23 de fevereiro de 2015

Tá Na Estante :: 'Dia 21' #365

POSTADO POR EM 23 de fevereiro de 2015

Oi, gente. Tudo bem?


Estou de volta com mais uma resenha para vocês. O escolhido de hoje é um lançamento recente da Galera Record e continuação de uma série que gosto bastante. Vamos conferir?!

Livro: Dia 21
Série: The 100 (#02)
Autora: Kass Morgan
Editora: Galera Record
Páginas: 288
Sinopse: Vinte e um dias após os cem terem chegado à Terra com a missão de recolonizar o planeta, um inimigo desconhecido é descoberto. Pensa-se que eles eram os únicos humanos a pisar na superfície terrestre em séculos, mas agora, nada mais é certo. Entre resgates, buscas e romances, segredos são revelados, crenças são quebradas e relacionamentos são testados.

Dia 21 inicia-se exatamente dois dias após o final de The 100. O tão temido Dia 21 chegou, o momento onde os efeitos causados pela radiação começam a aparecer nas pessoas após o contato. Mas esse não é o único problema dos cem jovens que vieram à Terra.

No final do primeiro livro os jovens descobriram da pior forma que não estão sozinhos no planeta. De alguma forma, humanos sobreviveram ao Cataclismo e estão habitando a Terra desde então. Porém, o que poderia ser a salvação dos 100 torna-se seu pior pesadelo. Os Terráqueos são hostis no primeiro contato e não tem medo de matar para mostrar que eles não são bem-vindos.

Após uma confusão no acampamento, a irmã de Bellamy, Octavia, desapareceu e agora ele e Clarke estão atrás da menina, sem saber sobre os Terráqueos. Os dois estão seguindo uma trilha de pegadas e surpreendem-se ao encontrar destroços que parecem pertencer ao módulo de transporte, mas estão longe demais do local do acidente para que sejam realmente. Só que antes que possam investigar mais a respeito, algo de ruim acontece e os dois precisam retornar ao Acampamento.

Wells está tentando controlar os outros jovens. Ele é um líder nato, mas ser filho do Chanceler não lhe dá muita credibilidade. Porém, após o ataque dos Terráqueos, Wells conseguiu coordenar as pessoas e transformar o acampamento em um lugar melhor para viverem.

Após todo o tempo confinada, Glass foi perdoada e reencontrou seu amor, Luke, mas os problemas técnicos na nave os deixaram com problemas. Arcadia e Walden foram isoladas e o nível de oxigênio e mantimentos reduzido, de forma que as pessoas de Phoenix tivessem mais chances de viver. Glass fugiu para Walden para ficar com Luke e agora os dois estão sofrendo as consequência. Porém, os dois não querem continuar nessa situação. Então eles bolam um plano de voltar à Phoenix e embarcar em um módulo de transporte rumo à Terra, para terem uma chance real de sobreviver.

De volta ao acampamento, Clarke e Bellamy estão cada vez mais próximos, o que provoca uma onda de ciúmes em Wells. Só que muitas coisas começam a acontecer a partir daí. Pra começar, alguns dos adolescentes começam a aparecer doentes, com sintomas parecidos com o da contaminação por radiação. Clarke possui os medicamentos necessários para tratamento, mas se não for realmente radiação, pode matá-los.

Além disso, Wells conseguiu capturar uma Terráquea. A princípio, Sasha não interage com eles, mas depois torna-se uma fonte de informações, contando que aquele módulo onde os cem desceu não foi o primeiro, que um ano antes outros Colonos desceram em uma missão. O problema é que boa parte dos jovens não confia na garota e cabe a Wells protegê-la da agressividade do grupo.

Agora que sabe sobre uma missão anterior, Clarke está determinada a descobrir o que aconteceu com seus participantes e qual o objetivo desta. Mas será que ela conseguirá encontrar as respostas que tanto procura? E Bellamy conseguirá reencontrar Octavia? E quanto à Glass e Luke, será que conseguirão escapar vivos da Colônia?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

Quando eu terminei de ler The 100, eu fiquei um pouco decepcionado. Estava no clima da série e desejava que o livro fosse como sua adaptação, o que não aconteceu. Porém, o desfecho do livro me deixou curioso em ler sua continuação e por isso tratei de solicitar Dia 21 assim que a Galera Record o disponibilizou. 

Esse segundo volume seria o responsável por minha decisão de continuar ou não lendo a série. Já iniciei com as expectativas lá embaixo, achando que encontraria os mesmos defeitos do primeiro livro. Enretanto, fui surpreendido.

A escrita de Kass Morgan evoluiu bastante em Dia 21. Ela ainda apostou em dividir os capítulos em pontos de vista de quatro personagens, assim como inserir flashbacks. O legal é que o número de flashbacks diminuiu drasticamente, o que deixou a narrativa ainda mais interessante.

Os personagens também evoluíram muito nesse segundo volume. Clarke, que me irritou constantemente no primeiro livro, parece ter amadurecido. Sua ânsia em tentar desvendar os mistérios me fez querer ajudá-la e gostar mais dela. O mesmo posso dizer de Wells, que era bem chatinho e agora ficou legalzinho.

Sasha, a Terráquea, foi uma grande surpresa. A personagem é extremamente cativante e tornou-se a minha favorita de todos. Espero que a autora tenha planos em desenvolvê-la ainda mais nas continuações da série.

A única coisa que me incomodou no livro e não me deixou dar cinco estrelas foi que achei que a autora viajou em certos momentos. Ela criou alguns conflitos e os desenvolveu rápido demais pro meu gosto. Além disso, ela deu uma de Tahereh Mafi e isso me incomodou um pouco.

Sobre o trabalho gráfico, a Galera Record está de parabéns. A tradução está ótima, mas encontrei alguns erros de revisão no decorrer da leitura. A capa está sensacional e segue o padrão do primeiro livro. A diagramação é simples, a fonte e o espaçamento são ótimos de ler e as páginas são amarelas.

Chega de falar. Dia 21 foi um livro sensacional e com certeza quero ler os próximos. Homecoming, terceiro da série, saiu lá fora esse mês e espero que não tarde a sair no Brasil. Recomendo a todos.

Beijos e até a próxima!

31 comentários:

  1. Hey Leo, tudo bem?

    Quem ficou responsável pelas resenhas dessa série lá no blog foi o Gus, e ele está adorando, tanto a série de TV quanto a série de livros.

    Pelos comentários dele, esse segundo não só demonstrou um avanço na narrativa e construção de personagens, como apresentou novos personagens cativantes e conflitantes, como a "terráquea" que para alguns era fonte de aprendizado e apra outros moeda de troca.

    Eu particularmente não curti o Wells na série, e fico feliz que lá tenha acontecido o que aconteceu com ele. sério, foi o episódio mais feliz *__* HAHAHAHA

    A capa e edição gráfica da GR é sempre de deixar qualquer um babando.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Palmas para a gênia aqui que pensou que era só uma série televisiva. KKKK
    Estou vendo bastante resenhas sobre esses livros e estou ficando cada vez mais curiosa, acho que vou ter que dar um jeito de ler hahaha

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  3. Estou com medo de ler a resenha, por que ainda quero ler os livros e assistir a série! HAHAHA
    Vi só o primeiro episodio mas achei super interessante, a premissa da história é demais!!

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Léo!
    Eu to bem curiosa pra começar a ler essa série.
    Eu comecei a assistir a série e to gostando, e quero muito ler o filme.
    Pelo que vi na resenha você gostou muito do livro e espero gostar tanto quanto.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  5. Como eu adoro o gênero, fiquei bem curiosa com a história de The 100, e aguardava a continuação. Pelo visto, a autora não decepcionou. Este segundo volume me passou a impressão de ser um pouco mais voltado para a ação da trama do que para descobertas. Acho que a partir dele tudo vai se desenrolar mais intensamente. Adorei a resenha, e a capa está incrível!
    Patrini, http://livroosviajantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu infelizmente ainda não li The 100 mas esse é um dos livros que eu estou louca para ler. Pelo que percebi o segundo livro está agradando muitas pessoas, estou curiosa para ler o primeiro e assim consequentemente os outros.
    Ótima resenha Léo!
    Beijos
    http://the-universe-of-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Bar
    O que posso fala sobre esse livro? Eu simplesmente preciso pra mim *-* Sou viciada no livro/série The 100 e eu preciso desse livro pra mim porque tenho certeza que vai me fascinar mais e mais pela historia.
    Parabéns pela sua resenha ela ficou perfeita *-*

    ResponderExcluir
  8. Quero tanto ler The 100, me doeeee Leoooo :'( ahsuahsua
    Deve ser muito bom!
    Um dia desses assisti o primeiro episódio da série em inglês, achei tão bom que pretendo ler o livro logo õ//
    Day 21, essa capa <3, me aguarde krido.

    ResponderExcluir
  9. Oláa! Eu jurava que era somente uma série que ia ao ar pela tv, mas é ainda melhor descobrir que The 100 também conta com livros! Estou curiosa para lê-los , já sou apaixonada pela série!
    Até mais,
    http://entrelinhaseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Leo, ainda não li The 100 mas tenho visto críticas bem positivas. Nem a série eu vi ainda, acredita? #VergonhaModoOn
    Acho que vou ali iniciar a série para ver se subo no conceito! kkkkkkk...

    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi meu lindo, TDB Leo :p
    Esta ai um livro que quero ler, minha vontade veio através da serie que assisti e gostei bastante da premissa, pois retrata e fala sobre a sobrevivência, alem dos mistérios e pegadas no romance. Parei a serie, pelo simples motivo de querer ler antes, acreditando que o livro vai ser mais revelador.
    E depois dessa, de saber que os personagens evoluem, que novos entram em cena dando um destaque a mais e novas aventuras são acrescentadas... Fica quase impossível resistir.
    Por enquanto estou sem tempo para pegar, mas assim que der vou sim me deliciar com a leitura deste livro e do primeiro.

    Beijokas Ana Zuky

    SA Revista

    ResponderExcluir
  12. Oi Leo!
    Eu ainda não li e nem assisti a série. Até tenho curiosidade por conta dos muitos elogios. Além do mais o enredo é dos bons, não tem como não aguçara curiosidade, né verdade?
    Ainda pretendo iniciar a leitura esse ano para poder começar a assistir a série. Esse segundo livro parece ser um arraso, heim? Me empolguei com sua resenha. Espero gostar. ;)
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  13. Olá Léo.
    Tudo bom?
    Eu não vi a série e nem li os livros, mas infelizmente mesmo você gostando, não me atraiu.
    Sei lá achei a história meio doida. Heheheh
    Bela resenha.
    Beijos
    Www.asleiturasdamila. blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oooi Leo!

    Eu não li ainda essa série de livros, na verdade eu lembro de lido sobre The 100 faz um bom tempinho, mas não vi nada sobre suas continuações.
    Gostei de saber que a autora evoluiu na escrita e conseguiu te agradar. Eu continuo aqui esperando para ver se me animo com a leitura :D

    Parabéns pela resenha!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li o livro anterior, então não posso ficar muito animada com Dia 21 kkk E tenho que confessar que esse gênero não é um que costumo ler, mas a premissa da série chama bastante a minha atenção, parece ser muito bacana e com a sua resenha deu para perceber que é. Enfim, espero ler algum dia e gostar tanto quanto você.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. É a primeira resenha que vejo sobre a obra e pelo que você falou deve ser uma obra sensacional mesmo. Não faz o meu estilo literário, mas para quem gosta deve ser uma ótima pedida.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Leo, tudo bem?
    Apesar de todo alvoroço que esses livros/série estão fazendo, eu não me senti atraída pela história. O enredo parece ser bem interessante e só leio elogios, mesmo você citando que a série/livros são um pouco diferentes. Uma pena que você tenha se decepcionado em alguns momentos, mas fico feliz em saber que irá continuar a leitura. Fiquei um pouco perdida na resenha, mas faz parte, já que não li o primeiro livro, hehe.

    Mil beijos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  18. Tô louca, louca para ler esses livros. Adoro esse tema, seja onde for. Séries, livros e filmes. Os dois estão na minha lista porque foi amor a primeira vista. Adorei a resenha, mas ela me deixou ainda mais curiosa. kkkk Preciso deles para ontem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Oie
    Não conhecia o livro, mas não sinto vontade de ler.
    Pode até ser interessante a história, mas sei lá...
    Não me atraiu.
    Quem sabe numa próxima.]Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, Leonardo, tudo bem?
    Confesso que não conhecia essa série, mas ela me pareceu bem interessante. Tentarei ler assim que possível.
    Beijo.
    Ana Karina

    ResponderExcluir
  21. Olá =)

    Não conhecia essa série! Como lidar? Se bem que ando meio fugida delas, por motivos de: tenho muitas paradas na estante =( Mas gostei dela, parece ser muito interessante! Parabéns pela resenha!!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi! Tudo bom? =)

    Tenho The 100 aqui na estante e nada dele ser lido... Me enviem coragem? Haha. Adorei sua resenha e fiquei com muita vontade de ler The 100, quem sabe daqui um tempo? Haha. Eu já assisti a série e estou na segunda temporada (a série é incrível!.

    Beijos,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Leo! The 100 não é exatamente meu estilo de livro favorito, mas fiquei curiosa pra ler por conta dos comentários tão divergentes sobre ele. Uns amaram e outros odiaram, então fiquei com vontade de ler pra tirar minha própria opinião.
    Quanto a série ainda não assisto ( e por enquanto não pretendo, to cheia de série atrasada, hahaha), mas acho interessante quando é diferente do livro, embora umas adaptações sejam até melhores que ele (como PLL)!
    Beijos,
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, Leonardo! São tantos os comentários positivos a respeito dessa série que já estou morrendo de vontade de acompanhar rs A premissa é super interessante e bom saber que a autora está desenvolvendo bem a história. Legal que nesse segundo livro ela dá mais ênfase para os personagens e suas transformações. Espero que o terceiro livro saia logo e seja tão bom quanto! Beijos!

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  25. The 100 é comentadíssimo e eu não vejo a hora de ler!!! Acabei de descobrir que tem a continuação hahahahaha Agora mesmo que a vontade aumentou!
    Só vejo comentários positivos a respeito do primeiro livro e pelo que vi pela sua resenha o segunda não deixa a desejar!
    Ai que dó ser tão curiosa e não ter grana pra comprar o livro hahahahaha
    Beijosss,

    http://www.thousandlivestolive.com/

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bom?
    Essa distopia está entre as leituras que quero fazer esse ano. Fico ainda mais empolgada ao saber que a escrita da autora evoluiu de um livro pro outro, pois isso é importante em uma série. Mesmo com alguns deslizes, é um livro que quero apostar.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Leo!
    Eu tenho muito vontade de assistir The 100, eu pensei que fosse só uma série de tv e nunca imagina que tinha uma série de livro. Eu adorei a resenha do Dia 21 e acho que vou amar também a do primeiro livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Eu não gostei nada do primeiro livro, então estou bem pé atras com esse segundo, a autora não conseguiu me prender e a autora deixou muito a desejar e concordo com você ela da essa escorregada ai desanima ainda mais.
    coisasdemineira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Ótima resenha, Leo! Agora consegui entender porque o nome do livro era Dia 21 haha
    Quero muito ler essa trilogia, já que assisto a série (mas que tomou um rumo meio bizarro). xoxo
    Bookmore

    ResponderExcluir
  30. Oie Leonardo! ^^
    Não pude ler toda a sua resenha apesar de querer muito, fiquei com medo de pegar Spoiler! O.O
    Ainda não li o Livro anterior mas sempre que encontro um Post sobre a série, eu não consigo me segurar e tenho que pelo menos espiar! kkk
    Estou ansiosa para ler essa série, a história parece ser muito boa e é bem diferente do que estou acostumada ler! Espero comprar logo o meu The 100!

    Abraços e até logo! :D
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir