poderia ter aterrizado de melhor maneira.

Se você quer fazer Letras, seja licenciatura ou bacharelado, se jogue, porque o curso é maravilhoso. Aproveite as oportunidades, leia, leia, leia e leia muito, empenhe-se para ser o melhor. Se eu sou capaz você também é, colega. O curso ainda te abre os horizontes e te deixa a pino para enfrentar o mundo pela frente. Nunca estive com tanta vontade de estudar Comunicação Social, após essa faculdade #óbvio. Fazer todas as especializações que os cursos oferecem. Acredito que essa força de vontade não surge apenas porque é o curso de Letras, mas sim porque é um curso que eu sou completamente apaixonada.

Então se você ama realmente um curso, pode ser até filosofia - haha, se jogue nele e aproveite com intensidade. Não veja a faculdade como uma obrigação, veja como uma chance de, no futuro, você trabalhar com algo que realmente gosta, algo que realmente te deixa satisfeito. Bom, já perceberam que encontrei minha satisfação, se você também já encontrou: se jogue, se não: Boa Sorte na procura :).
Beijoos

26 comentários:

  1. Olá! Eu já estou no final do curso de letras (me formo em julho). Posso garantir do fundo do meu coração que foi a MELHOR escolha que eu fiz. Ser professora é um pouco complicado, confesso, mas é extremamente gratificante! Não tem nada mais belo do que estar na frente de 30 pessoas com olhares curiosos e poder dar a oportunidade de aprender. Não sei qual o seu foco, mas sei que serás de muito aprendizado e de muito sucesso! É tão bom ler pessoas que estão gostando desse curso *.*

    Suuuuper beijo e muuuito sucesso na tua trajetória :D
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe, oi Ane. Realmente o curso é maravilhoso, não vejo a hora de formar e poder lecionar um pouquinho... Meu foco é mais para a área Editorial, revisão e tradução :)

      Excluir
  2. Barbara que texto maravilhoso, amei saber um pouco mais sobre vc e sobre o curso de letras. Sou formada em turismo, mas tenho vontade de fazer letras e vc me estimulou, vou correr atras das informações e quem sabe fazer essa segunda faculdade. Obrigada pela dica e sucesso no curso viu!!!

    Te espero lá no meu blog Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline, que bom que meu texto conseguiu te estimular a seguir uma outra paixão. Espero que goste do curso assim como eu :)

      Excluir
  3. Eu sou formada em biologia, mas penso muito em outra faculdade. Além de não ter conseguido emprego, não me sinto assim muito apaixonada pelo curso...
    Minhas opções também são Comunicação e Letras, ambos os cursos são da ufjf que é aqui na minha cidade... mas até hoje não dei o primeiro passo em direção ao novo curso porque não tenho certeza se é isso mesmo que farei... ai..ai... é muito complicado!! :D

    Indiquei você para uma Tag no meu blog: http://goo.gl/iLUHD
    Espero que goste!!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    http://universo-invisivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão bom terminar a faculdade a tempo de fazer outra e ainda fazer diversas especializações, né? Não vejo a hora de terminar a minha e começar a próxima, haha. Obrigada pela TAG, vou conferir :)

      Excluir
  4. Oi Bárbara!
    Gostei muito do seus textos, das suas dicas.
    Acabo de me formar em História, um curso que eu amei e desde o início nunca tive dúvidas de que era isso que eu queria. Estagiei em escolas públicas e assim como você fui perdendo o medo de dar aulas. Ainda quero fazer uma especialização e um mestrado, quem sabe!
    Mas ultimamente, talvez por conta de um maior envolvimento com o meu blog literário, estou querendo começar o curso de Letras na federal de Mato Grosso. Inclusive, hoje mesmo fiz minha inscrição no ENEM haha'.. se conseguir, quero fazer Letras/Literatura :)

    Beijos!

    Geek & Pop
    geek-pop.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôpa, Boa Sorte no enem então floor. Espero que consiga!

      Excluir
  5. Gatinha,

    Amei as dicas do seu bloguinho. Parabéns!!! Visita o meu tb. Tenho página no Face tb: Blog Freskurinhas de Miry

    Bjim freskinho

    Miry Rodrigues
    http://freskurinhasdemiry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. É tao bom quando a gente se encontra em algo , bahh preciso de suas dicas urgentes , estou super em dúvida em qual faculdade escolher , primeiramente pensei em fazer letras,pois tenho uma enorme facilidade com idiomas e os amo de paixão,e queria ser interprete de empresários internacionais, depois com o curso tecnico de Turismo que estou fazendo me identifiquei logo de cara,sou ótimo pra me comunicar com as pessoas,e com esse curso tudo que eu mais gosto estaria em lugar só como idiomas, publicidade e propaganda,produção de textos etc, mas agora ... kk pensei em fazer psicologia e me especializar em sexologia,um tema que me interessa bastante e pelas possibilidades de diversas atividades de mídia ( palestras,programas de tv, escrever livros) que um sexológo pode ter , sei que cada um tem sua opinião,mas a sua seria deverás importante pra mim ;D beijooooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe, eita quanta coisa... Eu, como boa letrada, te indicaria fazer Letras porque eu acho que abrange mais coisas e já se encaixaria com o seu curso técnico, já psicologia vai demorar bem mais para você chegar na profissão que deseja. Mas vai de você, pare para prestar atenção qual dos dois cursos te chamam mais, assista palestra de ambos os cursos e veja o que você mais gosta :)

      Excluir
  7. Quee cantinho mais fofo *-*
    Te convido a passar no meu cantinho , e se seguir é so avisar la que eu sigo de volta! beijos

    garotinhaglitter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu quero fazer Ciências Atuárias, mas faço Formação de Professor a nível médio, e dar aulas e ser professor é uma enorme responsabilidade.
    Espero que seja feliz.
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor. Também espero que se encontre em sua profissão.

      Excluir
  9. Amei o post!!

    Também faço Letras, pela universidade Federal do Estado da Bahia, a UFBA. Comecei hoje, na verdade, e já estou amando. Acho que sei o que quis dizer com que o curso lhe escolheu, sinto a mesma coisa. Optei por Letras para aprimorar minha técnica como escritor, e sei que conseguirei,e muito mais,afinal, a UFBA é a melhor universidade do Estado da Bahia, e me sinto honrado de estar nela. Beijos.

    www.oclubedameianoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe, Parabéns pela UFBA Manoel, eu nem me inscrevi pra ela, haha. Te desejo muito sucesso e força nesse curso, Federal não é para qualquer um não, hein :) Beijos.

      Excluir
  10. Sou formada em Direito e ultimamente considerei a possibilidade de reingressar na faculdade e fazer Letras. Mas não tenho muita ideia sobre como é o curso e morro de medo de ser algo chato e cansativo com a leitura de todos aqueles grandes clássicos que não entendo e não curto.. kkkk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey Mi... Até que não envolve muito a leitura de clássicos não, pelo menos no início. Eu não estou achando nada cansativo, na verdade estou adorando o curso. Acho que vale a pena investir :)

      Excluir
  11. Nossa, que texto legaaaaaaaal!!!
    Que bom que você está feliz no curso que escolheu, fico muito feliz por você, de verdade. ^^

    Minha família também me recomendou Letras porque eu amo literatura e gosto muito de ler, e até que me dou bem com redação. Mas isso é tudo o que eu gosto: literatura e ler. Eu acho que eu não me daria bem com toda aquela parte de gramática e etc. Talvez futuramente eu só faça um curso de literatura e tal, ainda não sei.

    Eu escolhi Rádio, TV e Internet. Amo essas coisas de edição. haha
    E, assim como você, também estou muitíssimo feliz com o curso que eu escolhi, me sinto muito animada em aprender várias coisas. Nada como escolher o curso certo, nos faz tão bem, né!

    http://resenhando-books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Renata. Se você não curte muito gramática realmente não vale investir em Letras. Fico feliz que esteja gostando do seu curso, te desejo muito sucesso.

      Excluir
  12. Parece ser bem bom mesmo, eu gostaria de fazer. Mas não sei se faria mesmo, tenho alguns receios =/
    Tem de ter coragem pra fazer esse tipo, tem de ser bom nisso. De certa forma o curso tem de fazer bem pra você pra que você faça bem nele, e não sei se isso iria acontecer comigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se está tão em dúvida é bom esperar para ver algo que você tenha mais aptidão, Cris. Espero que encontre logo :)

      Excluir
  13. eu pensei em fazer Letras, mas depois desisti. Sou muito timida, e tem que dar aulas, entao para mim não rola. Curto só ler mesmo.
    Eu gostaria de fazer produção editorial, para poder trabalhar direto na editora!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou fazendo Letras no intuito de trabalhar em editoras, você pode optar por Bacharelado, ai você não tem licença para dar aula e faz mais ou menos o mesmo curso que eu. Depois vou colocar Produção Editorial em uma das pós :)

      Excluir