14 de junho de 2015

Tá Na Estante :: 'O Demonologista' #408

POSTADO POR EM 14 de junho de 2015

Olá, galera. 



Hoje trago a minha primeira resenha para vocês. Espero que goste.

Livro: O  Demonologista
Autor: Andrew Pyper
Editora: Darkside books
Páginas: 327 páginas
Sinopse:  "A maior astúcia do Diabo é nos convencer de que ele não existe", escreveu o poeta francês Charles Baudelaire. Já a grande astúcia de Andrew Pyper, autor de O Demonologista (DarkSide® Books, 2015), é fazer até o mais cético dos leitores duvidar de suas certezas. E, se possível, evitar caminhos mal-iluminados.O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo - principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.Este é um daqueles livros que você não consegue largar até acabar a última página, ainda que vá precisar de muita coragem para seguir em frente. O Demonologista ganhou o Prêmio de Melhor Romance do International Thriller Writers Award (2014), concorrendo com autores como Stephen King. Entrou em diversas listas de melhores livros de 2013, foi finalista do Shirley Jackson Award (2013) e do Sunburst Award (2014), chegou ao topo da lista dos mais vendidos do jornal canadense Globe and Mail e foi publicado em mais de uma dezena de países. 


Todos temos historias engraçadas com algum livro, na nossa vida. E o modo como eu fui apresentado a esse livro não foi diferente. Eu sou fascinado por livros que envolvem demônios (não suporto livro de anjo, mas adoro livro com demônios. Vai entender.), principalmente se eles remeterem a um dos meu livros favoritos da vida, "Inferno" de Dante Alighieri. Mas fato é, que esse livro realmente caiu sobre mim (literalmente, ele se jogou da prateleira na minha perna com força, ate deixou marca). 



O demonologista nos conta a historia de um homem. David Ullman, professor de inglês na universidade de Colúmbia , que é contratado por um homem misterioso , para desvendar situações paranormais que estão acontecendo, uma vez q ele é formado em antropologia, com doutorado nos textos de Milton, e conhecido no mundo acadêmico como "O demonologista", por ser um ateu que se especializou em pesquisar sobre o Inimigo. David está passando por momentos de mudança na sua vida: se divorciando da esposa, tendo que lidar com uma filha em depressão devido a separação, a melhor amiga e 'crush' enfrentando o câncer e com poucos meses de vida. Como se tudo isso ainda não fosse o bastante, ele ainda se vê envolvido em uma batalha entre o céu e o inferior, Deus e o Diabo, que promete mudar sua vida de uma vez por todas. 



Como eu já disse, amo livros com demônios.  Então eu surtei com esse livro desde o lançamento, assim que comecei a ler, e observar tanto o ritmo da escrita, quanto as ilustrações do livro, me ficou claro que o autor se inspirou bastante em Dante para construir sua obra, e complementou perfeitamente com os textos de Milton e ate os quadrinhos do Neil Gaiman "Sandman", dando um ar sombrio e provocativo ao leitor que o prende ate a ultima linha. E após o livro, ele ainda deixa sua mente confusa. Eu sinceramente precisei reler o final 3 vezes para... Continuar sem entender (o que e o porque) o desfecho do livro. [se você já leu e entendeu perfeitamente, deixe sua opinião nos comentários].



Quanto a edição: Todo mundo sabe o quão caprichosos são os livros da Darkside books, e esse não seria diferente, ele só existe em hard cover (capa dura), uma capa maravilhosa com textura nas diferentes camadas da capa, ele é dividido em 3 partes, ilustradas com  imagens medievais das visões de inferno e purgatório. Eu faço apenas uma ressalva enquanto o tamanho das letra, que são muito pequenas mesmo para ceguetas com óculos garrafão que nem eu.  

Muitos esperam encontrar nesse livro uma grande história de terror, e eu sinto muito em desfazer suas expectativas. O demonologista, apesar do nome, é um dos melhores thrillers psicológicos que ja li na minha vida. O personagem construído pelo Andrew, não é apenas perturbado psicologicamente, ele faz o mesmo com você durante todo o livro. 



O livro já possui seus direitos comprados para o cinema e deve ser lançado como filme ate 2017. 

Beijocas e até a próxima!

4 comentários:

  1. parece uma boa história e com filme marcado pra lançar! fiquei querendo ler e assistir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito boa Fernando! Eu ja estou sonhando com a adaptação!

      Excluir