21 de outubro de 2016

Tá Na Estante :: 'Boa Noite' #587

POSTADO POR EM 21 de outubro de 2016

Heeeey, gente. Tudo bem?

Oi gente, aqui é a Barb, e hoje trago para vocês mais uma resenha em dupla, dessa vez com o Leo, representando o Blog Recanto da Mi. O legal deste tipo de resenha é que na parte da crítica vocês podem acompanhar a opinião de nós dois. Vamos conferir?!
Livro: Boa Noite
Autora: Pam Gonçalves
Editora: Galera Record
Páginas: 240
Sinopse: Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação — em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números —, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.
Alina sempre viveu uma vida regrada, fazendo o estilo da menina estudiosa e caseira, que não saía da asa dos pais. Porém, agora, ao fazer dezoito anos, a garota decide tomar o próprio rumo e vê a chance de se tornar adulta ao se graduar. Alina foi aprovada no vestibular de Engenharia da Computação e precisará deixar o pacato município de Laguna para ir morar na cidade universitária de Pedra Azul.

Ao ver o anúncio da República das Loucuras na secretaria da faculdade, ela tem a certeza de que aquele é o local perfeito para se mudar, já que fica perto do campus e também a ajudaria a se enturmar.

Lá vivem Manu, uma estudante de Comunicação, totalmente desbocada; Talita, aluna da Administração, que nunca se desgruda do seu namorado Bernardo; e também Gustavo, o dono da casa que, por acaso, também é um sexy acadêmico da Medicina. A turma é bastante divertida e não demora muito para Alina se sentir à vontade, já que os veteranos praticamente a adotam, levando-a para festas e apresentando a ela o outro lado da universidade, que vai além dos estudos: o da diversão.

Mas nem tudo são flores. O curso de Engenharia da Computação é mais difícil do que parece e Alina sofre muito com o machismo dos colegas, já que esta graduação é considerada exclusivamente masculina e ela é uma das poucas garotas da sala. Porém, isso não afeta tanto a menina, que está determinada a provar ser melhor do que qualquer um daqueles caras e se sobressair nas tarefas.

Entretanto, não será nada fácil Alina focar nos estudos. Manu está sempre a arrastando para os barzinhos, impedindo a jovem de estudar. E, numa dessas saídas, Alina conhece Artur e uma relação legal começa a nascer entre os dois. Conforme vão se conhecendo, mais Alina se vê disposta a se envolver romanticamente com o garoto, ficando bem perto de se apaixonar.

Quem não fica muito satisfeito com isso é Gustavo. O santo dele e o de Artur não se batem, mas nenhum dos dois conta para Alina os motivos. Ambos são tão legais com ela que Alina se vê dividida. Quer dizer, ela conhece Gustavo há um pouco mais de tempo do que Artur, mas seria mesmo Artur capaz de alguma maldade quando sempre que estão a sós ele é um príncipe encantado?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

BARB: Quando a Galera Record anunciou o lançamento de Boa Noite, fiquei bastante intrigada. Já tinha lido o conto da Pam em O Amor nos Tempos de #Likes e estava curiosa quanto ao seu livro solo. Acompanhei alguns dos seus diários de escrita e como adoro um bom new adult, a minha expectativa estava bem alta. Porém, a história é bem diferente do que eu imaginava.

LEO: Eu não conhecia a escrita da Pam ainda e não sabia muito sobre esta obra. Lembro que quando ela fechou o contrato com a Record, disse que sua trama seria um new adult que se passa em uma faculdade, mas com um enfoque diferente do que estávamos acostumados a ler. Todavia, não foi o que aconteceu.

BARB: A escrita da Pam é leve e bastante envolvente. Logo nas primeiras páginas ela conseguiu me prender e fiquei bastante empolgada pra acompanhar o desenrolar dos fatos. Só que em muitos momentos a autora apostou no clichê e fiquei um tanto desgostosa com isso, já que o enredo tinha certo potencial e acabou caindo na mesmice.

Alina é uma personagem imatura e inocente demais para o meu gosto. Sei que ela era a moça puritana que vivia sob a saia da mãe, mas certas informações podem ser adquiridas por meio de filmes, internet, conversas entre amigos, e não precisam vir apenas da vivência. Quando ela foi convidada para um "esquenta" antes de uma festa e perguntou se tinha algo a ver com fogo, precisei revirar os olhos, porque sabemos que isso não acontece na vida real.

LEO: Além disso, para quem sempre foi uma jovem recatada, Alina não tem muito talento em julgar caráter. Normalmente, as pessoas são ensinadas a desconfiar de todos, mas Alina não demonstrou essa característica em momento algum, fora o fato de que tomou atitudes que nem mesmo eu faria.

Afora isso, os personagens coadjuvantes foram bem desenvolvidos, mas de maneira bastante estereotipada. A Manu, por exemplo, é aquela típica amiga louca, sem papas na língua, com os hormônios aflorados e uma liberdade sexual de dar inveja. A personagem tinha de tudo para se destacar, já que tem um papel bastante importante no plot central, entretanto, ficou perdida por sua má caracterização.

BARB: O mesmo aconteceu com os candidatos ao coração de Alina. Artur e Gustavo são estudantes de medicina, são lindos e o sonho de toda garota, mas escondem algo de Alina que pode mudar a relação dela para com um deles e... Bom, curiosamente, mesmo isso sendo tão lugar-comum, acabei gostando, porém, esperava mais.

Quanto ao desfecho, foi bastante previsível, mas curti o modo como a protagonista foi amadurecendo, enquanto Pam a guiava para o seu final. Mesmo com todas as trivialidades, a autora conseguiu me surpreender nesse quesito e me fez gostar de Alina, ainda que nos finalmentes.

LEO: O ponto mais positivo do exemplar para mim foi a forma como Pam abordou a questão do estupro e do feminismo, dando um choque de realidade no leitor e tratando o tema como deve ser, com verdades. Pam também falou sobre outros assuntos relacionados à sociedade, como o machismo, o racismo e a homofobia. Alguns deles bem explanados, outros nem tanto, contudo, interessante a vibe de conscientização que a narrativa traz.

Sobre a edição física, não tenho muito a dizer. A capa está bem modesta, mas atrativa, a diagramação é simples e as páginas são amareladas. A minha única ressalva se dá à fonte, que é bem pequena e em alguns momentos me incomodou para ler.

Boa Noite é um livro bastante comum, todavia, que trata de conteúdos importantes e, por isso, merece ser lido. Não posso deixar de recomendar essa história a todos! 

Beijocas e até a próxima!!!
***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique aqui e saiba como participar.

37 comentários:

  1. Eu li logo que foi lançado e gostei bastante da abordagem da Pam sobre o tema sério e que merece ser discutido.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Barbara!!
    Ainda não li o livro da Pam. Gostei muito da capa do livro que foi escolhida pelos próprios leitores ou seguidores da Pam (eu fui uma delas!!kk) quero muito ler esse livro e ver como ficou. Bem espero ler o mais breve possível.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Achei um livro bem legal, parece ser interessante e tem tantos temas bons ali no meio...
    A garota é que me deixou meio pé atrás. Falando das atitudes dela e de toda inocência...acho que iria cansar de revirar os olhos também porque não consigo acreditar que alguém possa ser assim hoje em dia. Mas sei lá, a trama parece legal e talvez isso nem fosse tão relevante assim pra mim. Queria ver como é essa história.

    ResponderExcluir
  4. Este livro está na minha lista desde que soube sobre seu lançamento. Estou curiosa em conhecer a história e a escrita da Pâm.
    Acho que mtos jovens irão se identificar com mtas coisas que a protagonista irá enfrentar no decorrer do livro, a mudança de casa, a entrada na universidade, etc.
    Espero fazer esta leitura logo!!

    ResponderExcluir
  5. Não tenho costume de ler livros de autores nacionais (apesar de saber que existem ótimos autores), gostei muito do que li sobre o livro mas mesmo assim não sei se leria o livro, quem sabe em uma outra oportunidade.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bárbara e Leo!
    Adorei que tenham feito a resenha assim, realmente é outra história ter dois pontos de vista sobre uma mesma obra. Acompanho a Pam há um bom tempo e tenho muita vontade de finalmente ler o livro pronto. O que mais tenho visto nas resenhas são reclamações quanto a personalidade da Alina, mas espero não me incomodar com isso.

    ResponderExcluir
  7. Ficou legal a resenha a dois é muito bom ouvir duas opiniões, achei os assuntos abordados importantes devido acontecer na vida real. Não deve ser nada fácil para a personagem viver a vida na faculdade, onde acontece muita agitação e ela não está acostumada a esse ambiente.

    ResponderExcluir
  8. Oi!!! EU não conhecia nem autora nem obra, e apesar de em geral eu não gostar muito desse tipo de romance, eu fiquei com vontade de ler esse hehehehehe Não sei, mas acho que o ambiente universitario e tal, parece legal

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!
    Olha eu estou maluquinha por esse livro achei a historia excepcionalmente maravilhosa enfim acho que realmente irei gostar com toda absoluta certeza!!!
    mariliallourenco@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Ansiosa pra lê, acompanho a Pan a tanto tempo e gosto!!! Querer vê o que esse livro tem a oferecer. Bjs Ba te adoro...

    ResponderExcluir
  11. Esse livro entrou na minha lista para comprar desde que eu soube que a Pam iria lançar um livro. Quero muito saber como é a escrita dela e também por o livro tratar de assuntos muito interessantes para nós leitores.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  12. Genteee.. eu acompanho a Pam desde a época q ela tinha o blog Garota It... Meu gosto de leitura sempre foi mto parecido com ela, por isso sempre acompanhei o canal dele. Eu estou tão feliz e até orgulhosa por ela. Desejo mto sucesso com esse e tdos os próximos livros q ela decidir escrever.
    Acabei de identificando mto com a protagonista já q faço Engenharia Civil e, mesmo exatamente metade da minha sala ser mulher, a gente ainda sofre um pouco com o machismo... estou mto ansiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha e vou compra-lo em breve

    ResponderExcluir
  14. Eu já imaginava que o livro fosse mais comum, mas com assuntos importantes como você citou. Eu gostei muito de ouvir a pam falando sobre suas inspirações e não resisti em comprar. Não vejo a hora de ler o meu exemplar.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa!!! que história super interessante, e um desenvolvimento agradável, todavia todas as opiniões sobre a história em si e os personagens foram por mim analisadas a fundo uma vez que não tive a oportunidade de ler esse livro, e nem um outro e por esse motivo estou aqui, e não leio não por falta de vontade, mas por morar em uma cidadezinha do interior de Rondônia e por aqui não existe livraria, biblioteca e nem mesmo uma banquinha de jornal, ainda assim sigo apaixonada por livros e na esperança de um dia poder ler sem hora pra parar. Minha única chance é com as resenhas desse blog, isso alegra meu dia, e msm se eu não ganhar, agradeço o trabalho que vc e sua equipe tem feito, quanto ao livro....Simplesmente Amei, e leria sim em um dia. Bjos á todos que se dedicam a esse lindo projeto, e falo por todos que não tem a oportunidade de pegar um livro de verdade na mão, agradecemos por nos proporcionar essa experiencia maravilhosa!!!! meu email "conselhotutelarchp@hotmail.com"

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha do livro, deixa a gente com vontade de ler ele todo em um dia, a Alina me deixou intrigada a cada referência a ela na resenha, quero muito ler esse livro...desde já agradeço a Barbara pela oportunidade que nos deu apresentando essa obra maravilhosa, em uma resenha super bem distribuída entre fatos e opiniões e também ao Leo que me deram uma oportunidade de ouro em conhecer este livro em especial a você Barbara, sou sua fã número 1, não tenho oportunidade de ler muito pois na minha cidade aqui em Rondônia é muito pequenininha, uma vez que aqui não temos livraria, biblioteca e nem mesmo uma banquinha de jornal...já te expliquei isso em outro comentário aqui, mas parece que não foi publicado com sucesso, enfim só quero te agradecer pela dedicação com seus fãs e leitores, a proveito ao máximo cada resenha sua leio como um livro rsrsrss bjos e Sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  17. Meu email é "conselhotutelarchp@hotmail.com" esqueci de colocar o e mail no comentário acima, é que quero muito ganhar essa promoção seria meu primeiro livro de verdade, mais uma vez agradeço a oportunidade de participar. BJOS!!!!

