14 de outubro de 2013

Ta Na Estante :: 'Dezesseis Luas' #138

POSTADO POR EM 14 de outubro de 2013

Oi, gente. Tudo bem?


     Recentemente tivemos a semana Cassandra Clare aqui no SEA. Quando Dezenove Luas foi lançado, resolvi fazer a semana Beautiful Creatures. E, pra começar, trouxe a resenha de Dezesseis Luas pra vocês. Bora conferir?!

Livro: Dezesseis Luas
Autoras: Margaret Stohl e Kami Garcia
Editora: Galera
Páginas: 490
Sinopse: Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece... Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona. Eleito pelo Amazon um dos melhores livros de ficção de 2009. Direitos de tradução vendidos para 24 países. Um filme da série está sendo produzido. "Pacote completo: um cenário assustador, uma maldição fatal, reencarnação, feitiços, bruxaria, vudu e personagens que simplesmente prenderão o leitor até o fim..."


Algumas paixões estão predestinadas... Outras são amaldiçoadas.

Quando vi Dezesseis Luas pela primeira vez, ele não me chamou atenção. A capa tinha um ar sombrio e era bem bonita, mas o título não me dava vontade nenhuma de ler. Porém, quando ganhei o meu exemplar, resolvi ler e não me arrependi.

O livro é narrado por Ethan Wate, um garoto de 16 anos que vive em Gatlin, uma pacata cidade na Carolina do Sul. Ele vive ali desde que nasceu, mas não vê a hora de deixar o lugar.  
A narrativa parte dos sonhos de Ethan. A várias noites ele vem sonhando com uma garota, que parece precisar de sua ajuda, mas ele não sabe como. Ele nunca viu o rosto dela, mas sempre sente uma dor quando não consegue salvá-la. 

Em certo dia, Lena Duchannes chega a Gatlin. Ela é sobrinha de Macon Ravenwood, um esquisitão que vive isolado em sua casa há muito tempo. Todos acreditam que Lena seja uma espécie de bruxa e passam a destratar a menina. Todos exceto Ethan. O garoto percebe que Lena é a menina dos seus sonhos e faz de tudo pra se aproximar dela, até que se vê em um mundo totalmente novo e também muito perigoso.

Os personagens são bem construídos, com personalidades totalmente únicas e que os tornam especiais. Lena é uma das personagens mais chatas que tive o desprazer de conhecer. Teoricamente, ela é a Conjuradora mais forte, mas seus medos encobrem sua força. Faltam coragem e força de vontade pra ela. Ethan é mais do mesmo: o jogador de basquete que é popular até que se apaixona pela garota esquisita e se afasta de todos. Isso me irritou um pouco. Todos diziam que Lena era causadora dos males que atingiram Gatlin, mas o Ethan tem uma confiança um tanto cega nela e não cogita a possibilidade de ela realmente ter feito algo errado. 

De longe, meus personagens favoritos são Amma e Macon. Amma é uma senhora cheia de superstições e que cuida com muito amor de Ethan. Macon é incrível! Ele abusa de tiragens rápidas e tem um sarcasmo e um modo de falar que fazem você gostar dele de cara.

A escrita das autoras é excelente, conseguiu me prender bem no começo da narrativa. Embora tenha quase quinhentas páginas, a leitura é rápida e fluida. O mundo criado por Margaret Stohl e Kami Garcia é cativante e, surpreendentemente, original. Sim, é um livro sobre magia. Porém, somos apresentados a Conjuradores, que deixam bem claro que não são bruxos, são diferentes.

Eu amei o livro, mesmo com esses pontos negativos. Se você tinha algum receio em ler, pare de besteira e leia, vale muito a pena.



***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e participe.

33 comentários:

  1. Eu assisti o filme e a estória me pareceu interessante, já faz tempo que quero ler esse livro.. todos falam tão bem dele

    Parabéns pela resenha :D

    http://saga-preciosa-cristal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive um pouco de receio em ler a série kkk. Eu ainda nem assisti ao filme, mas agora ao ler a primeira resenha tão positiva que estou vendo do livro acho que vou repensar em ler a série. Eu particularmente acho todas as capas lindas e a temáticas da história muito boa *--*
    Beijooos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Eu tenho a série baixada, vc acha que vale a pena ter o livro físico? Parece que vc gostou muito desse livro, vou começar dezesseis Luas hj (vc me motivou rsrsrsrs), se eu gostar muito eu compro. Parabéns pela resenha, gostei muito!

    Abraços e boas leituras!

    http://amandatrindadepalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu fui saber que tinha livro, através do filme, e eu assumo que fiquei com medo de ler por...sei lá achava que era mais uma modinha, mas vejo que parece uma história bem legal, aliás amei a resenha
    Beijos

    Imagine Belle

    ResponderExcluir
  5. Não li esse livro ainda, mais por todas as criticas que li e pela sua,(risos), parece perfeito, o/ nova seguidora.
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não é que eu tinha receio, mas ele não tinha me interessado tanto. Estou começando a mudar de ideia.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Finalmente paro para ler uma resenha desse livro, porque nunca havia de fato me chamado atenção, assim como aconteceu com você, e para piorar a situação, só escutei críticas negativas sobre o filme. Mas agora, depois da sua resenha, até que fiquei curiosa para lê-lo.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  8. Confesso que, como a maioria dos que comentaram acima, eu também tinha meio que receio de ler esse livro, por mais que todos que eu começa que já tenham lido tivessem adorado. Então eu vou fazer o que você recomendou: Vou parar de besteira e ler. Se eu não gostar, pena. Se gostar, mas pena ainda porque essa saga é meio carinha...
    Obrigada pela dica e parabéns pela resenha!
    ;D

    ResponderExcluir
  9. Leonardo...eu achei a capa também tão sombria e as cores o efeito meio metalizado me ganhou...comprei sem nem ao menos conhecer a sinopse...e tipo não me arrependi..é uma história envolvente com personagens bem diversos..Uma pena que os protagonistas sejam tão chatos..mais acho que isso é bom pois um combina com o outro..É como você disse Lena tinha tudo para ser SENSACIONAL mais é tão insegura que a torna insuportável de chata.

    ResponderExcluir
  10. Deve ser um romancezinho bem legal. Eu tenho a coleção desses livros aqui mas ainda não dei uma oportunidade. Acho que começarei a ler depois que o livro recebeu 5 corações <3

    ResponderExcluir
  11. Eu li 16 Luas mas não achei a escrita das autoras assim tão atraente. Tive bastante dificuldade com a narração que por vezes se tornava bem enfadonha e um dos motivos de ainda não ter pego 17 Luas pra ler é justamente isso, mesmo achando que a história e a mitologia que as autoras criaram, muito legal.

    http://www.quatroamigaseumlivroviajante.com/

    ResponderExcluir
  12. Amei Dezesseis Luas, a trama foi bem envolvente, e fiquei desesperada para ler o livro dois, e quando li, fiquei da mesma forma pelo livro 3, enfim, agora pelo 4. Um dilema!

    ResponderExcluir
  13. Para mim, Dezesseis Luas foi uma enorme surpresa. Com a divulgação do filme surgiu o interesse em querer lê-lo. Até que gostei. Primeiro porque a estória é narrada por um garoto, são poucos os livros que os protagonistas são masculinos. Quando assisti o filme estranhei muito, mudaram muita coisa, mas no fim eu acabei gostando. Ainda não li Dezessete Luas, mas pretendo.

    ResponderExcluir
  14. Logo quando vi o nome da série: Belas criaturas, me veio a mente vampiros ou anjos, isto foi o que me deixou intrigada, mas depois que li a sinopse e ouvi algumas pessoas falarem a respeito deste livro soube que não era nada deste dois mundo que eu amava, mas sim se referia ao universo que me fez me apaixonar pelo mundo sobrenatural; os Conjuradores.
    Sem sombra de duvidas este é um livro que me prendeu do começo ao fim. O mistério que o ronda fez com que eu ficasse vidrada sem conseguir solta-lo um só minuto e quanto tinha que me afastar para fazer algo importante como estudar para a prova logo sentia aquele comichão de curiosidade e não conseguia me concentrar direito querendo voltar a me aventurar neste mundo mágico de Lena Duchannes.

    ResponderExcluir
  15. Troquei o livro pelo skoob, mas ainda não tomei coragem para ler. Já li muitas críticas negativas sobre o livro, mas amei o filme, então... Mas enfim, sua resenha me deu um up, tô com mais vontade ainda de ler!

    ResponderExcluir
  16. Leonardo!
    Gosto de livros de ficção que abordam o tema ligado a bruxaria.
    Não entendi bem porque não gostou das personagens principais e ainda assim deu a nota máxima?!...
    A resenha ficou bem feita, com os detalhes necessários e destaque aos pontos importantes sem revelar muito sobre todo o enredo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  17. pra quem viu o filme e gostou vai AMAR o livro... eu li o livro primeiro e achei a adaptação um Lixo! infelizmente... :(
    Adorei a historia do livro e estou mega curioso pra ler a saga toda.

    ResponderExcluir
  18. Sabe o livro que você lê, até gosta enquanto lê, mas não passa disso? E só acha graça no fim mesmo? É o que aconteceu com esse. O filme dele me convenceu mais que o livro..

    ResponderExcluir
  19. Faz mto tempo que li esse livro, não me afetou mto, nem positivamente nem negativamente, tanto que quero relê-lo p/ seguir com as continuações. Talvez eu tenha lido em uma época ruim...não sei...

    miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  20. Estou louca para comprar essa série, mas quero com a capa original e não a do filme. Aconteceu a mesma coisa comigo, também não me chamou a atenção a principio mas de tanto ver comentários positivos fiquei super interessada e quero muito ler.

    ResponderExcluir
  21. Vi o filme e todo mundo diz que não tem nada a ver com o livro.
    Pela sua resenha, não tive vontade nenhuma de lê-lo, mas mesmo assim no fim você o indicou... Agora fiquei na dúvida.
    Provavelmente não pagarei por ele, mas quem sabe... seu eu ganhar de presente pode ser que dê uma chance.

    ResponderExcluir
  22. Eu assim que vi a capa e até mesmo o nome fiquei curioso para saber do que se tratava. Mas quando eu vi pela primeira vez, eu não gostava tanto de ler. Mas já tenho o livro aqui em casa e não vejo a hora de lê-lo. Não assisti ao filme pois quero ler primeiro haha
    Adorei a resenha :*

    ResponderExcluir
  23. A resenha muito bem explicada ,princípalmente para despertar o interesse em ler o livro como eu ,já tinha ouvido falar do filme,achei meio sombrio ,mais agora fiquei curiosa esse é também uns dos pontos vital na leitura que desperta ainda mais o interesse mesmo por que tem sequência e é claro que queremos acompanhar sua história até o fim!

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito da resenha, já vi o filme do primeiro livro mas quero muito ler a serie, o problema é que tenho vários livros na frente então vai demorar um pouco.

    ResponderExcluir
  25. ja vi o filme e gostei, geralmente gosto mais dos livros, gostaria de ter a oportunidade de ler para comprovar novamente minha tese de que livros são melhores que os filmes, rs...

    ResponderExcluir
  26. Meu amigo falou tão mal desse livro que me desapeguei de quere-lo, nao vi o filme, mas adoro essas capas. Quem sabe mais pra frente eu nao o leia.


    xx

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia essa saga...conheci aqui no blog e fiquei muito interessada...quero ler todos!!!

    ResponderExcluir
  28. Não li nada a respeito dessa série ainda. Mas adoro estórias de horror, principalmente quando há um pouquinho de suspense. Valeu! \0/

    ResponderExcluir
  29. Amo amor amo esse livro, li bem no comecinho desse semestre tão rápido haha
    A história vai te envolvendo de uma forma inexplicável e quando você menos espera acaba haha Não vejo a hora de ler a continuação (:

    www.skoob.com.br/usuario/748058

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pela resenha, eu não sabia do que se tratava o livro, mas vi que estava fazendo sucesso. Agora estou morrendo de vontade de ler e conhecer mais sobre o Ethan e a Lena.

    ResponderExcluir
  31. Macom é realmente o melhor personagem! Eu gostei do livro, mas nao achei essas coisas, os protagonistas sao realmente uns chatos! O misterio tambem é interessante, achei legal. Acho que o que mais me chamou atencao foi a epoca do lançamento, editora deu bastante destaque ao livro e o misterio! So falta eu ler as continuacoes.
    bj

    ResponderExcluir
  32. Macom é realmente o melhor personagem! Eu gostei do livro, mas nao achei essas coisas, os protagonistas sao realmente uns chatos! O misterio tambem é interessante, achei legal. Acho que o que mais me chamou atencao foi a epoca do lançamento, editora deu bastante destaque ao livro e o misterio! So falta eu ler as continuacoes.
    bj

    ResponderExcluir