27 de junho de 2013

A tal ressaca literária

POSTADO POR EM 27 de junho de 2013

Heey gente, tudo bem??



Ah ta que você nunca sentiu isso, conta outra. Todo leitor já pegou um livro tão maravilhoso, ou tão desastroso, que o deixou completamente lunático alguns dias depois, parece que nada superará aquilo, quando o livro é bom de mais, parece que nenhum outro livro será tão bom quanto, e quando o livro é ruim de mais, parece que todos os livros irão te decepcionar da mesma forma. É um pé no saco, ou um pé na estante... Enfim.

Daí você olha para aquele mundaréu de livros para ler - sim, por que você é um ser compulsivo que compra mais livros do que tem tempo pra ler; por favor, não posso ser única no mundo – e nenhum te atrai, por mais que seja aquele desejado a eras, você NÃO CONSEGUE engatar na leitura do bendito.

Então metade da população leitora mundial te dá dicas para curar a ressaca, e essa não sara fácil feito ressaca alcoólica não. É um tal de assistir série, ler gibi, assistir maratona de filmes na TV a cabo, bater perna no shopping – dessa parte eu gosto, comer no Mc Donalds – dessa parte eu gosto também, e muito.

O povo dá tanta idéia que só falta inventar de mandar o bendito ir pra roça andar a cavalo, não é verdade?
Mas então passa uns dias, ou umas semanas quando o caso é brabo, é você já ta lá, todo serelepe correndo atrás de leitura nova. Como ela veio ela vai, do nada. Sério, isso é muito estranho!! Blogueiro é o ser que mais sofre disso, ficamos doidos com medo de atrasar as resenhas, haha. É sério gente, não é pra rir não.

Durante essa pausa forçada ficamos avaliando a história lida um milhão de vezes - a bendita história que nos causou a ressaca em gente, não confundam -, ficamos comparando os protagonistas, comparando os enredos, pensando no que poderíamos acrescentar na história, ou tirar da mesma. Viramos quase um beta reader, é uma loucura. Mas no final vale a pena, por que aquela história fica gravada em nossa mente por muito tempo e nos deixam lições de vida maravilhosas.

Beijoos

29 comentários:

  1. Ultimamente estou tendo muita ressaca com livros dessa nova onda do Young Adult e New Adult. Além dos livros da Becca, da Jamie, da Cecelia Ahern... Gente, são tantos livros que me provocam essa sensação louca após suas leituras, que me conforta saber através da leitura do seu texto, que eu não sou a única!!! Estou na sua mesma situação, uma pilha de livros em casa, comprando muito mais, e sem noção alguma de quando terminarei de ler todos eles. O problema é que a imaginação e a frequência em que os autores publicam seus livros não nos dão chance alguma de ter alongar um tempinho e terminar leituras pendentes... Parabéns pelo texto, é uma verdade que dói ao ser lembrada. rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente eu tenho ressaca quando pego um livro que me faz refletir muito. Como eu era antes de você, A Culpa é das Estrelas... Acho que são coisas que ficam martelando na nossa mente.

      Excluir
  2. Nunca passei por isso, sinceramente. Não me forço a ler aquilo que não gosto. Se estou lendo algo e aquilo não me agrada muito, simplesmente deixo de lado, pego outro livro, e depois volto ao que deixei.
    Não gosto de ser forçada a ler algo, leio o que quero, o que gosto, não peço de parceria livros que não me interessam. Para mim é simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente você nunca passou por isso Fran, graças a Deus, haha. A questão não é forçar a leitura, é não curtir nada que ler. Não importa quão boa seja a história, você não consegue se concentrar...

      Excluir
  3. Realmente acho que essa sensação um dia vai ou já ocorreu em vários leitores. Lembro quando eu terminei de ler a trilogia Jogos Vorazes e fiquei um tempo sem conseguir pegar nenhum li para ler, pois era como se eu podia ler mas agora nenhum livro iria causar uma emoção tão forte em mim como a trilogia causou.

    maisquelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho legal, mas ao mesmo tempo acho chato, não conseguir me concentrar em nada é um pé no saco, hsuahusa.

      Excluir
  4. Acho que todo mundo já passou por isso Bah, ler algo tão emocionante que vc não consegue se prender em outras histórias. Vc já nos contou aqui no blog que ficou com uma hiper ressaca literária ao ler Como eu era antes de você, e a gente que é muito fã do SEA, toma suas dores e ficamos com a tal ressaca rsrsrs. Apesar de saber que uma baita ressaca me espera quero muito ler o como eu era antes de vc, e qualquer outro livro marcante e espetacular que me de essa paranoia rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsuahusa. Esse livro é tenso menino, nada se compara, Jesus !! Boa Sorte viu, haha.

      Excluir
  5. Eu nunca passei por isso Bah , tipo já amei um livro a ponto de sonhar com ele , e já me decepcionei também . Mas nada do tipo ressaca kkkkkk ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus, haha. Espero que não passe tão cedo, hsuahsua.

      Excluir
  6. Sempre tenho essas ressacas!
    As vezes, até gosto!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Não me fala dessa maldita ressaca literária!! kkkkk Passei por maus bocados esse mês e achei que não fosse conseguir me curar. Semana passada peguei nada menos que 5 livros e não consegui ler nenhum deles. Até que enfim apareceu a minha salvação, O Oceano no Fim do Caminho, que li num tapa. Espero agora conseguir a minha jornada literária. O difícil vai ser escolher o que ler em seguida.. hehe Beijos, Mi.

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsuah, essas nossas vidas de leitoras não são fáceis !

      Excluir
  8. Ahhh eu odeio! Sabe aquela coisa linda de terminar de ler um e não pegar mais a história de outro porque só pensa no ultimo lido? Eu fiquei com uma assim e horrorosa ontem mesmo. Mas pelo menos as minhas acabam fácil, de um dia para o outro. Só que ontem nem ver um livro eu consegui, não pegava nada do que estava escrito, só ficava pensando no outro que tinha acabado...
    E quando a gente fica doido num livro e não engata é OOOOOO saco supremo da raiva. Eu fico fula da vida com o livro e comigo xD

    ResponderExcluir
  9. Oh bendita ressaca, ñ ha quem consiga escapar !

    Bjs

    tenisdecanoalto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Aconteceu isso comigo quando terminei a série Hush Hush. Existe vida depois de Hush Hush? Descobri que sim. Mesmo sem Patch, existe vida. Me parece que eu vivo numa ressaca literária constante - tenho vontade de ler, mas não consigo aproveitar a leitura como antes. Talvez seja culpa da série. Ou meu dedo tem ficado podre em relação a escolher livros.
    Lindo texto.

    Beijos,
    http://fakereader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe, ai complica. Boa sorte nas próximas escolhas :)

      Excluir
  11. Minhas ressacas boas seguem um fluxo de gênero kk se o livro ótimo que eu li foi drama eu procuro outro Drama e assim vai, se eu não achar fico uns cinco dias sem lê vagando em meu mundo particular.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tem acontecido isto comigo com muita frequência, mas tento não pegar um livro logo em seguida que terminei o anterior, espero um ou dois dias, e neste meio tempo, assisto bastante seriados, ouço bastante música pra tentar esquecer o livro anterior (mesmo as vezes sendo impossível), em alguns casos da certo, em outros nem tanto KKKK.

    Beijinhos!
    http://algoadefinir.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu não consigo esperar. Terminei de ler um já pegou outro, haha. Mas essa sua técnica é boa :)

      Excluir
  13. Ressaca literária é uma constante em minha vida ... kkkkk ... adorei o texto!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hudhusahusa, rola sempre. Obrigada lôra.

      Excluir
  14. Nos irritamos com as ressacas... Mas, a gente ama se sentir assim, não é?! Haha. É tão bom ver que conseguimos nos envolver bastante a tal ponto!

    Beijos,
    Hannah - Secrets of Book.

    ResponderExcluir
  15. Nossa eu engatei a série Diários do vampiro,um atras do outro e ni início eu estava amando,mas no final já estava com raiva, querendo jogar o livro pela janela. Então dei um tempo e depois terminei,consegui terminar.Depois comecei a ler um livro de outro gênero bem diferente =)

    ResponderExcluir
  16. Eu amo ressaca literária do bem. Me faz sentir que valeu a pena cada minutinho lido. Estou procurando mais livros assim.

    Para distrair vou dar um passeio nos meus outros hobbies e volto depois de alguns dias procurando um novo livro para me deixar sem ar.

    ResponderExcluir