21 de janeiro de 2016

Na Telona :: 'A 5ª Onda' #34

POSTADO POR EM 21 de janeiro de 2016

Oi, gente. Tudo bem?


Na última sexta-feira eu participei de mais uma cabine de imprensa e hoje vim contar para vocês o que achei de mais uma adaptação que chega aos cinemas amanhã. Vamos conferir?!

Filme: A 5ª Onda
Título Original: The 5th Wave
Diretor: J Blakeson
Duração: 1h57min
Lançamento: 21 de janeiro de 2016
Classificação: 14 anos
Sinopse: A Terra repentinamente sofre uma série de ataques alienígenas. Na primeira onda de ataques, um pulso eletromagnético retira a eletricidade do planeta. Na segunda onda, um tsunami gigantesco mata 40% da população. Na terceira onda, os pássaros passam a transmitir um vírus que mata 97% das pessoas que resistiram aos ataques anteriores. Na quarta onda, os próprios alienígenas se infiltram entre os humanos restantes, espalhando a dúvida entre todos. Com a proximidade cada vez maior da quinta onda, que promete exterminar de vez a raça humana, a adolescente Cassie Sullivan (Chloe Grace Moretz) precisa proteger seu irmão mais novo e descobrir em quem pode confiar.

Cassie Sullivan levava uma vida normal quando uma nave alienígena entrou na órbita da Terra e virou seu mundo de cabeça para baixo. Depois do 10º dia a 1ª Onda caiu sobre a população. Um pulso eletromagnético fez com que tudo movido a eletricidade parasse. Sem energia, não somos nada. Nada de carros, televisões ou telefones. Até os aviões caíram do céu. E isso foi só o começo. 

Quando a 2ª Onda chegou, tsunamis eliminaram as costas. Não existia mais litoral ou ilhas. E isso não foi nada se comparado ao terror da 3ª Onda. Aqueles que sobreviveram à 2ª desejaram ter morrido. Um vírus mortal atingiu as pessoas, aniquilando mais de 95% da população. O mundo estava em caos. As pessoas finalmente entenderam que os Outros não eram nada amigáveis. Quando a 4ª Onda, os Silenciadores, chegou, muitos já estavam sem esperanças... E é aí que começa a 5ª Onda.



Cassie perdeu sua mãe para o vírus. Junto de seu pai e seu irmãozinho Sammy, ela procurou um abrigo. Nenhum lugar era seguro. Porém, existiam boatos a respeito de uma base militar que estava abrigando os sobreviventes. Mas no final, a base não era o que parecia e Cassie se vê sozinha. O pai está morto e Sammy foi levado.


Só que Cassie prometeu que protegeria o irmão e está determinada a encontrá-lo, mas como uma garota de 16 anos pode sobreviver em um mundo onde não se pode confiar em ninguém e um simples erro pode custar sua vida? E é quando Cassie está perdendo as esperanças que seu caminho cruza-se com o de Evan, que cuida dela e promete levá-la até Sammy.



Evan Walker é um garoto aparentemente comum, mas parece saber mais do que demonstra. Ele tem uma habilidade de sobrevivência enorme e está determinado a ajudar Cassie. Mas até que ponto a garota pode confiar no seu novo aliado? Que segredos Evan está escondendo dela?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de assistir!

Acho que não é novidade para ninguém aqui que A 5ª Onda é um dos meus livros favoritos da vida, de tanto que falo dele aqui no SEA. Então, quando a fase de pré-produção do filme começou, é claro que acompanhei cada detalhe e fiquei morrendo de medo que a adaptação estragasse essa história tão fantástica.



Surpreendentemente não foi o que aconteceu. Além do filme ser fiel à obra original em quesito narrativa, também mantém toda a ação, fazendo com que até o espectador mais exigente se veja preso à tela durante a sessão. Eu suspirei, vibrei, me emocionei e torci por Cassie, como se tudo aquilo fosse novo para mim.

A atuação de Chloe Grace Moretz confesso que não me agradou muito. Cassie é uma personagem cheia de Girl Power, determinação é seu nome do meio, e achei que Chloe não soube passar muito bem as emoções da protagonista. O restante do elenco foi ótimo, com um enorme destaque para Alex Roe, que interpretou o misterioso Evan e soube trazer todas as nuances do personagem, Maika Monroe, intérprete da Especialista, figura mais badass do filme e Liev Schreiber, que deu vida ao onipotente vilão, Coronel Vosch.

Os efeitos especiais foram muito bem trabalhados e deram veracidade à trama, com exceção de uma cena que achei bem desnecessária. A forma como a produção se preocupou com cada detalhe mostrou que eles estavam apostando alto nessa obra e fiquei muito feliz em perceber isso.



O ponto alto da trama é, com certeza, a relação fraterna entre Cassie e Sammy. Tudo que a protagonista do filme deseja é encontrar seu irmão e ai de quem entre em seu caminho para alcançar seu objetivo. Ela passa por poucas e boas para tal e isso só a deixa mais forte. Sammy em momento algum perdeu a esperança de que Cassie o encontraria e achei isso maravilhoso.

A 5ª Onda entra para o ranking de ótimas adaptações e estou torcendo para que vocês gostem tanto quanto eu e já estou desejando que o próximo filme da franquia seja produzido. Se ainda não convenci vocês a assistirem (isso é possível?), confiram o trailer abaixo e corram para a sala de cinema mais próxima!



Beijos e até a próxima!

24 comentários:

  1. WAAAAAAAA!!!!! AMEI saber que uma das adaptações que mais esperei desde o seu anúncio conquistou seu coração. Flor, estava com tanto medo, medo, meeeeedo de me decepcionar. Eu vou assistir ao filme amanhã e, como você, sou fã do livro. Então, saber que posso aguardar um filmão me encanta. Obrigada por fazer essa resenha. <3

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leo!
    Eu vou tentar resistir para não assistir o filme antes de ler o livro, mas não sei não viu rs
    Gostei muito de saber que é fiel a obra, uma coisa difícil entre as adaptações. Acho que essa afetividade entre os personagens também ajuda bastante para o longa agradar.
    Estou mega curiosa e adorei saber sua opinião.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. é muito bom quando uma obra passa toda a essencia do livro em que foi baseado. claro que nem sempre isso acontece e quem lê o livro antes fica com alguma frustração, mas me parece que não foi o caso de A quinta onda, né???

    Sinceramente, já ando enjoada da cara de Moretz em tantos filmes, por isso não tinha me atentado ao enredo de A quinta onda e como não li o livro, tava meio que 'boiando'... mas pra entreter, acho que é válido... tentarei assistir... pode ser que me desperte a vontade de ler o livro...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Amiga tenho que confessar que não consegui fazer a leitura do livro, porque eu iniciei e fiquei toda confusa com a narrativa por conta daquele antes e depois que o autor misturou e ai acabei nem indo pra frente mais. Mas espero poder retomar a leitura qualquer hora, mas antes quero ver o filme agora, porque não dúvido que seja bom. Mas eu fiquei triste de saber que a atriz não soube ter uma interpretação tão boa no filme, tipo, passar as emoções que tu disse, porque eu gosto muito dela viu? Eu acho que ela iria fazer um bom papel no filme, mas vamos ver, quando eu assistir quero ver o que eu vou achar. Adoro ela rs

    Mas enfim...Gostei da sua postagem. PARABÉNS

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-estrelas-cadentes-nao-dizem.html

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu queria muito ter lido o livro antes de assistir ao filme, mas a estreia chegou e eu ainda não li. Terei que ler depois de assistir.
    Confesso que estou bem curiosa sobre a história tão elogiada por todos, muito bom saber que o filme foi fiel ao livro. Sobre a Chloe sou suspeita para falar, pois não sou muito fã dela, pelo menos nos filmes que assisti com ela, a interpretação não me convenceu.
    Ótima crítica!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Também acho que essa atriz não tem jeito de Cassie, ela tem uma cara de coitado, não achei que combinou. Agora sobre o filme, é muito bom saber que foi bastante fiel, estou louca para ir assistir! Amei o livro, e quero logo ler o segundo.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Não li o livro ainda, mas queria muito poder ler antes de ver o filme, porque sei que depois do lançamento serei massacrada por spoilers de todos os lados. A premissa é incrivel e eu tenho certeza que os elogios não foram em vão. Que o filme corresponda as expectativas.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Léo!

    Ainda não li o livro, eu queria, mas não consegui. E o filme já está aí, estou super empolgada para assistir esse filme, porque todo mundo fala bem sobre o livro.
    Ainda não sei quando irei assistir, mas esperarei a novidade de lançamento passar para ir ao cinema, odeio cinema lotado e é praticamente impossível ouvir alguma coisa.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie! Para ser bem sincera, eu não sei se estou empolgada ou não para conhecer essa história. Nos últimos dias, devido ao lançamento da adaptação, tenho visto tanta divulgação que já estou enjoando. Porém todos os comentários positivos sustentam minha vontade de conhecer o enredo e eu tenho mais vontade de ler a criação de Rick Yansey do que de assistir o filme, mas o fato de que a obra foi adaptada fielmente me deixa curiosa para conhecer a produção da Sony. Um fato que tem me intrigado bastante é a atuação da Chloe. Eu amo o trabalho dela como atriz e ele sempre foi bem comentado, mas não foi assim com esse filme e eu estou louca para tirar minhas próprias conclusões a respeito da atriz.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Nossa que ótima notícia! Adorei saber que o livro foi bem adaptado, me inspirando para ir ao cinema e conferir. Confesso que estava com receio de ir e acabar me decepcionando, mas notei que vou gostar. E eu gosto da atuação da Chloe, e tenho certeza que admirar ainda mais essa atriz \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Eu já viilha res de post sobre esse filme é estou muito ancioso 0ara poder ver o resultado. Ainda não li o livro e não tenho tanta vontade de ler. Mas acho a idéia dele muito bacana, espero que a produção tenha sido digna. Porque os vídeos com os tralher que eu vi ficaram massa de mais.
    ABÇS

    ResponderExcluir
  12. Oiiie,

    Só vejo as pessoas falarem desse livro, desse filme, que a minha curiosidade só fica aguçada para tanto ler quando ver o fillme, mas acho que por ora só vou ler, porque aqui onde moro não tem cinema, e ai já viu né? :/ Quero conhecer sobre de fato o que essas ondas trouxeram e levaram

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Ainda não li o livro e vou esperar isso para só então ver o filme. Ele estava sendo tão esperado pelos leitores e acho que não deixou a desejar, pois segue o padrão do livro. Mas nada melhor que ler o livro e saber ainda mais sobre a história. Gosto de imaginar toda a cena e não já ter elas já feitas, meio que "mastigas".

    Karine || Ainda Me Livro

    ResponderExcluir
  14. Leooooo
    Que felicidade em saber que o filme está bem fiel ao livro! Vivaaa!!
    Estou louca para ver! Eu nunca vi filme com essa atriz! Espero não me decepcionar. Ainda mais que tenho uma visão da Cassie bem marcante. Essa semana vou ver!
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Oi Leonardo, tudo bem
    Adorei a crítica que você fez ao filme. Além de muito bem escrita, você conseguiu me emocionar. O amor desses irmãos me cativou, tenho certeza de que irei adorar o filme e não vejo a hora de ler a trilogia. Vou ver o filme hoje, estou super empolgada.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nossa, eu quero muito ver esse filme! Mas antes quero ler o livro, to correndo com as leituras de parceria pra tentar fazer isso o quanto antes, mas to com medo de que não vá conseguir e o filme acabe saindo de cartaz T_T

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  17. Só fiquei sabendo do livro depois do anúncio do filme. Aí corri atrás pra saber um pouco mais, e gostei de tudo que li. Tenho muito interesse em ler o livro, mas dificilmente irei ao cinema pra vê-lo. Esse ano eu tô com uma lista enorme de filmes pra assistir, e o cinema anda tão caro, que tenho que escolher muito bem o que ver. Mas fico feliz em saber que você gostou, adaptações nem sempre agradam os fãs.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  18. Olá, Leonardo.
    Já disse em alguma outra resenha que, realmente eu não sabia que o filme tratava de uma adaptação e claro, chamou minha atenção. Fato que, me faz querer que ler mesmo que depois de assistir. E agora, que você apresentou que é fiel ao livro. Isso foi de extrema importância.
    Muito obrigada pela dica.
    Bjs Ju
    http://nossaestantenacional.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ooi,
    Hoje mesmo li uma opinião super negativa sobre essa adaptação, estava/estou bem ansiosa com o filme e só vou decidir conhecer o livro ou não dependendo do que achar do filme. Espero gostar como você.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Eu tenho visto todo o tipo de critica a respeito do filme, mas fico muito feliz que você tenha gostado. Eu nunca tive a oportunidade de ler o livro, mas sempre tive curiosidade. Espero poder conferir tanto o filme, quando o livro o mais breve possivel.

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Quero muito ler o livro e ver o filme também, mas ando desanimando pois vejo vários amigos falando que o filme foca mais no triangulo amoroso que no fato de sobreviver em um mundo devastado...
    Enfim, só lendo e vendo o filme mesmo pra saber se é realmente bom.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  22. Li recentemente o livro e estou bem ansiosa para o filme. É uma pena a atuação da Chloe não ser aquilo tudo pois já não vou muito com a cara dela. É bom saber que o filme mantém a ação constante do livro e tem um bom foco nos irmãos, pois a promessa da Cassie a fez manter sua humanidade e acho que foi o mais importante da trama, tô louca para ver a Esp nas telonas *-*

    Giovana, blog dei um jeito

    ResponderExcluir
  23. Oi! Tudo bem?

    Estou ansiosa para ler o livro e ver o filme. Fiquei feliz em saber que a adaptação não estragou a grandeza da obra. Adoro a atriz escolhida para ser protagonista e é uma pena que você achou que ela não conseguiu passar todo o poder que a personagem tem. :(

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  24. Nossa, eu estou louca para ver esse filme, mas me divido com desejo de ler eles antes...
    Oh vida cruel, mas pela sua descrição me pareceu que a adaptação não vai ficar devendo muito e que vai ser um dos filmes do ano.
    Adorei as imagens que escolheu para a sua resenha deu um gostinho de quero mais.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir