11 de dezembro de 2013

Ta Na Estante :: 'Eva' #165

POSTADO POR EM 11 de dezembro de 2013

Oi, gente. Tudo bem?


Estou de volta com mais uma resenha pra vocês. Dessa vez é do livro Eva, um dos últimos lançamentos da Galera Record e que nos foi cedido pela editora. Vamos conferir?!

Livro: Eva
Autora: Anna Carey
Editora: Galera Record
Páginas: 288
Sinopse: A guerra dos sexos está apenas começando... No futuro, uma praga mortal aniquilou a população da terra. Homens e mulheres seguem segregados. Os meninos são mandados para campos de trabalho forçado. As meninas, para Escolas onde aprendem uma profissão chave na reconstrução mundial. Mas as aparências enganam... E Eva está prestes a descobrir que a verdade pode ser muito mais terrível do que o vírus que varreu seu país. Está prestes a descobrir que seu futuro pode ser mais parecido com a da primeira mulher a levar seu nome...



Quem me conhece sabe que sou vidrado em distopias. Esse gênero é, de longe, o meu tipo de leitura favorito. Quando soube que a Galera Record havia comprado os direitos, ansiei pela publicação e quando o livro finalmente saiu, corri pra garantir o meu e já comecei a ler, cheio de expectativa. Pena que minhas expectativas não foram supridas. O livro é completamente diferente do que eu havia imaginado, mas conseguiu me surpreender ainda mais.

Nessa distopia, uma epidemia atingiu a população mundial, matando 98% dela. Médicos tentaram criar uma vacina contra essa doença, mas até os vacinados eram contaminados, muitas vezes morriam até mais rápido. Esse caos deixou inúmeras crianças órfãs. Eva, nossa protagonista, é uma dessas crianças. Depois que a mãe adoeceu, Eva foi entregue a um grupo de pessoas que levava as crianças saudáveis para longe da cidade, longe da contaminação.

Eva, aos cinco anos, foi levada para uma escola especial para meninas, onde deveria ficar por doze anos. Nessa escola ela recebeu uma excelente educação e tudo do bom e do melhor. Também lhe foi prometido que quando se formasse se mudaria para a Capital e poderia exercer a profissão de seu agrado, que no caso de Eva é ser artista. Um dia antes de sua formatura, Eva confronta Arden, uma menina encrenqueira, pensando que esta queria sabotar a festa de formatura. Porém, Arden conta para Eva que está fugindo, que na verdade tudo que prometem a elas é mentira, que o futuro das meninas após a formatura é passar procriando, pois o rei precisava repovoar o planeta e pra isso mantinha as meninas presas em um prédio, gerando um filho após o outro.

No começo Eva duvida de Arden, mas depois que descobre a verdade, ela percebe que deve fugir o mais rápido possível. Com a ajuda de uma professora ela consegue escapar na calada da noite, mas precisa deixar suas amigas para trás. Sua professora lhe conta sobre a existência de Califia, um acampamento para refugiados, e diz que Eva deve seguir pra lá.

No caminho para o acampamento, Eva reencontra Arden e também conhece Caleb, um fugitivo que vive com outros garotos em um complexo subterrâneo. O problema é que Eva foi criada temendo os homens e acha que qualquer pessoa do sexo masculino é má por natureza. Só que Caleb desperta algo dentro da menina e ela começa a descobrir que nem tudo que ouviu na escola é verdade.

O livro é maravilhoso. A ingenuidade de Eva em muitos momentos não me deixou caracterizá-la como uma garota de quase 18 anos, mas como uma criança de 12. Acho que a capa teve um pouco de influência nisso, mas sem desmerecer, pois é linda. É um pouco estranho ver a forma como Eva desconfia dos homens e sua dificuldade em mudar de opinião. Os homens foram injustamente julgados nesse livro!

Os personagens foram muito bem construídos. De longe minha personagem favorita é a Arden. No começo ela é um pouco arrogante, mas depois se mostra alguém diferente e suas tiradas sarcásticas enriqueceram a narrativa.

A escrita de Anna Carey é leve e bem sutil. Ela nos deixa à vontade durante a leitura e apresenta os fatos aos poucos, sem ser rápida ou lenta demais. Essa leitura foi muito prazerosa, um livro que você pode ler para relaxar após algo mais tenso.

Acho que a única coisa que me decepcionou nesse livro é que não teve tanto foco na doença. O plot da narrativa é o autoritarismo do governo real e o modo como trata os meninos órfãos, fazendo-os passar por terríveis situações. O romance foi bem construído, pois Eva e Caleb cresceram em mundos opostos, e o modo como Anna criou a paixão entre eles foi muito bem feito. 

Estou ansioso pela continuação e recomendo Eva a todos!

***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e participe!

7 comentários:

  1. Nossa! Já estava doida por esse livro. Depois da sua resenha fiquei mais doida ainda, Léo. Sou vidrada em distopias e Eva parece ser uma protagonista do jeito que eu gosto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá! Não sou muito fã de distopias, a única que cheguei a ler foi A Seleção, não sei se eu leria esse livro, nada do que você disse me surpreendeu e acho que esse negócio de "doença que extermina a raça humana" já está ficando cansativo, está presente em noventa por cento das distopias. Bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro (é um série? não aguento mais hahah), mas adoro distopias, me interessei.

    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Eu vi esse livro por coincidência na livraria e logo me apaixonei por ele. A capa me encantou e a sinopse me pareceu incrível, mas agora lendo sua resenha, a primeira sobre o livro que leio, tenho que confessar que me cativou completamente, amoo de paixão distopias e Eva promete ser uma obra marcante e magnífica *--*

    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. já li esse livro e é uma obra incrivel, prende o leitor, vale conferir

    ResponderExcluir
  6. Oi Leo, assim como você sou doida por distopias, mas confesso que essa história em particular não me chamou muita atenção. De qualquer forma valeu a dica, não vou descartá-lo de imediato na minha lista por se tratar de um gênero que gosto. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  7. Eu quero muito esse livro,quando eu soube que iriam lançar esse livro eu fiquei maluca por ele,ate que algum grupo traduziu e eu baixei mas não li ainda e não sei se vou ler em ebook ou se compro mesmo.

    ResponderExcluir