14 de maio de 2013

Das Páginas Para a Telona #11 :: A Menina que Roubava Livros

POSTADO POR EM 14 de maio de 2013
Oi, gente. Tudo bem?

     Estou de volta hoje para falar sobre um livro que desperta apenas duas opiniões nas pessoas: ou elas amam ou odeiam... Sim, A Menina que Roubava Livros é um livro que te faz querer ler todas as páginas, mesmo não gostando.



     Sinopse: A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.

     O projeto estava na gaveta da Fox há cinco anos até que Brian Percival (Downton Abbey) resolveu levar o projeto adiante. As filmagens começaram em fevereiro deste ano em Berlim e o filme tem previsão de lançamento para 2014. O roteiro será de Michael Petroni (A Viagem do Peregrino da Alvorada).

     O elenco principal já foi confirmado.



     A protagonista Liesel será interpretada por Sophie Nélisse (Monsieur Lazar). Seus pais adotivos serão interpretados por Emily Watson (Anna Karenina) e Geoffrey Rush (O Discurso do Rei).

     O livro foi publicado pela editora Intrínseca em 2006 e é um sucesso de vendas até hoje.



23 comentários:

  1. esse livro é muitooo famoso,ate minha professora de matematica disse que chorrou horrores com esse livro e que o amou. Ainda não li,mas quero ler pra ver se o filme chegará aos pés dessa obra tão maravilhosa ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Famoso sim, mas não sei se choraria horrores lendo. Vamos aguardar o filme e ver o que acontece!

      Excluir
  2. Amo demais esse livro, estou bem ansiosa para assistir a adaptação. Espero não me decepcionar. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ultimamente as adaptações têm decepcionado bastante, mas esse livro é muito aclamado pela crítica. É bem provável que façam algo bem fiel!

      Excluir
  3. Oie :)

    Nossa eu ameeei a menina que roubava livros é estou louco para conferir mais essa adaptação, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um ingresso garantido? hahaha'
      Espero que curta a adaptação!

      Excluir
  4. Amo demais o livro, e amei o elenco! Acho que os atores super combinam com os personagens (os rostos, pelo menos). Vou correndo assistir quando estrear!
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tenho até vergonha de dizer, mas ainda não li A Menina que roubava livros rçrçr, é quase um clássico, e eu ainda não pude lê-lo!
    Que bom que ainda vai demorar para sair o filme, assim da tempo pra mim juntar money e comprar o livro e devorar hehe

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro está sempre em promoção no Submarino... E não precisa ter vergonha por não ter lido, eu também não li! hahahaha'

      Excluir
  6. BOm, eu não consegui ler esse livro, achei o começo meio chato, mas vou dar uma chance nova, irei ver o filme com certeza, e quem sabe eu nao me animo e tento ler novamente esse livro.

    http://www.lostgirlygirl.com


    bjos

    ResponderExcluir
  7. Já disse que estou doida pra ver? POIS É! E espero que fique bom, doida pra saber mais disso, tomara que saia mais coisas logos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é pra 2014... Provável que no fim do ano tenhamos novas informações

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou do time das pessoas que AMAM o livro. hahaha
    Fiquei super feliz com a escolha dos pais da Liesel, são atores muito bons que eu admiro muito.
    Só estou com um pé atrás com a escolha da atriz da própria Liesel. Eu nunca tinha ouvido falar nessa tal de Sophie Nélisse, ela me pareceu ter uns 13/14 anos, sendo que a Lisel começa na história com uns 9/10.
    Mas vou dar uma chance, quem sabe ela não me surpreenda.

    http://resenhando-books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou do time dos que ODEIAM. Não consegui gostar dessa história. Talvez eu leia novamente no futuro, pra ter uma nova opinião.

      Excluir
  10. Vem enrolando ha um tempão, para ler esse livro.
    Já peguei um vez emprestado, comecei a ler, parei e ate hoje nada.
    Mas ta minha lista, e assim que surgir uma promoção legal vou comprar
    Mas com certeza leio antes de lançarem o filme. Haha!

    Bjs

    tenisdecanoalto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também aconteceu comigo... Tentei ler assim que lançou, mas acho que não tinha maturidade suficiente!

      Excluir
  11. Eu definitivamente amo esse livro, só perdeu o posto de favorito essa semana para Jogos Vorazes, rs. Louca para ver o filme!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo como as pessoas conseguem achá-lo tão bom assim, hahaha'
      Pretendo ver o filme primeiro!

      Excluir
  12. Eu amei o livro e estou super ansiosa para o lançamento do filme! Espero que seja tão bom quanto!

    ResponderExcluir
  13. Eu fiquei super animada desde o momento que soube que haveria um filme. Eu amo o livro e agora o filme, espero que atenda as minhas expectativas!

    ResponderExcluir