Olá turma!
Livro: Quem é Você, Alasca?
Autor: John Green ♥
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 229
Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Este livro incrível marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.
O primeiro amigo, a primeira garota, as últimas palavras.
Primeiramente, devo ressaltar o fato que a cada nova leitura, mais eu me apaixono por John Green. Ele é um autor habilíssimo que sempre sabe o que escrever, quando escrever e onde escrever. O fato de abordar temas diferentes do usual e de uma forma totalmente nova também só contribui para que a minha admiração aumente a cada dia.
Quem é Você, Alasca? foi o segundo livro do John que li, porém não foi o primeiro que conheci. Após meses cobiçando essa divindade finalmente tive a oportunidade de lê-lo. E que leitura! Devorei cada sílaba, palavra, frase, oração e parágrafo como se eu nunca mais fosse ler na minha vida.
Nessa emocionante obra somos apresentados a Miles Halter - nome engraçado, nerd, aparentemente sem amigos. Como todas as pessoas, Miles também coleciona algo. Eu e alguns de vocês, queridos leitores, colecionamos livros. Um vício um pouco comum. Já a coleção de Miles é um pouco mais exótica. Ele coleciona últimas palavras, coisas que pessoas célebres disseram em seus leitos de morte.
E é por causa de uma dessas "últimas palavras" que Miles decide ir a um colégio interno - chamado Culver Creek - em busca de um Grande Talvez.
A jornada empreitada por Miles nos revela o valor da amizade, do companheirismo e do valor da juventude. Em Culver Creek, Miles conhece Chip - ou Coronel, como ele prefere ser chamado - Takumi e Alasca. Culver Creek, como a maioria das escolas, é um jogo de aparências. Mas o que a diferencia é a união de todos os seus internos. Um protege o outro e a lei máxima - não dita, é claro - é nunca dedurar um colega, mesmo que você não goste dele.
Embora o Capitão e o Takumi sejam personagens fortes e dignos de discussão, não irei entrar em detalhes quanto a importância dos dois para o sucesso do livro pois, como o próprio título sugere, nosso foco principal é Alasca Young.
Alasca Young é uma garota espirituosa e misteriosa, ao melhor estilo garota problema. Sua cabeça é turbilhão de pensamentos difusos e quase sempre não conseguimos ver os motivos por trás de suas ações. Através de Alasca e Miles pude perceber quão imenso é o poder que temos sobre outras pessoas e como nossa presença afetam suas vidas, em formas boas ou ruins.
A relação de Miles e Alasca é puramente platônica. Com o decorrer da narrativa, presenciamos o crescimento de Miles como pessoa e suas inúmeras tentativas de compreender e agradar Alasca. Sua busca por um "Grande Talvez" teve seu fim no momento em que ele a conheceu. Com Alasca, tudo era, e sempre será, um grande talvez.
Dividido em duas partes, a leitura é surpreendentemente prazerosa, um verdadeiro deleite para ávidos leitores como nós. A única reclamação que tenho a fazer é sobre a capa. Embora a capa brasileira seja extremamente bonita, não se compara à capa original, que é toda preta com apenas traços de fumaça. A capa original, ao meu ver, transmite um pouco mais da personalidade de Alasca, assim como ajuda a entender melhor a incógnita que ela é.
Para a minha volta à atividade como blogueira, já falei - ou escrevi - demais para um post só. Então me despeço de vocês com uma citação de "Quem é Você, Alasca?" e espero sinceramente que gostem tanto dessa incrível aventura de descobertas quanto eu.
Ela tinha um namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuvas, eu era a garoa e ela, um furacão.
* * *
Essa postagem está concorrendo ao TOP Comentarista
Clique AQUI e saiba como participar!
Nathenha arrasando, amei a resenha e o livro também é mega maravilhoso u.u
ResponderExcluirhttp://oh-cherry.blogspot.com.br/
Que bom que gostou Manu!
ExcluirEu já havia lido umas resenhas sobre esse livro e algumas pessoas disseram que ele é realmente muito bom. Fiquei até interessada. Vou ver se pego ele pra mim ler, pois gosto de histórias assim.
ResponderExcluirOutra coisa, estava com saudades de passar aqui e peço desculpas, pois eu andei sumidinha mesmo.
Eu tenho comentado muito em quem passa no meu blog, pois tenho entrado muito pouco nos blogs e comentado muito pouco.
Mas vou tentar passar aqui mais vezes viu ?
Eu gosto muito de vcs.
Continuem assim e muito sucesso para as duas !!
Depois passem em meu blog que tem postagem nova =]
bjokas
lovereadmybooks.blogspot.com.br
Fico feliz em saber que gosta do nosso trabalho Silvana! Espero que leia o livro e goste tanto quanto eu!
ExcluirAiii, estou louca para ler esse livro do John.. Só falta ler esse e Will & Will para ficar em dia com os livros dele.. kkk Beijos, Mi
ResponderExcluirwww.recantodami.com
Eu ainda tenho que ler Will & Will, Paper Towns e O Teorema de Katherine. Ou seja, quase todos. kkk Não aguento mais esperar pelo lançamento de Paper Towns no Brasil!
ExcluirLi apenas um livro do John Green e adorei! Conheci ele através do vblog!
ResponderExcluirFiquei interessada em Quem é você Alasca, o livro deve levar o leitor a refletir muito, né!
Beijos
http://meufilmeviroulivro.blogspot.com/
EU só sei que chorei rios assim que comecei a ler a segunda parte do livro. Se você gostou do primeiro que leu, com certeza vai gostar desse também.
ExcluirLi este livro já faz algum tempo e eu gostei da história, só fiquei chateada com o final dele, como sempre, John Green fazendo a gente se surpreender. Quero ter o livro na minha estante agora. u-u'
ResponderExcluirEu acho que fiquei mais curiosa do que chateada com o final. Não saber exatamente o que aconteceu contribuiu muito para o fascínio que o livro tem.
ExcluirPreciso ler esse livro. ♥
ResponderExcluirSó falta esse e Will & Will para eu ter todos os livros do John Green que foram lançados por aqui. Estou com bastante expectativa em relação a esse livro e espero não me decepcionar.
Bjs!
http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/
Dos lançados no Brasil, faltam O Teorema de Katherine e Will & Will para eu ler. E sei como é criar expectativas sobre livros. Mas, por experiência própria, o Tio John nunca decepciona!
ExcluirOi flor!!
ResponderExcluirAi como é bom ler resenhas dos livros do John! Eu só li ACEDE mas amei!! Achei a linguagem super fácil, a história é bem gostosa e acho que vou amar "Quem é você, Alasca?"!
Você leu "O teorema de Katherine"?? Estou bem curiosa com este também mas, por enquanto, dou preferência a esse que você resenhou!
Beijos!
Eu já comecei a ler O Teorema. Adorei a teoria de "nunca faça em pé o que você pode fazer, com a mesma facilidade, deitado". Tive que dar uma parada por conta das provas finais na faculdade. Mas agora que estou de férias vou voltar a devorá-lo. As expectativas estão bem grandes aqui kkkk'
ExcluirDesde que que a Bah falou que estava lendo este livro, estava louco pra ver a resenha. Green agora virou um mestre dos romances incríveis e todo livro dele se torna algo memorável, adorei, leitura mais que obrigatória ;D
ResponderExcluirA Bah nem terminou de ler ainda. Mas depois de ler a minha resenha ela disse que vai terminar logo. Acho que deixei ela curiosa '-'
ExcluirE eu também acho que John seja uma leitura obrigatória para todo bookaholic de respeito.
Estou esperando 2015 chegar para eu ler. Ok ok, vou explicar. Sou totalmente anti febres literárias. Isso quer dizer que eu não leio nenhum livro que todos estejam lendo até que termine isso. Eu odeio John Green por ter criado mais uma febre literária.
ResponderExcluirXxxx
Entendo seu ponto de vista quanto às febres literárias. Mas acho que não deveria perder grandes leituras por um princípio um pouco sem fundamento. Além do que, "Quem é Você, Alasca?" foi publicado no Brasil em 2010. Acho que você já pode ler! kkkkk'
ExcluirOie :)
ResponderExcluirComo sempre sua resenha ficou ótima, quero muito ler quem e você Alasca ? acho que vou amar demais da conta, realmente a capa deixa a desejar, beijos !!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )
Obrigada pelo elogio querido. E é bom saber que eu não sou a única que percebeu esse lapso na criação da capa!
ExcluirEstou curiosa para ler este livro, e algumas pessoas falaram que o final é surpreendedor. Amei tua resenha! :D
ResponderExcluirRealmente o final é surpreendentemente épico. E que bom que você gostou da resenha flor!
ExcluirEu ainda não li nada do John mas quero muito, muito ler!!!
ResponderExcluirEstou bem curiosa com a Alaska, pra descobrir ela junto com o Miles, e eu não gosto muito da capa brasileira....
Leia logo! John Green é vida!
ExcluirA capa desanima um pouco mesmo, mas te garanto que vale a pena!
Que trecho lindo para finalizar a resenha, hein?!
ResponderExcluirEsse livro não é recente, né? Eu tinha ouvido falar dele talvez por causa do autor, mas não vi nada sobre o lançamento e tal.
Gosto de livros assim, com um diferencial, cansamos de ler sempre as mesmas e mesmas coisas.
Parabéns pela resenha!
Beijos,
Hannah - Secrets of Book.
Ele é meio antiguinho mesmo. Foi publicado no Brasil em 2010!
ExcluirE essa citação é maravilhosa, não é? Acho que ela descreve bem a personalidade da Alasca.
Eu li esse livro há muito tempo atrás, quando ninguém conhecia o John Green hahaha foi o primeiro que eu li dele e é um dos meus livros favoritos, amei demais, é muito bom! <3
ResponderExcluirhttp://miladamasio.blogspot.com.br/
Também virou um dos meus livros favoritos Mila. Eu conheci ele a muito tempo atrás também, em uma gincana de citações. Mas só me interessei em ler depois que li A Culpa é das Estrelas!
Excluirja vi mt gente dizer que é bom e outras dizerem que é ruim
ResponderExcluiresse livro me é uma duvida cruel
Mais um do John Green e eu ainda nao li nenhum. Estou doida pra ler o A culpa e das estrelas e O teorema de Katherine.
ResponderExcluirQuem sabe eu consiga ler esse tambem *-*
Beijos!
Amor e amor e amor! John fofo não me fez chorar em ACEDE, mas com esse conseguiu! Nossa senhora quando descobri qual era a dos "antes", quase tive um treco. Tipo, o queeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee?????????????????????? Mas foi tão lindo, que lição não é? Adoro as reflexões dele, são de parar e fazer pensar muito. Personagens bem feitos, risos, emoções, esse livro foi uma mistura de tudo isso e muito mais. Super fofo!
ResponderExcluirAinda não tive infelizmente a oportunidade de ler um livro d John Green, entretanto suas obras possuem excelente fama entre os meus amigos que já os leram. Sobre 'Quem é Você, Alasca?' fiquei bastante interessada pelo livro devido sua resenha, pois me pareceu uma história que foge um pouco dos parâmetros dos ditos 'clichês' e me pareceu uma história bastante envolvente. Como você disse ao final do post, as capas dos livros originais são bem mais legais e bonitas do que sua versão brasileira, quase em todas as vezes, e isso realmente me deixa frustrada ): enfim, obrigada pela resenha, irei por agora mesmo o livro em minha lista de desejados (:
ResponderExcluirO livro parece ser super fofo , quero lê-lo pra tirar minhas próprias conclusões ;)
ResponderExcluirÉ sua primeira resenha né ! Pelo menos é a primeira que eu leio ;) e eu gostei bastante , espero ver outras *_*
Beijinhos !!!
A capa desse livro é simplesmente D-I-V-I-N-A!
ResponderExcluirParece ser um livro incrível, e John Green é John Green, certo? ;)
Beijo!
Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se
ResponderExcluirexpressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso...
se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas
religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias
cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus
jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura...a capa
do livro é linda ela traz o universo como tema.
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=78725243