18 de março de 2015

07 Dicas para quem está começando na blogosfera

POSTADO POR EM 18 de março de 2015

Heey, gente. Tudo bem??


Vocês não sabem a quantidade de mensagens que recebo diariamente pedindo dicas para blogs. Sério, são muitas! E para falar a verdade eu nem acho que tenho tanto a ensinar. Claro que três anos (e se for contar com o Forks Mania são 6 anos) de blogosfera me ensinaram muita coisa, mas a gente sempre acha que não sabe o suficiente ou que não vai conseguir passar o que sabe, não é?



Clicando aqui você pode assistir a um vídeo que eu fiz falando sobre o meu começo na blogosfera. Para os inscritos no canal, pretendo sim continuar fazendo vídeos desse gênero, deixa só eu me ajustar à nova rotina (a faculdade começou, people e o trabalho novo também). Caso vocês que me acompanham só aqui no blog queiram, também posso criar uma coluna para postar sobre a minha experiência blogosferáfica(?) aqui também :)

Bom, hoje eu separei 7 dicas bem legais, e completamente diferentes das que eu já fiz pela blogosfera afora, para quem quer começar um blog, ou para quem já começou, mas ainda não está satisfeito com o que tem. Vamos lá?

01 - Dedique-se a isso.

Sempre parece que essa dica só virá depois que o blog estiver criado, mas na verdade eu acho que essa é a primeira coisa que você tem que pensar. Esqueça a animação inicial de Ah, vou criar um blog. UHU! Pense: Eu vou ter tempo para isso? Eu vou querer abdicar de outras coisas por isso? Claro, um blog tem que ser, acima de tudo, diversão. Entretanto, não sejamos hipócritas, se estamos aqui é porque queremos ser lidos e os leitores exigem a nossa dedicação, mesmo que indiretamente. Então antes de começar um blog e abandoná-lo, ou mal postar nele por falta de tempo, pense se você terá tempo hábil e desejo o suficiente para levar esse projeto.



02 - Escolha seus temas.

Quando a gente pensa em criar um blog queremos misturar tudo o que amamos, não é? Eu também quero, haha. Mas a vida não é tão simples. Definir os temas que você irá trabalhar te deixa mais à vontade para pensar em outras coisas. Pense bem, eu não estou falando que você não pode falar sobre diversos assuntos. Claro que pode! Mas ao definir os temas você acaba não embolando tudo, fazendo muita coisa e não fazendo nada bem. Temas são vida, pessoal.

03 - Escolha seu nome.

Essa é a parte mais difícil, eu sei. Mas se você levar em consideração o tema, talvez a coisa fique mais fácil. Só tente não se aproximar muito de nomes de blogs famosos ou colocar o nome de um blog que já existe, mesmo que pequeno (você e ele vão acabar disputando espaço nas pesquisas do Google que deveriam ser só de um de vocês). Utilizar seu próprio nome está em alta no momento. Tenta isso ;)



04 - Escolha sua casa (e sua decoração).

Barb, eu já tenho tempo, tema e nome. Faço o quê agora? Corre pra escolher uma casa menina, haha. De casa eu quero dizer plataforma. As mais utilizadas são blogger e Wordpress. O Blogger é mais simples de mexer e é totalmente gratuito, o Wordpress é mais profissional e para que algumas ferramentas sejam liberadas você precisa contratar um serviço de hospedagem (caso vocês queiram posso falar sobre isso em um próximo post). Depois da casa escolhida, vamos à decoração, que nada mais é do que o seu layout. Você pode pagar por um ou adquirir algum free pela internet afora. Ainda dá para fuçar no google e descobrir como modificar alguns layouts free deixando-os com a sua cara. Bora estudar, meu povo?

05 - Planeje (e otimize) seu tempo.

Sério, parece simples, mas não é. Uma postagem, entre escrita, edição, fotografia e mais, demora mais de duas horas para ficar pronta. Sério pessoa, a coisa não é fácil não. Otimizar seu tempo é a melhor coisa que você faz. Eu adoro fazer listinhas de coisas para o dia e ir ticando as coisas a medida que vou fazendo. Aproveite esse planejamento para planejar também as postagens do blog. Três por semana? Quais dias da semana? Uma por dia? Manter uma frequência faz com que seus leitores saibam quando irão te visitar e encontrarão postagens novas. É o máximo!



06 - Pense nos seus leitores, mas pense primeiro em você.

O blog é seu, você tem que escrever nele o que te faz bem. Claro que você irá atender às necessidades e pedidos dos seus leitores, vivo fazendo isso. Mas você tem que estar satisfeito com o que faz ou não fará nada direito. Quando estiver escrevendo uma postagem pense: Eu gostaria de ler isso em outro blog? Se a resposta for sim, então você está indo no caminho certo. Estar satisfeita com o seu próprio espaço é a receita para o seu sucesso pessoal.

07 - Foque nos seus desejos.

Já disse e repito, escrevemos para sermos lidos. Foque nas suas metas e trabalhe para elas. É nessa hora que você irá juntas todas as dicas anteriores, principalmente a dedicação e o planejamento. Eu passo o dia trabalhando no blog e não ganho um tustão furado com isso, mas estou focando nos meus desejos. Se o blog, lá na frente, virar o meu emprego, eu sei que foi porque suei a camisa do pijama pra isso. Sue a sua também.

É isso, pessoal. Eu espero realmente que vocês tenham gostado da postagem. Comentem aí embaixo suas dúvidas e sugestões de postagens, prometo que tentarei fazer todas.



Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros da old school, que querem trazer de volta a velha e verdadeira paixão por seus diários virtuais. Para ler todas as blogagens coletivas do Rotaroots, clique aqui. Quer participar? Então faça parte do nosso grupo no Facebook e inscreva-se no Rotation.

Beijocas e até a próxima!

20 comentários:

  1. Hey, Barbara.
    Adorei o post e espero que você faça mais desse tipo.
    Já peguei algumas dicas, principalmente a que diz respeito a otimizar o tempo; tenho bastante dificuldades com isso às vezes (sou muito enrolada).
    Beijos.
    doisdedos-deprosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Achei as dicas ótimas, quando fazemos as coisas com carinho e dedicação tem tudo para dar certo !!

    ResponderExcluir
  3. Oi Barb!
    Adorei o post porque essas dicas são sempre muito válidas para quem está iniciando. Muito foco para alcançar o que almejamos ;)
    Beijos!

    Rafaela, Eterna Leitora.
    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Apesar de já estar há um tempão na blogsfera adoro esse tipo de post, as dicas nunca são as mesmas e sempre acabo levando algo do post ^^

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  5. Estou começando e adorei as dicas!!
    Beijo

    querendoserblogueira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei do post, apesar direta no que se deve fazer, infelizmente fazer um blog não é uma receita, mas seguir todas essas dicas ajudam muito.

    http://palavrasdelucidez.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Bárbara
    Mesmo com quase cinco anos como blogueira, não resisto a ler um post com dicas haha. Acredito que sempre podemos melhorar algo e que isso, um dia, poderá nos levar a perfeição. Eu segui todas as dicas e ainda uso algumas (as que fazem sentido pra quem já tem quase cinco anos de blog haha) e posso dizer que funcionam. Estou me planejando a algum tempo para driblar um probleminha com a primeira dica. Muito em breve (ainda essa semana) nascera meu primeiro filho e ai vai demorar um pouco para me adaptar a nova rotina, ou seja, ficarei meio sem tempo para o blog. Sempre estou ativa nas redes sociais, já expliquei a todos os leitores do blog a situação, mas mesmo assim dá uma sensação ruim, como se eu estivesse abandonando um amigo. Espero conseguir manter o blog atualizado, apesar de tudo.
    Beijinhos e quero muitos outros posts com dicas *-*

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  8. Olá Barbara
    Suas dicas são realmente boas. Concordo que temos que ter um tempo razoável e vamos abrir mão de muita coisa para fazer as postagens, eu mesma já cheguei a ficar mais de duas horas fazendo uma, o povo tem que ter a noção que se for criar blog somente para ganhar livros e parcerias, pode acabar não dando certo.
    Acho bacana se você puder, ensinar a editar videos e fazer banner, acho que é um dos maiores problemas dos blogueiros em geral.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Barbara
    Suas dicas são realmente boas. Concordo que temos que ter um tempo razoável e vamos abrir mão de muita coisa para fazer as postagens, eu mesma já cheguei a ficar mais de duas horas fazendo uma, o povo tem que ter a noção que se for criar blog somente para ganhar livros e parcerias, pode acabar não dando certo.
    Acho bacana se você puder, ensinar a editar videos e fazer banner, acho que é um dos maiores problemas dos blogueiros em geral.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Barbara...
    Amei as suas dicas, muito obrigada viu...
    Meu blog é novo ainda, estamos crescendo degrau por degrau sabe... e vc tem toda a razão.

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei suas dicas
    Meu blog começou agora e estou achando tudo lindo rsrs.
    Tentando fazer uma rotina pro meu blog querido
    Quando crescer quero ser igual a vc rsrs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Muito bacana! estou por aqui desde 2012, mas sinto que ainda preciso aprender muito... sigo algumas dessas dicas, instintivamente. Mas o que não consigo parar de fazer: estou sempre mudando a cara do blog, eu enjoo dos mesmos templates, e também fico abrindo blogs e mais blogs. Atualmente, tenho seis.

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas! Iniciei meu blog a pouco mais de um mês, então posts como estes são muito importantes pra mim. =D Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Bah!
    Amei as dicas! Elas são muito importantes, ter foco e gostar do que faz :D
    Post mais dicas assim, adorei!

    Bjs
    Fernanda
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  15. Oláááá! As dicas são muito boas, valeu! Mas, infelizmente no caso não é tão simples botar em prática tudo :c
    Por exemplo escolher o tema é bem isso que você disse, dá vontade de falar de tudo KKKK E pra arrumar a casa também as configurações ão são tão simples. Tentarei seguir as dicas que todas estão dando :)
    http://maricando.com/ ^,^
    Beeeejo!

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Bah!
    Eu amei suas dicas para inciar um blog. E você tem total razão em tudo. Iniciar um blog não é tarefa simples, mas acho que mais difícil ainda é mantê-lo.
    Ô vidinha trabalhosa, mas a gente ama. rsrss

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Barbara!
    Adorei as dicas, quando tá começando é aquela euforia toda que a gente acaba esquecendo de planejar antes. Eu fiz isso e por conta dessa falta de planejamento, tive que abandonar meu blog durante o tcc porque foi impossível conciliar as duas coisas, recentemente que consegui voltar à ativa. Suas dicas são ótimas pra quem tá começando oou quer aprimorar o blog.

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Muito legal seu blog
    Este post está muito legal. Estou fazendo 2 anos na blogsfera e sempre buscando aprender mais e mais
    otimomesmo.com.br

    ResponderExcluir