18 de fevereiro de 2015

Clube da Liga :: 'Caixa de Pássaros' #01

POSTADO POR EM 18 de fevereiro de 2015

Oi, gente. Tudo bem?

Estou de volta com mais uma resenha para vocês, dessa vez um pouco diferente, pois é conjunta com pessoas incríveis, o Clube de Leitura da Liga. O post funciona como uma coluna, na qual vocês, leitores, poderão conferir a resenha coletiva seguida da opinião individual de cada participante, e ainda vão poder participar da promoção para concorrer ao livro do mês! Aproveitem!


Livro: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Sinopse: Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.


Resenha coletiva: Um misterioso surto começou a ser noticiado na TV, se espalhou pela internet e fez a população entrar em pânico. Alguma coisa desencadeou uma reação terrível nas pessoas, fazendo com que elas atacassem as outras brutalmente e depois cometessem suicídio da forma mais bizarra possível. Ninguém sabe de onde isso surgiu e por que se espalhou em escala global. A única coisa que se sabe é que basta estar de olhos abertos para ser afetado.

O livro possui uma narrativa empolgante que não deixa o leitor perdido nas mudanças de capítulos entre o passado e o presente da protagonista Malorie. Começa contando desde quando ela vivia uma vida normal até o seu presente, em que ela luta pela sobrevivência. Isso é surpreendente pela sagacidade do autor em transpor a barreira do tempo e dançar entre passado distante, passado imediato e presente, sem deixar o leitor sequer desorientado.

Cada personagem tem suas particularidades e todos são importantes na trama para torná-la ainda mais angustiante e nada previsível. Malorie não apenas retrata a luta pela sobrevivência em um ambiente caótico como também sintetiza vários temores maternos.

O autor apresenta um enredo bem articulado numa narrativa fluida e enigmática permeada de situações cabulosas e inimagináveis, interligando os fatos cuidadosamente. Esse é o diferencial da história criada por Josh: ele estimula o leitor a especular em busca de algo racional, a buscar explicações e criar teorias. A ansiedade em descobrir o que são as criaturas, de onde surgiram e como agiam, te faz virar cada página. 

Como sempre, a Intrínseca arrasou no trabalho gráfico. A capa transmite ao leitor o clima de tensão e escuridão do livro, de bônus ela apresenta uma textura levemente áspera, simulando uma caixa. Sua diagramação é simples, com folhas amareladas, letras capitulares, fontes e margens confortáveis. As primeiras páginas trazem galhos de árvores secas (típicas de florestas mal-assombradas) para você já entrar no clima, os quais se repetem no início de cada capítulo.

Minhas impressões: Não sei nem o que dizer sobre esse livro. Eu comecei a leitura totalmente sem expectativas, somente porque Well tinha me mostrado o booktrailer e achei interessante. Até chegar na página 50 mais ou menos, o livro não me prendeu. Porém, chegou uma cena extremamente tensa (a primeira de muitas) que não me deixou largar o livro até terminar (nem dormir durante uma noite, com medo do escuro). O final foi fechado, mas como dito acima, nem todas as perguntas foram respondidas. Já elaborei diversas teorias, mas todas acabaram caindo por terra e minha curiosidade em saber o que realmente acontece só me deixa gostar ainda mais do livro. Josh Malerman entrou pra minha lista de autores que lerei tudo que publicar e daria tudo pra conhecer esse cara. Caixa de Pássaros foi uma das melhores leituras que tive esse ano e com certeza recomendo. Vocês precisam ler, mas lembrem-se: NÃO ABRAM OS OLHOS!

*****

E depois de tudo isso, não podemos deixar de sortear esse livro maravilhoso para vocês, né?



REGRAS OBRIGATÓRIAS:
1. Ter endereço fixo no Brasil;
2. Comentar na resenha de um dos blogs participantes (links acima);
ATENÇÃO:
1. A promoção começa dia 18/02 e termina dia 15/03;
2. Perfis fakes ou criados exclusivamente para promoções serão desclassificados;
3. O sorteado receberá um email e terá 48 horas para respondê-lo. Caso não seja respondido será feito um novo sorteio;
4. O livro será enviado em até 30 dias;
5. Não nos responsabilizamos por eventual extravio ou problemas com o correio, nem caso o endereço para envio seja passado errado.


O Clube de Leitura da Liga é formado por amigos que resolveram arriscar uma leitura coletiva e se surpreenderam com a interação que foi proporcionada. Temos muitos gostos e ideias em comum, além de muitas discussões e risadas. Ninguém nunca irá nos entender, ainda bem.  Nós Somos: Arquivo Passional | Entre Palcos e Livros | Este Já Li | Leitora Viciada | Leituras da Paty | Livros e Chocolate | Mais que Livros | Meus Livros Meu Mundo | Meus Livros Preciosos | MoonLight Books | Prazer, Me Chamo Livro | SA Revista | Segredos Entre Amigas | Seguindo o Coelho Branco | Todas as Coisas do Meu Mundo |  

Beijos e até a próxima!

39 comentários:

  1. Essa capa ficou incrível a Intrínseca mandou muito, fui conquistada pela capa (e pelo fato de você não ter dormido anoite depois!!)...

    ResponderExcluir
  2. Fiquei mega curiosa para ler o livro por causa do booktrailer, e com essa resenha então, agora to louca para ler logo o livro !

    ResponderExcluir
  3. Adorei a capa. E a história tem tudo pra ser bem eletrizante. Adoro temas deste tipo. Pelo que li na resenha mesmo sendo um pouco monótono no começo fiquei empolgada com o depois que você menciona. Fiquei curiosa com seus comentários depois disso. Com certeza vou adorar ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Venho ouvindo falar bastante sobre este livro e o que ouvi dele até agora só aumentou a minha vontade em lê-lo. Adoro triler e após ler a sua resenha fiquei com mais vontade de ler. Vai para a minha (interminável) lista de leituras. Beijos,

    Ilmara

    ResponderExcluir
  5. Li o primeiro capítulo desse livro e a narrativa me prendeu completamente. Fiquei desesperada para saber o resto, então no mesmo dia fui na livraria, mas ainda não tinha chegado. Amei a resenha. Vi críticas boas sobre esse livro e achei a caba bem legal, fazendo referência a casa em que eles vivem sem sair durante anos. Vou participar do sorteio, vai que rola.
    cecilia.vso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Fiquei morrendo de vontade de ler o livro...A sinopse já me conquistou, mas a resenha me deixou com ainda mais vontade!!! Bem que eu podia ganhá-lo no sorteio, felicidade completa rsrs
    Bianca Valente biancasvalente@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Léo e Bah,
    Não abram os olhos!!!!
    rsrsrsrs
    Adorei o livro, estava curiosa também por conta do booktrailer e amei a experiência de ler em grupo!
    Achei tenso, levei susto a noite, ai céus, acho que sou medrosa!
    Adorei a narrativa fluida, mas o final me deixou frustrada kkkkk
    Beijossss
    Chrys Audi
    www.todasascoisasdomeumundo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Caraca, Leo! Jura que tu achou lento até a página 50? Nooooossa! Eu fiquei fisgada no primeiro capítulo, morrendo de curiosidade pra entender o motivo da fuga, como chegou àquele ponto, de quem era o sangue da casa... Ai, só de lembrar já fico tensa de novo.
    Importante é que depois vc engrenou e atiçou a gente. kkkkkkkk
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Leo!
    Sou uma pessoa muito medrosa e não me vejo lendo livros de terror mas eu fiquei tão empolgada com o booktrailer que não vejo a hora de poder lê-lo. Adorei a resenha coletiva de vocês, me deixou com mais vontade de ler ainda kkk parabéns :)

    ResponderExcluir
  10. Oi Leo,
    Uauuuuuu depois de ler uma resenha tão instigante, só posso dizer que fui super hiper mega curiosa para conferir cada página. Adoro suspenses e até aparece que temos um zumbis por aí ou quase isso.

    Beijos Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Fato Leo, qualquer coisa que esse homem publicar eu vou ler. Eu já comecei a leitura com altas expectativas, tudo culpa sua hahaha
    E não fica chateado não, minhas teorias também caíram por terra.. Eu quero respostas desse homem oxi!!

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  12. Gosto de um bom suspense, esse tipo de historia me prende, e só sossego quando chego no fim...rsrs
    sua resenha me deixou curiosa e doida pra ler o livro, adorei a capa tbm. beijos

    ResponderExcluir
  13. Há boatos de que, quem curte Stephen King e autores do gênero irá adorar ler e digo uma coisa: estou ansiosíssima! Só vejo criticas positivas e que me fazem ter ainda mais vontade de ler, como a resenha de vocês. Torcendo aqui para ganhar!
    Seguindo Sonhos

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bom? Adorei esse post sobre o livro. Estava super curiosa acerca deste livro e ver do que se tratava e bem, da forma como ele te prendeu a partir de determinada parte do livro, só me deixou mais curiosa. Confesso que o fato de saber que ficarei sem dormir (pq sou muito medrosa) não me anima muito, mas, vou dar uma chance ao livro rs.


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  15. leo ele tbm entrou pra minha lista de autores que leria quando publicar só pra ver como é sabe.
    mas eu fiquei morta com esse final. necessito de outro livro ;w;
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  16. Você quis ler depois de ver o booktrailer e eu nem depois de ler vi! rs... Nossa, Léo, a história me prendeu desde a primeira página, a leitura me surpreendeu demais, e mesmo odiando finais abertos ainda adorei o livro (porque não achei o final lá tão fechado assim... rs...). Também quero ler mais livros do autor, com certeza!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Leo!
    Já comigo o início da leitura foi diferente, a história me prendeu desde a primeira página, tanto que comecei a ler ontem de manhã e foram oito horas de leitura tensa e ininterrupta, achei o livro genial!
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  18. Tô querendo uma leitura assim diferente das que leio normalmente. Essa me parece boa pela resenha e pela sua impressão.

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito deste livro. Porém a maioria das perguntas que ficam no ar durante toda a narrativa não são respondidas. Fica óbvio que isso é proposital, mas, a meu ver, prejudicou um pouco o final da trama. Mas mesmo assim eu recomendo!

    Beijos, parabéns pela leitura!

    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Uau!!
    Parece que o livro é bem interessante, porque foge dos livros comuns!!
    Vou querer ler, com certeza!!!

    ResponderExcluir
  21. Eu quero tanto mas tanto ler este livro. Todas as resenhas que vi dele são maravilhosas e só me deixam com mais e mais vontade de ler essa história.
    Acho muio legal quando um autor consegue intercalar os diversos tempos do enredo de forma fluida e racional dentro do texto e como você mesmo disse não fazer com que o leitor se perca na narrativa.
    E provavelmente também não vou conseguir dormir uma noite após terminar a leitura (sou medrosa mesmo).
    sirjamesmatthewbar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. A resenha Acima me deixa com aquele gostinho de quero mais, curiosidade a mil! Sempre fui fã de suspenses, este com certeza vai me prender do início ao fim. edithgio1966@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. A resenha me remete aos meus maiores medos. Noites sem lua e sem estrelas, escuridão no meu quarto e eu com os olhos fechados escutando os sons da noite escura. Coração a mil, muita adrenalina, é o que espero deste livro. Com certeza quero ler (de preferência durante o dia, com o sol brilhando).
    mhpaulax@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  24. A resenha me remete aos meus maiores medos. Noites sem lua e sem estrelas, escuridão no meu quarto e eu com os olhos fechados escutando os sons da noite escura. Coração a mil, muita adrenalina, é o que espero deste livro. Com certeza quero ler (de preferência durante o dia, com o sol brilhando).
    mhpaulax@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  25. A minha curiosidade a respeito deste livro só aumenta. Desde que vi o booktrailer, falei comigo mesma, esse eu tenho que ler de qualquer jeito. E cada resenha lida, é mais um ponto pra minha curiosidade. Espero não me decepcionar, pois este irei comprar com toda certeza!

    ResponderExcluir
  26. Curiosíssima...pelo que vi esse livro vai dar oque falar. Genteee...como será que ela consegue sobreviver junto com seus filhos com os olhos sempre fechados? Isso deve ser insano!
    Realmente a capa tá um luxo!!

    ResponderExcluir
  27. A capa é super linda e assim que li a resenha me apaixonei pelo livro :D

    Beijão da Lari <3
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  28. Estou muito curiosa para ler, pois amo livros que falam de medos, ou seja, dramas psicológicos. Sou fã do King e isso me deixou mais ansiosa.

    ResponderExcluir
  29. Eu vi esse livro na livraria hoje e fiquei tentada a trazer ele para casa! A história me chamou muito a atenção, fiquei super empolgada para poder ler. Adoro histórias assim, apocalípticas. A capa realmente parece transmitir a história, achei ela bem bonita! Enfim, super ansiosa para ler!

    Beijos

    Bia - Blog Escrevendo Mundos
    http://escrevendomundos.com/

    ResponderExcluir
  30. Uma capa linda, um booktrailer que me deixou apaixonada e uma historia que parece ser super envolvente. Louca para ler esse livro

    ResponderExcluir
  31. A capa por si só já é cativante. Porém ler a sinopse e o resumo me fez ter ainda mais vontade de ler esse livro, parece fantástico!

    ResponderExcluir
  32. Oiee!
    Eu já vi algumas resenhas deste livro e achei ele bem interessante. Não costumo ler livros de terror, prefiro filmes, mas esse me interessou bastante pelo mistério dessa tal epidemia, espero lê-lo em breve.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  33. Oie :)

    Ótimo livro para se ler a noite e sozinha kkkk

    ResponderExcluir
  34. Desde o momento em que eu vi esse livro entre os lançamentos da Intrínseca fiquei extremamente curiosa. Amo thrillers e esse parece ser muito bom, a proposta é bem interessante. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Curiosidade me define depois dessa resenha !!!!
    Morrendo de ansiedade e de medo pra ler esse livro sem parar !!!!!

    ResponderExcluir
  36. Muito interessante, gosto de livros com esse tipo de estoria.

    ResponderExcluir
  37. Quando li a sinopse do livro já fiquei super interessada. Adoro thrillers, terror, suspense, todo tipo de histórias que tenham mistério. Livros assim, prendem a minha atenção e me fazem querer ler sem parar. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  38. Oi tudo bom?
    Nossa que resenha hein, vou te contar amei conhecer o livro, o gênero me atrai muito apesar de que ainda não li nada dele, estou mega curiosa para desvendar esse mistério e saber o que faz com que as pessoas tenham essas reações de matar e se matar, creio que irei amar o triller e que ele irá me prender.
    Beijos * - *

    ResponderExcluir