2 de junho de 2013

Ta Na Estante... 'Estilhaça-me' #92

POSTADO POR EM 2 de junho de 2013
Oi, gente. Tudo bem?

     Olha eu aqui com uma nova resenha, de um livro não tão novo assim. Li ele há bastante tempo e resolvi compartilhar minha opinião.


Livro: Estilhaça-me
Autor: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Sinopse: Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.


     Juliette nunca teve uma vida normal. Era vista pela maioria das pessoas como uma ameaça, um monstro, uma aberração. Nunca pôde ter qualquer tipo de contato com ninguém. Nunca recebeu um abraço de carinho dos pais ou um beijo de um menino. Quando a história começa, sabemos que ela está aprisionada há 264 dias. Todo esse tempo sem falar ou ver ninguém... Completamente sozinha. Até ela ganhar um colega de quarto: Adam.

     O mundo em que eles vivem não é o mesmo que o nosso. Ele é governado pelo Restabelecimento, que busca recriar o mundo de uma forma ou de outra. Eles destroem livros e tentam criar uma língua Universal, pois creem que a diferença de idiomas é uma das causas dos inúmeros problemas da Terra. Eles não querem que o mundo seja como antes, como se o mundo em que nós leitores vivemos hoje estivesse todo errado.

     A ideia do livro é estimulante. Durante mais ou menos as 100 primeiras páginas somos apresentados ao mundo de Juliette e vivemos suas dúvidas e sua triste realidade, nos prendendo e sendo interessante. Mas, a partir de um certo ponto, o romance toma conta das páginas e não deixa que o enredo se desenvolva do jeito certo. Em situações de perigo, onde nós ansiamos por cenas de ação, somos surpreendidos por pensamentos da Juliette, dizendo como Adam é irresistível, relembrando de seu cheiro e suas carícias e como ela não se lembra de respirar quando está perto dele e em como quer beijá-lo e tocá-lo a todo instante... Isso é frustrante. A ação é toda ofuscada pela “melosidade” do casal e algumas cenas fizeram com que eu revirasse os olhos diversas vezes.

     Por ter passado toda a sua vida carente de afeto e ansiado por um contato físico com outras pessoas, era de se esperar que Juliette fosse um tanto abalada, frágil, insegura ou até fria e durona... Mas ela se solta de uma forma que parece que teve uma vida normal, que nunca sofreu. As inúmeras vezes em que ela afirma que não é louca, me deixaram um pouco desconfiado, pensando se ela não era mesmo.

     O Restabelecimento também não me convenceu. Tudo bem que nenhum tipo de Governo consegue monitorar e controlar tudo, mas esse é medíocre. A facilidade dos personagens em encontrar brechas em cada ato de revolta e a ideia fraca de autoritarismo deixaram o Restabelecimento parecendo - a meu ver - um grêmio estudantil da escola: está lá só para bonito, para dizer que há alguém no comando. Se tratando de uma distopia, isso é um erro.

     Entretanto, o livro não é todo ruim. O sofrimento de Juliette - embora seja um pouco demais - nos emociona e faz com que queiramos rever nossos conceitos de "mundo perfeito". Eu não terminei o livro exatamente ansioso pela continuação, mas a história dos sobre-humanos me deixou bem intrigado.


Quote
"O mundo é achatado. Sei por que fui atirada da margem do planeta e há dezessete anos ando tentando me segurar. Há dezessete anos tenho tentado escalar de volta, mas é quase impossível superar a gravidade quando ninguém está disposto a lhe dar a mão. Quando ninguém corre o risco de tocar em você."



29 comentários:

  1. Desde o lançamento eu estou louco pra ler estilhaça-me até Libertame ser lançado eu não tinha ideia de que se tratava de uma trilogia, eu acho a capa lindaa *-* e a estória perfeita, apesar de ler muitas resenhas negativas acho que o livro merece uma chance ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza merece... Só que se você não gostar de romances mega melosos, nem tente!

      Excluir
  2. Sério que você não gostou de Estilhaça-me? Eu amei a história, achei bem original e o romance "meloso" da Juliette e do Adam não me atrapalhou em nenhum momento, eu até gostei! rs Acho que é porque sou um tanto romântica... hehe
    Estou muito curiosa por Liberta-me!!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  3. Até certo ponto concordo, mas achei bom. Só que foi mais ou menos pra um começo de trilogia. Achei que podia ser mais, mas gostei do romance, sei lá, é leve mas faz sentido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que poderia ter sido bem mais... Ainda não li Liberta-me, preciso ver se melhora.

      Excluir
  4. Gente sou louca por este livro!
    Lembro que li estilhaça-me em questao de horas, pq nao consegui desgrudar do livro um único segundo xD
    Mal vejo a hora de Liberta-me chegar aqui em casa *-*
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ansiando o momento que Liberta-me chegar! <3

      Excluir
  5. Estou louca para ler esse livro,
    só leio coisas boas a respeito,não vejo a hora de poder ter o meu em mãos..
    o problema é que a vila onde vivo não tem ele ainda para vender.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Submarino salva muitas vidas nesses casos. Se quer ler, leia!

      Excluir
  6. Gostei bastante do livro! Pensando até em ler novamente para deixar todos os acontecimentos frescos na memória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li ele em junho do ano passado... Não sei se conseguiria ler tudo novamente!

      Excluir
  7. Estou com ele aqui, esperando a fila abaixar para que eu possa devora-lo. No entanto, é tantas opiniões distintas desse livro que eu nem sei mais o que esperar ... só lendo mesmo para formar a minha própria né?!

    Gostei da resenha Bah?! I'm sorry pela demora de vir aqui! To tentando voltar a rotina do blog ... muitos problemas :/

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se deixe influenciar pelas opiniões alheias... Você tem que ler e decidir por si próprio se gosta ou não.

      Excluir
  8. Muito perfeita! Fiquei louco para ler, mas tambem tenho uma quedinha por capas, e essa me chamou bastante a a tenção haha'

    Gustavo
    http://blogjovensleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Desde a primeira vez que vi a capa desse livro fiquei doida pra ler , e a cada nova resenha que leio fico mais curiosa ainda! Adorei a resenha e fez a vontade crescer ainda mais hahaha

    Beijos , Anna

    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou louca para ler esse livro, cheguei a até colocar no carrinho para comprar, só que ai algumas pessoas me disseram que não era tão bom assim, agora estou em duvida se compro ou não, mas adorei sua resenha. Adorei seu blog, com certeza voltarei sempre estou seguindo. Beijos
    http://faahsantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Mas assim, eu recomendo ler Estilhaça-me. Posso não ter gostado tanto assim, mas o livro tem sua magia!

      Excluir
  11. Taí uma série bem comentada, mas que eu ainda não li.
    Não tinha me animado muito com a sinopse, mas até que a sua resenha me deixou um pouco curiosa. :)

    Beijos,
    Resenhando Books

    ResponderExcluir
  12. confesso que li metade desse livro, e acabei largando... não sei.. minha leitura não evoluia...
    acabei deixando de lado, mas quem sabe, eu de mais uma chance pra ele? haha
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Comecei ler a sinopse e nao me atraiu mto. Livros de romance melosos demais nao me atraem! E pelos comentarios, acho que nao vai pra minha listinha :s rs

    Bjss

    Jessica
    http://honey-pixel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O romance é bem meloso e é o foco central do livro, mas quando as atenções não estão nele, o livro é bem interessante! Que pena que não va ler!

      Excluir
  14. Resenha perfeita, Leonardo.
    Concordo plenamente com o que disse, mas estou muito ansiosa para ler Liberta-me!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, Cláudia.
      Eu estou mais ansioso por Liberta-me agora, depois de ler resenhas bem positivas sobre ele!

      Excluir
  15. Já faz algum tempo que desejo esse livro , mas até agora não deu pra adquirir , sempre vejo blogueiras falando super bem dele , e me interessei logo de cara...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então leia!!! O livro é bem baratinho e vale bastante a pena, se você gostar do tipo.

      Excluir