20 de julho de 2016

Tá Na Estante :: 'Raio de Sol' #557

POSTADO POR EM 20 de julho de 2016

Oi, gente. Tudo bem?


Mais uma resenha dupla saindo pra vocês, dessa vez em parceria com a Giu Ladislau, do Blog Prazer, Me Chamo Livro. Bora conferir o que achamos dessa história?!
Livro: Raio de Sol
Autora: Kim Holden
Editora: Outro Planeta
Páginas: 448
Sinopse: Segredos. Todo mundo tem um. Alguns são maiores que os outros. Alguns, quando revelados, podem curar você...E outros podem acabar com você. “Faça épico”, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo – não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol. E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor – único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista – ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.
Kate é uma menina que qualquer um gostaria de ter por perto. Nunca reclama de nada por piores que as coisas estejam, está sempre disposta a ajudar seus amigos, vê o lado positivo da vida... Ela emana boas energias e contagia todo mundo ao redor. Sua vida foi marcada por perdas e rejeição, mas ela superou com muita determinação e com a ajuda do melhor amigo Gus. Até que ela passa pra faculdade e vive uma reviravolta.

Surf, calor e o convívio com Gus e sua mãe são guardados com carinho na lembrança; agora é hora de encarar o frio de Minnesota e as surpresas de morar sozinha no alojamento universitário. É nessa nova cidade que ela conhece alguns bons amigos e, mesmo não querendo, percebe seu coração ser ocupado por Keller, um cara que chegou de fininho e ganhou espaço muito rápido. Mas nem sempre a vida é justa, e Kate vai precisar de mais do que otimismo pra lidar com os segredos e as rasteiras que precisará enfrentar.
- E por que você chama Kate de "Raio de Sol"?
- Você conhece essa garota? Ela é um exemplo de positividade. É toda raio de sol. Ela não só vê o lado bom das coisas... ela mora lá.
Sei que esse resumo foi uma porcaria, mas o importante não é você saber sobre a história, mas entender que precisa pegar pra ler e degustar com calma, sem pressa de adiantar as coisas, aproveitando cada página antes que acabe. Acho que nunca tive esse sentimento de ler mais devagar pra demorar a terminar.

Kim conseguiu criar um monte de personagens cativantes. 440 páginas e não consegui definir de qual gostei mais. Essa seria uma história que eu ficaria muito feliz com um livro pra cada personagem. Spin-off pra geral, por favor!

Kate é maravilhosa, bem-humorada, uma fonte constante de bons sentimentos. Ela é irônica, com um senso de humor único, com o qual me identifiquei bastante. Quero muito ser como ela, com tanto otimismo e leveza mesmo frente às maiores adversidades.

Sorrisos não são sempre felizes, mas o dela é. É aberto, satisfeito e confiante. Ela parece simpática no sentido mais literal da palavra, como se você pudesse jurar que a conhece há anos e que ela sabe todos os seus segredos. E que ainda gosta de você apesar disso.

Gus é o melhor amigo que qualquer pessoa queria ter. Amizade sincera como a deles é rara, coisa de irmãos, almas gêmeas. Eles se entendem com muito pouco, uma sintonia construída desde a infância, de não conseguir sequer identificar qual é a primeira lembrança dos dois juntos por sempre estarem presentes um na vida do outro. Consegui sentir a confiança mútua em cada conversa ou reencontro.
- Ou se simplesmente precisar ouvir sua voz, porque você é meu amigo e minha família e meu passado... e eu.
E Keller? Esse menino é uma coisa de tão apaixonante! Ele se encanta com Kate à primeira vista e não faz questão de esconder dela ou de si mesmo. Cuidadoso, amoroso, sensível, esforçado... Suas melhores qualidades não podem vir pra resenha pra não soltar spoiler, mas garanto que você vai entender os motivos assim que ele começar a se revelar. Tenho certeza de que você vai terminar o livro com vontade de colocá-lo no colo.
Eu sei que você me ama também. Só me deixa entrar.
A história é contada majoritariamente sob a perspectiva de Kate, mas alguns poucos capítulos são narrados por Keller, especialmente do meio pro final. E se ele já é extremamente apaixonável pelo que Kate conta, sabendo como se sente e o que pensa, aí é que dá vontade de agarrá-lo mesmo.

Ah! Preciso fazer um destaque especial pra 3 personagens que amei também: Clayton, Shelly e Stella. Não vou falar muito sobre eles pra que você possa ter o prazer de conhecê-los, mas prepare-se para se apaixonar, especialmente pela última!

