27 de novembro de 2014

É AÇÃO DE GRAÇAS, PESSOAL! | Já perdoaram os perus tributos de Novembro, mates?

POSTADO POR EM 27 de novembro de 2014


O que é essa coisinha chamada Ação de Graças? Fico bestificada com a quantidade de seres humanos que soltam essa perola toda vez que essa data importantissima para os americanos e canadenses. Como assim você não sabe? Vem comigo que vou te dar um intensivão sobre o assunto.


O que é o Dia de Ação de Graças?
Não é só um dia de comer Peru com molho e batas, mas também, é um feriado comemorado nos Estados Unidos e Canadá. Pois é, esse feriado também representa o Canadá. Nos Estados Unidos é na quarta quinta-feira de Novembro e no Canadá na segunda segunda-feira de Outubro. Na minha humilde opinião, eu super achava que deveria ter esse feriadão no Brasil. O governo adora dar feriado para os Brasileiros, né? Então, vamos oficializar o Ação de Graças e Sexta-Negra para os brasileiros, show! Mandem a ideia para o congresso!

O nome é auto explicativo. Ação de Graças é o dia que as pessoas se juntam para demonstrarem a sua gratidão a Deus pelas bençãos recebidas durante o ano, acompanhados de seus amigos e famiiares. É um feriado profundamente familiar, como Natal. Uma das grandes tradições desse dia é a comida, é claro. É um feriado com muita fartura gastronômica, e é tipico comer Peru (por isso é conhecido como Turkey Day - Dia do Peru) batada doce, purê de batata, torta, entre outras delicadecias. 

A Origem.

Lembra dos peregrinos? Então, tudo começou graças a eles, fundadores da vila em 1620 em Plymouth, Massachusetts (fala três vezes sem colar! Conseguiu? Duvido!) Após um inverno rigoroso, os peregrinos tiveram uma boa colheita de milho no verão, em 1621. Para celebrar essa ocasião tão ansiada após anos sofrendo com problemas na agricultura, o governador da vila resolver organizar uma festa no Outono. Nessa festa há registros que participaram 90 índios e foram comidos patos, perus, peixes e milho, muito milho. A partir desse ano, na Nova Inglaterra em cada Outobo era organizada uma festa em gratidão a Deus graças às boas colheitas. Só em 1863, o lindo do Abraham Lincoln (presidente naquela época) anunciou que a quarta quinta-feira de novembro seria conhecida como o Dia Nacional de Ação de Graças. 

A ação de graças é um dos feriados mais importantes nos Estados Unidos, um dos mais famosos mundialmente e muito explorado em filmes (zilhões de filmes da sessão da tarde. O meu favorito? Família Addams 02, foi lá que aprendi sobre ações de graças e não foi com a melhor fonte.) e séries (Friends, né? Sejamos sinceros: os melhores episódios da série acontecem nessa data). Não nego que tenho uma loucura para estar nesse periodo nos Estados Unidos e poder curtir esse feriado no clima americano. Deve ser muito bom!

Curiosidades sobre o Dia de Ação de Graças.
Existe uma cerimônia no Dia de Ação de Graças, onde o Presidente americano em exercício perdoa dois perus (um oficial e um reserva), salvando assim os animais do mesmo destino dos outros 46 milhões de perus - a estimativa de perus que são consumidos durante o feriado. Teve notícia sobre isso essa semana. 

O Dia de Ação de Graças é também muito conhecido por grandes desfiles. O mais conhecido desfile de todos é o da Macy's em Nova Iorque, onde participam centenas de figuras mediáticas e personagens do mundo infantil e da fantasia como Mickey, Homem Aranha, entre outros. No Dia de Ação de Graças também é disputado um jogo de futebol americano, um dos esportes mais apreciados nos Estados Unidos.. Esse ano teve bonecos da turma do 'A Hora de Aventura'. Um barato, não é?

A Sexta-feira depois do dia de Ação de Graças é conhecida como Black Friday (Sexta-feira Negra em português). Nesse dia, várias lojas fazem promoções surpreendentes, e por esse motivo, as lojas ficam superlotadas, de tal forma que todos os anos, há sempre casos de confrontos entre clientes que lutam tentando obter os mesmos produtos, ou pessoas que passam mal por estarem nesse tipo de condições adversas. O episódio 15x12 da série animada South Park retratou com muito humor acido sobre esse dia tão aguardado pelos americanos (e vários consumidores de todo o mundo) Imagine uma super queda nos preços do Xbox One e do Playstation 4? Então, esse é o foco do episódio que tem ainda uma leve paródia muito inteligente envolvendo Game of Thrones.

 Ainda sobre South Park, eles tem

um episódio que fala sobre a História da Ação de Graças, é claro que nada desse episódio deve ser levado a sério (ou talvez deva) mas é hilário ver os quatro amigos da pequena cidade de South Park tentando explicar a existência da Ação de Graças parodiando programas famosos do History Channel e o filme 'Thor'

Com seus costumes, os americanos tem um dos feriados mais adorado, desejado e bonito em sua história em todo o nosso Planeta. Que tal seguirmos o exemplo dos americanos e criarmos a nossa Ação de Graças?  


15 comentários:

  1. Oi, Bárbara, tudo bem?
    Legal seu post explicativo, realmente dá pra perceber pelas séries e filmes que o Dia de Ação de Graças é importantíssimo para os americanos, talvez até mais que o Natal, mas acho que a moda não pega por aqui, não. Rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Confesso que sempre ouvi falar de Ação de Graças nos filmes, e por mais que eu imaginasse o significado, nunca tive certeza. Agora tu me salvou hahahahaha sou super a favor de fazermos feriado aqui no Brasil também, afinal, nós também merecemos! Gostei bastante das curiosidades, mas queria poder salvar todos os coitadinhos dos perus D:

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkk o título do post foi o melhor!!!!

    ResponderExcluir
  4. Haha Perus tributos de novembro hahaha
    Acho muito legal o Dia de Ação de Graças, queria muito assistir o desfile de NY.

    Bjs
    Jéssica Rodrigues
    Blog Lilian & Jéssica

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bárbara! Eu sabia que o feriado tinha algo a ver com os peregrinos, mas antes pensava que era porque eles tinham chegado bem após a viagem da Inglaterra à colônia. Ainda bem que descobri a verdade, haha! Bem, eu acho legal, mas pra cultura deles. Nós temos tantas coisas bonitas e típicas do nosso país, mas insistimos de querer copiar a cultura estadunidense. Acho O FIM quando um brasileiro chega falando "feliz Dia de Ação de Graças". É a cara da subordinação, hahaha!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Barbara !
    Você não vai acreditar hoje minha professora de inglês falou sobre a origem desta data tão importante :) .Realmente na minha opinião não devemos ter um dia só para agradecer a Deus ,mas sim todos os dias :3
    Beijos

    http://www.nossaspaixoesopsnossoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. É muito bom quando é lembrado que agradecer é importante.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Olá, acho essa tradição muito interessante, principalmente por ser um feriado para reunir a família e agradeer por tudo. A única coisa que eu chei estranho esse ano foi que muitas pessoas escolheram ficar nas filas para aguardar a Black Friday, ao invés de estarem com seus parentes. Sou totalmente a favor do capitalismo, mas acredito que ele está invertendo um pouco o sentido das coisas.

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Super concordo que deveria ter Ação de Graças aqui no Brasil. Faria bem mais sentido se tivesse, por causa da Black Friday *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Bárbara! Acredita que sua publicação veio em boa hora?? Estava mesmo me perguntando esses dois dias de onde veio o dia de ação de graça deles. Sempre vejo nos filmes e séries e estava curiosa.

    Obrigada por matar minha curiosidade. E, é bem verdade. O governo brasileiro presa tanto um feriado, mas nem tem ação de graças, algo super essencial em nossa sociedade.

    Parabéns pelo belo texto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Super apoio ter esse feriado aqui no Brasil, o dia de Ação de Graças é uma das datas comemorativas americanas que eu mais gosto, acho lindo as comidas e devem ser super saborosas. Adorei as curiosidades, pensei que o feriado era só nos EUA. Muito legal seu post :)

    ResponderExcluir
  12. Postagem show, tenho certeza que muitos realmente não saibam o que é o Dia de Ação de Graças, parabéns pela postagem.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  13. Oi, flor!
    Gostei do seu post. Assim como você, sempre achei muito linda a mensagem que o Dia de Ação de Graças transmite aos norte-americanos. Parece-me que eles são capazes de refletir e amadurecer quando, em nome desse importante feriado, permitem àqueles com os quais estão chateados momentos de proximidade. :)

    Adorei saber dos desfiles! Gente, cada filme que assisti com esses desfiles… Sempre curtia ver. Pena que aqui não comemoramos essa data.

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ola Babi a grandeza do dia sem dúvida está em agradecer e não só comer o peru. Gratidão essa é a palavra chave para o dia, agradecer a tudo que temos, pena que muitos só pensem na comida hehe . amei a postagem e esclarecimentos sobre o dia. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Babi, como vai? Achei graça e bem bacana o seu post. Queria que tivesse ação de graça aqui no Brasil, mas vejamos isso apenas nos americanos :/ Achei legal saber a importância do dia da ação de graça, além das pessoas saberem que o que importa não é apenas o peru, mas também o momento passado juntos rs.
    Sucesso e abraços.
    http://chuvaelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir