25 de setembro de 2014

Na Telona :: 'Será Que?' #14

POSTADO POR EM 25 de setembro de 2014

Oi, gente. Tudo bem?


Na última terça-feira eu participei de uma cabine de imprensa aqui em Porto Alegre e hoje vim contar o que achei dessa comédia romântica que chega às telonas hoje.

Filme: Será Que?
Título Original: What If?
Diretor: Michael Dowse
Lançamento: 25 de setembro de 2014
Duração: 1h42min
Distribuidora: Diamond Filmes
Classificação: 12 anos
Sinopse: Wallace (Daniel Radcliffe) está sozinho há um ano, após terminar com a namorada depois de vê-la com outro homem. Encerrado o período de luto pelo fim do relacionamento, ele acredita que é hora de seguir em frente. Um dia, em uma festa organizada pelo melhor amigo Allan (Adam Driver), ele conhece Chantry (Zoe Kazan), a prima dele. Não demora muito para que o papo entre eles flua naturalmente e Wallace se ofereça para levá-la até em casa. Mas, ao chegar, ele descobre que Chantry tem um namorado, Ben (Rafe Spall), o que o desanima. Dias depois, Wallace e Chantry se reencontram por acaso e, após uma rápida conversa, decidem ser apenas amigos. A partir de então, eles andam juntos por tudo quanto é canto, apesar de Wallace nutrir um sentimento romântico por ela.

Será Que? narra a história de Wallace, um jovem que se desiludiu com o amor após uma grande decepção amorosa. Um ano depois ele está finalmente saindo desse período de luto pós-término e determinado a se reestruturar. 

A vida que Wallace leva agora não é exatamente a melhor do mundo. Ele está morando no sótão da casa da irmã, trabalhando em um emprego medíocre após ter abandonado a faculdade de medicina, onde sua ex-namorada também estudava.

Numa certa noite, em uma das muitas festas organizadas por seu melhor amigo Allan, Wallace conhece Chantry, prima de Allan. Chantry tem exatamente o mesmo tipo de humor irônico de Wallace e ambos se dão muito bem após uma noite regada à conversas e piadas e ele está certo que a garota é o seu par ideal.



Porém, Chantry tem um namorado, Ben, por quem é extremamente apaixonada. Wallace fica um tanto decepcionado com a descoberta, mas aceita ser apenas amigo de Chantry, sem deixar apagar aquele sentimento estranho que se abateu sobre ele quando a conheceu.

Os dois começam a passar bastante tempo juntos e todos ao seu redor percebem que há algo mais do que amizade ali, embora ambos não queiram admitir isso. Porém, quando Ben precisa viajar para a Irlanda a trabalho e Chantry se sente isolada, as coisas podem começar a mudar, principalmente quando os amigos dão aquele empurrãozinho. 

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de assistir.

Quando assisti ao trailer, confesso que não esperava nada do filme. Tinha certeza que encontraria outra comédia romântica clichê onde tudo terminaria bem, com todos felizes para sempre. Surpreendentemente, eu fui arrebatado pela trama e saí da sessão muito mais leve do que quando entrei.

O desenvolvimento da trama vai acontecendo aos poucos, mas não de uma forma cansativa ou monótona e sim como aconteceria na vida real: lenta e gradativamente. Além disso, o filme aborda a importância da amizade quando uma das partes, ou ambas, está em um relacionamento afetivo. Esse fator contribuiu para que eu gostasse ainda mais do longa, pois sempre me vejo preso entre amigos e seus namorados e na maioria dos casos não sei como lidar com a situação.

Os personagens foram muito bem construídos e os atores que os interpretaram também não deixaram por menos. Eu me vi muito em Wallace e no seu medo de se magoar. Não esperava nada da atuação de Daniel Radcliffe, mas ele conseguiu me convencer, passando bem a imagem desajeitada do personagem. Passei a vê-lo com outros olhos.

Zoe Kazan foi, para mim, a melhor atriz do longa. Embora Chantry não tenha sido uma boa personagem (tinha momentos em que eu morria de vontade de entrar no filme e dar umas porradas nela), Zoe soube interpretá-la muito bem, desenvolvendo toda a complexidade que rodeia a sua vida de uma forma doce e amável.



Fora a química que Zoe e Daniel tem quando estão juntos. As cenas deles foram extremamente divertidas e repletas de ironias e conversas regadas a bom humor e assuntos totalmente aleatórios, mas muito cômicos e ao mesmo tempo interessantes.

Quanto aos personagens secundários, senti que faltou um pouco de desenvolvimento. Allan fazia o melhor amigo mulherengo, que servia de confessionário para Wallace e era responsável pelas melhores piadas (mesmo boa parte delas aparecendo no trailer). Ele casou-se com Nicole e juntos eles formaram aquele típico casal que não tem hora nem lugar inconveniente para se agarrar. Além disso, temos a irmã de Chantry, Dalia, que até agora não entendi qual seu papel na história.

Porém, achei a atuação de Adam Driver muito boa. O ator soube incorporar a despretensiosidade de Allan e me fez pensar o quanto ele e o personagem tem em comum. Agora Mackenzie Davis (Nicole) e Megan Park (Dalia) foram totalmente apagadas e apáticas. Uma pena, pois adoro ambas.



Será Que? é um filme despretensioso, que tem como missão entreter e apresentar algo tão comum em nossas vidas, que é o momento em que a amizade torna-se amor. E é claro que o longa cumpre seu papel com maestria. Eu com certeza recomendo o filme e esse é um que vou gostar de ter em minha coleção de DVD's para assistir sempre que possível.

TRAILER



BEIJOS E ATÉ A PRÓXIMA!
***
Este post está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e saiba como participar.

6 comentários:

  1. Incrivel como o Daniel ninguém nunca vai esperar nada dele por ele ser eternamente o Harry Potter né? hahaha
    Amei a sua resenha. *-*
    Só não assisto no cinema porque não me agrada muito ver comédia romantica no cine =/
    Valeu a pena esperar

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da trama, e a história me pareceu bem romântica. Além disso, gosto do gênero, apesar de sempre haver aqueles clichês meio bobinhos em filmes assim. Não sou a maior fã do Daniel, e também não conhecia a atriz que interpretou a protagonista, mas com certeza seria um filme bem leve de assistir, que eu conseguiria associar a minha realidade em determinados momentos.

    ResponderExcluir
  3. comedias românticas são um dos meus tipos de filme favorito, e esse filme parece ser fantástico e o tipo de filme que você pode assistir a qualquer hora, sempre e sempre! e sem falar que é com o lindo do meu Daniel Radcliffe <3

    ResponderExcluir
  4. Leo!
    Geralmente gosto muito de comédias românticas.
    Li sua resenha e assisti o trailler, mas sabe que não consegui ficar convencida com o Daniel Radcliffe nesse papel? Sei lá, para mim, faltou alguma coisa.
    Não sei... terei de assistir para ver.
    Valeu a dica!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não tenho nada contra comédias românticas clichês, na verdade eu adoro. Mas é sempre bom sair do clichê e inovar, se essa comédia foge do clichê então já está valendo para essa inovação. Gostei do trailer.

    ResponderExcluir
  6. Nunca assisti nenhum outro filme do Daniel, exceto Harry Potter. Confesso que tenho vontade de vê-lo interpretando outras personagens. Esta aí uma boa oportunidade.
    Obrigada pela dica,
    Me interessei.

    Beijos,

    -A.

    ResponderExcluir