11 de setembro de 2015

Tá Na Estante :: 'Feliz Ano Velho' #445

POSTADO POR EM 11 de setembro de 2015

E aí, galera?! Tudo beleza? 


Dessa vez eu resolvi trazer para vocês mais uma resenha! Olha que demais! Vamos começar?!

Livro: Feliz Ano Velho
Autor: Marcelo Rubens Paiva
Editora: Alfaguara
Páginas: 272
Sinopse: Feliz ano velho é o primeiro livro de Marcelo Rubens Paiva. Aos vinte anos, ele sobe em uma pedra e mergulha numa lagoa imitando o Tio Patinhas. A lagoa é rasa, ele esmigalha uma vértebra e perde os movimentos do corpo. Escrito com sentido de urgência, o livro relata as mudanças irreversíveis na vida do garoto a partir do acidente. Ele é transferido de um hospital a outro, enfrenta médicos reticentes, luta para conquistar pequenas reações do corpo. Aos poucos, se dá conta de sua nova realidade, irreversível. E entende que é preciso lutar. O texto expressa a irreverência e a determinação da juventude, mesmo na adversidade, e a compreensão precoce “de que o futuro é uma quantidade infinita de incertezas.

Depois de um mergulho desastroso num rio, Marcelo perde completamente o movimento das pernas e a partir daí, aquele garoto popular, mulherengo e festeiro vê sua vida virar de cabeça para baixo. Sua família e o médicos se dedicaram a encontrar diversas formas de como reverter sua presente situação.

Com o passar do tempo, muita fisioterapia e tecnologias, ele consegue fazer alguns progressos. Memórias surgiam a todo o momento, a vontade de voltar no tempo, de aproveitar mais, de ver pessoas amadas. No entanto, era necessário olhar para frente e lutar, mesmo que cansado, mesmo que impaciente. Uma coisa era certa: o jovem Marcelo nunca iria se esquecer das duras lições que o destino lhe deu.

O livro é baseado em fatos reais. Todos os eventos e pensamentos retratados são reais, porém organizados e transmitidos com se fosse ficção. A narrativa do livro é informal e atribui mais realidade e credibilidade aos fatos e, por diversas vezes, muito mais emoção.

Inicialmente, o livro era publicado pela falecida editora Brasiliense, porém, recentemente, o grupo Companhia das Letras republicou, através do selo Alfaguara. A edição está maravilhosa e a nova capa está lindíssima e com uma diagramação impecável.

Bom gente. É isso. Espero que tenham gostado

Um cheiro e até a próxima!

3 comentários:

  1. Caramba, não conhecia esse livro, parece ter uma história linda, incrível e que mexe com o leitor, esse é um livro que com certeza vai pra minha lista.

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar do livro mas já entrou na wishlist!
    girlofseries.blogspot.com

    ResponderExcluir