23 de março de 2015

Clube da Liga :: 'A Playlist da Minha Vida' #02

POSTADO POR EM 23 de março de 2015

Oi, gente. Tudo bem?


Olha eu aqui com mais um post do Clube da Liga para vocês. Após nossa leitura conjunta no mês passado ter dado super certo, resolvemos repetir a dose esse mês e hoje vim trazer minhas impressões sobre o livro escolhido. Vamos conferir?!

Livro: A Playlist da Minha Vida
Autora: Leila Sales
Editora: Globo Livros
Páginas: 312
Sinopse: Elise Dembowski nunca foi popular na escola. Ninguém conversava com ela na hora do intervalo nem a convidava para sair no fim de semana. Pior. Ninguém jamais se interessou em saber o que tanto a ela escutava em seu iPod: playlists com o melhor da música pop, único território em que Elise se sente confortável e confiante. Diante de seu desajuste em relação à maioria, a adolescente tenta de tudo – inclusive a mais radical das saídas, felizmente sem sucesso. No auge de seu solitário desespero, o acaso a leva até a porta de uma balada noturna, via de acesso para um mundo completamente novo, cheio de som e diversão, no qual sua veneração por música funciona como senha para inclusão em um inédito círculo de amizades. As festas noturnas do Start – o melhor clube underground do mundo – tornam-se o lugar onde a felicidade, a aceitação social e até o amor são possíveis para Elise. Não demora muito para que um misterioso bullying eletrônico e a habilidade da garota como DJ coloquem em confronto este universo com a dura realidade cotidiana. A playlist da minha vida é uma vibrante fábula pop que lida com temas recorrentes nas obras contemporâneas para jovens: exclusão, invasão de privacidade, resgate de autoestima e muita trilha sonora. 

Elise Dembowski nunca foi uma adolescente normal. Ela não se interessava pelas mesmas coisas que as meninas da sua idade, sempre preferia passar o dia com seu iPod, ouvindo músicas que muitos não conheciam. Isso, somado à sua falta de habilidade social, fez com que Elise fosse totalmente impopular desde cedo, sem ter uma única amiga em quem confiar. 

Porém, começando o seu segundo ano do ensino médio, Elise deseja que as coisas sejam diferentes. Com isso, ela usa seu verão para se "adolescentizar" e tornar-se uma nova garota, aquela com melhores amigas que fazem festa do pijama e contam segredos umas para as outras. Só que as coisas não são assim tão fáceis. Por mais que tente, Elise não consegue ser normal e após uma tentativa frustrada de amizade com Amelia Kindl, ela decide pôr um fim nisso.

Voltando para casa, Elise pega um estilete nas coisas do pai e monta uma playlist para morrer. Seu objetivo é cortar os pulsos até que tudo acabe. Mas, após fazer um corte, ela acaba ligando para Amelia e contando o que aconteceu. No fundo, o que Elise queria era um pouco de atenção. E conseguiu. Amelia chamou a emergência e, após seu ferimento ser tratado, Elise ficou sempre cercada por seus pais, que não a deixavam fazer nada.

Os pais da garota são divorciados e dividem sua tutela igualmente. Enquanto o pai, que foi astro de uma banda quando jovem, continua vivendo sozinho, a mãe casou-se novamente e teve outros filhos. Elise não é exatamente próxima de nenhum dos dois. O pai está sempre alheio e a mãe não parece se importar com o que realmente importa.

Numa certa noite de quinta-feira, Elise está na casa da mãe e sai para uma caminhada noturna pela cidade. Vagando por ruas desconhecidas, ela acaba por descobrir um armazém onde parece estar tendo uma festa. Na porta do local ela conhece Pippa e Vicky, que são simpáticas com ela e a incluem de uma forma como nunca aconteceu antes, o que pode vir a se tornar uma amizade e um novo começo para Elise, mas esta acaba fugindo de volta para casa.

Entretanto, Pippa, Vicky e a Start não saem da cabeça de Elise e na noite seguinte ela retorna ao local, mas não encontra nada. Na outra semana a garota faz outra tentativa e reencontra a festa que é o point do bairro. Pela primeira vez em sua vida Elise sente-se como parte de algo e curte a festa ao lado de Pippa e Vicky. 

Na boate Elise também conhece Char, o DJ charmoso, que parece ter algum interesse nela. Os dois acabam ficando próximos e Char apresenta um novo mundo à Elise, o da mixagem. Logo a garota fica interessada em ser DJ e passa a treinar isso para ser incrível no que faz. Com algumas aulas de Char, Elise mostra-se promissora e o garoto permite que ela toque durante meia hora todas as quintas-feiras, de forma que ele possa curtir um pouco a festa.

Elise está realizada. A música a liberta de todas as suas frustrações e no tempo em que passa na Start ela consegue ser quem é de verdade, sem precisar se importar com julgamentos dos colegas, sua única preocupação é qual música tocar a seguir.

Porém, logo o mundo maravilhoso de Elise começa a desabar. Alguém está escrevendo um blog na internet se passando por ela e todos na escola parecem acreditar que ela é a verdadeira autora dos posts. Além disso, ela começa a se envolver com Char, mas esse lance de (não) relacionamento é novo e ela tem medo de estragar tudo como fez a vida toda.

Será que Elise conseguirá dar a volta por cima, acabar com o bullying que sofre e tornar-se uma grande DJ? Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler.

Eu tinha o ebook de A Playlist da Minha Vida no tablet há décadas, mas sempre acabava deixando para depois. Então, quando ele foi o votado para ser a leitura do mês do Clube da Liga, me entreguei à leitura e me surpreendi com o que encontrei.

Leila Sales criou uma história magnífica, onde o bullying é e ao mesmo tempo não é o tema central. Vemos as múltiplas facetas do bullying na história, mas também temos vários outros elementos da adolescência, tais como insegurança, relacionamentos amorosos, com os pais amizades, suicídio e o que as escolhas erradas afetam em nossas vidas dali pra frente. Eu, como vivenciador dessa fase, consegui adentrar no livro como se fosse minha vida passando a cada virar de página. A escrita da autora é leve e deliciosa. Li o livro em uma tarde e consegui aproveitar cada momento. 

Quanto aos personagens, confesso que peguei uma pequena birra com a protagonista. Logo de cara eu super me identifiquei com Elise. Sabe aquele personagem que parece que o autor se inspirou em você para desenvolver? Então, Elise é o meu. Só que em certos momentos ela era completamente irritante e eu tinha vontade de dar uns sacodes nela e fazê-la acordar pra vida. Gente, não é possível! Ela fez cada besteira que deu raiva. O problema é que eu me irritava por ter feito exatamente a mesma coisa e saber que não ia funcionar. Mais um ponto para Leila.

Senti uma falta de aprofundamento dos coadjuvantes. Apenas dois realmente me conquistaram. Vicky, com seu jeito espontâneo de viver, sem se importar com o que os outros dizem dela. Ela é feliz do jeito que é e almeja realizar seu sonho de ser uma estrela do rock. A outra foi Alex, a irmãzinha de Elise. Alex é uma garotinha extremamente cativante e foi impossível não se apaixonar por sua inocência e ao mesmo tempo sabedoria infantil.

A parte mais interessante da leitura coletiva foi que dividimos nossas próprias experiências de vida e às comparamos com as de Elise, de forma que pudéssemos tentar entender certa atitude da garota ao nos colocarmos em seu lugar e pensarmos o que faríamos se fosse ela. Também tivemos uma discussão sobre a forma relapsa como os pais de Elise a criaram, sem perceber o sofrimento que a garota exalava, além de falar sobre os benefícios que a interação com outras pessoas traz.

O livro está longe de ser perfeito. Há alguns pequenos furos na história que eu não consegui deixar passar, mas é um livro ótimo para ler no intervalo de leituras mais pesadas. O final em si deixou um pouco a desejar. Entendi a forma como a autora encerrou a trama, mas senti falta de algo a mais. 

Todo capítulo do livro começa com um trecho de música e confesso que não conhecia nenhuma. A Globo Livros manteve esses trechos no idioma original e colocou pequenas notas de rodapé com a tradução. A revisão está impecável, apesar de ter algumas expressões que ainda não entendi o contexto (tipo o par de cuecas, né Giu?). Como li em ebook, não sei sobre a parte gráfica, mas posso dizer que adoro essa capa, apesar de preferir o título original, "This Song Will Save Your Life".

Eu com certeza recomendo a leitura. Apesar de não ter sido um livro cinco estrelas, A Playlist da Minha Vida entrou para os meus favoritos, pois me fez pensar em muitas coisas sobre a vida, o universo e tudo mais. Não é um livro que agradará a todos, mas vale a pena investir.

Às vezes, as pessoas acham que sabem quem você é. Elas sabem de algumas poucas coisas a seu respeito e juntam essas pelas de uma forma que faça sentido para elas. E, se você não se conhece muito bem, pode até acreditar que elas estão certas. Mas a verdade é que essa imagem não representa quem você é. Ela não tem nada a ver com você.

*****

E depois disso tudo, é claro que vai rolar aquele sorteio básico, onde três sortudos podem levar o livro pra casa.



REGRAS OBRIGATÓRIAS:
1. Ter endereço fixo no Brasil;
2. Comentar na resenha de um dos blogs participantes (links acima);
ATENÇÃO:
1. A promoção começa dia 18/02 e termina dia 15/03;
2. Perfis fakes ou criados exclusivamente para promoções serão desclassificados;
3. O sorteado receberá um email e terá 48 horas para respondê-lo. Caso não seja respondido será feito um novo sorteio;
4. O livro será enviado em até 30 dias;
5. Não nos responsabilizamos por eventual extravio ou problemas com o correio, nem caso o endereço para envio seja passado errado.


O Clube de Leitura da Liga é formado por amigos que resolveram arriscar uma leitura coletiva e se surpreenderam com a interação que foi proporcionada. Temos muitos gostos e ideias em comum, além de muitas discussões e risadas. Ninguém nunca irá nos entender, ainda bem.  Nós Somos: Arquivo Passional | Entre Palcos e Livros | Este Já Li | Leitora Viciada | Leituras da Paty | Livros e Chocolate | Mais que Livros | Meus Livros Meu Mundo | Meus Livros Preciosos | MoonLight Books | Prazer, Me Chamo Livro | SA Revista | Segredos Entre Amigas | Seguindo o Coelho Branco | Todas as Coisas do Meu Mundo |  


Beijos e até a próxima!

24 comentários:

  1. Olá Leo, bela resenha estou super interessada no livro <3
    Participando
    paullyanne@outlook.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Leo, bela resenha estou super interessada no livro <3
    Participando
    paullyanne@outlook.com

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    Fiquei morrendo de vontade de ler, parece ser uma historia bem legal.
    Participando :D
    Beijos!!
    Evellynmendonça92@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Ooi,

    eu acabei de ler uma resenha sobre essa obra. Sou fã do clube, acho super legal a forma de vocês se unirem por um unico motivo.
    Acho que é muito bom ter alguém para poder debater sobre um mesmo livro.

    Achei a história - pelo menos - o inicio bem parecido com A Playlist de Rayden e fiquei bem curiosa com o desfecho que a história vai levar.
    Uma pena que a autora não soube aproveitar bem o final né?


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser legal, mas confesso que não é muito o meu estilo de leitura. Achei a capa super bonita. Não vou participar do sorteio. Vou deixar para os sortudos. Bjs Boa Resenha.

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, muito convidativo :3
    Participando!! Ótima oportunidade de ganhar um livro!

    eeeplogisticaramiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Me identifiquei muito com a protagonita do livro, pra mim não tem nada melhor do que passar o dia com meus livros e músicas, acho que nem sinto tanta falta de conversa assim hhahahahahaha
    Vou participar do sorteio, uhu!
    Patrini Viero
    patyvii02@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Leo! Adorei a sua resenha! Super completa, fiquei sabendo bem mais da estória agora :) Quando li outra resenha do clube de vocês mais cedo, fiquei animada pra ler, acabei de ler a amostra da NC de A Playlist de Hayden, que tem uma dois pontos em comum com esse livro, bullying e música! Mas confesso fiquei com receio de dar de cara com uma mocinha chata e meio sem noção, e embora o teu comentário tenha meio que confirmado as minhas suspeitas, ele me deixou mais tranquila, já teu pra ter ideia de como ela é escrita, e eu não gosto de finais não-finais haha mas devo dar uma chance pro livro sim!! Beijos! http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi! Tudo bem?

    Engraçado ler outra resenha desse mesmo livro no mesmo dia. Não o conhecia, acredita? Mas quando li a palavra "bullying" meus olhos automaticamente ficaram fixos no computador. Esse é um tema que mexe bastante comigo, capaz de provocar diversas sensações. Fora que me faz refletir bastante, então realmente gostei da dica!

    Pena que, diferente de você, não o tenho em e-book, haha. Se bem que não faria diferença, já que não consigo ler nesse formato. *triste*

    Depois vou ver se participo da promo!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie :3
    Acabei de ler um post sobre essa obra acredita?
    Já tinha ouvido falar desta obra mas ainda não tive oportunidade de ler, mas quero falar um pouquinho da sua resenha rsr
    Bom assim como você mesmo falou a "Leila Sales criou uma história magnífica, onde o bullying é e ao mesmo tempo não é o tema central. " eu super concordo com você, apesar de não te lido dentre varias resenhas que já li sobre tal obra notei o verdadeiro assunto abortado no livro e simplesmente me encantei sua resenha ficou excepcional, amei o fato que você citou " O livro está longe de ser perfeito" "mas é um livro ótimo para ler". Só tenho a dizer que parabéns pela resenha.
    Sou louca para participar desses quadros de leitura em conjunto :/
    Parabéns *-*
    Beijos
    http://malucosentimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom?

    É a segunda resenha que leio sobre esse livro, ainda não achei ele vendendo mas parece uma leitura boa para relaxar, junta duas coisas que amo que é a música e a literatura, fiquei curioso para saber quais musicas são para ver se eu conheço alguma, e é bem vdd que quase todos os livros estão longe de serem perfeitos kkkk minha opinião

    Gustavo http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Leo, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, adorei a capa dele! Confesso que já estou um pouco saturada de leituras voltadas para o público mais teen sabe, ando evitando um pouco essas leituras, mas A Playlist da Minha Vida já foi para a minha lista de 'to-read' ^^ (sem falar que nunca li livro com DJ, então fiquei curiosa por isso também)
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  13. Oi. Tudo bem???

    Adorei a ideia da leitura coletiva. Sou doida para participar de um clube do livro, mas aqui por perto não existe nenhum, por enquanto!
    Achei bem interessante esse livro. O tema de Bullying está super em alta nos livros e geralmente sempre vem acompanhado dessa fase de adolescência. Adorei a resenha. Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir
  14. Oi Leonardo!
    Acabei de participar dessa promoção em outro blog, boa sorte pra mim!! hehehe
    Eu gostei mesmo da proposta desse livro, quero muito lê-lo!! =)

    Beijos,
    Fernanda
    http://oprazerdaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?

    Adorei essa ideia de reunir amigos, lerem e debaterem o mesmo livro, a interação deve ser ótima, já conhecia o livro, e fiquei bem curioso, ai como eu queria ter dinheiro para comprar todos os livros que desejo, e este está no meio de muitos outros.

    Adorei a resenha, abraços,

    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie meu querido Léo!
    Ahhh acho q nós dois fomos os que mais curtimos esse livro...
    Li tão rápido e a história me comoveu!
    Adorei ter participado dessa leitura com a clube, me deu oportunidade de ler um livro que nunca tinha visto e que me agradou bastante..
    Tbm nao conhecida nenhuma das musicas que iniciavam os capítulos.. =p

    Queria poder ganhar o sorteio.. =p. kkkkkkkkk

    Bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  18. Muito legal esta de leitura coletiva creio que interação irá ser bem caprichada e vista de vários ângulos e gostos.Ainda não tive oportunidade de ler este,mas já tinha visto algumas resenhas e comentários o que me fez querer lê lo mais a frente.

    ResponderExcluir
  19. Estou ansiosa pelo lançamento deste livro, pois a sinopse me deixou muito interessada, pois pelo que andei lendo a playlist apresentada é ótima, tem muitas músicas que eu adoro! Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Léo! Muito bom a autora aderir um tema polêmico - bullying - como parte central da história e ao mesmo tempo conseguir explorar outras facetas disso! Eu mesmo já estando na minha fase adulta da vida, curto bastante livros assim, com foco na adolescência e os dramas da juventude. Afinal de contas, já fui adolescente, já encarei de perto tudo isso e um dia irei encarar com os meus filhos! Adorei sua resenha, e mesmo o livro não sendo tão perfeito, fiquei com vontade de lê-lo!!!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Primeiro tenho que falar que adorei essa ideia do clube, de ler um livro em conjunto, deve ser ótimo ter alguém pra comentar a leitura né?
    Quanto ao livro, de primeira pensei se tratar de mais um livro bobo adolescente, mas depois da resenha vi que é muito mais que isso, que tem um assunto muito importante e até polêmico que é o bullying. Deve ser daqueles tipos de de leitura intensas e dramáticas, que nos fazem refletir muito. Fiquei curiosa pra ler!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha, não é o tipo de livro que me agrada, mas eu gostei da história :)

    http://palavrasdelucidez.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Leo!
    Não conhecia a história. Achei super interessante e a minha cara, rs
    Vou colocar na minha listinha *-*
    Amei sua resenha!

    Bjs,
    Fernanda
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Necessito desse livro ♥ Amei a resenha! Muito ansiosa para poder ler!

    ResponderExcluir