Olá pessoal, tudo bem?

Olha quem voltou com mais uma resenha após ficar um bom tempo sem postar nada. Dessa vez eu vim falar sobre o livro Vermelho Como O Sangue, primeiro livro da Trilogia da Branca de Neve.

Livro: Vermelho Como o Sangue
Autora: Salla Simukka
Editora: Novo Conceito
Páginas: 239
Sinopse: No congelante inverno do Ártico, Lumikki Andersson encontra uma incrível quantidade de notas manchadas de vermelho, ainda úmidas, penduradas para secar no laboratório de fotografia da escola. Cédulas respingadas de sangue. Aos 17 anos, Lumikki vive sozinha, longe de seus pais e do passado que deixou para trás. Em uma conceituada escola de arte, ela se concentra nos estudos, alheia aos flashes, à fofoca e às festinhas dominadas pelos garotos e garotas perfeitos. Depois que se envolve sem querer no caso das cédulas sujas de sangue, Lumikki é arrastada por um turbilhão de eventos. Eventos que se mostram cada vez mais ameaçadores quando as provas apontam para policiais corruptos e para um traficante perigoso, conhecido pela brutalidade com que conduz os seus negócios. Lumikki perde o controle sobre o mundo em que vive e descobre que esteve cega diante das forças que a puxavam para o fundo. Ela descobre também que o tempo está se esgotando. Quando o sangue mancha a neve, talvez seja tarde demais para salvar seus amigos. Ou a si mesma.

Lumikki é uma garota finlandesa de 17 anos e estudante de artes. Certo dia, ao entrar na sala de fotografia da escola e encontrar cédulas sujas de sangue, a garota acaba mergulhando mais do que deveria em uma trama que é no mínimo ameaçadora.

E o pior: ela não sabia que ao aceitar ajudar se envolveria em um círculo de corrupção, tráfico, prostituição e muito mais.

Quando ela estava sozinha, podia ser completamente ela mesma. Livre. Ninguém exigindo nada. Ninguém falando quando ela queria silêncio. Ninguém tocando nela quando não queria ser tocada.

Vermelho Como O Sangue foi um livro que chamou minha atenção imediatamente quando vi a capa. Porém, ao descobrir que o livro fazia parte da Trilogia da Branca de Neve eu fiquei com os dois pés atrás, já que, como alguns sabem, eu peguei trauma dessas releituras quando li Branca de Neve e o Caçador.
Felizmente as semelhanças com o conto dos irmãos Grimm não passam do nome da personagem principal e algumas citações durante o livro.
Uma coisa que me decepcionou um pouco foi a construção dos personagens. Embora o livro possua uma quantidade considerável de personagens, chegamos ao final conhecendo poucos de verdade.
Lumikki, a personagem principal, possui uma história incrivelmente clichê. Infância sofrida, deixou a casa dos pais cedo, vive excluída em seu mundinho e da noite para o dia se torna a peça importante de um quebra-cabeça.
Elisa, Tuukka e Kasper são o trio responsável por encontrar o saco de dinheiro e é basicamente isso que sabemos sobre eles. A autora ignorou completamente a história dos três personagens responsáveis pelo início da trama.

A falta de detalhes não está presente apenas na criação dos personagens. A narrativa também carece de um aprofundamento maior. Porém, isso talvez seja a intenção da autora, fazer com que o leitor implore por mais informações.

Deixando isso de lado a narrativa consegue ser bem simples e fluída, um pouco confusa no começo mas que rapidamente te prende. A história é inteligente e bem desenvolvida mas possui um final um tanto quanto corrido. Umas 20 páginas a mais conseguiriam deixar o livro ainda melhor.

Se você deixar de lado o fato do livro ser vendido como um thriller policial e ler um livro esperando um drama adolescente você irá se apaixonar pela trama criada por Salla.

BEIJOCAS E ATÉ A PRÓXIMA!
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e saiba como participar.

icon-newsletter

Não perca nenhuma novidade!

Veja os posts relacionados


Deixe seu comentário

16 Comentários

  • Lauro Moura
    01 fevereiro, 2015

    Uau que capa magnifica. Você assim como eu é um amante delas, né Well ?
    Infelizmente o ter policial deixou a desejar, mas acho que pela sua resenha o livro pode ser aproveitado e tem partes maravilhosas. Ainda não é uma das minhas prioridades, mas ainda pretendo conhecer o drama de Lumikki *-*

  • RUDYNALVA
    30 janeiro, 2015

    Wellyson
    É verdade, o trhiller policial é fraco, mas sabe que gostei.
    A protagonista parece que fez um curso de agente de espionagem por correspondência…kkk
    Brincadeiras a parte… tenho de concordar que faltou aprofundamento nas personagens.
    Ainda assim gostei da leitura..
    cheirinhos
    Rudy

  • Cecília Vieira
    27 janeiro, 2015

    Já vi várias resenhas sobre esse livro, algumas positivas e outras não, mas a cada vez que leio mais uma, a minha curiosidade sobre ele apenas aumenta. A capa está linda. Espero tirar minhas conclusões em breve.
    Beijos!

  • B.Pati
    18 janeiro, 2015

    Eu me apaixonei pela capa, compraria o livro só olhando ela kk, mas fiquei agora receosa de comprar, porque apesar de amar clichês, eu gosto muuuito quando o livro é uma surpresa e já cansei um pouco de personagens femininas com passados conturbados ¬¬
    Mas gosto de uma série policial, apesar de você falar que ela não se foca nisso kkk
    O livro ficou na categoria: vou ler, mas não sei quando kkkk
    Adorei a resenha 🙂
    Bjos
    Ps.: não gostou de Branca de neve e o caçador? Poxa, gamo tanto kkk, mas admito que possa ser por causa da Kristen >.< kk

  • Priscila Gatti
    14 janeiro, 2015

    Estranho! Fiquei bastante confusa com a sinopse e o título, mas, depois que li sua resenha, consegui entender melhor. Mesmo assim, não gostei muito.
    Principalmente por esse desenvolvimento ruim dos personagens e, pelo jeito, da história também.
    Também fico com o pé atrás em relação a essas releituras.
    Enfim, gostei muito da resenha.
    Beijos!!

  • Fabrica dos Convites
    11 janeiro, 2015

    Que pena eu esperava muito mais deste livro. Gostei muito da capa, e a sinopse parecia boa.
    Bjs, Rose

    • Anônimo
      11 janeiro, 2015

      É uma leitura que vale a pena. Mas não espere um suspense policial.

  • Ariane Lima
    11 janeiro, 2015

    Gostei pra caramba da capa do livro e compraria ele somente pela capa, mas não faz o estilo de livro que eu leria apesar de ter amado a sinopse.

  • Edmere Cintra
    10 janeiro, 2015

    Oi Wellyson.
    Eu achei a capa maravilhosa, eu compraria sem mesmo ler a sinopse. Eu achei a premissa do livro legal mas lendo sua resenha fiquei com o pé atras, eu achava que seria uma história incrível, sem falar que amo ler livros com continuação, mas acho que vou desistir pois não gosto muito de livros clichês.

    • Anônimo
      11 janeiro, 2015

      O livro não é ruim. Apenas é um estilo diferente do que eu esperava.

  • Alice Aguiar
    10 janeiro, 2015

    wellyson eu li o livro e sinceramente achei uma droga D:
    n consegui me conectar com a história sabe e achei muito forçada!
    n lerei o próximo livro pq n tenho saco, mas quem sabe um dia.
    Seguindo o Coelho Branco

    • Anônimo
      11 janeiro, 2015

      Eu pretendo ler as continuações, porque como dizem, a esperança é a última que morre. haha. Vai que melhora.

  • Patrini Viero
    09 janeiro, 2015

    A capa é realmente maravilhosa, e a sinopse deixa a gente bastante curioso com a história. Eu gostei muito do fato de ser uma releitura, apesar de isso exigir um esforço a mais por parte do autor, já que a base é uma história consagrada. Apesar da construção clichê da personagem principal, a trama do livro me chamou bastante atenção, e eu fiquei curiosa para ler. Fico um pouco receosa apenas por ser uma trilogia, estou fugindo um pouco delas.

    • Anônimo
      09 janeiro, 2015

      Também fiquei com receio quando descobri que era uma trilogia. Mas até que curti.

  • Mariana Alves
    09 janeiro, 2015

    Uuhh bem legal. Gosto de livro nesse gênero. Achei interessante ^^

    |A Beautiful Lie|

    Criei um grupo para que os blogueiros possam trocar comentários uns com os outros. Foi uma maneira que pensei para poder conhecer o trabalho de cada um. Se quiser pode participar:
    |Blogueiros Leitores|

    bjs