Leia para uma criança, isso muda o mundo

Heey gente, tudo bem??



Todas as vezes que eu vejo essa propagando do Itaú na televisão acredito que ela é a melhor propagando que pode existir. Leia para uma criança, isso muda o mundo. Sim, isso realmente muda o mundo. Principalmente aqui, no Brasil, um país onde a desigualdade social é imensa, mas onde um livro pode conectar duas crianças de uma forma absolutamente encantadora.

Hoje em dia temos tantas possibilidades de diversão para as crianças. Computador, vídeo-game, televisão... São tantas opções que àquela opção mais valiosa e que necessita de uma maior compreensão da criança acaba sendo esquecida. Mas isso não é culpa das crianças. Isso é culpa dos adultos que a rodeiam; estão sempre ocupados com seus próprios bem-estar que esquecem que as crianças podem ter um bem-estar melhor com o auxílio deles.

A média de leitura do Brasil está aumentando. Sim, vamos comemorar. O brasileiro está lendo mais. Só que mesmo assim não estamos incentivando nossas crianças, não estamos mostrando a elas o mundo que nos foi apresentado - mesmo que na fase adulta (não no meu caso) - e que nos faz viajar por diferentes dimensões todos os dias. Por quê não damos esse privilégio a nossas crianças?

Incentivem seus filhos, irmãos, primos... Incentivem às crianças ao seu redor. Dê um livro de presente, leia uma história. Transforme o mundo. O indivíduo que lê tem mais habilidade para fazer tudo na vida. Tem a mente mais aberta, pensa com discernimento, entende com mais facilidade tudo o que se passa ao seu redor, aprende a lutar pelos seus próprios direitos, compreende a sociedade a sua volta. É uma pessoa melhor.

Leia para uma criança, ensine uma criança a ler. Apresente a ela esse mundo deslumbrante. Mostre o quão viajada ela ficará quando passar a caminhar com um livro ao lado. Ensine-a a montar uma biblioteca de 2, 3, 4, 10, 1.000 livros. Mostre a ela às maravilhas da leitura. Mude o mundo, nem que seja o pedaço de mundo no qual você vive.

 
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e participe.

16 comentários:

  1. Oi, Bah!

    Adorei essa postagem. Ler para as crianças é mesmo muito bom. Estimula o desejo de ler nelas e descobrir novas histórias, além de ativar o desejo de criar suas próprias histórias. Sempre fui muito criativa, e olha que ninguém lia nem contava historinhas para mim. Imagine se lessem ou contassem...

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  2. Bárbara, mesmo que os pais não tenham tempo para ler pros seus filhos, eles pelos menos devem o incentivo. Acho justo rs


    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse post, realmente as crianças precisam ser mais incentivadas. Meus pais me davam livros desde pequena,mesmo com condições financeiras não muito boas,me incentivavam. E a minha escola tem um bom sistema de plano de leitura que começa desde a educação infantil. Mais escolas poderiam ser assim, principalmente as públicas... e é claro, os pais devem levar seus filhos a uma livraria/biblioteca nem que seja uma vez por ano, já é um começo, concorda? Beijos!
    esthersampaioblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Eu acho a iniciativa do Itaú e a propaganda tão legal..Eu fiquei apaixonada quando vi a primeira vez a campanha..E acho totalmente válido a iniciativa.. Estamos na era digital e as crianças cada vez mais e mais se apegam as jogos virtuais e redes sociais e se esqueçam da leitura..E cara ler é tão BOM e IMPORTANTE ..Vale a pena quem tem criança em casa pedir sua coleção ou até para presentear um primo ou sobrinho.


    www.quatroamigaseumlivroviajante.com

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você quando disse que a propaganda do Itaú é uma das melhores que pode existir. Afinal, ela ão diz nada além que a verdade. Tiro isso por experiencia própria. Meus pais não tinham tempo de ler para meus irmão e eu quando eramos crianças, mas eu não lembro de um dia que eles não chegassem com um livro diferente para que lessemos. Tanto por causa da melhora na fala e na escrita, mas também para estimular a nossa imaginação infantil. Não preciso dizer que essa mania se cultua até hoje. Agora eu empresto os meus livros aos meus pais ou a amigos. Dá um orgulho de ver que aquela pessoa que você conheceu que não conseguia ler nem um artigo de revista, agora anseia por ler um livro de mais de 300 páginas!
    ;D

    ResponderExcluir
  6. Oi! ^^
    Também acho linda essa campanha do Itaú! :)
    Se os adultos que a ouvem seguirem o exemplo com certeza o mundo se tonará um lugar muito melhor.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu também me sinto tocado quando vejo esta propaganda, seu texto como sempre foi maravilhoso Barb, o povo brasileiro para ter mais cultura tem que incia-la desde cedo em nossos pequenos que ainda acredito que irão ser a salvação para o nosso país. Finalmente o marketing brasileiro apostou em uma divulgação para próprio privilégio da população, e que comercial mais bem elaborado, me sinto assistindo um filme da disney ou uma animação da Dream Works *---*

    Beijooos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ei Barbara, que lindo eu sempre leio pra minha irmazinhaa!
    Ameii
    Blog *-* / Fanpage *-*

    ResponderExcluir
  9. Um projeto maravilhoso. Sempre peço um kit.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. AMO essa propaganda do Itaú Baah, e que o Brasileiro tá aumentando a taxa de leitura é ótimo, mas ainda é pouco </3 mas enfim, Itaú sempre inovando nas propagandas! :D

    Leia pra uma criança, isso muda o mundo. Eu boto fé demais nisso!

    Beijos,
    www.ps-carpediem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Também adoro a propaganda do Itaú, e cada vez que leio ela eu fico com mais vontade de comprar livros para as minhas priminhas e dar de presente para até incentivar elas a aprender a ler já que elas não sabem ainda *--*

    ResponderExcluir
  12. Essa iniciativa é ótima, pois se ensina quando criança o hábito se torna mais fixo.

    ResponderExcluir
  13. Acho essa iniciativa do Itaú maravilhosa e é claro que já solicitei os livrinhos para ler para uma criança :o) Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  14. Todos os anos eu vejo essa iniciativa do banco e acho muito legal, tem um projeto na minha cidade em que os voluntarios vao ate os colegios publicos e leem para as crianças, é uma bagunça que só, mas no fim sempre é divertido.



    xx

    ResponderExcluir
  15. Concordo com cada vírgula. É uma das propagandas mais legais que já fizeram. Nem tem tanto a ver com o Banco, mais a inciativa foi super bacana.

    ResponderExcluir
  16. Oi Báh... realmente. Finalmente uma propaganda que faz os olhos brilhar. Eu fico extasiada toda vez que passa. Bem antes de esse slogan existir eu já dizia "Leia para uma criança" Demais!!
    Bjo

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir