21 de dezembro de 2013

{ extras } :: Deturpada(mente) Tim Burton

POSTADO POR EM 21 de dezembro de 2013
Hey Galerinha!

Hoje venho trazer para vocês um post um pouco diferente do que estão acostumados a ver no blog. Eu sou uma apaixonada por cinema e tudo relacionado a esse meio, então resolvi fazer alguns especiais com os ícones que mais me agradam nessa temática.

E para iniciar não poderia escolher outra pessoa se não o único e inigualável Tim Burton.

Tim Burton é um dos meus cineastas favoritos e sempre que penso em um grande nome do cinema, ele me vem à mente. Vamos conhecer um pouco mais sobre suas obras?

Burton é uma das poucas pessoas da qual tenho conhecimento que conseguiu criar um universo totalmente seu dentro de seus filmes, os quais são caracterizados pelo constante ar sombrio e macabro. Acho que esse estilo exótico do Tim é o que mais me agrada nele, como pessoa e cineasta, pois é preciso muita coragem para encarar o desafio que é produzir filmes nesse estilo.

Tim iniciou sua carreira no cinema em 1985, com o filme As Grandes Aventuras de Pee-wee. Logo veio a produção de Os Fantasmas se Divertem, mais conhecido como Beetlejuice, em 1988. Este ganhou o Oscar de Melhor Maquiagem, e assim, a fama de Tim só foi aumentando.

Em 1989, Burton dirigiu o primeiro filme da franquia Batman, da Warner Bros. Esse filme lhe rendeu seu primeiro Oscar de Direção de Arte. Logo após Batman, em 1990, veio um de seus maiores sucessos: Edward Mãos de Tesousa. Edward é um dos meus filmes favoritos dirigido pelo Burton, apesar de eu nem ser nascida quando o mesmo foi lançado. Edward também marca o começo da incrível parceria entre Burton e Johnny Depp.

Em 1992, Burton dirigiu o segundo filme da fraquia da Warner: Batman Returns. 1993 foi marcado na história do cineasta com o clássico O Estranho Mundo de Jack. Esse filme, sem sombras de dúvidas, é um dos meus filmes de animação preferidos de todos os tempos. É impressionante como tudo nele é perfeito; a animação, a trilha sonora (que por sinal tem o divo do Marilyn Manson), o enredo, TUDO! Se você ainda não assistiu, tá esperando o que? Corre pra baixar!

Em 1994, Burton dirigiu e produziu Ed Wood, seu segundo filme com Depp. Essa produção ganhou dois Oscars: Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Maquiagem. Também produziu Um Gaiato no Navio nesse ano. 1995 e 1996 foram marcados por Batman Eternamente e Marte Ataca!, respectivamente.

1999 trouxe para Tim o seu segundo Oscar de Melhor Direção de Arte, com o filme A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça. Esse também é um dos meus queridinhos dentre o hall de produções do Tim. Também é o terceiro filme da parceria Burton/Depp.

Entre 1999 e 2005, Tim deu uma parada nas suas façanhas e dirigiu dois filmes de pouco sucesso perto dos outros: Planeta dos Macacos e Big Fish.

Em 2005, ele voltou com tudo. Produziu e dirigiu A Fantástica Fábrica de Chocolate e A Noiva Cadáver, ambos com Johnny Depp. Não posso expressar em palavras meu amor por esses dois filmes e não consigo escolher um favorito entre os dois. A única coisa que digo é: Assistam!

A partir daí só vieram sucessos. 2007 garantiu outro Oscar de direção para Tim, com o filme Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet.

Já em 2010, Burton dirigiu uma das melhores adaptações que já vi na minha vida: Alice no País das Maravilhas. Acho que a maioria de vocês assistiram esse filme, mas não sei se todos apreciaram a verdadeira arte que ele é. A escolha do elenco foi maravilhosa, a fotografia e trilha sonora do filme são maravilhosas. Tudo ficou perfeito! Tanto que o filme ganhou dois Oscars: Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte. Tim Burton apronta novamente!

Ano passado Burton nos presenteou com três produções, também maravilhosas: Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros, Sombras da Noite e a animação Frankenweenie.

Agora nos resta aguardar anciosamente para ver se ele nos dará o ar da graça em 2014. Enquanto não temos mais notícias dele na telona, vamos aproveitar esses dois videos maravilhosos.

O primeiro é uma animação da filmografia do Tim que encontrei por acaso no Youtube. Gostei tanto que tenho que compartilhar com vocês.



O segundo é um stop-motion de 1982, um dos primeiros trabalhos de Tim com animação e também um de seus primeiros curta metragem. Apesar de curtinho, Vincent é encantador. Confiram.


Espero que tenham gostado da postagem. Comentem e sugiram grandes nomes do cinema para que eu possa continuar com esse especial.

Beijinhos e até a próxima!
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e participe!

15 comentários:

  1. Sem sobra de dúvidas esse homem é feraaaaaaaaaaaa,amo o filme O Estranho Mundo de Jack e to louca por um boneco dele *-*,sou realmente apaixonada por ele;Adoro Noiva Cadáver e quero um boneco da noiva *-*.
    Realmente amei o post viu.
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  2. Também amo os filmes que ele dirige, muito amor! sz
    www.myfavoritekiss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoro Jonny Deep, e também sou muito fã dos filmes do Batman... hahaha Bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adoro Jonny Deep, e também sou muito fã dos filmes do Batman... hahaha Bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro Jonny Deep, e também sou muito fã dos filmes do Batman... hahaha Bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu conheço as obras dele e são ótimas *-*
    sombrias e interessantes :)

    ResponderExcluir
  7. Tim Burton é um gênio da sétima arte. A grande parceria e amizade que ele tem com Johnny Depp é fantástica e enriquece todos os filmes em que os dois estão. Essas obras fazem parte da minha infância e já são clássicos do cinema *---*

    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ah, mas esse blog tá lindo demaisss hein! Adorei o especial de natal.. hehe
    Amo os filmes do Tim Burton, ele com certeza marcou a minha infância e adolescência. De todos os que você citou, o único que não gostei foi o Wonderland. Achei muito, muito ruim. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei a postagem! Mesmo gostando do Tim Burton, não era familiarizada com este histórico todo dele, apesar de conhecer todos os filmes citados. Parabéns pelo post, ficou muito bom *-* Seu blog é lindo demais *o* Beijocas!

    Ei Daniela! Bem, eu estou tão desatualizada que sequer tinha ouvido falar deste livro - pasme. Mas gostei dele, no geral. Às vezes, criar expectativas para um livro é cilada - aconteceu o mesmo comigo em Halo, só que eu terminei não gostando muito dele. Este parece realmente um livro que te motiva a pensar na questão de Frankie, quebrar regras, e tudo. É bom quando a história nos surpreende, principalmente quando achamos a leitura um pouco chatinha. Enfim, sua resenha está ótima. Se eu tiver a oportunidade, com certeza vou ler, porque fiquei curiosa, haha. Beijos!

    Chel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Aprecio bastante o trabalho de Tim Burton, ele é realmente bom no que faz.
    Gostei de saber mais sobre ele e fiquei feliz de ver que eu conhecia todos os filmes citados...
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Acho impossível alguém nesta vida, não ter caído de amores por ao menos um dos trabalhos do Tim Burton. Eu particularmente, sou apaixonada por Edward Mãos de Tesoura, e o Johnny Depp simplesmente arrasou! Outro que gosto muito é A Noiva Cadáver. Eu me amarrei nas caveiras dançarinas. O Tim sem dúvida nenhuma é um Gênio no seu meio.
    O post ficou perfeito, adorei!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nathália!

    Eu A.M.O o Tim Burton!!!! E sou ainda mais apaixonada pelos final nos quais o Johnny Depp participa! *-* Sou apaixonada pelos dois!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Tim Burton é vida! Eu busco assistir todos os filmes dele, mas meu favorito foi 'Sombras da Noite', que tem no elenco o lindo Johnny Depp, a esposa do Tim, Helena Bonham-Carter, que é simplesmente uma diva e Michelle Pfeiffer, que é uma atriz excelente!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Tim Burton é o melhor com certeza o/.
    Meu favorito é Alice haah :3 mas a história de Mãos de Tesoura também é espetacular.
    amei o post

    Beijos, Thaynara
    http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir