29 de julho de 2016

Tá Na Estante :: 'De Volta a Blackbrick' #559

POSTADO POR EM 29 de julho de 2016

E aí pessoal, tudo bem?

Hoje estou aqui pra falar pra vocês de um livro lindinho que recebi em parceria com a Galera Record. Vamos conferir?!

Livro: De Volta a Blackbrick
Autora: Sarah Moore Fitzgerald
Editora: Galera Record
Páginas: 240
Sinopse: Neste livro sensível e delicado, a autora utiliza o universo fantástico para falar sobre memória. O protagonista é Cosmo, um menino que vive com o avô e muitas vezes tem pouca paciência com ele. Na verdade, o avô sofre de Mal de Alzheimer e está perdendo a memória. Um dia, ele dá uma chave a Cosmo e pede que ele vá até a mansão de Blackbrick. O menino descobre que o local é, na verdade, um portal para o passado, e lá encontra o avô aos 16 anos. Com a nova convivência, ele vai conhecer de verdade sua história.
Cosmo tem uma infância complicada. Depois que seu irmão mais velho, Brian, morreu, a mãe tornou-se uma workaholic e mudou-se para Sydney para trabalhar, assim deixando o menino para morar com os avós, DeeDee e Kevin. O menino é bastante próximo do avô, mas a situação muda quando o senhor começa a apresentar sinais do Mal de Alzheimer e muitas vezes esquece quem Cosmo é.

Tudo piora quando uma assistente social surge querendo levar Kevin embora. Acredita-se que ele não está mais apto para continuar morando na casa, o que força Cosmo a ter que ir morar com o tio, o que deixa o menino irritado. Por que afastar seu avô das pessoas que o amam e se preocupam com ele?

Antes de ir embora, Kevin tem um de seus raros momentos de lucidez e conversa com Cosmo. O senhor lhe entrega uma chave e um endereço e pede que o garoto vá até lá, que irá encontrá-lo naquele lugar. Esse lugar é a Abadia de Blackbrick e a chave abre um dos seus portões. Cosmo à princípio fica receoso, achando que tudo não passa de mais um devaneio do avô, mas quando decide investigar, é surpreendido por uma descoberta.



Ao atravessar o portão que abriu com a chave, Cosmo percebe que voltou ao passado e depara-se com seu avô, só que quando ele tinha dezesseis anos. Sem saber o que fazer, Cosmo resolve embarcar nessa aventura, alterando coisas no passado para melhorar seu futuro. Mas será que isso vai dar certo?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

Quando vi esse livro entre os lançamentos da Galera Record, a capa logo me atraiu. Resolvi ler a sinopse e me encantei com o que encontrei. Por isso, resolvi solicitar e me arriscar na leitura. E foi uma experiência única.

A escrita de Sarah Moore Fitzgerald é leve, fluida e envolvente. Logo nas primeiras páginas me vi inserido em sua trama, querendo saber o que aconteceria com Cosmo e sua descoberta. Amei a sensibilidade com que a autora desenvolveu a relação do menino com o avô e o Mal de Alzheimer, dando um tom leve, mas ao mesmo tempo informativo sobre o assunto.



O livro é narrado em primeira pessoa, sob a perspectiva de Cosmo. E que personagem maravilhoso é esse? O menino é bastante inocente, mas tem uma enorme determinação em ajudar o avô que tanto ama. Achei tão tocante a cena em que ele procura informações sobre a doença de Kevin na internet e começa a praticar as instruções do site, achando que vai ajudar de alguma forma.

Tocante acho que é a palavra que define esse livro. Cada nuance desperta um novo sentimento na gente e várias vezes me vi com lágrimas nos olhos ao admirar a coragem de Cosmo. O livro é um infanto-juvenil e por isso tem uma pegada mais leve. Mas imaginem se não tivesse? Acho que deitaria em posição fetal e choraria pelo resto da vida.

A edição física é muito bonita. A capa é uma adaptação da original e é bastante atrativa. A diagramação é simples, contando apenas com o desenho de uma chave a cada começo de capítulo. As páginas são amareladas, a fonte é média e o espaçamento é bom. Sobre a revisão, não tenho muito a reclamar. Encontrei alguns errinhos durante a leitura, mas nada que prejudicasse.

De Volta a Blackbrick é um livro belo, tocante e arrebatador. Estou apaixonado por essa história e já quero mais publicações da autora aqui no Brasil. Com certeza recomendo a leitura a todos. Não vão se arrepender!

Beijos e até mais!
***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique aqui e saiba como participar.

18 comentários:

  1. ele é curtinho, dá pra ler em um dia. Fiquei interessada pela história por ter esse relacionamento de Cosmo com o avô, porque me emociona muito - eu não conheci os meus avôs :(

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, mas fiquei um pouco interessada em saber a história <3

    ResponderExcluir
  3. Meu guilty pleasure é, definitivamente, ler infanto-juvenis. Sou completamente apaixonada por esse livros mais leves, com personagens mais inocentes, mas que mesmo assim traz lições ao leitor. Adorei a dica, e com certeza vou procurar saber mais sobre a obra!

    ResponderExcluir
  4. Olá Wellyson,
    Não conhecia esse livro e nem a autora, mas após ler a resenha já sei que preciso dar uma chance a essa narrativa. Adoro livros sob a perspectiva de crianças, a leitura é tão pura e tocante, é belo acompanhar o mundo através dessa inocência e sensibilidade. Espero ler em breve, pois parece ser uma história bem envolvente e emocionante, repleta de reflexões, especialmente través da relação do Cosmo com o seu avô. A capa é realmente linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Adorei a resenha!
    Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas não conhecia a história. Contudo, após ler a sinopse e a sua resenha, fiquei muito curiosa para ler essa obra! Parece ser uma história leve e muito envolvente. E eu adoro livros de fantasia e aventura. Sem contar que a capa está realmente linda ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    A capa desse livro está um charme! Já tinha lido a respeito do mesmo e já havia adicionado a minha lista de desejados. Agora lendo sua ótima resenha, mais certa fiquei de que será uma linda leitura, como uma grande e bonita mensagem. Com certeza quero ler. Obrigada .Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Nossa que delicia, eu não vi esse lançamento, e está é a primeira resenha que leio sobre tal, e confesso que achei a história bem interessante, apesar de não fazer meu gênero. Acho que ando ficando mais maleável com os gêneros, quero ler esse livro e ver se sentirei as mesmas coisas que você.

    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  8. Me deixou curioso. Eu gosto muito de livros que tratem desses assuntos sobre doenças e coisas do tipo. Sabe "Por Lugares Incríveis"? Amei! Foi a melhor leitura de 2015. E com esse fiquei muito curioso. Parece ser muito bom. Gosto de desvendar segredos. A capa é bem bonita também. :D

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro e confesso que amei a capa, porém achei que seria uma historia mais ou menos. Me enganei, só de ler sua resenha já me deixou curiosa para saber o que vai acontecer se ele vai conseguir alterar coisas significantes no seu futuro.
    Com certeza vou adicionar na lista de desejados.

    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  10. Oi!! Amei a indicação de leitura. Ainda não conhecia esse livro parece ser um bom livro para ler no final da tarde. :)

    ResponderExcluir
  11. Mesmo sendo um livro curto a autora aparenta ter criado uma história bem desenvolvida e que envolve o leitor, gostei dela ter tratado sobre o Mal de Alzheimer de uma maneira simples mas que deixa claro sobre sobre a doença, não tinha grandes expectativas mas com certeza lerei e me emocionarei com toda a coragem do personagem

    ResponderExcluir
  12. A capa é muito fofa, a historia parece ser mais fofa ainda. Que legal uma chave mágica bem que queria uma rs. Cosmo deve ser daqueles personagens encantadores e quanta força de vontade ele tem em querer ajudar o avô.

    ResponderExcluir
  13. Oi Well,
    eu não conhecia o livro, mas ameeeei a sua resenha, que fofura!!!
    Eu quero muitooooo ler!
    O Cosmo parece ser uma gracinha e bem corajoso.
    Gosto de livros com doenças graves inseridas na trama, pois a gente aprende e reflete muitoooo!
    A capa também é uma coisa fofa que só!!
    bjão

    ResponderExcluir
  14. Amei a resenha e tenho certeza se eu ler, vou chorar horrores. Já entrou para a minha lista.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  15. Amei o enrendo desse livro, uma história de laços de famílias e o passado! Adoro livos assim, com uma trama tão envolvente ♥

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro mas gostei muito dessa historia, parece ser linda principalmente pela relação de Cosmo com o avô, achei bem legal esse reencontro no passado deles, gostei muito dessa capa e se tiver oportunidade quero muito ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  17. Deve ser realmente um livro tocante! Essa relação de neto e avô parece ser bem forte, a história parece ser bacana, quero ler!

    ResponderExcluir
  18. Amei muito essa sinopse (e a resenha também, a propósito) <3 sem contar que a capa é espetacular! Já anotei na minha listinha, estou muito muito curiosa, quero ler e logo!!

    ResponderExcluir