13 de outubro de 2013

Ta Na Estante :: 'Morte Súbita' #137

POSTADO POR EM 13 de outubro de 2013

Autora: J. K. Rowling
Título Original: The Casual Vacancy
Série: -

Editora: Nova Fronteira
Páginas: 504
Sinopse: Quando Barry Fairbrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque. A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no Conselho Distrital logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas?
Depois de passar seu aniversário de casamento dentro de seu quarto escrevendo um artigo sobre Kriystal Weedon para a para a Gazeta de Yarvil e Adjacências, Barry finalmente resolve levar sua esposa Mary para jantar no Birdie, o restaurante do clube de golfe que ele frequentava.

Ao chegar ao restaurante algo inesperado acontece, Barry sofre um aneurisma no estacionamento do clube, nada pode ser feito, ele morre instantaneamente deixando dor no coração de grande parte da cidade. Essa morte pega todos de surpresa, Fairbrother que sempre foi um homem engraçado, forte, inteligente e amigo, agora não estava mais lá para ajudar a tomar as decisões importantes do conselho da cidade. Sua morte muda completamente as relações entre os moradores da cidade e deixa uma vaga aberta no Conselho Distrital, essa vaga precisa ser preenchida, e candidatos não irão faltar.

A morte de Barry é o primeiro acontecimento do livro, o que não nos afeta em nada, afinal, não temos nenhum laço sentimental com os personagens da história, mas com o passar da história percebemos que não somos os únicos a passar por isso com tanta facilidade, mas também podemos perceber quem realmente sofreu com esse acontecimento. Com o passar do tempo começamos a nos apegar mais ao personagem. J.K. é conhecida por seus personagens marcantes e posso afirmar que em Morte Súbita a história não diferente.



O livro que foge completamente do mundo de fantasia criado pela autora em Harry Potter com certeza superou as minhas expectativas, o livro trata de assuntos atuais, tais como corrupção, falsidade, bullying, adolescência, problemas familiares e acima de tudo política. O livro que gira quase todo em volta da política, pode agradar os antigos fãs do bruxinho mas também pode não agradar tanto os fãs mais novos.

Em alguns momentos senti que Rowling estava tentando provar que não era apenas uma escritora de livros infantis, pois o uso de palavrões no livro é bem constante, e não são quaisquer palavrões, são palavras bem chulas mesmo, sem contar que temos algumas páginas que contém palavrões em praticamente todas as linhas, mas nada que vá tirar a qualidade do livro.

Se preparem para páginas repletas de segredos, intrigas, algumas boas risadas e muito sofrimento, afinal, J.K. acionou novamente o seu instinto serial killer e matou alguns personagens que mais me conquistaram.

O livro me agradou muito, tanto na história, quanto na diagramação, escolha de folha, fonte e etc, mas algo que não me agradou muito foi a capa, pois ao mudar o título do livro e manter a mesma capa não fez muito sentido e meio que perdeu a ligação.

O livro conseguiu me fazer colocar minha varinha de lado e me conquistou completamente, por isso acabou levando cinco corações.

***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e participe.

28 comentários:

  1. Diferente eim? Fiquei surpresa não pensava que era assim. Mas, se algum dia chegar a mim, quero lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro também me causou isso, completamente diferente do que eu imaginava que seria.

      Excluir
  2. estou doida pra ler esse livro, porém não tiver a oportunidade de ler ainda :/
    AAA! queria que o dia, tivesse 48 horas! UHASUHUDU

    segui, cuuurti *--------* teu layout ta mmtto lindo!
    http://blahoestraich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SOnho de todo leitor, um dia maior. kkk

      O lay é divo né? A Nathy é "foda" nesse quesito.

      Excluir
  3. Nunca tive uma enorme vontade de ler o livro, mas sempre li e ouvi ótimos comentários sobre ele. Agora com tantos elogios sobre o livro, acho que vou ter que repensar e por o livro na minha lista de desejados, a estória me pareceu pelo seu ponto de vista bem real *-*
    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, completamente diferente do mundo de HP. Ela consegue fazer você sentir tudo o que os personagens estão sentindo de uma forma incrível... Vale a pena a leitura.

      Excluir
  4. cara eu não sei se leria, sei lá, tenho certo receio desse livro, apesar de achar q vou curtir. enfim
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. É aquele livro que vejo muitos que amam e muitos que não gostam, preciso ler pra tirar minhas próprias conclusões.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, esse livro ou você ama ou você odeia.. Leia e venha aqui dizer o que achou. rsrs

      Excluir
  6. Da Rowling só li um livro que ninguém sabe qual é!! Aposto que ninguém sabe u_u
    Harry Potter e a Pedra Filosofal. XD kkkk
    Bom, não tenho tanta vontade de ler esse livro mas, sinto curiosidade, afinal como você disse, é a chance dela provar que não é apenas uma escritora de sucesso para apenas uma história/tema.
    Já vi em muitas resenhas a respeito dos palavrões contidos no livro, sinceramente em alguns momentos acho inútil o uso consecutivo da ação.
    Ótima resenha!
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, realmente não é tão necessário, mas quando você lê o livro, você percebe que esse ato está no contexto e não te incomoda.

      Excluir
  7. Aquele momento que a sua primeira resenha é repostada é você vê como melhorou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKK, nem vem. Eu adoro essa resenha, haha. Vai botar a minha primeira aqui, pra ver a tragédia que era, haha.

      Excluir
  8. Oi Wellyson, fico feliz que tenha gostado do livro. Este com certeza foi um dos melhores que li. Incrível como a JK tem domínio sobre o enredo e sobre os personagens e como é capaz de escrever um texto envolvente, inteligente e complexo. Super recomendo também. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você conseguiu resumir tudo o que eu queria falar. haha

      Excluir
  9. Falam muito bem deste livro, pena que eu ainda não consegui ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia assim que tiver uma oportunidade, não irá se arrepender.

      Excluir
  10. Estava pensando em comprar esse livro para um amigo que é fanático pela J.K., mas acho que lerei primeiro...
    Parabéns pela resenha!
    ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fanáticos ou não, esse livro é perfeito..

      Excluir
  11. Tudo feito pela J.K. é maravilhoso e este não seria diferente! Já li e este livro é muito bom!

    Beijos, INconvencional!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Cara, tu é a primeira pessoa (na verdade o primeiro blog em que vejo a resenha desse título) que menciona ter gostado do livro. Eu não curti muito, achei o início meio chato e parei, e as opiniões de algumas pessoas me fizeram desistir de lê-lo mesmo. Mas sua resenha me incentivou um pouco, admito, e quem sabe eu o leia agora e goste se levar até o fim. Sempre achei que considerar uma leitura válida ou não é lance de momento, quem sabe o meu pra ler este livro não seja agora, né? rsrs.

    ResponderExcluir
  14. Wellyson acho que é a primeira resenha que leio positiva de Morte Súbita, comprei ele simplesmente por se trata da J.K MINHA DIVA MASTER ...e ainda nem li mais vi algumas resenhas bem controvérsias sobre ele...acho que é pelo o que você escreveu MESMO, J.K quis provar que sabe escrever coisas além do mundo mágico de HP e ela acabou criando uma história bem diferente do que imaginávamos vindo dela.. Não sei se irei gostar do livro..mais a escrita de J.K é algo que jamais irei questionar.

    ResponderExcluir
  15. Gostei da ideia da J.K. mostrar que não escreve só magia.
    Quero ler e espero que seja mesmo intrigante e que me prenda do começo ao fim essa história. A sua escrita já conheço, então tenho certeza que não vou me arrepender!

    ResponderExcluir
  16. Gostei que a a J.K decidiu lançar outro livro que nao envolve-se fantasia. Um genero BEM diferente do que se diz a respeito dela, mas gostei do enredo que ela criou no livro, espero poder lelo em breve.


    xx

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li este livro, mais tenho amigos que leram e gostaram muito. Estou muito curioso para ter este contato com J.K. além de Harry Potter. Sobre o uso constante de palavrões: QUE ENGRAÇADO! Sinceramente, não consigo imaginar as coisas que tem no livro. Só lendo mesmo.

    ResponderExcluir