5 de março de 2014

Tá Na Estante :: 'Amigas para sempre' #185

POSTADO POR EM 5 de março de 2014

Heey gente, tudo bem??


Março começou maravilhosamente bem pra mim, já concluí uma leitura e estou na metade da segunda, sendo que são continuações \o/ Ainda quero ler o segundo livro da série dos Irmãos Sullivan essa semana, ai eu fico relax e tento ler Cinder - tá aqui há eras! Mas enfim, vamos à resenha ;)

Livro: Amigas para sempre
Autora: Kristin Hannah
Editora: Arqueir
Páginas: 447
Sinopse: Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.


Uma vida inteira de cumplicidade pode ser destruída por um momento de traição?

Em Amigas para sempre somos apresentados à Tully Hart e Kate Mularkey, duas amigas completamente opostas. Enquanto Tully é divertida, linda e geniosa, Kate é delicada, familiar e caridosa. Mas o que muitos não sabem é que por trás de toda essa Tully existe uma menina de coração frágil, que tem que lidar com os problemas de uma mãe viciada em drogas e está sempre incerta quanto ao seu futuro. Kate sabe disso e sabe também como lidar com isso.



Mesmo sendo completamente opostas, as duas tem um laço fraternal tão forte que é quase incapaz de ser quebrado. Passam toda a adolescência e o início da primeira fase da vida juntas. Enfrentam o colegial, a faculdade, o primeiro emprego, a busca pelo sucesso; tudo juntas. Mas na verdade Kate acabou por se tornar uma sombra de Tully, faz tudo pela amiga, mesmo que esse tudo não lhe agrade.

Elas prometeram, uma à outra, serem âncora do Jornal da Noite, mas esse desejo acaba não se realizando. Tully é uma mulher ambiciosa, ela quer ter sucesso e sempre teve em mente que terá sucesso. Já Kate é uma moça de família e quando encontra um cara que está disposto a criar essa família com ela larga tudo para ficar com ele, deixando Tully incrédula. Como sempre, são o completo oposto uma da outra. 



Não tenho como falar da história do livro sem liberar spoilers, tendo em vista que a história começa na década de 70 e vai até os anos 2000. Muitas coisas acontecem na vida de ambas as amigas, juntas e separadas elas trilham uma vida repleta de autos e baixos. Tully sempre almejando mais poder em sua carreira, Kate querendo uma família unida e feliz. 

Apesar de 30 anos serem narrados em 447 páginas, Kristin não fez uma história corrida. Todos os personagens são bem construídos, desde os pais de Kate e Tully até os filhos da Kate, e todos tem uma presença importante na trama. Mas todo o enfoque do livro está nas duas e na amizade delas. No poder da amizade delas.



Kristin traz à tona problemas familiares desde os anos 70 até os dias atuais, também dá um chamariz importante para as mulheres e ressalta o quanto o amor e a família pode curar, ou amenizar, tudo.

É uma história contagiante, encantadora. Em poucas horas eu devorei todo o livro e já estou na metade da continuação. Mesmo se tratando de uma obra de ficção, a autora conseguiu introduzir o leitor nela e nos fazer pensar que aquela amizade pode ser nossa, que os problemas que elas enfrentam podem ser nossos. Que nem tudo na vida é fácil.

Narrado em terceira pessoa e colocando o enfoque em cada uma das amigas a cada tempo, o livro tem uma carga emocional muito grande, principalmente nas últimas 100 páginas. Nessas partes também encontramos as lições de vida mais importantes em toda a história, e choramos. Muito!



Eu, sinceramente, acho que com essa resenha não consegui passar um terço do que senti com esse livro. A história é absolutamente sem comentários. Só sei que Kate, Tully e a alameda dos Vaga-lumes - Rua onde moravam quando se conheceram - estarão pra sempre no meu coração.

Esta é a parte curiosa de escrever a história da nossa vida. Começamos tentando nos lembrar das datas, horas e nomes. Pensamos que nossa vida são os fatos, que as coisas marcantes são os sucessos e os fracassos, seja na nossa juventude ou meia-idade; mas não é isso mesmo.
Amor. Família. Risos. É disso que vou me lembrar depois de tudo ter passado. Durante grande parte da minha vida eu achei que não fazia ou queria o bastante. Acho que minha estupidez merece perdão. Eu era jovem. Quero que meus filhos saibam que tenho orgulho deles e quanto tenho orgulho de mim. Nós fomos tudo o que precisávamos - você, seu pai e eu. Eu tive tudo o que sempre quis.
Amor.
É disso que nos lembramos.

Beijos e até a próxima! 
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e saiba como participar.

20 comentários:

  1. Oi Barbara :)
    Já tinha ouvido falar muito bem desse livro estava desejando ele demais !
    Agora com sua Resenha to mais ainda haah , Adorei a frase :)
    Parece ser um livro bem legal *-*
    '' Nessas partes também encontramos as lições de vida mais importantes em toda a história, e choramos. '' Adorei hahaha o que tornou minha ansiedade em ler maior ainda , Obrigado Babs kkkkk'
    Amei demais a Resenha :*
    Beeeeeijos !
    Te espero lá no meu blog :)
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luan. A Kristin é sempre surpreendente. A história é linda :)

      Excluir
  2. Oi :)

    Esses dois livros estão na minha lista de prioridades, e sem dúvida nenhuma, os lerei ainda em Abril. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha Barbara.. Já tinha lido algo a respeito desse livro e muita gente dizendo que é ótimo e realmente parece ser muito bom... Acho que preciso ler esse livro, difícil imaginar que ela conseguiu narrar 30 anos em apenas 447 páginas né?? haha

    Tenha um ótimo dia.
    Beijos
    http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Ana. Foi bem difícil imaginar, mas ela conseguiu encaixar tudo com perfeição.

      Excluir
  4. Oi Bah, que resenha linda. Não imaginava que o livro fosse tudo isso. É tão ruim quando não conseguimos transmitir tudo o que sentimos ao ler algo né?! Eu nunca entendi bem essas histórias de melhores amigas porque nunca tive uma. Mas estou louca para ler a história. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Mi. Aceito ser sua melhor amiga, haha. É uma história belíssima sim, você vai curtir :)

      Excluir
  5. eu ainda nao tinha lido nada do livro, mas vi ele em varios grupos literarios... e amei saber um pouco mais dele!! acho q é mais comum mostrarem na ficçao amizade entre dois caras do q entre garotas... geralmente colocam pras duas amigas amarem o mesmo homem, como se as mulheres fossem trairas e superficiais .. acho isso tao chato e falso!!
    espero q eu goste do livro :) vai pra gigante lista dos q vou ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é bem diferente disso, acho que você vai gostar então ;)

      Excluir
  6. Heey Sister ( lembrei da musica na ora de dar oi u.u kkk)

    Livros de amizade são tão... divos :3. Principalmente com um enredo maravilhoso, conduzido por uma autora que sabe o que faz.
    Eu sempre tive orgulho ao dizer que meus amigos eram os melhores do mundo e com mais orgulho ainda digo que hoje eles são os mesmos, em maior número e com uma chatice adorável fora do comum que me intriga rsrsrs.
    Creio que quando curtimos demasiadamente uma obra, ficamos literalmente "sem palavras" e sentimos dificuldade em por no papel ou no blog oque o livro representou para nós. Mas, como sempre, achei sua resenha perfeita, aliás como todas, e como Tully & Kate, quero cultivar nossa amizade a cada novo dia, nova postagem e a cada vez que me surpreendo com esse blog, que me deixa fora do eixo, como dizem aqui em Minas, Oh trem bom ! kk.
    Já quero a resenha de Por toda Eternidade ok, srtª Bah ? ve se não demora kkk *---*

    Beijooos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, pode deixar Laurito, já já trago a resenha ;)

      Excluir
  7. Oi Barbara, tudo bom?
    Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas ouvi falar muito bem dela, Amigas para sempre parece ser uma historia muito linda, e eu estou bem curiosa para ler, sabe eu não fazia ideia que Por toda a eternidade era continuação de amigas para sempre, já quero ler os dois, a resenha esta ótima parabéns.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Camila. Ela é realmente uma ótima autora ;)

      Excluir
  8. pow ta ai um livro q eu nao quero ler. sei lá, acho ele meio sem graça, tipo sabe quando o livro nao te chama nenhuma atenção sabe

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha! Tenho uma grande curiosidade para com essa autora e essa série me chamou muito atenção. Espero ler em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Bah, tudo bem??
    Adoro livros que falam de amizades, que contam a trajetória de cada personagem até os anos atuais, gosto de entender esse processo, os porquês de cada personagem ser o que é. Livro super interessante e já esta na minha lista de desejados!!
    Beijos e pretendo poder ler em breve!!

    ResponderExcluir
  11. PRIMEIRAMENTE, QUE URSINHO LINDO, E SMURFS <33333 KKKKK
    Agora a resenha u.u Eu tenho um livro da autora, esse da NC que tu postou mas ainda não o li.... Esses da Arqueiro me chamaram bem a atenção. Livros de amizades sempre me decepcionam (os que eu li), são tão fraquinhos... espero que esse me agrade mesmo.

    ResponderExcluir
  12. oi bah bom diaa nossa terminei de ler o livro semana passada ele é tipo TUDOOO hahha.
    amei cada detalhe a kristin sempre se superando hahah já li outros livros dela e amo todos, choro com todos hahah mais com esse chorei muiiiitoooo hahah
    estou na metade da continuação, por toda eternidade e já esta começando a me dar saudades.
    bjs.

    ResponderExcluir
  13. oi bah bom diaa nossa terminei de ler o livro semana passada ele é tipo TUDOOO hahha.
    amei cada detalhe a kristin sempre se superando hahah já li outros livros dela e amo todos, choro com todos hahah mais com esse chorei muiiiitoooo hahah
    estou na metade da continuação, por toda eternidade e já esta começando a me dar saudades.
    bjs.

    ResponderExcluir