2 de dezembro de 2015

Tá Na Estante :: 'Baía da Esperança' #481

POSTADO POR EM 2 de dezembro de 2015

Heeeey, gente. Tudo bem??


A Bertrand Brasil decidiu lançar um monte de livros da Jojo Diva, tô no paraíso. Olha mais uma resenha pra vocês. \o/

Livro: Baía da Esperança
Autora: Jojo Moyes
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 392
Sinopse: Quando Mike Dormer parte de Londres para uma pequena cidade litorânea da Austrália, a fim de impulsionar a construção de um resort de luxo, vislumbra apenas mais um contrato milionário que lhe permita subir outro degrau da escada empresarial. O destino, porém, lhe reserva algo diferente. Baía da Esperança não é uma cidadezinha qualquer, e as tripulações de observação de baleias, lideradas pela enigmática marinheira Liza McCullen, logo vão se revoltar contra o apetite predatório do forasteiro Mike. Quando a megaconstrução começa a ganhar vida, e então se revelam os efeitos na fauna local, os mundos de Liza e Mike se chocam, com resultados dramáticos. Perigos inesperados irão confrontar os nativos, sejam eles criaturas marinhas ou seres humanos. E Mike se vê obrigado a responder à pergunta que paira sobre Baía da Esperança: até onde se pode chegar, antes de acabar por destruir o que se ama?


Em Baía da Esperança vamos conhecer Kathleen, Liza e Hannah. A vida delas muda com a chegada de Mike Dormer, ele acaba se hospedando no hotel de Kathleen, o Silver Bay e, como um mero turista, ele começa a conhecer a vida de Kathleen e de sua sobrinha, Liza.

Ele é um empreendedor enviado para a cidade para a construção de um resort de luxo e esse seria o seu melhor negócio. Suas intenções são reveladas e a construção começa a impactar a vida da cidade. Óbvio que seu trabalho fica entre Mike e Liza e tal conflito não pode ser facilmente superado. Todavia, Mike começa a se encantar pela vida naquela cidade pitoresca e começa a questionar se as suas ações são corretas e até onde ele iria pelo seu trabalho.

Jojo é famosa por seus livros familiares e que despertam todos os tipos de sentimento no leitor. A narrativa dela segue um mesmo contexto, mas mesmo assim conseguimos nos surpreender com o passar das páginas.

O litoral da Austrália é o cenário da trama e Jojo pesquisou com maestria sobre a pesca local, as baleias, golfinho, do comércio, do trabalho e os locais, principalmente sobre os olhares de um turista e dos habitantes. Não esquecendo do cuidado com a questão da construção de um resort e em como isso iria afetar a vida nessa cidade do litoral. 

A trajetória de Mike é muito interessante. Vê-lo de homem de negócios prestes a conquistar um dos seus melhores trabalhos a um homem apaixonando-se por aquela cidade e a história de Kathleen e sua família. Ele se encanta pela vida tranquila e pacata da pequena cidade, sem interesses financeiros, sem a tecnologia e a necessidade sempre ter uma nova ambição para conquistar um novo patamar. 

No final das contas, esse projeto é pura descoberta do Mike com ele mesmo; a pessoa que ele é e a que ele quer ser. Enquanto busca consertar seus erros, Mike acaba omitindo alguns detalhes de sua vida, por temer que magoe mais as pessoas em seu entorno. Ele deixou uma noiva em Londres e ir contra o seu trabalho seria um risco de perder tudo que ele conquistou. Liza é o outro lado da moeda. Ela protege sua filha, Hannah e por conta do seu passado, ela evita deixar as pessoas se aproximarem de si, para evitar sentimentos. 

Hannah até busca ajudar a mãe, mas é em vão. Liza é uma pessoa aberta à vida natural. Passeia de barcos e ama apreciar a paisagem. Ela é aquela cidade. Seu desejo de ser uma mãe perfeita beira a realidade. Com os seus quase 80 anos, Kathleen é famosa por ter capturado um tubarão quando jovem. Ela é uma senhora amável, muito protetora e tem um importante papel na vida de Liza e Hannah. 

Narrado em primeira pessoa com os pontos de vistas dos personagens sendo alternados, o livro apresenta todo os personagens, mas não esquece o foco nos protagonistas. É interessante, pois assim temos a visão de uma mesma parte da história por várias pessoas.

Moyes consegue despertar os melhores sentimentos com seus livros. São romances que devem ser lidos e compreendidos; degustados. Aqueles livros que você concluí e pensar acerca de todas as atitudes que você teve durante a vida, e qual a importância delas para sua atual trajetória.

Vocês sabem que esses são os meus livros favoritos. Então lá vai mais um da Jojo para a minha lista de favoritos. E é claro que eu indico.

Beijocas e até a próxima!!!

18 comentários:

  1. Heey!
    Acredita que eu nunca li nada da Jojo?!?!
    Eu adorei a premissa de "Baía da Esperança" e talvez ele seja meu primeiro contato com a autora =)
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muita vontade de ler os livros da Jojo! <3 Amei muito a sua resenha, fiquei ainda mais com vontade de ler os livros dela, sua resenha ficou maravilhosa!
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada dela, vou ler!
    Sempre bom ter dicas de coisas novas!

    http://www.modinhamodao.com.br/2015/12/harry-potter-minha-colecao-de-itens-da.html

    ResponderExcluir
  4. Nunca li na autora. Tenho um livro dela que sempre me despertou interesse...
    Gostei da sinopse desse livro me pareceu gostoso de ler.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Eu amo os livros da Jojo! A cada livro me apaixono mais pela autora e adoro como cada livro tem um tema diferente. Esse por enquanto está só na lista de desejos

    http://www.cantodajanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiiii, eu nunca li nada da Jojo, mas a cada lançamento infarto porque quero toooodos, só as capas me conquistam, imagina os livros então?
    Beijos
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu amo essa escritora, e sem duvidas vou amar esse livro tbm. Amei sua resenha e já estou sonhando com esse livro, pois ele deve ser lindo!

    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, mas o livro não me cativou tanto assim, eu leria de boa, mais tenha a impressão que a leitura seria lenta!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Preciso ler mais Jojo, só li Como eu era Antes de Você e amo.
    Gostei do cenário e da premissa desse livro.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi. Sua resenha ficou maravilhosa, mas não curto a escrita da Moyes, me lembra bastante o Nícolas, que também não curto.

    ResponderExcluir
  11. Oee, tudo bem?
    Até agora não li nenhum livro da Jojo e cada hora que eu olho já tem um livro que eu não conhecia dela eheh.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amei sua resenha! Não dava nada para o livro, gente, mas o que foi isso?! Adoro enredos assim, nos quais o personagem vai descobrindo a si mesmo e decidindo que tipo de vida quer viver. Anotei a dica!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Bárbara, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler algo da Jojo, mas não começaria por esse livro. Acho que se o fizesse não gostaria muito.

    ResponderExcluir
  14. Olá, ainda não conhecia o livro, gostei muito da sua resenha e fiquei com vontade de lê-lo, por causa da premissa, do cenário e dos personagens que parecem muito interessantes.

    ResponderExcluir
  15. Oláá
    Nossa, que bom que vocês gostou haha esses últimos lançamentos dela pela Bertrand não estão chamando minha atenção apesar de eu curtir a autora mas quero arriscar com algum qualquer hora, farei com esse e espero curtir tanto quanto vocês, bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Esse foi o único livro relançado que eu não tive nenhum interesse em ler. Amo a Jojo, mas confesso que esses 3 primeiros romances, apesar de eu ter gostado de ler, não me conquistaram.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oii!

    Quero muito ler os livros dessa mulher! Alguém em da de presente!?
    Amei a resenha e com certeza anotei a dica para ler em breve :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir