5 de outubro de 2014

Qual o real impacto de uma resenha negativa?

POSTADO POR EM 5 de outubro de 2014

Heey, gente. Tudo bem??


Tem um tempinho que escrevi um post sobre a arte de fazer resenhas. Na mesma época rascunhei esse post agora. Escrevi, pensei, escrevi mais um pouquinho e guardei o rascunho no meu caderno. Não sabia quando ou se iria publicar, hoje estava folheando o caderninho de ideias e me deparei com ele. Pensei: Porquê não? Então bora lá.



Qual o real impacto que uma resenha negativa tem para uma obra literária? Será que é tão ruim ao ponto do autor se achar no direito de denigrir a imagem do resenhista? Será que o autor da resenha não tem o mesmo direito de ser preservado como o autor do livro teve, mesmo que a resenha tenha sido negativa? Se o resenhista for bom, claro. Afinal, não gostar de uma obra, ou apontar seus defeitos, não quer dizer que não se goste do autor ou da pessoa.

A internet e um poço sem fundo onde todo mundo acha que pode falar o que quiser sem que seja punido por isso. Estar aqui é dar a cara a bater todos os dias e esperar comentários maldosos ou mal articulados. Para estar aqui a pessoa tem que aprender a lidar com isso. Aprender que todo mundo tem uma opinião, e que ela em que ser respeitada caso não seja desrespeitosa. Ficou confuso? É simples. Se a pessoa expressou sua opinião, mas não te ofendeu, você tem que respeitar a dela.

Você sabia que muitas resenhas negativas despertam a curiosidade do leitor? Muitas vezes uma obra que foi criticada por um blogueiro é bem aceita por um leitor desse mesmo blog. Negativa ou positiva, uma resenha impacta diversos leitores e a obra resenhada passa a ser conhecida por um número maior de pessoas, muitos desses irão ler e poderão apreciar.

É do bom senso do resenhista escrever sobre a obra de forma íntegra e impessoal, de forma a nunca denegrir a imagem do autor. Mas também é dever do autor entender que sua obra está sujeita a gostos diferentes e que desgostos podem ocorrer. Denegrir a imagem do resenhista perante outros autores é a receita do fracasso. Assim como os autores conversam sobre os blogueiros, os blogueiros também conversam sobre os autores. Dependendo da forma como os autores agem para com os blogueiros, eles podem ser excluídos da parte da blogosfera que realmente vende livros.

Então blogueiros cuidado ao fazer uma resenha negativa. Tenha porte e descreva pontos pertinentes que tenha te desagradado na obra, mas nunca desvalorize-a. E autores, aprendam a lidar um pouquinho melhor com as críticas. Uma resenha negativa não vai te levar ao fracasso, procure entender os pontos do resenhistas e melhorá-los, caso queira, em uma próxima obra.

BEIJos E ATÉ A PRÓXIMA!
***
Este post está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e saiba como participar.

13 comentários:

  1. Concordo com você, se não gostou só basta falar os motivos que não gostou, mas não classificar o livro com ruim, até porque tem gente que gostou. Por isso sempre que me falam algo negativo sobre alguma coisa eu procuro ver um depoimento positivo.
    www.myfavoritekiss.net

    ResponderExcluir
  2. Acho muito importante o respeito mútuo, tanto de parte do autor como do resenhista. E também concordo que é necessário ser honesto com as suas impressões sobre determinada obra na hora de fazer resenha, sem medo de expor sua opinião de forma que não denegrida o autor. Gostei muito do post, muitas vezes escrevemos coisa sem intenção, e mesmo assim acabamos por ofender alguém, é por isso que a releitura antes de publicar o post e pensar sobre ele é tarefa indispensável numa resenha.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, Barbara. Eu mesmo já recebi pontos que precisam ser melhorados de pessoas que leram meu trabalho e foi ótimo, porque estão me ajudando a melhorar. Até porque, nós escritores não somos perfeitos. Então quem somos nós para acharmos que criamos uma história tão perfeita que o mundo inteiro irá amar e sem erro algum? O escritor que acha que não comete falhas precisa repensar isso, e esse já foi o primeiro erro cometido por ele.

    Eu já vi casos em outros blogs que também disseram a mesma coisa, sobre alguns blogueiros terem dito que não gostaram de um livro e isso só atraiu mais leitores e muitos desses leitores gostaram. E outra coisa, como você e os comentários anteriores mencionaram aqui, se o blogueiro ou leitor fala o que não gostou da forma correta, vocês estão nos ajudando a melhorar. Estão nos ajudando a identificarmos como podemos aprimorar o nosso trabalho.

    E ainda tem mais uma coisa. Vocês têm uma visão muito melhor que a nossa. Porque vocês estão fora da trama, então é fácil para vocês fazerem uma análise dela muito melhor do que nós. Esse é mais um motivo para esses apontamentos serem válidos.

    Autor de Mestre de Marionetes
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com o autora do texto. Saibamos usar as palavras e de forma coerente ao falar de uma determinada obra afinal vocês vão está criticando o trabalho de uma pessoa e como sabemos ficou horas, dias ou meses trabalhando em um determinada obra! Como você percebe lá no blogue procuro sempre falar os pontos positivos e negativos de forma clara e suave, afinal a opinião de individuo é somente dele e cabe a ele gosta ou não de uma obra!!!!

    Beijos

    Ana Priscila

    irmandadeliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Isso é o que sempre busco em minhas resenhas: sempre apontar os motivos que me fizeram desgostar do livro sem ofender o autor ou os fãs. Ademais, não devemos ter medo de postar resenhas negativas (às vezes até acho interessante buscar resenhas negativas de livros que gostei muito; não por masoquismo, mas por ter curiosidade em saber que motivos levaram essas pessoas a desgostar). E aqueles que só publicam resenhas positivas acabam perdendo um pouco de credibilidade, o que talvez também comprometa a dos autores. Afinal, para ter apenas resenhas positivas ou é o melhor livro do mundo ou pode ter existido algum tipo de troca entre o autor e os resenhistas. Porém, dificilmente uma resenha será totalmente negativa ou totalmente positiva.

    Sonhos, Imaginação & Fantasia

    ResponderExcluir
  6. Acho que uma resenha negativa quando é bem feita, mostrando os pontos que não agradaram na leitura, não vão afetar que outros leitores a leiam, desde que estes leitores sejam o alvo de tal leitura. O respeito ao trabalho do autor e da editora são pontos que não devem ser criticados, e o leitor saberá entender que gosto não se discute, tem-se. O que eu gosto não é necessariamente o que você ou outra pessoas vão gostar. É preciso respeitar a opinião de todos, desde que esta opinião seja dada de forma respeitosa e pautada em motivos coerentes.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Bárbara!
    Postagem muito bem feita.
    Acredito que análise de livro é bem pessoal e nem todos os livros são unanimidade.
    Que seria do verde se todos gostassem apenas do vermelho? Com livro é a mesma coisa. Tem Blogs literários especializados em apenas um gênero literário e por não estarem familiarizados com outros gêneros, podem ter uma opinião não tão positiva e acredito que os escritores tem de estar abertos para as críticas construtivas e bem escritas, sem ofensas e que auxiliam no crescimento do autor.
    Podemos expor nossa opinião sincera sem ofender, mas fundamentando os pontos que achamos negativos.
    Como bem falou, uma resenha negativa pode até ser atrativa e aguçar a curiosidade dos leitores dos blogs.
    Um exemplo aqui só para exemplificar... Muitas pessoas que conheço e alguns blogs dizem que não gostam dos livros do Paulo Coelho, normal aceitar esse ponto de vista, entretanto, ele é um dos autores nacionais mais vendidos no mundo todo, o que prova que mesmo opiniões negativas não afetam tanto a mensagem passada pelo autor, milhões de outras pessoas se identificam com ele.
    Semaninha de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou muito de ler resenhas antes de comprar/ler o livro pois posso me influenciar pela opinião do autor da resenha e acababo desistindo do livro, sim eu sou assim rsrs. Mas depois que eu leio o livro eu vou nas resenhas e as vezes há divergências quanto a minha opinião e a do/da resenhista, mas é claro né, cada um tem seu próprio gosto.. enfim eu amei esse seu post. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Tenho o costumes de ler o livro e só depois ler as resenhas, acho interessante comparar a minha opinião com a do resenhista/blogueiro. Cada um tem seu próprio gosto, sua preferência de temas em cada tipo de livro, cabe aos outros respeitar.
    Adorei o post, muito bom mesmo

    Beijos
    bibliotecacolorida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post, pois tenho certa dificuldade em fazer resenhas , sem falar que só leio as resenhas dos livros que leio depois de um longo tempo rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oiee Barbara.
    Eu penso que todos tem o direito de falar o que achou ou não do livro, se a resenha é negativa apenas em relação a obra, é a opinião do resenhista, apenas isso. Como você mesma citou, tem algumas pessoas que ficam até mais curiosa quando a resenha é negativa.
    Só acho que deve se ter cuidado em "negativar" apenas o livro, e não a competência do autor em escrever, são coisas bem diferentes e que deve se ter o maior cuidado possível.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bárbara.

    Eu quando escrevo as resenhas analiso o livro num todo, mas tem uns que a gente não curte e acaba dando notas baixas, vamos dizer assim. Mas mesmo assim quando eu faço uma resenha desse tipo eu tento ressaltar as coisas boas que o livro possui e deixo bem claro qual foi a parte que EU não gostei. Tipo eu não curto livros sem finais, aqueles que deixam tu pensar o que quiser que possa ter acontecido. Acho também que se você só leu um livro desse autor não deve falar que esse autor é ruim, talvez apenas aquela obra dele não foi o que você esperava.
    Gostei bastante do seu post e ele vai me fazer pensar mais a respeito quando for escrever minha próxima resenha.

    Sorteio: O lado mais sombrio e Atrás do espelho, participem.
    http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/2014/10/sorteio-de-halloween-novo-layout.html

    Até mais.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com vc : ''Muitas vezes uma obra que foi criticada por um blogueiro é bem aceita por um leitor desse mesmo blog'''
    A opinião do blogueiro e muuuito importante pra leitor, mais são personalidades
    diferente por isso causo um certo gostar ou não gostar ....
    Isso depende de cada pessoa

    ResponderExcluir