16 de janeiro de 2014

Na Telinha #14 :: O Lado Bom da Vida

POSTADO POR EM 16 de janeiro de 2014

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje eu estava dando uma olhada nas minhas publicações no facebook e encontrei uma postagem sobre O Lado Bom da Vida. Como o texto foi originalmente escrito simplesmente para ser postado na minha timeline, ele foge completamente do estilo usado aqui no blog, então sejam mais flexíveis em relação as críticas. rs.
***
O Lado Bom da Vida traz grandes nomes do cinema em seu elenco, tais como Bradley CooperJennifer LawrenceRobert De Niro, e ainda conta com a direção de David O. Russell.

O filme conta a história de Pat Solitano Jr., que após ser tirado por sua mãe de uma instituição para pessoas com problemas mentais, na qual ele foi internado após flagrar a esposa com outro homem ótimo, mas sinceramente, eu acho que foi baseado em uma versão alternativa do livro, porque o filme é muito, mas muito diferente mesmo.

Vamos combinar que nenhum filme consegue ser fiel ao livro, mas destroçar a história completamente também já é desnecessário.

Porque mudaram o tempo de reabilitação dele de 4 anos para 8 meses? Porque o Danny aparece tanto na casa dele? Porque o Jake tem um papel tão pequeno já que ele aparece tanto no livro? Cadê os torcedores do Eagles e seu ônibus com sua buzina marcante?

Tipo, as mudanças acima podem até serem insignificantes, mas porque diabos o Patrizio é tão carinho com o Pat? Porque a Nikki aparece na competição? PORQUE MUDARAM A PORCARIA DA MÚSICA DA COMPETIÇÃO?

Sem contar no final do filme que foi completamente alterado, eliminando muitos elementos que para mim foram extremamente importantes.

O livro conta com um elenco incrível, com atuações incríveis (não é atoa que foi indicado a tantas categorias e levou o Oscar de melhor atriz), mas todas essas mudanças me irritaram.

Fazer adaptações no livro para se encaixar melhor no mundo cinematográfico é uma coisa, agora pegar alguns elemento e criar uma história nova já é uma coisa completamente diferente.

Enfim, foram mudanças que fizeram os leitores se decepcionarem um pouco, mas para quem não leu o livro é uma boa pedida.


 Até a próxima.
***
Essa postagem concorre ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e participe.

37 comentários:

  1. Mesmo o filme sendo diferente do livro eu gostei muito!! Eu acho que é um filme que vale a pena ver e rever =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu gostei do filme, porém odiei a adaptação.

      Excluir
  2. Acabei de ganhar o livro... vou ler assim que terminar o atual e verei o filme...
    E acho tão difícil fazer um filme igual, né?! mas que bom que vc gostou ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bem difícil fazer um filme igual, porém mudar completamente é bem desnecessário. rs.

      Excluir
  3. Oi Well, fazia tempo que eu não via uma adaptação tão podre como essa. De drama para comédia, com um roteiro que alterou e ridicularizou toda a história.. ok que os personagens têm problemas, mas os deixaram ainda mais dementes numa tentativa de fazê-los parecer engraçados. Quando li o livro, não gostei muito, mas depois que vi o filme, passei a gostar ainda mais do livro porque ele é extremamente superior ao filme. Simplesmente achei revoltante essa adaptação. Uma pena De Niro ter se prestado a um papel besta como o que ele representou.

    Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei o livro, tipo bastante. Concordo que eles deixaram os personagens meio retardados para que eles ficassem engraçados, coisa desnecessária, pois eu consegui rir com os personagens no filme sem que eles parecessem idiotas.

      Excluir
  4. Eu nunca li o livro, nem assisti o filme, mas vejo muitos elogiando ambos, enfim, vou ter que ler e assistir para ter algum argumento concreto.. Mas o post foi bem esclarecedor, as vezes essas mudanças no filme chateiam a gente. :/
    xox
    http://www.sorrisoselivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, flor. Sempre chateiam.

      Excluir
  5. Eu odiei o livro e o filme.. bem, eu simplesmente fiquei com cara da idiota olhando para a tela. aquela dança louca deles no final é o que? pelo menos o final do livro é interessante, e até bem bacana. o filme foi péssimo. Sinceramente, não sei de onde tiraram tantos Oscas assim!

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odiou o livro? Sério? Para mim foi uma das melhores leituras do ano.

      Excluir
  6. Bom, realmente não é nada agradável você perceber que a história do livro foge totalmente da realidade do filme. Pensei que fosse mais parecido. Não assisti o filme ainda e depois dessa nem sei se vou. Prefiro mais os livros. Tem mais detalhes e nossa imaginação corre solta na leitura. É outra dimensão e prazer. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo o filme, mas não assista esperando ver aquela história saindo das páginas e indo para a tela.

      Excluir
  7. Adoro esse livro, mas o filme... decepção total. Os jurados (ou sei lá quem) que escolhem vencedores/competidores pro Oscar com certeza não leram o livro, pq olha, dá raiva só de lembrar de como esse filme ficou ruim e sem lógica. Pior que eu sei que mesmo que eu não tivesse lido o livro, não ia gostar dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, o filme é ótimo. E a academia não julga se foi bem adaptado, eles julgam o filme e as atuações, então eu achei merecido.

      Excluir
  8. Tenho vontade de ler o livro, que pena que o filme não é fiel a história.

    Tá rolando um sorteio de um livro lá no blog. Clica aqui para conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim podemos viver duas histórias diferentes. haha. sqn

      Excluir
  9. Olá Wellyson? Tudo bem??
    Apesar de ter o livro em casa ainda não consegui ler, mas adorei ler sua resenha sobre o filme...Irei ler primeiro o livro para depois olhar o filme...Uma pena quando mudam completamente o filme, eu li Dezesseis Luas e simplesmente amei a historia e quando fui olhar o filme foi uma completa decepção e confesso que não consegui terminar de assistir pois mudaram completamente a historia...O livro é ótimo, mas o filme é terrível. Em breve irei ler o livro e depois irei olhar o filme e tirar minha conclusões...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, será uma leitura extremamente agradável.

      Excluir
  10. Acredita que ainda não vi este filme, nem li o livro? Eu estou muito curiosa para ambos, o que você me sugere, ver primeiro o filme ou ler primeiro o livro?
    http://aboutbullshit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Hello Well !
    Eu estava super aniso pra ler esse livro e principalmente ver o filme que estava super comentado. Mas acho que te entendo, pois uma adaptação nunca vai ser tão boa quanto o livro que a deu origem, mas espero ler em breve e ver o filme, ou oque vier primeiro.

    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, o livro é incrível. Realmente é chato quando isso acontece.

      Excluir
  12. Não li o livro, e vou confessar que não me interessei pelo filme.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Preciso ler este livro antes de ver o filme. Geralmente não é igual, mas isso não importa, o que não gosto é de saber o final antes de terminar de ler. Bora ler então. Valeu! \0/

    ResponderExcluir
  14. Eu li o livro, mas não gostei mto. O Pat é muitooooo chato. Quase desisti da leitura.
    Também não tenho vontade de ver o filme, mesmo com a presença da linda Jennifer Lawrence.
    Não sei porque os filmes mudam tanto a essência dos livros... é sempre um sofrimento para os fãs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comassim? haha. Gente, eu me apaixonei por esse livro e simplesmente amei o Pat.

      Excluir
  15. Ainda não li o livro ,já vi várias resenhas positivas,espero que o filme não seja tão diferente do livro!

    ResponderExcluir
  16. Ainda nao li nem vi mas estou anciosa para ler e ver!!!!! *o*

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li o livro, recentemente vi uma resenha muito boa sobre ele mas deve ter sido muito ruim ver que mudaram tudo (para pior) na adaptação cinematográfica. Nunca assisti o filme, mas deve ter sido uma decepção para quem leu e gostou do livro =/
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não diria que mudaram para pior, apenas mudaram.

      Excluir
  18. eu ainda nao li o livro mas comecei o filme e larguei na metade kkkkk na verdade larguei com uns 40 minutos!! nao consegui, eu tentei :( mas adoro o Bradley cooper e a jenn é minha atriz favorita *-* tenho q assistir!! eu consigo \o/ e lerei o livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista, é legal como filme em si, esqueça que é uma adaptação.

      Excluir

  19. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir