5 de junho de 2015

Tá Na Estante :: 'Livro das Sombras' #404

POSTADO POR EM 5 de junho de 2015

Oi, gente. Tudo bem?


Olha eu de volta com mais uma resenha para vocês. O escolhido de hoje é o primeiro de uma série que chegou no último mês pela Galera Record. Vamos conferir?!

Livro: Livro das Sombras
Série: Coven (#01)
Autora: Cate Tiernan
Editora: Galera Record
Páginas: 208
Sinopse: Morgana Rowlands nunca se imaginou como algo além de uma garota sem graça de 16 anos, ainda mais se comparada à melhor amiga, a linda Bree. Porém, isso está prestes a mudar. Quando Cal, um veterano transferido de outra escola, entra na vida da garota, ela se vê imersa em um novo universo: o rapaz se revela um bruxo à procura de pessoas para montar um coven. A ligação entre eles é imediata e impossível de ser desfeita – só há um problema. Bree está perdidamente apaixonada por Cal. Será Morgana capaz de controlar seus sentimentos em prol da amizade ou a conexão entre eles é mais forte do que ela própria?

Morgana Rowlands tem dezesseis anos está começando o segundo ano do ensino médio. O primeiro dia de aula não costuma ser muito empolgante, mas esse ano tudo muda com a chegada de um aluno novo, um veterano, que desperta a atenção de todos.

Cal Blaire chega na escola e seu jeito doce e atencioso logo conquista todos e sua beleza deixa as meninas em polvorosa, todas desejando um encontro com eles. Morgana é uma dessas, mas acha que não é bonita o suficiente para isso e que sua amiga, a deslumbrante Bree, tem mais chances com o rapaz.

Numa certa tarde, Cal convida seus colegas para uma festa na floresta. Essa festa é um pouco diferente de tudo que a pequena cidade já viu. Cal revela ser adepto da Wicca, uma religião antiga que muitos confundem com bruxaria. Ele procura novos integrantes para seu coven e aqueles que estão lá são convidados para fazer um círculo.

O círculo tem como objetivo entrar em contato com a natureza e banir algo que as pessoas lá queiram se livrar. Alguns levam na brincadeira, mas a maioria leva a sério, principalmente Morgana, que pede para banir as limitações. Quando o círculo se fecha algo mágico acontece com a garota, que passa mal mediante tanta energia.

A partir desse dia a vida de Morgana muda. Coisas estranhas começam a acontecer. Ela sabe quem está ligando antes mesmo de o telefone tocar e tem algumas outras previsões nesse estilo. Além disso, uma forte conexão nasce entre ela e Cal, algo que Morgana só via acontecer em sua imaginação.

Conforme mais tempo vai andando com o pessoal do círculo, mais Morgana vai se interessando e se identificando com a Wicca. Parece que a magia a chama e a garota vai lendo mais sobre a religião pra entender mais sobre o assunto e atender seu chamado, muitas vezes contando com a ajuda de Cal.

Quando está prestes a declarar os seus sentimentos em voz alta, Morgana tem uma surpresa. Bree confessa estar apaixonada por Cal e quer ficar com ele. Em nome da felicidade da amiga, Morgana tenta ignorar o que sente, mas fica cada vez mais difícil, já que Cal parece estar cada vez mais próximo.

Agora Morgana precisa decidir se vai se entregar a essa paixão e colocar em risco sua amizade ou desistir de tudo para deixar a amiga feliz. Só que ela vai descobrir, entre a prática da Wicca e sua vida normal, que nem tudo acontece da forma que queremos.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler.

Assim que vi a capa e o tema desse livro, já me interessei. Conheci a autora pela série Amada Imortal e resolvi me arriscar com essa nova obra. Quando o livro chegou, me assustei com o tamanho e resolvi passar na frente, já que suas poucas páginas não me tomariam muito tempo de leitura. Não fui surpreendido, mas foi uma leitura válida.

A escrita de Cate Tiernan é envolvente e isso somado às poucas páginas fez com que eu lesse o livro em menos de duas horas. Só que a autora abusou do clichê pra construir o enredo e isso me decepcionou bastante.

O livro é narrado em primeira pessoa sob o ponto de vista de Morgana. Jeová, como queria que fosse em terceira. A protagonista é insegura demais e temos que acompanhar seus diversos dilemas emocionais, que vão da falta de seios à relação com os outros. Ela é uma típica nerd que deseja ser alguém mas não quer abandonar sua zona de conforto.

Os personagens foram bem construídos. Morgana e eu temos uma relação de amor e ódio, como já deve ter ficado claro. Hahaha. Já com os outros foi diferente. Cal é um doce e todas as suas atitudes são pensadas para não ferir os outros. Bree é o exato contrário, importando-se apenas consigo mesma, colocando sua paixonite por Cal acima da amizade de anos com Morgana. Nem preciso dizer que a detestei, preciso?

O final foi acelerado demais pro meu gosto. A série conta com quinze volumes, que poderiam ser reduzidos drasticamente se Cate emendasse alguns livros e desenvolvesse melhor suas histórias. Não sei qual a chance de a editora publicar o restante da série, mas não é algo que eu investiria.

O trabalho físico ficou ótimo. A capa está sensacional e ficou linda na estante. A Galera Record trabalhou muito bem na revisão. Não lembro de ter encontrado nenhum erro. A diagramação é simples, as folhas são amareladas e a fonte é bem adequada para leitura.

Livro das Sombras é uma história boa, mas que não acrescenta muita coisa à sua vida literária. Eu recomendo, mas deixo avisado que está longe de ser sua melhor leitura do mês.

Beijos e até a próxima!

2 comentários:

  1. Eu estou MALUCA pra ler esse livro, é a segunda resenha que leio dele e fico cada segundo mais ansiosa!!!!
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Sara | Livro de Gente
    www.livrodegente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Leo, tudo bom?
    Que capa linda <3
    Primeira resenha que eu li do livro e mesmo sabendo que ele não acrescenta muita coisa, eu adorei! ausiausa
    Um beijo,
    Garota do Livro

    ResponderExcluir