16 de abril de 2015

Tá Na Estante :: 'The Ponitless Book' #387

POSTADO POR EM 16 de abril de 2015

E ai pessoal, tudo bem?


Hoje eu vim trazer para vocês a resenha do livro The Pointless Book, criado pelo YouTuber britânico, Alfie Deyes.
Livro: The Pointless Book
Série: -
Autor: Alfie Deyes
Tradução: Cinara C. Mendonça Ferreira
Editora: Verus
Páginas: 192
Sinopse: Complementado por um app gratuito, este é um livro sem noção, cheio de diversão e desafios: assar um bolo na caneca; criar uma cápsula do tempo; fazer desenhos insanos; escrever um diário sobre uma semana da sua vida; aprender origami etc. Totalmente ilustrado e com uma série de jogos, atividades e brincadeiras, Alfie desafia você a completar seu diário e a não fazer praticamente nada com orgulho.
Quem me conhece sabe muito bem que eu sou simplesmente viciado em YouTubers americanos/britânicos , então já da para imaginar que fiquei extremamente animado quando o Alfie anunciou que poderíamos ter um pouco da experiência do PointlessBlog em forma de livro.


Para quem não conhece, o livro segue a mesma proposta de Destrua Este Diário, onde em cada página o autor nos propõe uma atividade inusitada. A diferença entre o The Pointless Book e o livro da Keri Smith é que nem todas as atividades possuem o intuito de destruição.

Durante as páginas do livro, nós podemos encontrar atividades de desenho, posições de ioga, desafios originados no YouTube, origami, receita de bolo, joquempô, aviões de papel e muitas atividades parecidas, muitas mesmo, o que pode deixar o livro um tanto quanto repetitivo.



Além das atividades, o livro também possui uma outra forma de interação, através de um aplicativo para smartphone e um pouco de RA (Realidade Aumentada). Mas de que forma? Em algumas páginas do livro nós podemos encontrar uma ilustração de um aparelho celular e ao escanearmos essa página com o aplicativo um vídeo é reproduzido, podemos ver os desenhos feitos por Alfie e etc.

Muitas páginas do livro foram inspiradas por vídeos e desafios do YouTube, tais como Would you rather... (Você preferiria...), Celebrity Crush (Queda por celebridades), desafio dos sotaques, desafio do ioga, desafio do papel na testa e muitos outros.

Em questão física o livro não chega a surpreender. As páginas são brancas e pretas e um pouco mais finas do que as que temos em Destrua Este Diário. O livro não possui abas internas na capa, porém o material é mais resistente que o esperado.

Assim como todos os outros livros nesse estilo, ele é bem interessante assim que você coloca as mãos nele, porém com o passar do tempo todo o hype vai passando e as atividades vão ficando chatas e um pouco repetitivas.


Mas e aí Wellyson, você gostou ou não? Para ser completamente sincero eu preciso dizer que fiquei um tanto quanto decepcionado com o livro. Por acompanhar o trabalho de Alfie há anos, sei perfeitamente que ele é capaz de criar algo extremamente criativo e original, porém se ignorarmos o fato da RA, não encontramos nada em The Pointless Book que não tenha sido feito anteriormente.

Então para resumir, se você gosta desse estilo de livro e não se importa muito com originalidade, esse livro com certeza te proporcionará ótimos momentos. Mas se você procura algo inovador... infelizmente vai ter que ficar para a próxima.

4 comentários:

  1. Se tudo agora é por dinheiro, cara. Se vai lucrar... porq isso de "originalidade" importaria? As pessoas gostam de modinha agora. É o milênio da modinha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Wellyson, eu também não compraria esse livro. Tanta gente publicando coisas desse tipo... perdeu a graça!

    Beijos,
    Carol, do criticandoporai.com.br

    ResponderExcluir
  3. Virou moda publicar esse tipo de livro. Não sou de comprar livros assim, gosto de gastar meu dinheiro com outros tipos de livro. Tenho Destrua Este Diário porque ganhei em um sorteio, mas acabou que mal o usei.
    Esse livro eu dispenso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. eu gosto de livros assim sabe well, mas esse infelizmente não foi um que me despertou interesse sabe =/
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir