6 de fevereiro de 2014

Tá Na Estante :: 'Encanto Mortal' #185

POSTADO POR EM 6 de fevereiro de 2014

Oi, gente. Tudo bem?


Estou de volta hoje com mais uma resenha. Dessa vez de um livro que foi muito comentado. O exemplar foi cedido pelo Grupo Editorial Record. Vamos conferir?!

Livro: Encanto Mortal
Autora: Sarah Cross
Editora: Verus
Páginas: 324
Sinopse: O passado de Mirabelle está envolto em segredos, da morte trágica de seus pais às meias verdades de suas madrinhas sobre por que ela não pode voltar à sua cidade natal, Beau Rivage. Desesperada para conhecer melhor o local, Mira foge uma semana antes de completar dezesseis anos - e descobre um mundo que nunca poderia ter imaginado. Em Beau Rivage, nada é o que parece - nem mesmo a garota estranhamente pálida com um interesse mórbido em maçãs, o detestável playboy que age como uma fera com todos ao seu redor e o garoto gentil que tem um fraco por donzelas em perigo. Ali, histórias antigas são reencenadas, maldições são despertadas e contos de fadas se tornam reais. Mas todo mundo sabe que fábulas nem sempre terminam com 'felizes para sempre'. Mira tem um papel a desempenhar, um destino a aceitar ou ao qual resistir. Enquanto se esforça para assumir o controle de sua vida, ela se sente atraída por dois garotos com suas próprias maldições... irmãos que compartilham um terrível segredo. E ela vai descobrir que o amor - assim como os contos de fadas - nem sempre acaba bem.

Encanto Mortal conta a história de Mirabelle, uma garota de 15 anos que foge de casa uma semana antes de seu aniversário. Mira é órfã e mora com as madrinhas, que são super protetoras e não a deixam fazer quase nada. O sonho de Mira é ir até Beau Rivage, a cidade onde nasceu, em busca do túmulo de seus pais, que morreram em um incêndio no dia de seu batizado.

Chegando a Beau Rivage, Mira percebe que a cidade não é bem o que parece. Todos os moradores parecem esconder segredos e a todo instante a palavra “maldição” surge nas conversas. O pior de tudo é que Mira começa a achar que pode ser como eles.

Logo que chega a cidade, Mira se abriga em um cassino, onde conhece os irmãos Valentine, Blue e Felix. Blue é um cara irritante, que faz de tudo para afastá-la da cidade, enquanto Felix é um perfeito cavalheiro que promete ajudá-la em sua busca pelo túmulo dos pais.

Mira se encanta por Felix logo de cara e, mesmo com todos na cidade alertando-a contra ele, acaba se apaixonando pelo cara. Logo Mira percebe que estava destinada a ir até Beau Rivage e a busca que iniciou traria mais informações sobre seu passado e sobre ela mesma.

A história foi muito bem escrita, mas no começo me sentia enrolado. Iniciei a leitura sem ter lido a sinopse, tendo apenas uma vaga ideia do tema central do livro. Encanto Mortal é uma releitura de alguns contos de fadas, mas não a versão com finais felizes da Disney e sim focando nas partes mais cruéis de seus contos.

Depois que captei a verdadeira essência do livro, a leitura fluiu rapidamente. A ideia da autora foi bem original, superando as minhas poucas expectativas. A escrita de Sarah Cross é uma delícia, mas em alguns momentos me perdia na leitura. A forma como cada personagem tenta enfrentar sua maldição e luta para mudar seu destino já escrito me fez gostar ainda mais do livro.

Os personagens são extremamente cativantes. Mira é decidida e corajosa, não se deixando abater pelas dificuldades. Blue, embora tenha sido irritante no começo, me conquistou da metade para o final. Nunca fui com a cara de Felix e quando soube de sua verdadeira identidade, fiquei com ainda mais raiva dele. Freddie, Jewel, Viv, Henley e muitos outros têm sua maldição e o modo como vivem suas vidas em torno delas me fizeram gostar de todos.

O final desse livro me deixou um pouco decepcionado. Esperava que o livro tivesse fim, já que se trata de um livro único, mas ficaram diversas pontas soltas. Tenho esperança de que a autora resolva escrever um segundo livro. Se não o fizer, tenho certeza de que muitos não vão gostar da história. Eu gostei, mas esse fato me fez tirar uma estrela do livro.

É um tanto difícil falar desse livro sem soltar spoilers, então só tenho mais uma coisa a dizer: leiam Encanto Mortal, vocês não vão se arrepender.
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e saiba como participar.

12 comentários:

  1. Achei interessante a história trazer os verdadeiros contos de fada. Apesar de ser uma fã assídua da Disney, sei que as versões feitas pelo estúdio são distorcidamente felizes. Os contos reais são em sua maioria tristes, cruéis e sombrio. O livro me pareceu muito bom!

    Beijos
    aquelaborralheira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Achei a história interessante, só bem mais as versões em que não tenha os "finais felizes" deixa a fantasia um pouco mais realista, com certeza vou ler o livro!!

    ResponderExcluir
  3. Leo, o livro devia estar sendo ótimo, mas pelo fato do final, ele não ganhou as 5 estrelas. E é isso o que mata mesmo... o desfecho da história, em muitas vezes!

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu estava ansioso pela publicação de Encanto Mortal aqui no Brasil. Achei a premissa do livro muito interessante e curti bastante essa pegada contos de fadas moderno, no qual está muito em alta ultimamente. Mesmo com quatro estrelas acho que o livro merece sim uma chance e por ser tão desejado por mim, pretendo, ao ler o livro,ter uma opinião concreta ao seu respeito com finalidade de aproveitar o máximo de qualidades que a obra tende a oferecer *-*

    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Quero ler esse livro, mas não o desejo com tanto afinco e desespero... mas gosto de saber que as resenhas sobre ele são positivas.

    ResponderExcluir
  6. Oi Leo, apesar da capa ter me cativado, não pesquei nada no livro que me fizesse querer lê-lo. Acho que vou deixar este para depois. Espero não me arrepender.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  7. Adoro releituras, mas o fato de ter várias pontas soltas e de, originalmente, ser um livro único, me desanimou um pouco.
    Talvez eu leia mais futuramente, mas no momento não é uma prioridade.

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha ouvido falar desse livro , mas não conhecia a estória , e óbvio que é a minha primeira resenha dele , não sei se iria gostar de ler ele , mas nunca se sabe .

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei tão chateada quando soube que era livro único. Sério! Eu estava esperando uma série, ou ao menos uma trilogia, mas não, tinha que ser livro único. Me decepcionei muito quando soube. Agora é rezar pra, quem sabe, uma continuação sair... :-/

    Beijos

    ResponderExcluir

  10. Bem interessante essa parte em que vc citou sobre a Disney, não vou mentir estou curiosa agora hahahaha com certeza gostaria do livro é uma pena ser único né? mas não vai ser uma leitura para o momento.
    aaah e a capa é muito bonita ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. O livro parecer muito legal, eu gosto de contos de fadas, ainda não li nenhum livro que tivesse os contos de fadas contados de outra forma, mas sempre pensei nisso desde pequena hahaha pode uma coisa dessas hahaha fiquei hiper curiosa para saber a verdadeira identidade de Felix, e o que acontece, tomara que tenha continuação né.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  12. Gostei da sinopse do livro, porém não me interessei muito por ele infelizmente. Talvez depois de algum tempo eu passe a interessar mais sobre ele.

    ResponderExcluir