19 de julho de 2013

Top Quotes #01 :: Cornelia Funke

POSTADO POR EM 19 de julho de 2013

Olá turma!

 
Como anunciado no meu post de novidades, esse semestre teremos algumas coisas novas no blog. E essa coluna é uma dessas coisas. Muitos de vocês já devem conhecer o Top Quotes de outros blogs. Eu mesma fazia em um blog meu que hoje está abandonado.

Meu objetivo em trazer essa coluna para o SEA é compartilhar com vocês um pouquinho que seja das citações maravilhosas que encontro em minhas leituras. E acreditem, não são poucas!

Para a nossa grande estréia, escolhi não um livro, mas sim uma autora. Acho que para uma coluna tão especial para mim, precisava de uma autora especial para abri-la também. Já sabem de quem estou falando ou escrevendo? Trata-se de Cornelia Funke, autora da trilogia Mundo de Tinta.

Vamos ver um pouquinho do que encontrei nesses três livros maravilhosos?

Nada espanta mais rápido os sonhos ruins do que o barulho das folhas impressas.
Coração de Tinta, p. 12

"Quando você leva um livro numa viagem", dissera Mo quando ela pôs o primeiro no baú, "acontece uma coisa estranha: o livro começa a colecionar lembranças. Depois basta abri-lo, e você já está de novo no lugar onde o leu. Tudo volta, já nas primeiras palvras: as imagens, os cheiros, o sorvete que você tomou enquanto lia... Acredite, os livros são como papel pega-moscas. Não existe nada melhor para grudar lembranças do que páginas impressas."
Coração de Tinta, p. 22 

Sabe, acontece uma coisa curiosa com os escritores. A maior parte das pessoas não consegue imaginar que os livros são escritos por pessoas iguais a elas. Normalmente elas supõem que os escritores já estão mortos, e quase ninguém imagina que possa cruzar com um deles na rua ou no supermercado. As pessoas conhecem as suas histórias, mas não os seus nomes, e muito menos o rosto.
Coração de Tinta, p. 206 

Talvez seja verdade que a morte é apenas o começo de uma nova história, mas ainda ninguém leu o livro em que ela está escrita, e o seu autor certamente não mora num lugarejo na costa, onde joga futebol com seus netos.
Coração de Tinta, p. 241 

Os livros eram o único lugar onde havia compaixão, consolo, alegria... e amor. Os livros amavam a todos que os abriam, ofereciam proteção e amizade sem exigir nada em troca, e nunca iam embora, nunca, mesmo quando não eram bem tratados. "Amor, verdade, beleza, sabedoria e consolo perante a morte."
Coração de Tinta, p. 368 

Existe algo mais belo neste mundo do que as letras? Sinais mágicos, vozes dos mortos, peças dos mundos maravilhosos, melhores do que este. Elas consolam e espantam a solidão. São guardiãs de segredos, arautos da verdade...
Coração de Tinta, p.435 

Ele me ensinou para sempre que com palavras é muito fácil escapar deste mundo! Que se encontram amigos entre as páginas, amigos maravilhosos!
Sangue de Tinta, p. 18 

"As histórias nunca têm fim, Meggie", ele lhe dissera uma vez, "embora os livros gostem de nos enganar a esse respeito. As histórias sempre continuam, não terminam com a última frase, assim como não começam com a primeira."
Sangue de Tinta, p. 52 

Os amigos antigos, porém, os amigos livros que Meggie já tivera antes de se mudar para a casa de Elinor, continuavam a morar no baú e, quando ela abria a pesada tampa, era como se vozes quase esquecidas viessem ao seu encontro, como se rostos familiares olhassem para ela. Como estavam desgastados, lidos e relidos... "Não é estranho como um livro fica mais grosso depois de ser lido várias vezes?", perguntara Mo quando, no último aniversário de Meggie, mais uma vez haviam visto juntos todos os seus velhos conhecidos. "Como se a cada vez ficasse algo grudado entre suas páginas. Sensações, pensamentos, ruídos, cheiros... E então, quando folheia novamente o livro depois de muitos anos, você descobre a si mesmo ali, um pouco mais novo, um pouco diferente, como se o livro tivesse guardado você, como uma flor prensada, estranha e familiar ao mesmo tempo.
Sangue de Tinta, p. 53-54 

Ali estavam elas novamente, as lágrimas, apesar de tê‑las segurado por tanto tempo, todas as lágrimas em seu coração. Ele simplesmente transbordara. […] Era absurdo que escorresse água dos olhos quando o que doía era o coração. Nos livros, as heroínas trágicas costumavam ser terrivelmente lindas. Nem uma palavra sobre olhos inchados ou um nariz vermelho.
Morte de Tinta 

Por que seu coração continuava a acreditar? Por que continuava a esperar que algo bom pudesse de fato acontecer mesmo depois de tantas vezes ter sido quebrado e despedaçado após tentativas falhas? “Você tem um coração de criança, Príncipe", lembrou-se ele das palavras do fogo. Sim. E toda criança que se machuca numa brincadeira, seja com joelho ralado ou um braço quebrado, teima e volta a brincar. Não importa o quanto doa, pensou.
Morte de Tinta 

Mas era como se seu coração de repente não pudesse mais saborear e sentir, como se a dor o tivesse deixado surdo para tudo, com exceção de uma única coisa - a saudade.
Morte de Tinta 

A ela não restara nada além de lembranças. E talvez isso fosse às vezes ainda pior do que nada.
Morte de Tinta

Por que será que a vida tinha um gosto muito mais doce através da morte? Por que será que o coração só conseguia amar aquilo que podia perder?
Morte de Tinta

Confesso que eu me empolgo quando o assunto é Mundo de Tinta. Então, como devem perceber, esse post ficou maior do que eu esperava. Espero que não tenha ficado cansativo para vocês.

Os quotes de Morte De Tinta estão sem a numeração das páginas. Motivo: não tenho o livro físico e li em ebook com pressa de acabar a trilogia logo! Espero que me perdoem por isso também.

E para finalizar o nosso primeiro Top Quotes, fiquem com uma citação que descreve muito bem a nós, leitores ávidos!

Um leitor não vê realmente os personagens de uma história. Ele os sente.
Morte de Tinta

Beijinhos e até mais! 
* * *
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA
Clique AQUI e saiba como participar!

18 comentários:

  1. Eu morro de vontade de ler os livros dela, depois dessas quotes fui conquistada ♥♥♥

    Adorei a coluna, vou acompanhar sempre!

    Bjinhos,

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esse foi um dos únicos livros que eu assisti o filme antes de ler. Mas depois que li fiquei irremediavelmente apaixonada. O único defeito dele é o preço kkkk'

      Que bom que gostou flor!

      Excluir
  2. AH! Coração de tinta, um dos melhores que já. Nostalgia do livro até hoje! Muito bom as frases que contém no livro, a história é incrível.
    Cornelia Funke é uma das melhores escritoras.
    Muito bom essa seleção de quotes do blog!
    Abraços, Gabriel S.
    http://refugionofimdouniverso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou querido. Realmente a sensação de nostalgia é imensa, quase chorei quando peguei os livros para copiar os quotes!

      Excluir
  3. Li Coração de Tinta esse ano e me apaixonei. Quero ler o resto da trilogia esse ano ainda. O livro é muito bom. É uma viagem maravilhosa!
    Amo de mais!
    Lindo quotes que tu selecionou.
    beijos
    http://jardimdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não li nenhum livro dela, mas amei os quotes.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  5. Não me mata de desejo Nathalia. Agora que eu li Coração de Tinta estou louca pelos outros. Fazia anos que eu estava querendo ler, e finalmente em 2013 consegui comprar, não me arrependi - amei de montão e fiquei apaixonada ainda mais pela historia *-* Amei os quotes o que eu sou louca é esse aqui:
    "Você sente falta dela?
    - Ás vezes. De manhã, á tarde, á noite. Quase sempre.”

    Beijos
    misturandoasmentes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum livro da Cornelia, Nathy. Mas pelos quotes, a escrita da autora é mesmo maravilhosa. Estou adorando as novidades do blog, umas das minhas colunas favoritas na blogosfera é o Top Quotes! mal posso esperar pra ver as outras colunas que ainda virão *------*

    ResponderExcluir
  7. Amo, amo, amo essa autora. Essa trilogia é uma que não abri mão de tê-la em casa. Os quotes dela são lindos! E o nome do meu blog foi meio inspirado na trilogia.

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada da autora, mas confesso que gostei bastante e já estou bastante curiosa para ler esses livros. Amei os quotes, eles são maravilhosos!

    Beijos.

    Bia - @escrevendomundo
    www.escrevendomundos.com

    ResponderExcluir
  9. Sou louca pra ler este livro, preciso comprar o meu logo!! Adorei os quotes.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que liiiindo!
    Amei que você pegou quotes só sobre livros. E isso me deixou ansiosa para a leitura da trilogia.

    Beijos,
    Hannah - Secrets of Book.

    ResponderExcluir
  11. Que fofo gente !!!

    Sou apaixonada por quotes ;)

    Eu amei o segundo ,achei lindo demais , gostei bastante da coluna , acho que também vou aderi-la no meu blog .

    Beijinhus <3

    http://livroselivrosana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Queria tanto ler esse livro! Que demais esses quotes, dá uma baita vontade de conferir *-*

    ResponderExcluir
  13. Aaaaah, Cornelia Funke! <3 Só li Coração de Tinta e foi emprestado da biblioteca, lá não tem os outros! ): Acabei esquecendo de anotar as quotes, vou aproveitar o seu post e copiar no meu caderninho! *-*

    ResponderExcluir
  14. Nossa, escritora perfeita para inaugurar a coluna. Amo essa trilogia, apesar de só ter lido o primeiro ainda.
    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  15. Eu adoreii!!! As quotes sao lindas *o*
    Acho que vou começar a fazer isso quando eu puder voltar a ler livros ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Um melhor que o outro!!
    Já vi bastante gente falando desta trilogia e sempre escuto coisas positivas =)
    E copei quase todos na minha agenda.

    ResponderExcluir