24 de julho de 2014

Na Telona :: 'Sem Evidências' #06

POSTADO POR EM 24 de julho de 2014

Oi, gente. Tudo bem?


Estou de volta com mais uma crítica de filme para vocês. O escolhido de hoje foi assistido por mim ontem, em uma cabine de imprensa, e chegou às telonas hoje. Vamos conferir?!

Filme: Sem Evidências
Título Original: Devil's Knot
Diretor: Atom Egoyan
Lançamento: 24 de julho de 2014
Duração: 1h54min
Distribuidor: Paris Filmes
Classificação: 12 anos
Sinopse: Em 1993, os adolescentes Damien Echols (James Hamrick), Jason Baldwin (Seth Meriwether) e Jessie Misskelly Jr. (Kristopher Higgins) foram condenados em um julgamento repleto de polêmicas e incertezas pelo assassinato de três crianças de oito anos. Os jovens ficaram presos por 18 anos, em uma penitenciária dos Estados Unidos. Após uma longa batalha judicial, foram soltos no ano passado.  O trio ficou conhecido como os Três de West Memphis, cidade do Arkansas.Adaptação do livro "The Devil’s Knot: The True Story of the West Memphis Three".

Sem Evidências transformou em uma trama o famoso caso d'Os Três de West Memphis, que chocou as pessoas no início da década de 90. No ano de 1993, três garotos de 08 anos foram brutalmente assassinados. As suspeitas logo caíram sobre três adolescentes que não se encaixavam na sociedade extremamente religiosa da pequena West Memphis e eram acusados de serem satanistas devido ao seu gosto musical, suas roupas e características de suas personalidades. Após um julgamento repleto de furos e polêmicas, os três jovens foram condenados.



O filme narra todos os passos da trajetória do crime, desde o desaparecimento dos meninos até o julgamento. Pam Hobbs é a mãe do pequeno Steve e é praticamente o foco principal do longa. Ela trabalha como garçonete em um pequeno restaurante no centro da cidade. Num certo dia, seu filho lhe pede para andar de bicicleta com um amigo e ela permite, desde que ele volte antes de ela sair para o trabalho. Porém, é dada a hora de Pam sair e não há sinal de Steve. Ela vai para o trabalho e deixa seu marido, Terry, responsável por encontrar o garoto e deixá-lo de castigo. Porém, quando Terry vai buscar Pam no trabalho, ela descobre que o filho continua desaparecido, assim como outros dois garotos da vizinhança.

Como já estava escuro, as buscas foram iniciadas pela manhã e toda comunidade se mobilizou para encontrar os três meninos. Todos partiram para a floresta próxima dali e pistas começaram a aparecer até que logo os três corpos são encontrados no fundo do riacho, com evidentes sinais de tortura: pés e mãos amarrados, cortes pelo corpo e etc. A população fica extremamente chocada com o acontecido e, principalmente as famílias dos garotos, querem que os culpados sejam encontrados e as devidas punições deliberadas.



O principal suspeito é o adolescente Damien Echols, de dezoito anos. Damien é conhecido por seu temperamento instável e por ter sido preso diversas vezes. O garoto é fã de heavy metal, usa sempre preto, adora livros sobre ocultismo e é adepto da religião wicca. Para a cidade extremamente religiosa, isso quer dizer que Damien é na verdade um adorador de Satanás e sacrificou os meninos para beber seu sangue e ficar mais poderoso. Mas como ele não poderia ter feito isso sozinho, outros dois meninos também são acusados. Jessie é um garoto estranho, com a mentalidade de uma criança, então bem manipulável. Jason era o melhor amigo de Damien, logo o principal cúmplice de acordo com os policiais. A cidade toda está certa que os três são culpados e não há nada que possa ser feito para mudar essa certeza.

Com isso, chega à cidade o investigador Ron Lax. Ron está certo que Damien e os outros não são responsáveis pelo crime bárbaro e resolve ajudar os advogados deles a montarem a defesa. Ele é visto com maus olhos pela população, mas não se deixa abater, pois não quer que três adolescentes sejam sentenciados à morte para vingar o assassinato dos três meninos. Será difícil convencer o júri e o juiz que Damien não é culpado, mas Ron fará o possível e o impossível para tal.



Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de assistir.

Eu aceitei o convite da cabine sem saber bem do que o filme se tratava. Assisti ao trailer e imaginei ser mais uma trama de investigação policial. Porém, fui surpreendido ao saber que se tratava de uma história real, do julgamento mais polêmico da história. Mais uma vez o trailer vendeu uma coisa e o filme se mostrou algo completamente diferente. 

A trama se desenvolve com bastante mistério e cerca o espectador de dúvidas e incertezas. Como o caso ocorreu há mais de vinte anos e já se sabe que os garotos são inocentes, o filme quis nos mostrar isso. Nossa única convicção ao assistir ao longa é que eles não cometeram o crime, mas se não foram eles, quem foi? Esse é o grande ponto alto do filme. Todos tem algum segredo e logo se tornam suspeitos, mas não há realmente como saber quem é o verdadeiro culpado, então não vá pensando que vai sair da sala de cinema com a resolução do crime em mãos. Pelo contrário, você vai se encher de mais dúvidas e confesso que isso foi o que me arrebatou no filme.



O diretor de núcleo fez um trabalho excelente ao contratar os atores para a trama. Fazendo algumas pesquisas sobre o caso, encontrei fotos dos verdadeiros personagens e a semelhança para com os atores que os interpretam é simplesmente surreal. Além disso, todos deram um show de boa interpretação. Reese Whiterspoon interpreta Pam Hobbs e conseguiu passar toda a dor do luto de perder um filho, assim como os receios e as crenças da personagem. Finalmente conheci a atriz que venceu o Oscar por Johhny e June. Reese estava grávida durante as filmagens e pode-se notar todo um cuidado para com ela, embora bem sutil, para não prejudicar o bebê. Colin Firth foi o motivo de eu ter ido assistir ao filme. Não é preciso dizer que ele é um excelente ator, isso todos sabem, mas seu Ron Lax, justo e de bom caráter, foi o personagem que mais me cativou na trama. James Hamrick, o Damien, me agradou bastante e me surpreendeu muito. Não conhecia o trabalho dele, mas já quero outros filmes.

Infelizmente, Sem Evidências é um filme que não vai agradar a todos por não responder a todas às perguntas e ter um final em aberto. Já podemos ver que vários cinemas grandes resolveram não exibir a película em suas salas com medo do fracasso, já que as críticas lá fora são bem negativas. Porém, eu deixo aqui minha recomendação. O longa foi muito bem trabalhado e por ter me surpreendido de verdade, algo que é bem difícil de acontecer, tornou-se um dos favoritos do ano até agora. A editora Intrínseca lançou no ano passado o livro Vida Após a Morte, de Damien Echols, onde ele conta toda sua história de vida até ser acusado do crime e o tempo passado na prisão.

TRAILER





BEIJOS E ATÉ A PRÓXIMA!

***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.

Clique AQUI e saiba como participar.

9 comentários:

  1. Estava amando tudo até que...Final aberto </3 odeio kkkkkkk porém, fica a dica para o livro, que com certeza vou querer ler!!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o filme é baseado em uma história real que não teve conclusão, não tinha como os roteiristas terminarem com um final fechado. Porém, mesmo assim vale muito a pena o filme!

      Beijos

      Excluir
  2. Ah meu Deus, final aberto em filme de investigação? Prato cheio pra minha frustrada carreira de agente kkkk enfim, adoro filmes que deixam o público participar com a sua opinião, ainda mais se ele for do gênero policial. Com certeza vou assistir, e o livro também vou ler. Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada. Espero que goste do filme tanto quanto eu.

      Excluir
    2. Assim que tiver uma oportunidade vou ver, sim, e sei que vou gostar!

      Excluir
  3. Fiquei com vontade de ver mas já frustada por esse "furo" no final ! Mas com certeza, verei.
    Visita ? http://playgirlsfashion.blogspot.com.br/
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O furo do final faz parte. Filmes baseados em histórias reais normalmente são assim. Espero que goste do filme.

      Beijos

      Excluir
  4. Nossa amoo filmes assim, nems eu furo no final me desanimou rsrsrs!
    Quando é baseado em fatos reais então adoro, parece q to vendo noticiário!!
    Nem conhecia, agora quero ver com certeza!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  5. Louca pra ver esse filme..já anotado aqui!!!

    ResponderExcluir