25 de julho de 2014

Tá Na Estante :: 'As Coisas que Você Sabe Sobre Mim' #262

POSTADO POR EM 25 de julho de 2014

Oi, gente. Tudo bem?


Estou de volta com mais uma resenha para vocês. O escolhido de hoje é um dos lançamentos de maio da editora Planeta. Meu exemplar foi cedido por eles, muito obrigado! Vamos conferir?!

Livro: As Coisas que Você Sabe Sobre Mim
Autora: Clara Sánchez
Editora: Planeta
Páginas: 338
Sinopse: Patrícia é uma jovem modelo cuja vida parece marcada pelo sucesso. Em uma viagem de trabalho ela conhece a mística Viviana, sua vizinha de poltrona no avião, que lhe diz para ter cuidado porque alguém muito próximo deseja vê-la morta. Nada supersticiosa, ao voltar para casa, onde vive feliz com o marido pintor, Patrícia decide esquecer a recomendação infundada, até que uma série de acidentes começam a afetar seu trabalho e sua vida particular. A modelo decide procurar Viviana, a fim de encontrar uma explicação para o que vem acontecendo. Um romance sutil e arrebatador que fala aos leitores sobre o preço do sucesso e como, em certas ocasiões, as pessoas mais próximas podem ser as mais perigosas. 

O livro narra a história de Patrícia, uma modelo mundialmente conhecida. A protagonista está com 26 anos, uma idade perigosa no mundo da moda, já que as pessoas preferem modelos mais jovens, mas como seu trabalho é sempre impecável, Patrícia acha que a renovação do seu contrato com a agência está mais do que garantida.

Tudo muda quando, em uma viagem de Nova Déli à Madri, Patrícia conhece Viviana, sua vizinha de poltrona no avião, que desperta um certo asco por parte dela, devido às suas vestes e seu tamanho. Viviana tenta puxar assunto com  Patrícia e essa busca ser o mais educada possível, mas sem dar entrada para outros assuntos. Durante uma turbulência, todos estão crentes que o avião vai cair e Viviana segura as mãos de Patrícia. Ao fazer isso a mulher fica estranha e diz à modelo que alguém próximo a ela quer vê-la morta, mas não sabe quem e nem por quê.

Patrícia é cética quanto a essas coisas espirituais e logo que a turbulência passa e o avião pousa, ela esquece a existência de Viviana e suas palavras. No aeroporto ela reencontra seu marido, Elías, e parte para sua casa e sua vida glamourosa diante dos flashes. Num certo desfile, Patrícia fica paralisada no meio da passarela e entra em desespero. Ela não consegue mover seus pés, sentindo uma força sombria dominando-a, e sabe que isso pode custar caro para ela mais tarde. Quando um novo acidente compromete sua vida, Patrícia decide que está mais do que na hora de reencontrar Viviana e descobrir quem deseja sua ruína.

Encontrar a senhora será um problema, pois Patrícia não sabe nada a respeito de Viviana, nem mesmo seu sobrenome para encontrá-la. A modelo precisa abusar de toda sua beleza e charme, mas finalmente encontra o endereço da mulher, que descobre ser uma cigana. Viviana vive em Barcelona, completamente isolada. Seus dons não conseguem dizer quem é a pessoa que quer ver Patrícia morta, só que ela está mais perto do que a modelo imagina. Agora cabe à Patrícia descobrir quem é e impedi-la antes que seja tarde demais.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler.

Solicitei o livro sem nenhuma pretensão. Achei a capa belíssima e a sinopse me atraiu, mas confesso que não esperava muito. Foi meu primeiro contato com a literatura espanhola e preciso dizer que foi um excelente começo. A escrita de Clara Sánchez é uma delícia e flui tão rapidamente que li suas mais de trezentas páginas em menos de um dia.

O livro é narrado em primeira pessoa sob o ponto de vista de Patrícia. Pela primeira vez achei que isso foi um problema. Como existe um grande mistério no decorrer da trama, acho que a autora poderia ter optado por escrever em terceira pessoa, para que pudéssemos conhecer mais os outros personagens, sem ter o julgamento da protagonista interferindo em nossa própria opinião. 

Patrícia me irritou bastante no começo da narrativa, achei que ela fosse apenas uma modelo arrogante e deslumbrada com o mundo do glamour. Porém, conforme as páginas foram avançando, pude notar que ela não se preocupa apenas com ela mesma, só não sabe como demonstrar seu carinho pelos outros e acaba usando seu dinheiro para tal, fazendo parecer que está tentando comprar o afeto da família e dos amigos. Senti bastante empatia pela personagem e fiquei com muito dó quando li o desfecho da trama.

Os personagens coadjuvantes foram muito bem caracterizados, embora só os conhecêssemos através da perspectiva da protagonista. Preciso dizer que gostei da maioria, não eram estereotipados ou clichês. Muitos me surpreenderam devido à sua carga emocional. Mas dois personagens despertaram meu desagrado. Elías e Carolina, a irmã de Patrícia. Elías é um pintor frustrado. Seus quadros não vendem quase nada e Patricia o sustenta com sua fortuna, sempre na maior mordomia. O fato é que Elías abusa desse conforto e não retribui com carinho à esposa. Patrícia diz que ele é um ótimo amante, mas nota-se que ele é distante e egoísta. Carolina é a agente da irmã e também só parece se preocupar com os ganhos dela, nunca perguntando se ela está feliz ou algo do gênero, só cobrando-a quanto à trabalhos e por não ser presente na vida dos pais.

O único defeito da narrativa foi a simplicidade com qual a trama se fechou. Patrícia descobriu quem era o/a responsável por tudo de ruim que acontecia com ela, mas não houve uma grande reação como a que eu esperava. Simplesmente ficou por isso mesmo. Além disso, outra subtrama importantíssima também se encerrou de forma broxante, logo quando eu esperava bastante ação. A diagramação da editora Planeta está impecável, mas preciso dizer que encontrei muitos erros de revisão, alguns bem grotescos, infelizmente. O espaçamento está ótimo e o tamanho da fonte é agradável e facilita a leitura.

Com isso, deixo a vocês minha recomendação. As Coisas que Você Sabe Sobre Mim pode não ter ganho cinco estrelas, mas é um livro excelente que merece ser lido por todos. Eu com certeza quero conferir outras obras da autora.

BEIJOS E ATÉ A PRÓXIMA!

***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.

Clique AQUI e saiba como participar.

5 comentários:

  1. Quero esse livro pra ontem. Amei a sinopse e fiquei extremamente curiosa pra saber o que acontece com a Patrícia. Uma pena que o final não tenha sido exatamente como você planejava D:
    Ótima resenha, parabéns!

    http://garotaezine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Leo!! Quero muito ler esse livro. Odeio quando finais não nos agradam, mas quero gostar da história!!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fiquei extremamente curiosa com a sinopse, e aquilo que tu deixou de falar na resenha só aguçou ainda mais a minha vontade de ler o livro. Achei a crítica ótima, e confesso que o livro já me ganhou pela capa, que está simplesmente perfeita. Também não tenho muito contato com a literatura espanhola, mas agora já sei por onde começar.
    livroosviajantes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ahh, fiquei super curiosa com o livro... Embora tenha encontrado pela resenha "traços de Giselle" na Patrícia! Hehehe idade, carreira, irmã que cuida dos negócios...
    Lhe convido a conhecer meu blog, tem post novinho sempre! :)

    Jenni Karolyne
    http://www.jennikarolyne.com

    ResponderExcluir
  5. Já tinha ouvido falar desse livro mas não tinha dado muita importância a ele..mas lendo a sinopse e a resenha fiquei com aquela vontadezinha de ler ^^

    ResponderExcluir