11 de novembro de 2013

Ta Na Estante :: 'Paredes Vivas' #154

POSTADO POR EM 11 de novembro de 2013

Oi, gente. Tudo bem?


     Recentemente anunciei aqui no blog que havia fechado parceria com a autora Rosa Mattos. Hoje vim trazer minha opinião sobre a obra, que foi uma cortesia da autora. Vamos conferir?!

Facebook | Skoob | Onde Comprar
Livro: Paredes Vivas
Autora: Rosa Mattos
Páginas: 196
Editora: Dracaena
Sinopse: Paredes Vivas conta a história de Mauren, uma jovem de dezoito anos que, após uma tragédia familiar ocorrida na infância, vê sua vida desmoronar aos poucos com a perda e o afastamento das pessoas que ama. Acreditando ser a responsável pela morte do pai e aflita pela doença da mãe, ao completar quinze anos passa a conviver com um espírito, escondido nos desvãos das paredes da casa onde mora. Entre o medo de contar a sua mãe sobre seu amigo invisível e o desejo de se livrar da maldição que ela mesma provocou numa brincadeira no cemitério, Mauren apega-se ao fantasma das paredes criando com ele um vínculo incompreensível que a afasta cada vez mais de uma realidade saudável. Seu apego pela mãe e o desespero em tentar protegê-la, seus temores, suas angústias e manias, sua felicidade ao descobrir o amor e sua difícil relação com os tios são os focos desta história, que termina com uma revelação surpreendente.

Você conseguiria esconder seu sofrimento em nome do amor?

O livro conta a história de Mauren, uma menina um tanto reservada, mas muito esperta, com uma maturidade muito grande para a idade. Após perder o pai, que morreu afogado em um lago durante uma tempestade, sua reserva aumentou ainda mais. Além disso, a menina passou a ter pesadelos sombrios, fortes demais para alguém de sua idade.

Para poupar sua mãe de mais sofrimento, já que esta estava com uma saúde debilitada e vivia em constantes discussões com o cunhado Vicente, sobre o futuro da empresa que era do marido, Mauren aprendeu a esconder muito bem seus sentimentos, sofrendo em silêncio muitas vezes.

Quando volta para a escola após as férias de verão, Mauren conhece Tobias, um garoto misterioso que atiçava a curiosidade e a paixão por desafios da garota. A partir daí, uma grande amizade nasce e eles se tornam parceiros, se aventurando pelo cemitério da cidade. E uma dessas visitas tem bastante importância pro decorrer da narrativa.

As coisas na casa de Mauren estão tensas, pois a saúde de sua mãe está cada vez pior e sua vida está em risco. Além disso, a menina perde a confiança em pessoas bem próximas a ela. Mas o pior é que a saudade que tem do pai e os problemas com a mãe deixaram um peso enorme sobre a garota e só Tobias pode lhe amparar nesse momento.

A escrita de Rosa Mattos é perfeita. O livro é narrado em primeira pessoa, pela visão de Mauren. Assim podemos nos sentir mais incluídos na história da garota e enfrentar todas as dificuldades ao seu lado. 

Os personagens foram muito bem estruturados, passando a idéia de realidade. Tobias é de longe meu personagem favorito, com suas travessuras de criança e o modo como vai amadurecendo. Mauren é um exemplo de força e maturidade. Em alguns momentos a achei adulta demais e em outros criança demais, mas sem desmerecê-la nem um pouco. Ione, a mãe de Mauren, e Nice, a empregada da família, são as pessoas mais bondosas da narrativa, sendo a constante fonte de carinho de Mauren durante seus dilemas. 

Em apenas 195 páginas eu ri, chorei, senti raiva, chorei mais um pouco e me senti feliz. O passar dos anos me deixava um pouco confuso, mas isso não chegou a ser um defeito. Gostei muito que Rosa não poupa detalhes e nos choca constantemente, o que achei um golpe de mestre. A única coisa que me decepcionou foi a sinopse. Sim, a sinopse. Ela aborda mais o lado sobrenatural, mas algo que acontece somente nas 30 páginas finais.

Esse livro foi uma experiência ótima e que teve diversos significados para mim e acredito que para todos que leram. As reviravoltas foram constantes e impactantes, não me deixaram largar o livro até terminar. Recomendo a todos e agradeço a Rosa pela oportunidade de ler algo tão maravilhoso.

Quem tiver interesse em ler, a autora disponibilizou o primeiro capítulo do livro, que vocês podem conferir clicando aqui.

Beijos

9 comentários:

  1. Uau, a resenha saiu mega rápida eu simplesmente amei-a. O livro tem uma premissa ótima, e agora lendo a sua opinião sobre a obra, só reforça que o livro marca presença na minha Wish List. Com poucas páginas e muita emoção Paredes Vivas é favoritado *---*

    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece ser interessante esse livro, vou colocar na minha lista de leitura, gosto muito de livro em primeira pessoa :-)
    Amei seu blog.
    Beijos

    http://bellaedelicada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa Leo, que resenha intensa, fiquei agora louca de curiosidade para ler o livro. Apenas a capa não me agradou, mas o texto sendo bom, a gente releva.. kkk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  4. Desde que a autora veio me apresentar sua obra no skoob eu achei o livro muito interessante, bem original, mas como eu disse a ela o que me preocupava bastante era o que as pessoas teriam do primeiro impacto da capa, afinal de contas, ela aparenta ser muito aqueles livros de paradidáticos e tem pessoas que não os suporta, assim como eu. Então acho que a editora deveria ter se preocupado mais com a capa, ter feito algo mais atual, mais bonito.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, fiquei super afim de ler o livro!!!!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  6. Uau! Valeu a dica. É o tipo de livro que eu gosto.

    ResponderExcluir
  7. A capa chama a atenção e isso já é um ponto positivo, também gosto de personagens com histórias fortes, eu gosto de dramas e ao que parece tem sobrenatural também
    já anotei a dica

    ResponderExcluir
  8. Achei o enredo bom, mas nao acho que o leria.


    xx

    ResponderExcluir