28 de janeiro de 2014

Já pensou em esquecer um livro?

POSTADO POR EM 28 de janeiro de 2014

Heey gente, tudo bem??


Eu sei que desapegar é complicado, eu sei que os livros são nossos xodós, eu sei que boa parte de nós tem uma pequena biblioteca em casa - passou de 2 livros já é uma biblioteca ao meu ver - e que apenas pensar na possibilidade de deixá-la sem um exemplar já nos causa uma imensa dor no coração. Sim, eu sei de tudo isso. Mas você já parou para pensar que muitas pessoas também poderiam sentir todo esse amor que nós leitores sentimos pelos nossos livros? Basta darmos essa chance para elas.


O projeto Esqueça um Livro surgiu por iniciativa do Felipe Brandão. Ele criou o projeto em São Paulo baseado no projeto americano BookCrossing. Um projeto ousado, claro, poucas pessoas costumam doar seus livros, mas que foi muito bem-vindo, e bem-visto, pela sociedade. Desde o ano passado o projeto já arrecadou fãs por todo o Brasil e já esqueceu milhares de livros por esse vasto território.



No último dia 25 foi comemorado o Dia Nacional do Esqueça um Livro, na ocasião mais de 1.000 exemplares foram esquecidos no entorno da Avenida Paulista, tendo como ponto principal o Conjunto Nacional. Em cerca de 30 minutos todos os exemplares já habitavam o coração de um novo dono, mas claro que esse dono se comprometeu esquecer o livro novamente ao término de sua leitura. Não sabemos se eles irão esquecê-los realmente, mas a certeza é que não podemos deixar esse projeto parar.



Olhe para a sua estante, para o seu montinho de livros, para sua mesa, para onde quer que seus livros estejam armazenados. Olhou? Agora fixe seus olhos em um livro que você gostaria que outra pessoa tivesse o prazer de ler assim como você teve. Etapa concluída? Pegue-o. Escreve um bilhete, no próprio livro ou em alguma outra folha de papel, explique o projeto e pronto. Agora leve esse exemplar para qualquer lugar da sua cidade, esqueça-o e torça para que quem o encontrar cuide dele com carinho e esqueça-o para que outra pessoa o encontre.



É isso. Eu estou escrevendo minha cartinha agora, irei esquecer o livro Um Dia no terminal rodoviário aqui da minha cidade amanhã bem cedinho, vou tirar fotos para mostrar a vocês. Esqueça também, e mande fotos na nossa FanPage. Pense que é um livro a menos na sua estante, mas um mundo novo para um desconhecido.

Agora fique com um vídeo publicado pelo site da Revista Época.

As fotos desse post foram tiradas por Camila de Oliveira no dia 25 de Janeiro, Dia Nacional do Esqueça um Livro, todas as outras fotos estão na página do projeto!
Algumas informações foram retiradas desse post.

Beijos e até a próxima!
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique aqui e participe!

24 comentários:

  1. Adorei a campanha, com certeza queria estar lá para pegar algum e doar, mas já que não moro em São Paulo já viu né? Post ótimo e criativo!
    Segui seu blog, vc pode retribuir por gentileza (me ajudará demais)!
    Beijos ♥
    http://diariodasofiablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você pode doar na sua cidade também, eu fiz isso ;)

      Excluir
  2. Que legal essa iniciativa! Estava mesmo acompanhando algumas postagens deste projeto no facebook e achei bem legal mesmo, muita gente irá ter o prazer de conhecer uma nova estória e ainda é uma chance de irmos incentivando leitura aqui no Brasil! 0/
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é?! Toda forma de incentivo é válida ;)

      Excluir
  3. Bahh, a inciativa é bem legal, mas o coração chega a doer em se despedir de um livro '- kk. Mas a causa é nobre e temos a chance de mudar essa vidinha pacata das pessoas e fazerem-nas se aventurarem nesse maravilhoso universo da literatura. É a nossa maneira de sambar na cara da sociedade e mostrar que esse hábito que as pessoas tem de não ler, deve ser mudado já, e essa ideia assim como as doações dos livros devem ser passadas pra frente. Aqui em Bh tem tantos pontos turísticos lindos onde podemos deixar nossa marquinha, quero dizer.. livro. Só não fotografo pois tenho que comprar uma câmera descente kkk. Beijão Beijão Beijão *---*

    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu coração doeu também, mas eu desapeguei. Infelizmente não deu pra fotografar, ia ficar muito na cara!

      Excluir
  4. Achei a ideia genial, pena que na minha cidade (nem nas cidades vizinhas) existe essa iniciativa, nesse momento tive vontade de morar em São Paulo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça a iniciativa então, junte a galera e esqueça alguns livros ;)

      Excluir
  5. pois é, já me fizeram esse desafio, mas confesso que não consegui escolher um livro pra abrir mão dele.
    A ideia é muito boa, preciso praticar o desapego!
    sabemusikeiroscia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. ah meu Deus porque não acontece algo assim aqui na minha minuscula cidade né? hahaha
    Adorei a campanha!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante da ideia, mas por enquanto eu ainda não consigo me desapegar dos meus livros. Ainda mais AQUELE favorito!
    Mas quem sabe futuramente eu não esqueça um livro por aí? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, desapegar é complicado, mas esquece aquele que tu não em tanto apego, então... O que vale é esquecer.

      Excluir
  8. Uma ótima ideia e iniciativa, meu acervo de livro ainda é bem pequeno ,mas futuramente tenho que mim desapegar!!!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa que campanha legal, dá vontade de organizar uma na minha cidade.

    http://achadosnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça mesmo, será maravilhoso! Compartilhe com a gente ;)

      Excluir
  10. linda ideia essa.. mas eu nao vi nenhuma aqui onde moro ( fortaleza ) :/ deve ate ter tido, mas eu devo ter perdido!! adoraria ter esquecido alguns livros e ter achado outros kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa por ai, quem sabe o pessoal também se ajeita e você acha vários ;)

      Excluir
  11. Quando fiquei sabendo desta iniciativa fiquei super feliz, e acho que projetos assim deveriam acontecer sempre. Pois imagino a alegria das pessoas que receberam o livro!

    ResponderExcluir