Oi, gente. Tudo bem?

Como vocês devem saber, o blog fechou parceria com a editora Fundamento. A resenha de hoje é da aposta literária da editora para este ano e é o primeiro que recebo de cortesia. Vamos conferir?



Livro: A 5ª Onda
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Páginas: 368
Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar. 

 A QUINTA ONDA ESTÁ COMEÇANDO…

Assim que foi avistada a nave mãe na órbita da Terra, a humanidade mudou. Foi dito que não seria uma invasão, mas nada era certo, pois não havia um contato entre nós e ‘eles’. Por isso, ninguém estava preparado para o que estava para acontecer. Algumas pessoas seguiram com suas vidas enquanto nada acontecia, mas não pensar no assunto não fez diferença nenhuma. Depois do 10º dia a 1ª Onda caiu sobre a população.  Um pulso eletromagnético fez com que tudo movido a eletricidade parasse. Sem energia, não somos nada. Nada de carros, televisões ou telefones. Até os aviões caíram do céu. E isso foi só o começo. 
Quando a 2ª Onda chegou, tsunamis eliminaram as costas. Não existia mais litoral. Mais de meio milhão de mortos. E isso não foi nada se comparado ao terror da 3ª Onda. Aqueles que sobreviveram a 2ª desejaram ter morrido. Um vírus mortal atingiu as pessoas, dizimando mais de 95% da população. A pestilência fazia com que você morresse engasgado com seu próprio sangue. O mundo estava em caos. As pessoas finalmente entenderam que os Outros não eram nada amigáveis. Quando a 4ª Onda, os Silenciadores, chegou, muitos já estavam sem esperanças… E é aí que começa a 5ª Onda.
Cassie, de Cassiopeia, perdeu sua mãe para o vírus. Junto de seu pai e seu irmãozinho Sammy, ela procurou um abrigo. Nenhum lugar era seguro. Porém, existiam boatos a respeito de uma base militar que estava abrigando os sobreviventes. O problema é que nessa história, nada é o que parece. Como sobreviver se você não pode confiar em ninguém?
Eu nunca li nada com a temática alienígena. Quando o blog fechou parceria com a editora Fundamento, fiz uma varredura no catálogo deles e a sinopse desse livro me chamou atenção. Algo me fez lembrar de A Passagem, que foi um dos melhores livros que li, e resolvi arriscar. Fiz uma excelente escolha. Essa é com certeza a melhor leitura do ano.
O enredo é totalmente envolvente. O livro tem quase quatrocentas páginas e as letras não são muito grandes, mas é totalmente impossível largá-lo sem antes terminar. É difícil não se prender a luta de Cassie pela sobrevivência, que é o foco central do livro. O bom é que o que está no meio disso que nos faz gostar da leitura. Na narrativa você encontra de tudo um pouco, desde sangue e medo até o amor proibido. Os personagens são todos jovens e despreparados, mas que encontraram um objetivo através do ódio ou do amor. Tem aqueles que morrem pra salvar quem amam e aqueles que matam por não ter quem amar. É um livro incrível. Tudo graças a um universo desolador muito bem escrito e a uma protagonista que consegue ser cômica durante os momentos mais difíceis. 7 bilhões de pessoas morreram e as que restaram estão apenas esperando sua hora.
O livro tem todos os fatores que são necessários para uma boa leitura, pelo menos pra mim. A escrita é em primeira pessoa, mas temos o ponto de vista de quatro personagens. Esse é um detalhe que engrandece ainda mais o enredo, pois nossa ansiedade aumenta a cada virada de página. O foco central é na Cassie, a menina que sobreviveu a todas as ondas, mesmo com tudo apostando contra ela. Temos também a visão de Zumbi, um garoto que sobreviveu a infecção da pestilência – algo raro – e traz uma perspectiva diferente, já que está sob a proteção dos militares. O único ponto negativo foi quando descobri quem ele realmente era. Não foi previsível, mas um tanto clichê. 
A escrita de Rick Yancey é perfeita. Ele sabe escrever para todos os gêneros, reunindo a medida necessária de sangue e amor. O problema é que ele mata sem dó. Não se apegue a ninguém, pois dali a pouco seu personagem querido poderá estar morto.
A 5ª Onda é um livro que não dá pra falar muito sem soltar spoilers. Pra mim, isso é algo incrível, pois quer dizer que cada detalhe é essencial. Eu aproveitei cada instante da leitura, o que me deu uma grande tristeza ao ver que terei que esperar muito tempo pela continuação, que nem título tem.
Se você é fã de alienígenas, vai adorar esse livro. Se não é, vai passar a ser, pois esse livro mudará sua opinião com toda certeza. Leiam urgentemente!
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA
Clique AQUI e participe.

icon-newsletter

Não perca nenhuma novidade!

Veja os posts relacionados


Deixe seu comentário

55 Comentários

  • Um Container
    14 janeiro, 2016

    Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista de desse ano, mas ainda não tive tempo. Já li muitas resenhas que falam que ele é bom e isso me fez querer saber como é pela minha visão, além de que o filme será lançado dia 21 (meu aniversário). Adorei o blog e já está em meus favoritos.

    Meu blog: http://www.umcontainer.com

  • Douglas Fernandes
    11 outubro, 2013

    Adoro livros assim… tenho certeza que eu vou adorar esse livro… ja vai entrar pra lista de livros que eu vou ler aqui… acho que ainda nao li um livro de alienigena, esse livro deve ser incrivel… *-*

  • Bianca Vieira
    11 outubro, 2013

    Meu Deus, estou louca para ter esse livro! Acompanho muitos canais literários internacionais no youtube, e todos elogiam até os defeitos dele!! Estou morrendo para ler, mas acho péssimo que a continuação só saia em maio ( e nos EUA!!!). Sim, já quero ler esse livro pensando na continuação, pq tenho a sensação que vou amar.

  • Giselle Oliveira
    11 outubro, 2013

    Já tive pavor de alienígenas quando era pequena mas agora amo filmes sobre eles porem nunca li nenhum livro em que eles dessa maneira. Invasão da Terra essas coisas só em filmes mesmo e por ser diferente do que estou acostumada a ler me chamou bastante atenção. Com certeza pretendo lê-lo.

  • Julia Almeida
    10 outubro, 2013

    Nossa! Acho muito interessante livros com temática alienígena! Infelizmente o único que já tive a oportunidade de ler foi Eu sou o Número Quatro!

    Adorei a premissa desse livro e sua resenha só contribuiu para aumentar a minha vontade de lê-lo. Continue assim!

    Beijinhos

  • EricaMarts
    10 outubro, 2013

    A 1° onda de lembrou a série Revolution, a 2° onda me lembrou do mangá Evangelion, a 3° onda me lembrou de um filme que esqueci o nome. Fiquei animada com o enredo e o livro não ser um tijolão. Eu gost de histórias com aliens.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

  • Larissa
    06 outubro, 2013

    Eu queria ler esse livro assim que vi a capa, vi que tinha algo de futurístico nele quando li a sinopse, mas não imaginava que teria algo tão diferente…ETs? isso é diferente
    ameei

  • beth
    06 outubro, 2013

    O livro realmente é muito bom. Estou cheia de curiosidade a respeito dele e seus comentários e elogios só me deixaram mais que curiosa e ansiosa pra saber mais dessa maravilha. Que bom que você gostou tanto assim. Posso ler mais tranquila tendo a certeza que não vou me decepcionar. Beijos.

  • Jada171
    01 outubro, 2013

    SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES

    Resenha bem escrita, abordando pontos relevantes do livro, despertando o interesse dos leitores.

  • Bruna Costenaro
    01 outubro, 2013

    Nunca li nenhum livro que tivesse ets, pq eu sempre tiver pavor deles, mas tem alguns anos que a minha relação mudou de pavor, para medo com curiosidade, então acho que consigo encarar o livro hahaha. Agora estou curiosa p/ ver se aguento ler sem sonhar com eles =P

    miquilis

  • Luara Cardoso
    29 setembro, 2013

    A cada vez que vejo uma resenha sobre esse livro, minha vontade de tê-lo só aumenta. Apesar de, assim como você antes de ler esse livro, nunca ter lido nada da temática, parece um enredo que vai me conquistar, ainda mais se for tão envolvente quanto você diz.
    Parabéns pela resenha. 🙂

  • VANESSAANGELQ
    29 setembro, 2013

    Parabéns pela parceria com a Editora Fundamento,a resenha está interessante pela história que tem temática alienígena e tem várias séries sobre o tema,acompanhar Cassie nessa jornada deve ser eletrizante e e descobrir o que vai acontecer.

  • Nicole Longhi
    29 setembro, 2013

    eu estou LOUCA para ler este livro, vi a resenha e simplesmente amei , adoro ficção , ainda mais sobre alienígenas, simplismente viajo lendo e imaginando ! ótima resenha !

  • Livy
    21 setembro, 2013

    Eu li este livro e simplesmente AMEI! Torci, me surpreendi, e a cada linha lida fiquei com o coração na mão! RECOMENDO! Adorei a dica, ótimo livro e ótima resenha. =) #favoriteiolivro

  • Rossana Batista
    21 setembro, 2013

    Lendo a sinopse eu percebi que nunca li nada do tipo! Têeem alienígenaaaas?!?!
    Essas coisas de ondas devastadoras… fiquei muito curiosa para saber tudo tudo tudo!

  • Diandra Fernandes
    20 setembro, 2013

    Estou super louca para ler esse livro, o enredo, resenhas, capa, nome, etc. Tudo nele me chama atenção, espero gostar.

  • Anônimo
    19 setembro, 2013

    Fiquei super interessada nessa mistura de distopia com ficção científica. Já quero comofas braseooo??? De quebra ainda temos um "zumbi" :O Já AMO!

  • Pamela Moreno Santiago
    18 setembro, 2013

    Alienígenas? Sério?
    Nunca li nada sobre, acho. E o máximo que cheguei perto foi em E.T.
    Quem sabe né, um livro para abrir novos horizontes dentro da Literatura Fantástica.
    Parabéns pela Resenha :3

  • Tânia Regina
    16 setembro, 2013

    Imaginava que o livro seria de assuntos de ficção científica, um misto de terror e matador. Muito boa a resenha, deu pra entender melhor do que se trata. Valeu!

  • Pequena Mathilda
    15 setembro, 2013

    Eu fiquei muito curiosa pra ler este livro. Mesmo não sabendo muita coisa sobre ele, a sinopse fez meus olhos brilharem. Fiquei ainda mais curiosa ainda depois desta resenha. Adoro alienígenas, distopias e mundos pós-apocalípticos. (aliás vejo muita gente classificando este livro como distopia, mas pra mim é mais um mundo pós-apocalíptico mesmo). Estou bastante curiosa pra ler A passagem também agora…

  • Thainá Cristina
    14 setembro, 2013

    "Ele mata sem dó" SOCORRO será possível que todos autores adquiriram a essa onda de serial killer???
    Enfim, a premissa parece ser super interessante e eu AMO livros com esse tema "fim do mundo"!

  • Jéssica Antunes
    14 setembro, 2013

    Noossaa seensacionall!!
    Fiquei super curiosa para ler o livro.
    Tenho certeza que vou adorar. e parabens pela resenha adorei.

  • Vanessa Moreira
    14 setembro, 2013

    A história desse livro é sinopse de filme….pelo menos na minha opinião…rsrs
    Achei muito interessante a história e quero muito ler!!
    Parabéns pela resenha!!!

  • Francielle
    13 setembro, 2013

    Faz bastante tempo que esse livro está na minha wishlist. Fiquei bastante feliz ao ver que seria publicado no Brasil, porque parece ser uma distopia bem do meu estilo. Li MUITAS críticas super positivas sobre o livro e estou bastante ansiosa para ler! : )

  • letícia
    13 setembro, 2013

    Pensei que ela tinha 15 anos e amei esse negócio de chamarem os aliens de Outros e a história das Ondas, amo distopias e tô louca pra ler esse livro

  • Gabriela
    12 setembro, 2013

    Eu não estava com vontade de ler esse livro, mas depois dessa resenha. Sério, aprendi a amar coisas com alieníginas depois de Eu sou o número 4 e agora estou curiosa, estou cansada dessas distopias atuais e essa ma parece perfeita!

  • Cristiane Dornelas
    12 setembro, 2013

    Já esperava que fosse bom e pelo jeito é mesmo. As críticas dele estavam muito boas quando veio o anuncio de que ia ser lançado aqui, esperava que fosse bom e parece ser mesmo, uma trama muito gostosa.

  • Stephanie Franke
    12 setembro, 2013

    eu não estava muita animada para ler esse livro, mas o tinha julgado por uma capa que não faz meu tipo. não sabia que se tratava de uma narrativa num universo fantástico com alienígenas, algo diferente que há muito tempo não leio. Fiquei realmente curiosa!

  • Fabrica dos Convites
    12 setembro, 2013

    Pelo visto estas 400 páginas nem serão sentidas…
    Bjs, Rose.

  • Fabrica dos Convites
    12 setembro, 2013

    Pelo visto estas 400 páginas nem serão sentidas…
    Bjs, Rose.

    • Leonardo Amarante
      13 setembro, 2013

      Não mesmo! É tanta coisa boa acontecendo que você nem percebe quando termina de ler.

  • Isis caroline
    12 setembro, 2013

    Distopia é o meu forte! Amo jogos vorazes e starters então esse livro eu fiquei com muita vontade de ler *–*. amo livros narrados pelo personagens, isso facilita demais a leitura e nos deixa mais incluídos na trama. Confesso que não leio muito livros fantasiosos com zumbis, então esse livro é um grande desafio pra mim. Mas ele está na minha lista de desejos. Adorei a resenha 🙂
    beijos

    • Leonardo Amarante
      13 setembro, 2013

      Distopia? Bate aqui o/
      hahahaha' Sou fã incondicional, leio qualquer uma. A narrativa em primeira pessoa sempre engrandece a leitura, mas quando tem mais de um ponto de vista tem que ser bem escrita, se não pode engrandecer ou prejudicar a história.

    • Leonardo Amarante
      13 setembro, 2013

      Distopia? Bate aqui o/
      hahahaha' Sou fã incondicional, leio qualquer uma. A narrativa em primeira pessoa sempre engrandece a leitura, mas quando tem mais de um ponto de vista tem que ser bem escrita, se não pode engrandecer ou prejudicar a história.

  • Tâmara Moya
    12 setembro, 2013

    Oi gentesss
    Não sou muito fá de distopias mas, quando o livro apresenta algo diferente daquilo que estou acostumada a ler eu fico mais animada para começar a leitura. A premissa dele é diferente e eu aposto que a maioria dos leitores que leem a sinopse fica com um pouco de curiosidade para ler né?
    Acredito que o universo criado pelo autor é fantástico, uma história fascinante, cheia de mistérios, ação, romance e aventura. A narrativa parece ser fluída e engraçada.
    Pela resenha pude perceber que o livro aborda escolhas e nos faz questionar se em um mundo cada vez mais devastado ainda há lugar para a esperança, o amor, a felicidade.
    Juro que quero muito ler este livro!
    Bjus

    • Leonardo Amarante
      13 setembro, 2013

      Eu sou vidrado em distopias, elas ocupam boa parte da minha estante. Porém, A 5ª Onda tem um diferencial. A escrita do Rick é perfeita e o universo criado é totalmente novo, ao menos pra mim!

      Beijos

  • Oliveira
    12 setembro, 2013

    Gosto muito de livros de ficção, então vou gostar desse. Ao ler sobre a primeira onda lembrei da Série Revolution, que amo! Esse livro deve ser muito bom.

  • Cris Aragão
    12 setembro, 2013

    A única coisa que não me agradou é não ser um livro único e nem ter uma continuação prestes a ser lançada. Pela sinopse já dá para saber que muitos personagens vão morrer, acho que não é surpresa. Gostei de termos quatro narradores, isso dá à narrativa em primeira pessoa uma perspectiva bem mais ampla.

    • Leonardo Amarante
      13 setembro, 2013

      A continuação deve sair em maio do ano que vem lá nos EUA, chegando aqui no fim do ano. Estou esperando ansiosamente!

  • Alice Guerreiro
    12 setembro, 2013

    Parece ser legal o livro, pra quem conhece a série de tv Revolution e gosta do gênero ficção cientifica eu recomendo, embora confesso que não curto muito o tema dos alienígenas, que não tem em Revolution, mas fiquei curiosa pra ler!

    • Leonardo Amarante
      13 setembro, 2013

      Sempre tive curiosidade em assistir Revolution e você não é a primeira que compara… Vou dar uma conferida na série!

  • Anônimo
    12 setembro, 2013

    U-A-U! Nunca li nada sobre alienígenas, mas pelo que li na resenha vou acabar me tornando fã!
    Adoro livros narrados em primeira pessoa, o que já é um começo.Ai Deus, eu me apego muito fácil aos personagens, acho que vou sofrer com a 5ª Onda!
    Fiquei meio chateada de ter que esperar a continuação! Poxa, não pode demorar muito, nossos corações leitores não aguentam! Hahahaha!
    Beijo!

    • Leonardo Amarante
      13 setembro, 2013

      Eu me apegava muito fácil também, mas aprendi com Justin Cronin e com Suzanne Collins que até o mais querido personagem pode morrer, então já me acostumei!

  • Amanda Z. Dutra
    10 setembro, 2013

    Eu não gosto de livros com alienígenas, zumbis e tals, então não sei se vou gostar desse livro :S Uma pena, porque você super recomendou na resenha né 😛

    Beijo

  • Ana Lopes
    09 setembro, 2013

    Nunca li nada com o tema "alienígenas" , e confesso que fiquei bem curiosa .
    Eu o compraria nem se fosse só pela capa , mas visto que o conteúdo é ainda melhor , estou super ansiosa para tê-lo em mãos , parabéns pela resenha , ficou perfeita 😉

    TheLoverBook.blogspot.com

    • Leonardo Amarante
      13 setembro, 2013

      Que bom que gostou da resenha. Realmente, a capa é linda, mas o conteúdo é muito mais!

  • Renata Carvalho
    09 setembro, 2013

    Estou mesmo carecendo de livros com conteúdo, diferenciados e muito bem escritos. Esse me pareceu ser uma boa dica.
    Assim que eu tiver tempo, acho que vou ler.

    Beijos,
    Resenhando Books

  • Rita de Cássia
    08 setembro, 2013

    Depois dessa resenha, esse livro vai para a minha meta de leitura e compra URGENTE no skoob! Caramba, eu já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca entrava em detalhes… Agora, em menos de três minutos ele virou a minha "prioridade literária".
    Não sei em se devo agradecer. Como eu já disse anteriormente, esse blog vai me deixar pobre – extremamente feliz, mas pobre.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Parabéns pela resenha!
    ;D

    • Leonardo Amarante
      13 setembro, 2013

      Que bom que gostou da resenha! A 5ª. Onda foi a minha melhor leitura do ano, dentro desse gênero de ficção. Espero que goste!

  • Lauro Moura
    08 setembro, 2013

    Curiosidade, foi oque o livro despertou na minha pessoa. E esses elogios maravilhosos sobre a obra ? ameiii de verdade. Gosto bastante do gênero e o livro já marca presença na listinha de desejos ^^
    Beijooos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    • Leonardo Amarante
      13 setembro, 2013

      Nossa, Lauro. Sua wishlist é gigante. hahaha'
      Esse livro merece entrar em qualquer wishlist, pois é totalmente incrível!