20 de setembro de 2013

Segue que eu te sigo?

POSTADO POR EM 20 de setembro de 2013

Heey gente, tudo bem??

Diariamente eu visito muitos blogs, alguns são literários, mas a maioria contam com um conteúdo diversificado. E em boa parte desses blogs eu ando vendo postagens dando dicas a pessoas que querem criar um blog e até dicas que facilitam a vida de quem já é blogueiro, mas ainda não está completamente a vontade nesse meio.



Acho muito interessante a iniciativa dessas pessoas de quererem ajudar quem está começando e também quem ainda está confuso nesse meio, mas existem pessoas que ainda não entenderam o real significado de um blog, infelizmente.

Eu também participo de muitos grupos de divulgação de blogs no facebook, é uma ótima forma de divulgar nosso trabalho, mas a cada dia que passa as pessoas vem fazendo essa divulgação de forma equivocada. A cada 10 grupos que visito ao menos 9 tem um banner postado por algum integrante escrito 'Vamos trocar seguidores?' ou 'Me segue que eu te sigo?'. O mais chocante é perceber a quantidade de pessoas que deixam seus links lá, fanáticos por um número que servirá apenas de decoração.

Claro que números são importantes, mas não são os números de likes ou seguidores que faz do seu blog um blog famoso. Do que adianta você ter mais de mil seguidores no blog ou curtidas na sua página do Facebook se você não tiver um conteúdo de qualidade? Ou se você não tiver a presença dessas pessoas no seu blog?

Pense comigo: Aquela pessoa só entrou no seu blog para retribuir um favor, bem como você entrou no dela para fazer o mesmo. Ela nunca mais vai te visitar, ou ler alguma das suas postagens, partilhar de alguma experiência sua, discutir sobre algum assunto com você. Ela será apenas um enfeite na estante do seu blog, e isso não é legal.

'Ah Barbara! Mas precisamos desses números para fechar parcerias.' Sim... E vocês acham que empresas não procuram saber os outros números do blog não? Empresas estão interessadas em números de acessos diários, em alcance de público, em números que vocês escondem do mundo. Quantidade de seguidores e likes importam sim, mas apenas quando vem acompanhadas de outros números também satisfatórios.

Estejam interessados em leitores e em pessoas que compartilhem seus vícios com vocês. Garanta seus fiéis seguidores através de postagens interessantes e de divulgação de qualidade. Conquistem as pessoas, façam com que elas queiram visitar seus blogs todos os dias, ou várias vezes ao dia. Muitos blogs me conquistaram dessa forma e é dessa forma também que eu tento conquistar meus leitores.

Beijoos
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA
Clique AQUI e participe.

24 comentários:

  1. cara as pessoas querem ter números mas conteúdo que é bom nada, me irrita isso sabe
    povo doido, odeio isso.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Oi,bom dia.
    Estou de acordo com sua postagem porque sou nova nessa "blogosfera" criada,mas não sou fanática. De início comecei parceria com duas blogueiras que conheci e visito frequentemente os blogs delas , comento quando acredito que o post é interessante e etc..ISSO É PARCERIA.
    Não simplesmente colocar um banner no blog de outra pessoa ):
    Enfim, ficou muito legal essa sua postagem para abrir os olhos de algumas pessoas ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso Caroline :) Sucesso com seu blog!

      Excluir
  3. Nossa, penso igual a você. O pior e quando você recebe várias notificações no face e a maioria é de pessoas pedindo pra seguir o blog.
    Beijos.

    http://meninoironia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Com o dom da palavra e seu jeito aberto de ser, adoro suas criticas a blogosfera Bah, o mais legal é que são construtivas e muitas pessoas pensam no número de seguidores em seu blog ou no de curtidas na fã page, que esquecem o que realmente deveriam fazer a partir do momento que decidiram criar um blog, oque realmente importa como vc mesma disse é qualidade. Todos temos que parar de querer ter status e fazer algo que nos divirta *--*
    Beijooos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lauro. Exatamente, o blogueiro tem que ter em mente que o blog é algo para divertir a si mesmo e aos leitores, muitos são profissionais - claro, mas se eles não tiverem esse intuito não terão sucesso.

      Excluir
  5. Também acho sem sentido essas pessoas que trocam seguidores entre si só para que o blog cresça! O que realmente vale é o tanto de pessoas que participam do blog, que deixam comentários e coisas assim. Não vale nada um blog com 500 seguidores e nenhum comentário, vale?
    Eu chego a ignorar quando posto alguma coisa num grupo de divulgação e alguém comenta com um "seguindo, me segue?", acho muito chato! Se ainda fosse alguma coisa relacionada com o que eu postei lá, mas raramente é, né?
    Beijos,
    Own Mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também ignoro, posso parecer metida, fresca ou o que mais for, mas acho essas atitudes descabidas.

      Excluir
  6. Fazia tempo que eu não vinha aqui (até porque tava de férias do trabalho e férias da blogosfera). Tive que vir comentar para registrar meu contentamento com essas mobilizações.

    Sei que hoje blogs são locais de trabalho e ferramentas de... mas acho que é bom resgatar também a ideia inicial e o sentimento dos blogs. Eles nascerão diários virtuais de expressão e comunicação.

    Será que é mais importante ganhar parcerias e seguidores, ou alimentar o seu espaço e trocar opiniões?

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senti sua falta, realmente :)Realmente, muitas pessoas esqueceram dos reais propósitos do blog: diversão.

      Excluir
  7. Acabei encontrando esse blog por meio de uma promoção, creio eu - nem lembro mais. Daí, gostei do layout do blog (muito fofo!), gostei da cor (sério! amei!), achei o rostinho das blogueiras ao lado de menininhas, depois vi uma postagem de perguntas e respostas ao noivo (aff, morri de ri, como ele conseguiu, me pergunto até hoje, que memória! - Há maridos que não sabem nem a metade - risos), achei diferente, saía do normal, cada blog que participo carrega uma característica marcante de alguém integrante que gosto, e é dessa característica que gosto e me faz entrar.

    Então o post é verdade!

    São essas pequenas partes de vocês que completam tudo e cativa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor. Pois é, aqui procuramos ao máximo nos diferenciar para cativar nossos leitores, acho que todos os blogueiros tem que ter em mente a paixão pelo que faz, e princialmente devem ser encobertos por criatividade :)

      Excluir
  8. Sério Barbara, tu falou tudo mesmo. Olha para mim, eu tenho essa blog a dois meses e sei que cresci bastante ao meu ver, mas cara do que adianta você ter mil seguidores se você tem apenas três post no blog? Sinceramente, muita gente vem falar para mim "Ah segui seu blog, retribui" ou então "segui o seu blog e curti sua pagina, faz o mesmo?" Cara isso não é legal para mim.
    De qualquer forma, a pessoa vai estar queimando a sua imagem com todo mundo só por que quer ter um maior numero de seguidor. Eu fico pensando, cara eu quero chegar a onde a Camila Coelho chegou, mas para isso preciso ralar muito, me esforçar muito e não ficar pedindo para os outros seguir o meu blog só para eu ter "números grandes" em meu blog, sendo que isso não vai adiantar de nada.

    Bom essa é a minha opinião em relação a isso.
    Beijos
    http://eaimarry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não gosto e nunca gostei desta frase "siga que eu te sigo". Normalmente quando recebo um comentário deste eu agradeço a visita e retribuo, mas para seguir só se gostar mesmo. Acho muito mais válido a pessoa começar a fazer parte de determinado blog deixando comentários, é certeza que o dono do blog vai querer saber que é a pessoa que sempre participa (pelo menos eu). Desta forma é muito mais garantido que eu siga.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Você só segue algo que se identifica, se a pessoa se identificou com meu blog que siga-o, caso queria que eu visite o blog dela é só deixar o link, se eu me identificar também irei seguir.

      Excluir
  10. Gente do céu, não tem coisa que mais detesto do que o tal "segue que eu sigo de volta".. afff, eu implico tanto que se a pessoa escrever isso, justamente que nem visito o blog. Porque acho que para a gente ser seguidor (falando como leitora) e fã, devemos ser porque gostamos de determinado blog e conteúdo, e não por causa de uma troca de favores. Como tu disse, infelizmente para parcerias precisamos de números, mas isso aos poucos vai se conseguindo por consequência de um trabalho bem feito, e não por mendicância. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não visito, Mi. E só não printo todo mundo e posto na FP pra não pagar de chata.

      Excluir
  11. O que eu tenho que fazer para ficar com a opção: "Aplaudir de Pé"?
    Eu não tenho um blog, mas faço ideia de quanto essa situação pode ser chata. Só espero que as pessoas que fazem isso disponibilizem dois a três minutos do seu tempo e refletir sobre esse texto e o fato contido nele.
    O conteúdo SEMPRE faz diferença. Dica da dona do texto e reafirmada por uma leitora de blogs.
    ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rita. Espero que tenha compreendido :)

      Excluir
  12. Poxaa

    Eu tinha feito um comentário tão legal no dia que vi a divulgação do post no facebook e a internet não colaborou!
    Mas enfim... Eu concordo contigo... É muito chato essa coisa de comentar só pra pedir visitas! E mais triste é notar que a pessoa nem leu o que vc escreveu, e só usou o copia e cola.
    Eu bem tento cativar leitores, pra que eles me visitem por gosto e não só por troca de favores. É dificil, mas acho que vale muito mais do que apenas números altos nos comentários!

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Evelyn, em certos momentos esses comentários desnecessários me fazem pensar se eu estou fazendo certo em manter um blog ;)

      Excluir