    ResponderExcluir
  18. Bárbara e Leo!
    Gostei demais da ideia da resenha dupla, assim podemos ver a ideia que cada um teve sobre o livro.
    Inadmissível na minha opinião, em pleno século XXI, ainda existir preconceito desse tipo, principalmente quando a mulher se mostra mais capaz a cada dia.
    Gostaria de ler o livro.
    “Capacidade de saber cada vez mais sobre cada vez menos, até saber tudo sobre nada.” (Millôr Fernandes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  19. Não imaginava que fosse ser bom e você me aparece com essa resenha maravilhosa e me faz mudar completamente de idéia. Agora realmente desejo ler o livro.

    ResponderExcluir
  20. Não li esse livro, mas ele está na minha lista de leitura para janeiro/2017.
    Amo suas resenhas Bárbara. Bjos

    ResponderExcluir
  21. Amei! já está na minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  22. Estou super curiosa pra conhecer a escrita da Pam.
    A história do livro parece ser boa, espero ler em breve.
    Ainda mais sendo um nacional, estou bastante interessada.
    A capa está super caprichada, compraria o livro só por ela rs.
    Gostei da resenha, me deixou ainda mais curiosa :)
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  23. Olá.
    Ótima resenha dupla.
    Não conheço a autora, mas fiquei curiosa para saber mais desse livro. Espero ter a oportunidade de ler e tirar minhas próprias conclusões.
    A resenha foi bem motivadora e muito bem elaborada. Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Eu ainda nem consegui comprar o meu e ler. Quero muito. Também não li "O Amor nos Tempos de Likes". :\ Mas estou bastante animado para conhecer a escrita da Pam. Acompanho ela no Youtube e adoro os vídeo. Essa resenha ficou ótima, adorei!

    ResponderExcluir
  25. Interessei-me pelo livro!! Quero saber o que ocorre com a Alina, como ela se sai na república, a parte do romance, e como acontece estes abusos, preconceitos, como lidar e talvez até evitá-los!! Ainda não li nada desta autora, gosto dos autores nacionais!! A capa está muito linda!!

    ResponderExcluir
  26. Se é realmente o tipo de livro que me cativa, estou doida para ler.

    ResponderExcluir
  27. O enredo é bastante intrigante. O que será que há entre Arthur e Gustavo? Preciso muito ler para descobrir a trama toda.

    ResponderExcluir
  28. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse e por ser nacional, agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  29. Gosto bastante dos vídeos da Pam e fiquei bem curiosa pra saber como ela se saiu em seu livro. A premissa me agradou bastante, espero não me decepcionar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Olá Léo e Barb, tudo bem?
    Achei legal a ideia de resenha em dupla, ficou mais dinâmica e interessante. As opiniões de vocês foram bem semelhantes, então acho que o livro pode vir a me agradar, por conta dos assuntos sérios que trata. Mas, fiquei com o p´´e atrás em relação a mocinha. Mesmo assim dica mais que anotada. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  31. Não conheço a autora,mas esta é uma ótima oportunidade de conhecer seu trabalho.
    achei ótima a resenha dupla.

    ResponderExcluir
  32. Adorei a resenha,fiquei bem curiosa com a leitura deste livro.

    ResponderExcluir
  33. Curiosa para conhecer a narrativa da Pam, eu sou sempre curiosa com novos escritores p/ ver o que acho hehehe.

    ResponderExcluir
  34. Acompanho a Pam a bastante tempo no youtube e quando soube que ela iria lançar um livro fiquei bastante empolgada. No entanto lendo sua resenha confesso ter um ficado um pouco decepcionada com os clichês da trama, pensei que a história seria cheia de revira voltas, e totalmente surpreendente. O que me chamou a atenção e os assuntos abordados na história, que fez com que não perdesse o interesse de leitura.

    ResponderExcluir
  35. Oi! Acompanho a Pam há algum tempo e fiquei bastante interessada na premissa do livro. Adorei a resenha dupla! :*

    ResponderExcluir
  36. Amei e acho que vou me identificar muito com a Alina(18, nunca saiu da aba dos pais, informática, mudar de cidade para fazer facul...) :)

    ResponderExcluir