28 de junho de 2014

Vida de Professora - Iº Semestre

POSTADO POR EM 28 de junho de 2014

Heey gente, tudo bem??




Lembram daquele post que fiz no começo do ano falando que tinha virado professora? Hoje vim atualizar vocês sobre essa minha vida de mestra, haha. São tantas coisas que eu nem sonhava que aconteciam ou que eu pensava que eram diferentes. As cobranças são outras, a gente precisa estar na escola em dias que não tem aula, a caderneta não é mais tão legal de preencher quanto era no colegial. Enfim, são muitas diferenças que eu quero compartilhar com vocês.



Quando eu entrei na sala pela primeira vez às 9 da manhã do dia 27 de Janeiro eu não fazia ideia de como me portar. Sabia que tinha que trazer a atenção dos alunos pra mim de forma amigável, mas que não podia deixar que eles faltassem ao respeito comigo. Minha idade foi um problema, minha cara de criança também. Todos os alunos perguntavam quantos anos eu tinha e se eu já tinha concluido a faculdade. Suei muito! Acreditem, a aliança no dedo fez com que eles me respeitassem mais. Thanks Mô.

Durante a primeira semana eu ainda estava meio apavorada, mas com o passar do tempo percebi que talvez a sala de aula não fosse tão assustadora assim, e realmente não é. Tive que aprender muito pra ensinar, além de aprender sobre as matérias que dou aula, tive que aprender como entender meus alunos, descobrir quais são os seus receios, quais assuntos eles têm menos dominio, como lidar com isso. Descobri como criar aulas que fizessem eles prestarem atenção em mim e entenderem o assunto. Minha satisfação veio quando, milhões de aulas depois, um aluno me trouxe de casa um objeto e falou sobre o assunto que eu tinha tratado. Percebi que estava indo pelo caminho certo.



Existem dias que meus alunos estão tranquilos e querem estudar, que eu consigo passar toda a matéria programada e mais um pouco, existem dias que eu libero um tempo da aula para que eles brinquem entre si e até comigo. Mas também existem os dias em que eles estão impossíveis e que eu fico surtada de tanto mandar eles sentarem - e eles não sentam. Nesses momentos eu questiono a minha escolha; mas é só o menininho mais bagunceiro da turma vir me abraçar que eu desarmo e entendo que se a bendita bolsa do Prouni caiu pra mim é porque nasci pra fazer isso.

Já chorei por não me sentir preparada pra dar aulas, já sorri com o carinho dos meus alunos, já chorei de emoção por esse mesmo carinho. Vi muitas professoras entrarem e sairem da escola por não suportarem a carga e me vi continuar lá, firme e forte, pelo único motivo de não querer abandonar meus pestinhas a Deus dará. Professoras novas me confundiram com alunas e a dona da escola me parabenizou pelo meu trabalho. Recebi uma festa surpresa dos meus alunos, acho que eles querem me engordar de tantos bombons que me dão. Roubo o lanche deles e eles roubam os meus. Por vezes penso que eu sou uma colegial como eles; mas se eles me respeitam, por quê não ser?



Durantes esses seis meses em sala de aula aprendi muitas coisas sobre a minha profissão, sobre meus alunos e sobre mim mesma. Talvez eu não seja professora pra sempre, talvez o meu estágio em escola pública ano que vem mude muitas coisas nas minhas percepções de vida e de trabalho, ou talvez não. Mas o certo é que esse primeiro ano em sala de aula e essas minhas três turmas que totalizam cerca de 40 alunos mudaram muita coisa em mim e eu agradeço à todos eles por isso.

*Desculpem a qualidade das imagens, são todas de celular.


BEIJOS E ATÉ A PRÓXIMA!
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e saiba como participar.

21 comentários:

  1. Ai que post lindo Bah. Acho louvável a sua profissão e fico feliz de ver que seus alunos são abençoados de terem uma professora dedicada como você. Imagino mesmo que tenha sido difícil no início saber como lidar com tudo, afinal, é inegável que você parece colega deles.. kkk complicado né? Uma dúvida que não consigo entender, como é possível você dar aula de artes fazendo literatura? Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi. Nem eu entendo isso, mas é coisa da própria escola. Eles contratam um professor para dar várias matérias por que a escola é pequena, sabe? Não concordo muito, mas fazer o quê? Haha

      Excluir
  2. Oi, Barbara!
    Que post motivador! Estou me formando esse ano em Pedagogia e a preocupação se os alunos irão me respeitar por causa da idade e da cara de criança. E fico imaginado como será quando eu estiver em sala de aula e for responsável pela aprendizagem deles.
    A profissão exige muita dedicação para pouco reconhecimento, mas o carinho dos alunos é gratificante, percebi isso nos estágios do curso. Parabéns pelo trabalho e sucesso na carreira! :)

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rafaelle. Te desejo muito sucesso na sua carreira, é só impor respeito em sala que tudo dará certo ;)

      Excluir
  3. Oi, gostei do que vi,espero voltar mais vezes,deu para ver a sua dedicação e sempre aprendemos ao ler blogs como o seu.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Princesa De Deus † ficarei radiante, e se desejar deixe um comentário.
    Abraço Laís

    ResponderExcluir
  4. que lindo o carinho que seus alunos tem por voce, parabens por ter conseguido conquistar a eles, imagino a dificuldade que deve ser! sempre fui boa ensinando colegas, mas tambem sempre imaginei que nunca conseguiria prender a atençao de uma turma inteira, deve ser um desafio incrivel!
    parabens pelo sucesso e que aumente mais e mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jack. É realmente muito satisfatório ;)

      Excluir
  5. Minha mãe também é professora e eu acho incrível como em cada ano, ela aprende coisas novas com pessoinhas de apena 2 ou 3 anos de idade. Espero que esse amor que você tem pela profissão não morra, porque hoje em dia os professores e alunos se esqueceram do papel que ambos tem na sociedade e deixaram os verdadeiros valores de lado. É ótimo ter professoras assim como você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sofia. É umas das melhores profissões do mundo, com certeza ;)

      Excluir
  6. Faço curso normal e tenho um grande medo de como será o meu primeiro dia de aula como professora, seu post me ajudou. Boa sorte com sua turma 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nathalia. Boa sorte na sua jornada, vai dar tudo certo ;)

      Excluir
  7. Lindo post e lindo o carinho que tem por seus alunos. Estou cursando o primeiro período de Letras e penso muito em como será o meu primeiro dia como professora. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Julia. Eu também curso Letras, hehe. Boa sorte nessa jornada.

      Excluir
  8. Ai babi, que lindo, parabéeensss!! Eu acho a profissão mais bonita do mundo, a do professor, sabia? mais até que a de médico, porque não existiria médico sem um professor.. parabéns mesmo, vc merece, beijão!

    ResponderExcluir
  9. Oi Barbara,
    Parabéns pela escolha de carreir, te desejo mt sucesso, felicidade e força nessa trajetória. Imagino o quanto de experiências vc deve ter obtido durante esse tempo e o quanto essas crianças irão aprender com vc, sempre pense no quanto vc é importante na vida deles nos momentos em que precisar de força e estimulo.
    Beijinhos,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
  10. Que lindoo Bárbara, acompanho o blog há pouco tempo e não sabia que você era professora. Pelas fotos e pelo que vocês escreveu, deu pra perceber que você ama seus alunos e que eles também amam você. Sem contar que você realmente parece aluna no meio deles. Parabéns.

    Bjok

    ResponderExcluir
  11. Barbara!
    Ser professor hoje em dia no Brasil tem que ter muito amor!
    Espero que não desista, porque ainda está bem recente, logo, logo terá experiência e vai se impor cada vez mais e mais, tenho fé em você.
    Agora devo dizer: realmente você parece mais aluna que professora...kkk Sem ofensas, ao contrário, é um elogio, afinal mostra sua inteligência e obstinação em ter uma profissão. Parabéns e desejo sucesso!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Muito lindo! Parabéns por isso viu, ser professor hoje está cada dia mais difícil, mas sei que pra quem gosta mesmo pode ser recompensador !!

    http://nattypoupee.blogspot.com/
    http://nattwonderland.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Barbara,
    que post bacana,sério mesmo!E parabéns por escolher uma profissão tão nobre e que infelizmente não tem o devido reconhecimento e valor que merece.Parabéns pró Barbara!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir