3 de fevereiro de 2014

Tá Na Estante :: 'A Seleção' #184

POSTADO POR EM 3 de fevereiro de 2014

Oi, gente. Tudo bem?


Estou de volta!\o/
Hoje trouxe mais uma resenha. Dessa vez é de um livro de uma autora parceira aqui do blog, que veio de Book Tour. Vamos conferir?!

Livro: A Seleção
Série: Instituição para Jovens Prodígios
Autora: L. L. Alves
Editora: Biblioteca 24 Horas
Páginas: 312
Sinopse: Do subúrbio carioca para uma Instituição de jovens superdotados na Inglaterra, Lara Müller, uma adolescente com todas as frustrações e inseguranças típicas da idade aprenderá que para realizar seu sonho é preciso fazer sacrifícios. Deixando tudo de mais precioso para trás, nossa protagonista precisa encarar uma nova realidade, muitas vezes assustadora... Quando Lara se deixa levar pela curiosidade e é atraída pelos novos ares de Sheffield coisas ligeiramente estranhas começam a acontecer... Por que ela sente como se alguns alunos a conhecessem? Por que parece que já fizera inimigos em tão pouco tempo? E, principalmente, quais os reais interesses dos mantenedores dessa poderosa instituição? Com uma nova melhor amiga ao seu lado, Lara começa a acreditar que está ficando maluca... É normal um pombo se comunicar com uma garota? 

O livro conta a história de Lara Müller, uma garota nerd de 17 anos, que vive no subúrbio do Rio de Janeiro. A família da menina é uma típica família de classe média, mas eles sofrem um pouco com a falta de dinheiro. O sonho de Lara é usar sua inteligência pra fazer uma faculdade e ajudar os pais e os irmãos mais novos.

Eis que surge a oportunidade da vida de Lara. A Instituição para Jovens Prodígios, em Londres, abrirá vagas para alunos de todo o mundo, mas só os melhores podem entrar. A família de Lara insiste para que ela se inscreva para fazer o teste de aptidão, já que a menina é muito inteligente e poderia alcançar seus objetivos.

O problema é que Lara sente, logo de cara, que a IJP possui algo de estranho e fica um pouco receosa quanto a isso. Após ser aprovada, Lara ainda não sabe se será capaz de deixar seu país, sua família e Lucas, um garoto de quem sempre foi amiga, mas com quem estava engatando um romance, para trás e se mudar para Londres durante três anos.

Após muito matutar o assunto em sua cabeça, Lara passa a se preparar para a viagem, comprando os itens necessários para viver em outro país. Já na Instituição, Lara faz amizade com Irene, a outra brasileira a passar no teste, Patrick, um garoto americano adorável, Akira, um japonês muito querido e Hugh, um britânico charmoso que logo chama a atenção da menina. Por outro lado, desperta irritação de alguns outros estudantes, como o texano Robert, que faz de tudo para atormentá-la.

O pior de tudo é que coisas estranhas começam a acontecer a Lara. Logo no começo a garota sente que seu sono começou a aumentar. Um tempo depois sua miopia, que era muito alta, simplesmente se curou e, o mais estranho de tudo, um pombo começou a falar com ela.

A Instituição é um sonho. Localizada em um local bem isolado, o lugar é cercado por colinas. Nem preciso dizer que o lugar era enorme e parecia um castelo, cheio de torres e corredores imensos de pedra.

A narrativa do livro é em terceira pessoa. Não sou muito fã desse tipo de narrativa, mas a autora soube me prender. O foco do livro não está apenas na Instituição e no que acontece depois que Lara se muda para Londres. Luene soube criar a personalidade de Lara com maestria, além de construir toda sua relação com a família, que é tudo para a menina.

A escrita da Lu é deliciosa e flui de tal forma que li o livro em uma tarde. Ela soube descrever muito bem os cenários, tanto os brasileiros quanto os da Inglaterra. A Lara é uma garota real, que pode ser encontrada por aí. Alguns dilemas pelo qual a menina passou me fizeram me identificar com ela. Fora suas analogias a Harry Potter, do qual sei que a autora é uma grande fã. Irene também me cativou muito, fazendo bem seu papel de melhor amiga.

A diagramação do livro é bem espaçada, tornando o livro um pouco maior. Eu curti bastante a capa, mas confesso que prefiro a da segunda edição (que está na sinopse acima). A edição do livro deixou um pouco a desejar, com as folhas brancas, sem orelhas e com a capa bem mole, mas a revisão está ótima, com apenas alguns erros.

Eu já tinha tido a chance de ler esse livro, na época em que a publicação era apenas um sonho da autora, e desde esse momento me tornei fã da escrita da Lu. Eu mais que indico esse livro, eu OBRIGO vocês a lerem, não vão se arrepender, eu garanto.

Estou muito ansioso pelo segundo livro, que se chamará A Traição. Quero muito saber o que acontecerá a Lara e se ela encontrará as respostas que procura.
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e saiba como participar.

15 comentários:

  1. excelente indicação, parabéns, assim como Lara existe Luana, Livia, Liliam e muitas outras é só não desistir.
    te seguindo vem me seguir
    http://liuartescia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, não conhecia o livro
    bjs

    Postagem nova, aprendendo a economizar
    http://bit.ly/1i9WaMs
    http://www.facebook.com/one1forall
    @liananuns

    ResponderExcluir
  3. Caramba, Leo, fiquei emocionada. De verdade! Que resenha linda e muito bem escrita *-* Obrigada!
    Fiquei muito feliz em saber o que você achou da história e ainda mais realizada por notar que você está "sacando" tudo que acontece ali rs
    Espero publicar "A Traição" em breve, porque leitores como você merecem saber o que mais pode acontecer com a coitada da Lara haha

    Obrigada de coração, por ser um parceiro tão querido e um leitor prodígio tão especial <3 <3 <3 Beijos, beijos, beijos! :')

    ResponderExcluir
  4. O livro parece maravilhoso e a estória bem viciante. Eu gostei muito da resenha, adorei a maneira em que você ressaltou oque o livro tem de melhor sem deixar o senso crítico de lado.
    Não preciso nem dizer que já se tornou um desejado pra mim e pretendo ler em breve *-*

    Beijooos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa pra descobrir o mistério dessa Instituição... hehe
    Adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. nao sei se foi a capa mas achei bem juvenil... porem a historia parece tao gostosa que me deu muita vontade de ler :3 ( A seleçao *-* nome do meu livro favorito, mas é o da kiera cass ) vou ler sim *-*

    ResponderExcluir
  7. A história me chamou atenção, deu vontade de ler esse livro. Gosto de histórias em terceira pessoa!!

    ResponderExcluir
  8. Já tinha ouvido falar desse livro e sua premissa me fez colocá-lo em minha lista de leitura. A estrutura do enredo realmente lembra um pouco "Harry Potter", mas ainda assim minha curiosidade não diminuiu.

    http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa Leo, depois de tantos elogios fiquei doida para ler o livro. A capa é uma graça, e fiquei curiosa para descobrir o que há por trás dessa escola. Valeu a dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  10. Não me interessei muito pela trama do livro. Além disso, o fato de ser uma série, me desanima um pouco =/
    Mas, parabéns para a autora e o sucesso da sua obra! =)

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia rs que fofo essa capa , acho que irei ler , ou pelo menos colocar na meta rs

    ResponderExcluir
  12. A capa da primeira edição nunca me chamou atenção, mas essa nova capa é muito fofa! Eu fiquei doida pra ler o livro depois dessa resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. O livro parece ser interessante e ter uma historia boa e envolvente, confesso que não gostei taaanto da capa mas gostei muito da resenha e acho que vou apostar nesta leitura ^^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  14. Eu já havia visto esse livro, tem um tempo hein, era quando ainda estavam falando do seu lançamento, e eu já sentia certo interesse em ler ele, essa é a primeira resenha que vejo dele, então foi essa capa a escolhida, adorei ela, a historia parece ser muito boa, uma escolha para as pessoas mais inteligentes do mundo legal, adoro livros com esses mistérios.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  15. A capa é muito bonita, diferente. Eu também nunca tinha ouvido falar deste livro, a sinopse dele é boa, não me chamou tanta atenção assim, mas isso não quer dizer que eu nunca vá ler.

    ResponderExcluir