6 de agosto de 2013

Para ser blogueiro é preciso ser...

POSTADO POR EM 6 de agosto de 2013
...CRIATIVO!

Heey gente, tudo bem??


Quem acompanha a blogosfera sabe quantos blogs existem, quantos são criados por dia e quantos, também, são esquecidos por dia. Preciso mencionar que são criados mais do que são esquecidos? Pois é... O problema não está na quantidade de blogs criados, mas sim na falta de criatividade desses criadores, pessoas que se dizem blogueiros, mas não fazem a mínima ideia do que é ser um blogueiro.

Não sou muito dada a polêmicas, isso é coisa da Flavitcha do Livros e Chocolate, sou daquelas que deixam as coisas em off, guarda no fundo da alma aquilo que acha errado, mas chega um momento que o negócio sobe, afinal minha alma não é um saco sem fundo u.u

Quando eu criei o SEA, Janeiro de 2012, já estava acostumada com a vida de blogueira e tenho que mencionar o quanto as coisas mudaram de lá pra cá. Para começar não existiam tantos blogs literário/culturais quanto existem hoje (Prometi que não iria mencionar os espertos que só querem ganhar livros sem se importar com o mal que estão fazendo para a sociedade lálálálá) e esses blogs que existiam tinham conteúdos próprios e diferentes... Sabe aqueles blogs que tu sente vontade de visitar todos os dias e sabe que cada um vai ter um conteúdo diferente do outro? Era assim...

Era! Hoje em dia eu estou vendo tudo tão igual. Resenhas dos mesmos livros, mesmas colunas, vídeos iguais... Fico me perguntando: "Onde está a criatividade dos blogueiros?", "Cadê aquela blogosfera de um ano atrás?". Parece que tá tudo tão fácil que as pessoas querem fazer de qualquer maneira, mas não é bem assim.

Possa ser que eu não seja um ícone de criatividade, mas eu tento, só que vem uma pessoa e copia o que eu criei *suspira*; não faço barraco, não chamo a pessoa... Apenas paro de fazer. Talvez eu possa ter dado a fórmula do sucesso criativo para outra pessoa; ok, eu dei; mas sei lá, não curto brigar por tão pouco... Fico chateada com a pessoa, mas converso normalmente. Sou dessas!

Essa falta de criatividade está me fazendo repensar os assuntos do blog, não gente, não vou deixar de falar sobre livros, nem estou anunciando mudanças no SEA, acho apenas que está tudo tão igual que eu estou sentindo a necessidade de uma mudança... Não só eu, toda a equipe. Pode ser semana que vem, pode ser ano que vem, só quero exercer a criatividade que eu tenho certeza que tenho, mas que sinto falta em boa parte dos blogueiros que conheço, infelizente.

Desabafei.
Beijoos
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA
Clique AQUI e participe.

35 comentários:

  1. Tenho que concordar com você, infelizmente...
    A cada dia mais noto como tudo na blogsfera está mais similar e idêntico... E não apenas em um gênero de blog, mas em TODOS, entrar em vários blogs é sempre um sentimento de deja vu constante..
    Mas continue sim coma ideia de exercer a criatividade pois faz toda a diferença e voce vai longe (:

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso Vick, aparenta ser tudo igual !! Obrigada :)

      Excluir
  2. Realmente, as pessoas precisam de mais criatividade para com os seus blogs, senão tudo fica na mesmice!

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu texto, é a mais pura verdade!
    É difícil ver novidades pelos blogs afora. No meu, procuro sempre dar um toque pessoal, não sei se consigo diferencia-lo tanto dos outros assim, mas é o que espero. Pois sei o quanto é chato sempre ver a mesma coisa!

    Beijo,
    I Need, I Want, I Wish

    ResponderExcluir
  4. Uma das coisas que tem me chateado é encontrar as resenhas dos mesmos livros... eu vou em um blog, leio e comento; quando vou em outro é o mesmo livro, fico meio sem o que comentar rsrs

    Tenho tentado fazer algo diferente no meu blog, sábado mesmo entra uma nova coluna no ar, vamos ver no que dá rsrs
    Letras & Versos

    ps.: no último paragrafo tem um errinho, acho que faltou um V >> "Pode ser semana que em, [...]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, vou conferir... Obrigada pelo aviso, vou consertar :)

      Excluir
  5. Concordo, Barbara!
    Criatividade é muito importante e poucos a tem. Eu também não sou a pessoa mais criativa do mundo, mas me esforço e faço de tudo para não copiar nada de ninguém. Mas se o fizer, dou os devidos créditos.
    Gosto muito do seu blog! ^

    Beijos!
    http://www.pensamentoseminstantes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evelyn, acho que 'se esforçar' é o diferencial, realmente.

      Excluir
  6. Interessante seu desabafo, mas acredito que como tudo na vida devemos relaxar e fazer nosso melhor sem esperar e exigir demais dos outros. Sucesso nos seus novos planos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso eu pensei como leitora, Aline. Me sinto mal visitando blogs que tem os mesmos conteúdos todos os dias...

      Excluir
  7. gente criativa é coisa rara hoje em dia olha, o povo acha mais fácil copiar.

    ResponderExcluir
  8. De fato é raro ver uma coisa criativa hoje em dia. Mil blogs criados, novecentos abandonados, 50 feitos só pelas cortesias, 50 feitos por amor. A coisa chegou a esse nível. Eu mesma cansei de ler as resenhas dos MESMOS livros, nenhum quadro novo, nada de diferente. Quando eu vejo uma coluna nova, bem feita e relativa a literatura eu dou pulinhos de alegria pq gente, estamos vivendo a crise da criatividade. Sério. Você realmente não devia parar de fazer colunas só pq outra pessoa roubou, você tinha que continuar e claro fazendo melhor. O fato é que hoje em dia são poucos os blogs que a gente pode ter orgulho de dizer 'eu sou leitor!'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Gabi, vou me esforçar para a minha chateação não me fazer abandonar as colunas. Realmente é raro achar novas colunas interessantes, mas quando aparece é maravilhoso :)

      Excluir
  9. Não sou tão velha na blogosfera ainda, entrei faz pouco tempo mas sempre acompanhei blogs literários, concordo com tudo o que você disse. Como blogueira, só tenho que me esforçar mais e mais para fazer a diferença entre os outros, e é assim que eu penso do seu blog, foi um dos primeiros que eu conheci assim que criei o meu. Parabéns por tanto conteúdo inovador. ♥
    Beijo
    sorrisoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora *-----* Nossa, fico feliz que curta o SEA e que goste dos nossos conteúdos. Tenho que dizer que você está conseguindo inovar no seu blog :) Beijos!

      Excluir
  10. Acho que concordo com você porque a maioria das resenhas de hoje em dia são iguais e isso é uma pena, apesar de ser bom ler uma ou outra opinião sobre o mesmo livro, mas não o tempo todo, né? Eu tenho medo de cair nisso, medo de não saber o que eu tô fazendo, enfim, tô tentando e tentar é mais do que eu tava acostumada a fazer. Eu adoro o seu blog e tratar de assuntos como esses é que fazem com que ele seja mais do que só um blog entre tantos outros hoje em dia. Parabéns!
    Boa semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso, as vezes é meio difícil não comentar sobre certo livro, mas acho que se as pessoas investirem em outras colunas o blog não fica tão igual a outros. Fico muito feliz que você goste do SEA :)

      Excluir
  11. Falou tudo Bah, hoje em dia os "blogueiros" não se dão nem ao trabalho de ter criatividade e sempre copiam colunas de outros blogs, se fossem uma ou outra, até que passava, mas alguns até pegam todas as colunas de um blog, colunas exclusivas de cada um, que a equipe se juntou para formular com todo carinho. Mas não se deixe abater por essas pessoas Bah, continue criando e escrevendo o SEA pq é a algo que você goste e continue exercendo sua criatividade nata.
    Beijooos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lauro :) Realmente tem pessoas que chegam ao ridículo, mas enfim...

      Excluir
  12. Oi Bah, entendo o que você quer dizer e o seu desânimo. É realmente complicado inventar coisas novas a todo instante. Concordo que devemos tentar para fazermos a diferença, assim como devemos nos dedicar a proporcionar um conteúdo de qualidade para o leitor, o que ao meu ver é mais importante do que ser criativo, porque se você tiver um conteúdo de qualidade com colunas "iguais" aos outros blogs, não importa, o leitor vai querer sempre voltar para ler os teus posts. Quanto a copiar, acho isso uma coisa delicada, por mais que você tenha tido uma ideia, no momento em que você pôs na web ela deixou de ser sua. Você tem que perceber que muitas vezes pode servir de inspiração para muitos blogs por aí e que é normal as pessoas quererem copiar e serem iguais aos blogs que eles gostam. Não me importo que copiem a ideia, o problema é copiar o conteúdo, isso sim é plágio. Mas confesso que fico feliz quando vou num blog e vejo que ele está fazendo algo diferente, inspirado no que viu no meu. As boas ideias devemos disseminar, assim como o hábito da leitura. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se inspirar é uma coisa e copiar é outra, Mi. Sei lá, fico chateada quando as pessoas vão lá copiam e pronto. Mas enfim :)

      Excluir
  13. Olha também concordo com você! Infelizmente hoje na blogosfera é bem difícil encontrar algo totalmente original, sempre tem aqueles que copiam uma coisinha ali outra ali. E isso é cansativo e chato pra caramba!
    Super concordo com você, viu?
    Beijos
    utopiaincessante.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iana! Concordo, está tudo ficando tão cansativo, né?

      Excluir
  14. Não discordo de você Barbará, por mais que eu esteja começando e faz um mês que eu estou com esse novo blog, mas mesmo com o outro blog que eu tinha eu percebia muito que todos querem ser iguais aos outro, falam sempre da mesma coisa, fazem sempre a mesma coisa e isso acaba ficando chato.
    Conheço o seu blog já faz um tempo e sei como é chato ser copiado, sei muito bem por conta do tumblr, lá tudo era muito diferente a um ano atras e agora tudo esta muito igual, vim para o blogger para me expressar e compartilhar coisas com as pessoas. O tumblr era divertido agora o que é divertido para mim é o blog, mas pelo que você escreveu tudo esta mudando, mas acho que o bom senso todos temos que ter e principalmente a criatividade na hora de fazer alguma coisa não é verdade?
    Beijos
    http://eaimarry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor. Pois é. Acho que quando você cria uma coisa você tem em mente que aquela coisa deve ser própria sua e diferente a sua maneira, se você cria algo igual ao de uma outra pessoa só por que essa pessoa já tem uma determinada 'fama' pode ter certeza que não vai conseguir essa fama, pois ninguém segue uma coisa que é igual a outra. Também percebi esse fato no Tumblr, nunca fui muito ativa lá, mas curtia muito. Acho que atualmente as pessoas estão deixando de se inspirar e passando a copiar, isso está se tornando tão chato, né?
      Beijocas.

      Excluir
  15. Barbara, finalmente alguém deu a cara a tapa e falou sobre isso. Lembro que vc colocou o link lá no face da liga, mas eu acabei esqecendo de olhar :/
    Enfim, realmente, acho que a criatividade está em falta. Principalmente em mim kkk Hoje vi um post tao legal sobre dia dos pais e pensei: pq eu nao pensei em fazer algo assim antes?
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Barbara!!
    Gosto muito do seu blog mesmo. Acho incrível as pessoas que tem e estão sempre nos trazendo coisas novas e nos apresentando cada um de sua forma sua experiencia do seu dia-a-dia, suas leituras, suas músicas...
    Gosto de prestigiar vários blogs por que admiro demais e amo cada um de sua forma. E sou atenta a cada um.

    ResponderExcluir
  17. Oi, flor! Entendo completamente o que quer dizer... E olha que sou uma das blogueiras novatas (rs)! Criei meu blog há pouco mais de um mês e quando o fiz desejava apenas expressar um pouco mais da minha paixão por livros. Isso porque meus amigos não gostam de ler... trágico. Fiz tantas amizades por meio do blog. É muito especial esse espaço que criei recentemente, o que me faz temer ser esquecida como você disse. E o pior é que não tenho todo o tempo que gostaria para dedicar aos meus posts.
    De qualquer modo, não imagino como seja encontrar uma ideia de sua autoria publicada num outro blog, sem créditos. :O É vergonhoso o que as pessoas fazem. Enfim.
    Seu desabafo com certeza é compreensível e merece apoio. O importante é não desanimar.
    Beijos!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Você tem toda razão Barbara , acabou-se a criatividade dos blogueiros.
    Eu sempre procuro fazer coisas diferentes no meu blog , até tenho deixado um pouco de lado esses últimos lançamentos pra dar espaço para livros mais antigos um pouco , pra ter um conteúdo um pouco diferente. Todo dia saí por aí uma resenha sobre um livro , e dali a pouco mais uma e mais uma e mais uma , tudo bem que são opiniões diferentes e são necessárias para a divulgação do livro , mas não é legal :(

    http://theloverbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Verdade, com a onda de blogs sendo criados a inovação é o que os diferencia. Se é pra ver as mesmas colunas e resenhas dos mesmos livos tanto faz se acesso um ou outro blog. Visito muitos blogs, mas apenas aqueles que são de fato criativos me mantem por muito tempo. Por isso é preciso ter cuidado para não se deixar levar pelos modismos, escrever com qualidade e sempre mantendo a sua identidade e autenticidade, porque no fim das contas isso é o que diferencia os bons e não os deixa cair no esquecimento.
    Bjs...

    ResponderExcluir
  20. Muito legal e pura verdade o sue texto, eu crie um blog só que ele foi por causa da escola era um trabalho que meu professor, passou ai eu o abandonei, mas to pensando seriamente em o abrir de novo, é que participar de blogs como leitora esta começando a me inspirar para criar o meu próprio blog espero que dê certo.

    ResponderExcluir