Sou durona, mas não consegui ler o livro de uma vez, especialmente no final. A autora soltou pistas durante todo o livro, mas eu meio que me recusei a acreditar. Quando enfim fica bem claro, um pouco depois da metade do livro, é impossível não ficar com o coração apertado. As últimas páginas foram em doses homeopáticas, com pausas estratégicas para respirar, recuperar as emoções e me preparar pra mais uma pauladas. Terminei a leitura DESTRUÍDA!
- Não estou dizendo que você não deva seguir seus sonhos e objetivos. Só não deixe o presente de lado por um futuro desconhecido. Muitas felicidades são deixadas para trás, ignoradas ou adiadas para um momento que pode não chegar nunca. Não fique esperando as coisas e perca o momento por um amanhã sem garantia.
E aimeucorassaum fui fuxicar o Goodreads e tem o livro do Gus! Quero pra ontem, preciso disso pra voltar a ter paz na minha vida literária. Sério, fazia tempo que um livro não mexia tanto comigo como esse.

Além de romance e drama, a autora ainda tratou vários outras temas atuais e importantes, como homofobia, abandono familiar, síndrome de down, gravidez precoce, aborto, tudo sutilmente inserido no contexto de modo a nos colocar pra pensar enquanto já estamos sensibilizados com a história.

A única coisa que senti falta foi de ouvir as músicas de verdade. Gus é líder de uma banda de rock que está em turnê, Kate gravou uma música com eles cantando e outra tocando violino. E no final eles compuseram outra juntos. Como eu queria ter a experiência que tive em Talvez um dia, de colocar os fones e escutar letra e melodia que eles entoaram. Se tivesse isso, seria perfeito!

A capa original é mega sem graça, toda laranja com o título escrito numa fonte insossa; a nacional vale muito mais a pena. Em compensação, a Planeta acabou com a revisão, fazia tempo que eu não pegava um livro tão mal revisado. Letra a mais ou faltando, frase sem sentido, palavras soltas no meio da frase... Não foi uma nem duas, e nada daqueles erros que só chato percebe. Tava ruim, bem ruim!

Depois disso tudo, não é possível que a gente não conseguiu te convencer a ler Raio de Sol. Uma leitura estilo Poliana, que te incentiva a fazer épico e olhar o por do sol como um show. Permita-se ser marcado por esta leitura!
Ler é uma fuga do mundo externo. Todo mundo precisa de um pouco disso para manter a sanidade.

Beijos e até a próxima!
***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique aqui e saiba como participar.

19 comentários:

  1. Amei a resenha em dupla, e não, o resumo não ficou uma porcaria
    Achei a capa bem sem-sal, tanto a original quando a nacional, por isso nem tinha curiosidade para ler o livro (-julgo o livro pela capa) mas com a resenha não tem como se encantar e desejar o livro pra ontem, também em certos momentos fico lendo de pouco em pouco para o livro não acabar, principalmente se for o final de uma série, a autora aparenta ter construído muito bem seus personagens, a ponto de você querer até saber mais sobre cada um, a amizade dos dois parece ser um ponto alto e já prevejo várias lágrimas com esse livro, que conquista os leitores, estou colocando como desejado, mesmo que sempre me incomode com erros de revisão, da até uma decepção, o livro demora um tempão para ser lançado e ainda fico com errinhos que são fáceis de detectar

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha interesse por esse livro, mas essa resenha dupla - que, por sinal, é uma novidade pra mim! - me deixou ainda mais ansiosa pela leitura. Já quero muito, principalmente por parecer com Pollyana, um livro que li na infância.
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  3. Nossa você citou Pollyana ali no final e eu lembrei o quanto eu adorava o livro quando criança, lia muito ele, na verdade ainda tenho um exemplar dela. Só que na fase adulta, não sei se conhece. Quanto ao livro, essa e a primeira resenha que vejo dele e nossa. Deu para sentir toda a sua emoção e admiração com a história, é tão gostoso quando isso acontece não e mesmo? Não sei se por hora eu terei espaço para ler o livro, mas claro como todas as indicações que está fazendo eu estou anotando, essa não ficara atrás, espero que quando eu ler eu ame o tanto que você amou. Afinal, adoro livros que desperta emoções no percurso da leitura e principalmente quando termina.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Leo, acho que desde a primeira vez que vi esse livro fiquei com vontade de ler. Adorei a resenha e só fez com que eu ficasse com mais vontade de apreciar a história.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  5. Nunca li Pollyanna, sempre via na biblioteca da escola, mas nunca cheguei a ler. Então a referência foi por água a baixo. Mas adorei a resenha dupla, que ótimo. Eu via esse livro e sempre tinha a sensação de que ele era bom, que era um livro pequeno, mas essa semana peguei ele na livraria pra dar uma olhada e ele é mais grosso do que eu imaginava. A Outro Planeta tá lançando livros ótimos, inclusive, Azeitona e Traços. <3

    ResponderExcluir
  6. Esse é o tipo de livro que eu não dava nada pela capa mais que a história parece ser muito interessante. Vejo muita gente falando pra ler que não vai se arrepender.

    Pollyanna eu já li a algum tempo e amei, isso acabou aumentando mais ainda as minhas expectativas quanto a este livro.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da resenha. Já estava interessada neste livro. Quero muito!!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha e deve ser uma história belíssima. Gostei dos trechos que vc retirou tbm, deu mais vontade de ler.
    bjos.

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Adoro essas resenhas duplas, ficam ótimas! Sempre me chamou a atenção esse livro, não sei se a premissa ou até mesmo o título, mas é a primeira vez que leio uma resenha bem elaborada e cativante sobre a obra. E por tudo que foi escrito sobre o enredo, fiquei com vontade de ler e também me apaixonar pela história e personagens. Vou ler, certo que sim! Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?
    Acho a capa linda demais,mas achei mais interessante ainda a resenha e a sinopse. Sim, você me convenceram a ler, e eu adoro ler resenhas duplas;
    Gostei sim do resumo, já consegui entender mais ou menos como é o livro.
    E pela resenha vocês destacaram os pontos bons e ruins do livro, me deixando mais interessada ainda. Uma pena a revisão ser ruim, eu sou bem chatinha com isso, infelizmente :/
    Mas vou ler o livro sim, gostei muito dos temas tratados. E também queria ser como a kate, otimista e superando a vida.
    Beijos. ♥
    Lost Words

    ResponderExcluir
  11. Com certeza vocês me convenceram a ler!
    Eu já havia adicionado esse livro no Skoob, pois a sinopse tinha chamado a minha atenção. Mas após ler essa resenha, fiquei com mais vontade de conhecer essa obra!
    Pena que o livro está mal revisado :( Contudo, se a história é realmente boa, eu acho que ela pode compensar isso ;)

    ResponderExcluir
  12. Já tinha visto a capa desse livro, mas não conhecia a história. Fiquei bem interessada em ler.

    ResponderExcluir
  13. Olá Leonardo,
    Quero muito ler esse livro, está no topo da lista de desejados, pois quando vi o lançamento o que mais chamou a minha atenção foi a capa, esse título fez com que eu acreditasse que encontraria uma linda história nas páginas, e felizmente não me enganei! Já estou cativada com essa protagonista, com certeza queria ser amiga de uma garota assim, com muito otimismo e leveza mesmo em momentos difíceis. E essa amizade verdadeira e sincera com o Gus então? Amo quando encontro uma bela amizade em um livro, isso me encanta demais. E ainda tem o Keller, nossa, quantos personagens apaixonantes. Sério, preciso ler esse livro e me emocionar com essa bela história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Os personagens parecem ser encantadores e bem construídos. É muito bom ter amigos como Kate que estão sempre pra cima apesar das dificuldades e nos irradiando com seu humor. Fiquei intrigada com os acontecimentos que te deixaram destruída, imaginando o que pode ser. Muito bom ler livros que abordem esses temas que fazem parte do nosso dia a dia assim sempre podemos analisar e ver as coisas até por outro ângulo.

    ResponderExcluir
  15. A trama é cheio de temas polêmicos e com estórias fascinantes! Gostei muito do livro, deve valer a pena ler esse livro e a capa é maravilhosa, faz jus ao livro ♥

    ResponderExcluir
  16. Nossa, eu já tinha visto esse livro em sorteios mas nunca tinha lido sinopse alguma. Amei a resenha, estou encantada pela história! Pollyanna foi um livro que li muito novinha e me marcou muito, e como esse segue a mesma "vibe", acho que vou adorar! Já quero! <3

    ResponderExcluir
  17. Eitaaa Leo, agora fiquei encantada!!!
    Que resenha linda, deu pra ver o quanto o livro te tocou e o quanto foi legal e gostoso!
    Adorooooo livros assim, que mudam a gente.
    Confesso que quando vi o lançamento não tinha me interessado tanto, mas agora quero demais ele pra ler!! rsrsrsrs
    bjão

    ResponderExcluir
  18. esse é um dos livros que eu compraria só pela capa. sem ler nada sobre ele. mas depois dessa resenha, e que resenha sensacional. eu fiquei ainda mais certa da aquisição.

    ResponderExcluir
  19. Parece ser uma história emocionante!
    E aborda vários temas polêmicos, gostei disso! Espero ter a oportunidade de ler em breve!

    ResponderExcluir