Autor(a): Cassandra Clare
Título Original: City of Heavenly Fire: The Mortal Instruments
Série: Os Instrumentos Mortais
Volume: 6
Editora: Galera Record
Páginas: 725
Sinopse: Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.

Aviso de possíveis spoiler para quem não leu Cidade Das Almas Perdidas

Esqueça tudo o que você já leu durante sua jornada através do mundo dos Caçadores de Sombras, em Cidade do Fogo Celestial nós somos apresentados a uma nova Cassandra e a uma versão amadurecida de todos os personagens.

Nessa nova jornada, acompanhamos um Jace já liberto de sua ligação com Sebastian, mas que em contrapartida carrega em suas veias o Fogo Celestial, uma arma poderosa quando controlada e ainda mais poderosa quando fora de controle.

Do outro lado temos Sebastian, portador do Cálice Infernal e que está invadindo institutos e sequestrando Caçadores de Sobras para aumentar o seu exército sombrio.

Para não fugir muito do que estamos acostumados, a Clave tenta criar uma estratégia para impedir todos os planos de Sebastian mas ignora todas as dicas e ideias de quem já conviveu e conhece por dentro a mente do psicopata.

Carta da corte Faerie para o Instituto de Los Angeles

Logo no início do livro somos apresentados à quantidade considerável de novos personagens, que com muita facilidade confundiu completamente minha cabeça. Sinceramente, foi tanto personagem brotando do nada que ao chegar ao fim do prefácio eu não consegui lembrar o nome de mais que dois ou três.
Esses personagens estarão presentes na próxima trilogia da autora, que se passará após os acontecimentos de Os Instrumentos Mortais.

Algo que não poderia deixar de comentar é o avanço em termos de escrita que a autora teve durante o decorrer dessa série. Em Cidade do Fogo Celestial temos uma escrita muito mais madura, dinâmica e muito menos cansativa. Não que os livros anteriores fossem compostos por uma leitura maçante, mas em certos pontos se tornavam cansativos. Isso já não é algo presente no ultimo volume da série, então diga adeus à todos aqueles momentos insuportáveis dos monólogos de Clary.
Mesmo com essa maturidade na escrita, o livro ainda consegue ser um dos mais engraçados, se não o mais engraçado da série.

Após ler esse livro pude afirmar com todas as letras que autora sabe muito bem como finalizar uma série, afinal, esse já é o segundo desfecho e não perde de maneira alguma para o fim de Cidade de Vidro. Cassandra conseguiu dar um ponto final em todas as brechas presentes na história, mas ao insistir em nos introduzir ao mundo de The Dark Artifices, temos a impressão de que a obra não é um fim de um ciclo, apenas uma vírgula em um história sem fim.

Os Instrumentos Mortais foi uma série que me conquistou de uma maneira incrível e que não foi nada fácil pensar em me despedir dela, porém Cassie conseguiu superar todas as minhas expectativas e finalizou esse ciclo com maestria. Por isso leva as cinco estrelas e um lugar especial na minha estante.

***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA
Clique AQUI e saiba como participar

icon-newsletter

Não perca nenhuma novidade!

Veja os posts relacionados


Deixe seu comentário

47 Comentários

  • Loly Fonseca
    10 outubro, 2014

    Ainda não comecei essa série, mas estou louca pra ler… Estou fugindo um pouco de livros com continuações devido a minha falta de tempo para leitura, mas essa assim que possível eu quero ler… Já ouvi falar muito bem, e sempre muito bem avaliada em resenhas… Espero gostar tanto quanto você gostou…
    Kisses =*

  • Rafaella Lima
    08 outubro, 2014

    Oi Wellyson, tudo bem? Vou ser sincera e dizer que não li a resenha. Adoro essa série, mas devido a problema de falta de tempo eu ainda estou em "Cidade das Cinzas", e preciso ter tempo para continuar a ler. Mas pelo que eu ouvi, o último livro é ótimo e fecha a série de forma maravilhosa.

    Essa edição americana é maravilhosa, acho lindo os livros em Hardcover, pena que eu não leia me inglês.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

  • Verdade Ficcional
    06 outubro, 2014

    Ai, essa edição americana acaba comigoo!!
    Ainda não terminei de ler TMI mas estou ansiosíssima pra fazê-lo, assim que eu terminar de ler TID vou ler Cidade das Cinzas. Mas tenho certeza que Cidade do Fogo Celestial é maravilhoso, pelo pouco que eu li da Cassandra (Cidade dos Ossos, Anjo Mecânico e metade de Príncipe Mecânico até agora) e pelo que conheci do universo dos Shadowhunters, posso garantir que a tia Cassie é uma escritora incrível. Ansiosa pra terminar de ler a série e a trilogia e me tornar oficialmente uma Shadowhunter 🙂
    http://verdadeficcional.blogspot.com.br/

  • Lara Silva
    04 outubro, 2014

    OMG! Estou louca por esse livro! Já li a série toda e estou louca para ver como termina tudo. Já vi que vou ter DPL (Depressão Pós Leitura), mas vai valer a pena
    😀

  • Maíra Souza
    03 outubro, 2014

    Tenho muita vontade de ler toda a série! Me encantei desde sempre primeiramente com as capas, que são lindíssimas e depois que vi o filme gostei ainda mais. Achei a história bem diferente apesar de ter alguns "seres" comuns em vários livros.
    Espero ter a oportunidade de ler toda a série!
    =*

  • Ana Venturelli Inocenti
    25 setembro, 2014

    Cara, esse aviso de spoiler no começo me assustou um pouco kkkk mas não foi nada de mais.
    Os livros da Cassandra são muito amorzinho, sou apaixonada pela escrita dela, pelo modo em que ela descreve os detalhes e personagens <3
    Ainda não li CoHF, mas estou ansiosa demais kk prevejo lágrimas e depressão pós livro ): E que venha The Dark Artifices e o Instituto de Los Angeles

    bibliotecacolorida.blogspot.com.br

  • Milena Soares
    23 setembro, 2014

    Ainda não li nenhum livro dessa série, parece ser ótima, vejo muita gente falando super bem da mesma, estou bastante interessada em começar a ler!

  • Carolina Aragão
    22 setembro, 2014

    Ainda não acompanho essa saga , pelo que eu já vi aqui no blog mesmo ela é muito boa e eu espero ter a oportunidade de conhecer 🙂

    Ps: Fiquei com medo de ler sua resenha por causa do aviso de spoilers kkk

    dezenove–primaveras.blogspot.com.br

  • Ka Wozniak
    21 setembro, 2014

    Fazia tempo que não gostava de ler tanto um livro quanto gostei de Instrumentos Mortais….. isso pq só li os 3 primeiros rsrsrsrs estou muito ansiosa para ler os outros!!!!

    Adorei a sua resenha Wellyson!!!!

    Bem sucinta e abrangente 🙂

    Beijos

    Ka Wozniak
    Cinco das Artes

  • Caroline Garcia
    21 setembro, 2014

    Mal vejo a hora de poder ler a continuação dessa história que sou completamente apaixonada … Jace e Clary é tããão LINDO ♥ haha
    Estou bastante ansiosa para descobrir o desfecho dessa história.
    Pela sua resenha deu a entender que é TUDO DE BOM.
    Cassandra é DIVA, uma ótima escritora *-* #Adoro
    Beijokas
    Caroline Garcia

  • Yasmin Porto Costa
    21 setembro, 2014

    Nossa louca para ler essa série ela está na minha lista gostei muito da resenha já tinha lido outras, mas a sua gostei continuei interessada em ler!
    ^^

  • Julielton Souza
    20 setembro, 2014

    Nunca li nada da Cassandra, e achei muito fraco o filme, então não busquei conhecer a série, isso sem mencionar que ouvi dizer que ela não tem fim, e isso me desanima, pois, por melhor que seja uma série, depois de um tempo fica chato ver os personagens sempre se metendo em encrencas e no fim conseguindo superar todas. Porém a intensidade como você descreve esse livro pode se dizer que faz os seus leitores quererem dar uma oportunidade para o livro.

    Julielton Souza – Dialética Proposital

  • Mey
    19 setembro, 2014

    Bem, falta-me apenas esse livro para completar minha serie, mas como costumo somente ler quando tenho todos, estou mais perdida que cego em tiroteio. Não gosto muito de autor que não se desapega de suas historias, mesmo elas sendo muito boas, como aconteceu com IM, ainda me falta completar a serie As peças Infernais, mas mesmo sabendo que poderia começar a ler uma serie sem afetar a outra, ainda insisto em ler PI para depois ler IM e agora vc me diz que ela prentede nos apresentar The Dark Artifices, sinceramente…ando optando por livros unicos…afinal, nem sempre se garante que a serie começa e termina com a mesma qualidade. Bjksss

  • Jade J.
    18 setembro, 2014

    Roendo as unhas de tão ansiosa que estou para poder colocar as minhas mãos em cima desse livro e poder devorar ele por completo. Um lado que acho que todos os fãs dessa incrível serie deve estar sentindo é uma saudade de todos os incríveis e bem escritos e descritos personagens, então com o coração na mão ainda terei coragem de ler esse tão esperado desfecho.

  • Aline Ramos
    18 setembro, 2014

    Oi Welliuson, tudo bom??Assim como você sou mega fã desa série…E não acredito que minha série tão amada chegou ao fim. :'( :'( Pelo que vi o livro será o máximo, cheio de surpresas, cenas lindas e marcantes.E rincipalmente a uma conclusão ra todas a spontas soltas.. Estou louca pra ler e apreciar essa obra incrível. Parabéns pela resenha,ficou excelente..Adorei as fotos..bj e fique com Deus
    bjs

  • Tatielle K.
    17 setembro, 2014

    Um amigo meu comprou os dois primeiros livros, estou na fila pra ler. Historias fantásticas sempre vem bem vindas a minha estante. Gosto de enredos que me façam esquecer por breves momentos do mundo ao redor, Os Instrumentos Mortais já chamam a atenção desde o nome, além de que a capa já nos diz como deve ser cheio de aventura. E é bom saber que o final é bem escrito, pois já me decepcionei muito com muitos finais de sagas que não tem algo especial que dê vontade de mais.
    fro_thielly@hotmail.com

  • Yara Lopes
    17 setembro, 2014

    Eu nao sei se eu to ansiosa ou triste.. Quero mtooooooooooo ler.. mas eu sei q vou enrolar pq eh o ultimo.. Tdos os livros sao tao faceis e rapidos de ler.. sao perfeitos! Eu sei q esse vai ser tao bom quanto tdos os outros! 😀

  • Ateliê Mimo´s da Li
    17 setembro, 2014

    É tão legal quando o final nos surpreende assim e supera nossas expectativas, acho que não tem coisa melhor para um amante de livros…..

  • Amanda Vieira de Oliveira
    17 setembro, 2014

    Já estou loooouca para ler 😉

  • Thalía Lopes
    17 setembro, 2014

    só li o primeiro livro da serie até agora e amei! quero todos!

  • Ana Paula Justen
    17 setembro, 2014

    Estou mega louca para ler essa série. Não tenho nenhum, ainda, mas piro só de ver a capa. HAHA

  • Andreana
    16 setembro, 2014

    É muito bom quando o autor(a) consegue finalizar uma série com um desfecho incrível e que nos agrada, então que bom que você gostou e deu as 5 estrelas.
    Sobre a escrita mais madura mas que ao mesmo tempo engraçada, pontos para Cassandra Clare porque ela é uma autora incrível o/ hahaha

  • sanny yamaguti
    16 setembro, 2014

    eu simplesmente amo o universo dos caçadores de sombras. ainda não li esse livro, mas estou morrendo de curiosidade.
    a tia Cassie não brinca em serviço, quando se trata de segurar o o leitor.

  • katiaelipe
    16 setembro, 2014

    Cassandra realmente sabe o que faz não é ? Não comecei a ler essa série ainda, só vou faze-lo quando tiver todos os livros e vou ler do primeiro ao ultimo seguido.
    Bom saber que ela termina a série com maestria e ao mesmo tempo apenas com um ponto e virgula, que venha The Dark Artifices.

  • Bruna Costenaro
    16 setembro, 2014

    S2 o Jace e é uma vergonha dizer mas ainda não li do quarto livro em diante da série! É que elas não aparecem nas promos e acabei perdendo de vista, preciso arrumar isso logo!!

    Miquilis: Bruna Costenaro

  • Amanda Karoline
    16 setembro, 2014

    Sou doida pra ler essa série, só assisti o filme 🙁

  • Eloisa
    15 setembro, 2014

    Li o até o meio do primeiro livro e achei bastante interessante quanto o filme 🙂

  • Nardonio
    15 setembro, 2014

    Como só li o "Cidade dos Ossos", preferi não ler essa resenha, pois tive receio de ler algum spoiler. Pelo que vi no último parágrafo, a Cassandra Clare fechou essa série com chave de ouro. E, não esperava menos dela. Ele é talentosíssima, e tinha certeza que ela iria deixar seus leitores satisfeitos com o encerramento dessa tão amada série. Enfim, quero muito ler tudo o que ela lançar.

    @_Dom_Dom

  • beth
    13 setembro, 2014

    amo essa série. Pra mim é uma das melhores que li até o momento. E não vejo a hora de poder ler este último livro da série. Ansiosa por ele. Beijos.

  • Lee Silva
    13 setembro, 2014

    Cara, eu necessito desse livro!! Até hj nao o li, mas vontade é o q nao falta!! Obg pela resenha!! *–*

  • Biazynhah
    13 setembro, 2014

    Estou louca para ler os livros da série, li a resenha mesmo com medo de spoiler, mas é até bom para ter um gostinho do que está por vim.

  • nathalia muller
    12 setembro, 2014

    Li o primeiro livro e me apaixonei… estou louca para ler a serie completa …

  • raquel
    12 setembro, 2014

    Belissíma capa, a sinopse esta tentadora a leitura, a resenha faz jus ao livro.Quero muito ler CIDADE DO FOGO CELESTIAL é o tipo de leitura que me agrada muito aos olhos.

  • Cristiane Dornelas
    12 setembro, 2014

    Só. Quero. Mais!
    Isso não pode ter acabado. Não senti como acabado nadica de nada! Tem que ter mais Jace! Essa é a unica série que o autor lança livros e mais livros sobre e nunca canso. O mundo dos Caçadores de Sombras é sempre interessante e quanto mais livro melhor. Espero que essa nova trilogia chegue rápido, pois estou ansiosa para conhecer esses novos personagens. Mais coisa boa vem por aí com certeza.

  • Rodrigo Viny
    12 setembro, 2014

    Bom, infelizmente, até agora eu não li nenhum livro da série, ou até mesmo da Cassandra, mas já ouvi falar tão bem da saga Instrumentos Mortais que estou morrendo de vontade de ler!

  • Suelane Pereira
    12 setembro, 2014

    Ainda não tive a oportunidade de ler mas parece sem muito bom!!!

  • Juliana Grade
    12 setembro, 2014

    Já li a série completa, e sempre a recomendo. Não tem como não amar os livros, principalmente o Jace.
    Beijos.

  • Neny
    12 setembro, 2014

    Eu so li até o momento a 'primeira trilogia' a continuação ainda não comecei rs, eu so vou ler quando tiver todos dai leio junto, pois a autora sempre deixa um final que vc fica louco pela continuação.
    Que bem que o livro fechou com um final bom e não deixou brechas ou coisas sem finalizar, essa sempre é minha preocupação com series.
    Pretendo ler em breve, beijos.

  • Garota Literary
    05 setembro, 2014

    Sou louca para ler logo a série♥ Todos falam tão bem.
    http://garotaliterary.blogspot.com

  • Ana Paula Barreto
    30 agosto, 2014

    Ainda não li nadinha da série, mas tenho muita vontade.
    O que achei mais bacana foi o amadurecimento da história junto ao da autora. É legal vê-la evoluindo em termos de narrativa e também de técnicas.
    Espero conseguir ler em breve. Acho que é diversão garantida!
    bjs

  • Vivian Rocha
    20 agosto, 2014

    Amei o final da série e como você mesmo disse ela sabe fazer um bom final, pois já o fez duas vezes nessa série. Sem contar tbm o final de as peças infernais que foi surpreendente pra mim, um dos melhores finais que já li. Por isso esperava um pouquinho mais de Instrumentos Mortais, não que tenha sido ruim, pelo contrario achei maravilhoso, mas como você mesmo falou a introdução da outra serie da uma sensação de um virgula e não um ponto final. Acho que foi essa justamente a ideia, para que assim continuássemos acompanhando a outra série.

  • Joιѕ Duarte
    18 agosto, 2014

    Serei sincera: não li a resenha. Como só li até Cidade de Vidro, morro de medo, tenho pavor, de pegar algum spoiler. Na verdade, evito qualquer resenha… não li nada sobre o livro ainda, nem a sinopse. Mas to maluca pra completar minha série e assim dar continuidade.

  • Lauro Moura
    16 agosto, 2014

    "Que seja eterno enquanto dure". Ameei sua resenha final da série Os Instrumentos Mortais, Well.
    É tão maravilhoso quando nos envolvemos de uma forma única, com uma série e que bom que Cassandra superou todas as suas expectativas.
    Eu vou esperar um pouco pra ler os livros, pois tenho uma enorme lista de prioridades na frente, isso se minha compulsão de compras não gritar mais alto e eu acabar comprando todos os volumes (: rsrsrs

    Beijoos,
    Lauro.

  • RUDYNALVA
    15 agosto, 2014

    Wellyson!
    Não li nenhum livro da série ainda, mas é uma das minhas desejadas.
    Estou com esse livro aqui porque ganhei em um sorteio e acho que darei prioridade na leitura já que seus elogios ao livro e a série são grandes.
    Depois conto o que achei.
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

  • Patrini Viero
    15 agosto, 2014

    Sou completamente vidrada por essa série, e admiro a autora de um modo incontrolável por conseguir criar um mundo tão perfeito e cheio de detalhes. Ainda não tive a oportunidade de ler o fim da saga, mas estou roendo as unhas para ter o livro em minhas mãos. Espero que isso aconteça logo! Parabéns pela resenha!

  • Iêda Cavalcante
    15 agosto, 2014

    Oiee.
    A colega ai de cima não está sozinha nesse barco, eu também não li nenhum dos livros, quero muito começar a série mas antes quero completar algumas que estão inacabadas na minha estante, então ainda vai demorar um pouquinho pra que adentre esse mundo.
    Bjokas!

  • Suelen Mendes
    14 agosto, 2014

    Essa série deve mesmo ser muito amor né,só ouço elogios.
    Preciso ler,e conhecer esse tão falados personagens!Devo ser um dos únicos seres humanos da face da terra que ainda não leu rssss
    Bjus