Heey gente, tudo bem??



Vocês já tiveram uma história perfeita em suas mentes e acabaram por não conseguir colocá-la no papel?

Eu sou daquelas pessoas que criam histórias aleatórias o tempo todo, nunca estou sozinha – mesmo quando pareço estar -, personagens rodam e rodam pela minha mente, contando-me a história de suas vidas e me convidam para viver com elas, mas o interessante é que não consigo colocar essas histórias no papel.

Quem nunca quis escrever um livro, não é? Esse também é meu sonho, tendo um bem encaminhado, com uma ótima história… Sei tudo o que tenho que escrever nele, mas simplesmente não consigo digitar. Por vezes até escrevo algo, mas não acho muito relevante e acabo dando um delete. Na verdade não sou muito segura quanto a minha escrita, e não apenas com histórias, preciso de mil e uma aprovações para liberar as resenhas que escrevo – ainda bem que a maioria dos avaliadores elogiam quando eu as mando.

Mas eu já percebi que isso não acontece apenas comigo. Já ouvi relatos de diversos autores e blogueiros que não conseguem expôr suas ideias no papel, mesmo que suas mentes estejam fervilhando delas. Estranho, não?

Pensando comigo mesma, cheguei a conclusão de que talvez tenhamos medo. Medo de não transformar aquela ideia e/ou história em algo tão perfeito quantp se encontra em nossa mente, de acabar estragando um livro que poderia se tornar best-seller. Já vi diversos autores perder histórias contando-as a outras pessoas, pessoas essas que acabaram tornando esses sonhos da primeira pessoa algo concreto e de sucesso. Hello autoras de fanfic.

Meus primeiros escritos foram através das fanfics, fã de Twilight detecte. Ainda pretendo voltar a escrevê-las, corrigir as que já tenho lançadas e criar outras histórias. Quem sabe não as compartilho com vocês 😉. Mas eu quero saber de vocês: Tem medo de colocar suas histórias no papel? Já o fizeram? Deu resultado? Contem-me tudo e me ajudem a curar esse medinho, haha.

Beijoos

* * *
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA
Clique AQUI e saiba como participar!

icon-newsletter

Não perca nenhuma novidade!

Veja os posts relacionados


Deixe seu comentário

35 Comentários

  • Thaynara ribeiro
    13 julho, 2013

    A cabeça ferve de ideia!!! Mas na hora de escrever sempre acho ruim e apago.
    Tenho medo de q não gostem do q eu escrevi e vergonha de alguém ler o q eu escrevo.

  • Cristiane Dornelas
    10 julho, 2013

    Nunca consigo escrever o que tinha em mente, a menos que esteja mega depressiva e deixe o texto cru. Aquela coisa de pontos toda hora, sem muita explicação. No final sai um texto até que bom, mas vou lapidando a coisa até não poder mais também xD
    Difícil colocar a ideia no papel, vai surgindo outras, modifica aqui e ali e quando vê sai uma coisa totalmente diferente do que pensei…ao menos comigo é assim. Sempre! :S

    • Barbara
      Barbara
      11 julho, 2013

      Hehe, é sempre assim. Quando a inspiração bate tem que jogar tudo no papel 🙂

      Obrigada pelo comentário !!
      :*

  • Ana Lopes
    10 julho, 2013

    Oi Barbará !

    As vezes eu tento algum rascunho , mas geralmente não dá em nada , as vezes me vem aquela ideia , mas não consigo colocar no papel também , acho que todos aqueles que tem vontade de ser um escritor de sucesso tem esse medo , uma vez eu estava escrevendo e tive que esconder meu caderninho do meu marido , por não ter coragem de mostrar pra ele , o que eu estava fazendo , e não mostrei até hoje . Acho que é medo da pessoa não gostar e você acabar se decepcionando com a reação dela .

    • Barbara
      Barbara
      11 julho, 2013

      Bem isso, mas dizem que o medo é a única coisa que nos impede de crescer, então larga disso 🙂

      Obrigada pelo comentário !!
      :*

  • Hannah Monise
    09 julho, 2013

    Oi, Bárbara!
    Eu tenho um enredo no meu notebook, desde talvez… 2011? Nem lembro, haha. Mas tenho, e até hoje sei como quero escrever a história, mas nunca sentei e confiei em mim o bastante para digitá-la… Complicado, né?
    Quando eu era mais nova, durante aaaaanos, eu tinha uma história montada, onde eu era a protagonista na cabeça, e todos os dias, na hora que eu deitava para ir dormir, eu continuava a história a partir do que eu lembrava ter pensado no dia anterior, como uma novela. Sim, eu sei, deve ser estranho! Mas era até que divertido, hahaha.
    Um dia, quem sabe, alguma dessas histórias saiam enfim, da minha cabeça para o papel.

    Beijos,
    Hannah – Secrets of Book.

    • Barbara
      Barbara
      11 julho, 2013

      Hehe, quando ela sair eu quero ver 🙂

      Obrigada pelo comentário !!
      :*

  • Jessica M
    09 julho, 2013

    Nossa, eu ja tive tantaaas ideias e sempre fui doida para escrever um livro. Já comecei inúmeras vezes, mas sempre acho que ninguém iria gostar, então deleto 🙁
    Será que um dia eu consigo?! Não vou desistir! rs
    Beijinhus

    • Barbara
      Barbara
      11 julho, 2013

      Não desista mesmo, um dia você consegue e vai ser um Best-seller 🙂

      Obrigada pelo comentário !!
      :*

  • Amiga da Leitora - Thais
    09 julho, 2013

    Disse tudo! Quando eu estou no meu trabalho por exemplo eu fico com a cabeça bombando de ideia para o blog, ai quando chego de noite em casa e decido por em pratica, não sai nada! No meu caso eu acredito mais que é caso de inspiração mesmo, quando ela vem eu tenho que parar e descarregar, se não nem rola mesmo! rsrsrsrs

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    • Barbara
      Barbara
      09 julho, 2013

      Hehe, sempre assim… Se a inspiração não aflora, nada sai.

      Obrigada pelo comentário !!
      :*

  • Diego B. Oliveira
    09 julho, 2013

    Quando li o seu post, fiquei surpreso por saber que eu não era o único o mundo que enfrentava essa situação. Eu já ta me sentindo meio que anormal!, rsrsrs. Brincadeira… Sou um cara cheio de histórias e de ideias surreais mas, quando abro o Word e tento pô-las em palavras, os personagens se escondem, as ideias desaparecem, a visão do fantástico se escurece… Mas isso é uma questão de tempo. Com o tempo – e a prática – esse medo de nós mesmos desaparece e, quando vemos, conseguimos transportar para o papel aquilo que só se mantinha preso em nossa mente.
    Excelente post, sua escrita é ágil e cativante! Mesmo não sendo uma "amiga", rsrsrs, vou seguir o seu blog!
    Iniciei um também, se quiser passar lá depois e dar uma olhada, uma opinada, ficaria agradecido…
    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    • Barbara
      Barbara
      09 julho, 2013

      hsuahsuahusa, Amigos também são mais que bem-vindos Diego :)Realmente, a prática é tudo 🙂

      Obrigada pelo comentário !!
      :*

  • Livroterapias
    09 julho, 2013

    Mds, Barbara resumiu tudo!
    Mas no meu caso eu não quero escrever um livro ou nada sério, quero só escrever algumas estórias ou contos, que prendam o leitor, mas só consigo escrever romance e mimimi ;-;
    Se me pedissem pra escrever sobre outro gênero eu iria empacar, e esse é meu grande problema, mas acho que isso se resolve em mais leitura. Por exemplo: terro, eu não conseguiria escrever nada do tipo porque eu nunca li nada do gênero. Então espero que mais leitura me ajude a mudar isso D:
    E só pra dizer que não tenho coragem em postar nada, hoje acabei postando um pequeno capítulo de uma estória que pretendo ficar escrevendo esse ano, o link é esse aqui Espere por mim – WattPad

    Beijos,
    Nathália
    Livroterapias

    • Barbara
      Barbara
      09 julho, 2013

      Ôpa, vou ler Nathália 🙂

      Obrigada pelo comentário !!
      :*

  • Anônimo
    09 julho, 2013

    Nossa, se eu conseguisse colocar o que passa pela minha mente antes de dormir e nos meu sonhos – que são os mais mirabolantes possíveis- eu poderia escrever uns 3 best-sellers e ainda fazer alguns filmes, séries e muito mais ! heuheuehe

    • Barbara
      Barbara
      09 julho, 2013

      hsuahsua, ficaria famosa õ/

      Obrigada pelo comentário !!
      :*

  • Yassui Kimura
    09 julho, 2013

    É exatamente o que acontece comigo, as estorias veem pra mim, mas simplesmente não consigo, sei lá, o bloqueio é automático. Uma hora a estoria esta ali linda e pronta e na hora de escrever some, dá um branco e acaba não saindo nada.

    • Barbara
      Barbara
      09 julho, 2013

      Também sou assim… É tão chato isso, né?

      Obrigada pelo comentário !!
      :*

  • Marina
    08 julho, 2013

    Eu já fiz uma vez, ficou horrivel! Falando sério, eu não pensei muito bem na minha história e saí escrevendo! O livro ficou todo embolado, com pouquissimas páginas e muito confuso. Mas depois da minha decepção, resolvi escreve-lo de novo, com a história um pouco mais madura, mas… não consegui colocar no papel até hoje. Fiz um monte de anotações, já sei tudo o que vai acontecer, até mesmo como termina, mas escrever que é bom, nada. Acho que fiquei com medo de me decepcionar de novo. Mesmo assim vou aproveitar as férias para escrever. Se não der certo, o negocio é partir pra outro livro!

    • Barbara
      Barbara
      09 julho, 2013

      Ah Marina, fiquei bem curiosa quanto a esse livro. Pode ter certeza que no tempo certo você vai conseguir colocar suas ideias no papel.

      Obrigada pelo comentário !!
      :*

  • Lauro Moura
    08 julho, 2013

    Eu já tentei escrever diversos livros Bah! de romance até poesia rsrsrs. Eu coloquei várias pessoas pra avaliarem, até um escritor, que por um motivo estranho não devolveu meu manuscrito até hoje '- -risos- . Mas por mais que eu tente, escreva capítulos, uma hora não consigo escrever mais nenhuma linha, e as vezes nem consigo dar título a história. Pretendo escrever algo novo, e uma dica pra te dar uma ajudinha Bah, faça como grandes escritoras tímidas (Tia Steph por exemplo), e escreva uma história pra você e sua família e depois tente a sorte no mercado literário,garanto que irá dar resultado. Beijoooos *——*

    • Barbara
      Barbara
      09 julho, 2013

      Obrigada pela dica Lauro, e quanto a você, nunca desista 😉

      Obrigada pelo comentário !!
      :*

  • Dryh Meira
    08 julho, 2013

    Oii ^^
    Sempre sonho com histórias que podem virar livros (quando estou dormindo principalmente) e já tentei várias vezes criar uma história completa com essas ideias, mas nunca consegui. Uma vez minha história já havia passado das 100 páginas, mas acabei desistindo e apagando tudo *-*
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    • Barbara
      Barbara
      08 julho, 2013

      É muito complicado conseguir expôr a história, mas o segredo é continuar tentando… Se eu fosse você teria esperado, quem sabe dali a alguns meses, ou até anos, você não a concluiria?

      Obrigada pelo comentário !!
      :*

  • Anônimo
    08 julho, 2013

    Escrevo uma fanfic, mas só mostro para pessoas conhecidas muito próximas, e que sei que não farão graça. É de Twilight também (bate aí!! o/) mas um dia quero escrever um livro, quando tiver uma história boa o bastante para isso. Gosto das fanfics porque consigo escrever, extravasar sentimentos sem que haja a pressão de escrever algo bom o suficiente para ser publicado, assim, flui melhor.

    • Barbara
      Barbara
      08 julho, 2013

      Fanfics são ótimas para começar a escrever, não? Acho que o fato de ser um capítulo por vez dá uma chance para termos mais inspiração, e a resposta imediata dos leitores também ajuda õ/

      Obrigada pelo comentário !!
      :*

    • Anônimo
      08 julho, 2013

      Exato, são ótimas para um início! Com toda certeza, tudo em uma fanfic é mais prático e fácil, justamente por não ser profissional. Confesso que tenho inveja boa daquelas autoras de fanfics, que viram autoras de livros por causa das fanfics com sucesso. Ai ai… Haha. E sim, a interação com os leitores é tudo de bom!

    • Barbara
      Barbara
      08 julho, 2013

      HSAUHUA, mas você também pode lançar um livro moça… É só pegar essa sua fanfic (que você não mostra pra todo mundo) e meter as caras mandando como original para as editoras, claro que mudando os nomes dos personagens 🙂

  • Joelma Monteiro Araujo
    08 julho, 2013

    O meu problema é a vergonha do que escrevo, sempre acho que não vão aprovar minhas histórias 🙂

    Beijos, Joelma
    Blog Professora Estagiária

    • Barbara
      Barbara
      08 julho, 2013

      Também sofro disso Joelma, mas o negócio é meter as caras e perder a vergonha 🙂

      Obrigada pelo comentário !!
      :*

    • Joelma Monteiro Araujo
      08 julho, 2013

      Está certíssima Barbara, se não corrermos riscos perdemos os melhores momentos da vida 😉

  • Mirelle Candeloro
    08 julho, 2013

    Oi Ba, isso acontece comigo o tempo todo. Já escrevi vários textos, contos, crônicas, etc. Isso até dou conta porque são curtinhos. Mas livros.. minha nossa, já comecei vários e nunca terminei. Lá pelas tantas não consigo mais escrever, ou as ideias ficam confusas, fora de ordem e me perco toda. Que nervoso. Meu sonho é escrever pelo menos um livro. E poxa, adoro tanto ler e escrever que achava ser capaz disso.. hehe Quem sabe um dia a gente chega lá, né?! Beijos, Mi

    http://www.recantodami.com

  • Bárbara, o meu problema é a inspiração e a falta dela.

    Sempre tenho alguma ideia boa e até consigo colocar no papel, mas, chega uma hora que acaba a inspiração e aí empaco na história :/

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    • Barbara
      Barbara
      08 julho, 2013

      Ah… Também acontece comigo, mas o negócio é perseverar.

      Obrigada pelo comentário !!
      :*