3 de novembro de 2016

03 Dicas Para Deixar seus Livros Limpinhos

POSTADO POR EM 3 de novembro de 2016

Heeey, gente. Tudo bem??

Uma das dúvidas mais frequentes vindas de vocês é sobre como limpar e armazenar os livros. Realmente essa é a grande questão do Universo e até pouco tempo atrás eu não fazia ideia de como fazê-lo, por isso muitos livros meus tem marcas de mofo, mas na verdade eu nem ligo muito pra isso. Hoje em dia já sei as melhores formas de organizá-los e assim mantê-los sempre maravilhoso. Vim compartilhar esse aprendizado com vocês ♥






Essas dicas são minhas, a forma como eu cuido dos meus livros, particularmente, se você discorda de algumas delas (tem gente que não usa produto químico ou panos molhados) é um particular de cada um. Não estou dizendo para fazer assim, só estou mostrando como eu faço.
Limpeza



A grande questão é: como limpar os livros? Pode usar pano úmido? Pode passar escovinha? Posso usar álcool? Se você, assim como eu, tem estantes cheias de livros, sugiro que faça a limpeza mais profunda a cada três meses. Nesta limpeza você irá retirar todos os livros da estante e limpá-los. Primeiro passe um pano seco para tirar a poeira, caso sua casa tenha muita poeira é legal passar uma escova de cerdas médias nas páginas: segure os livros fortemente com a mão e passe a escova por eles; depois que tirar a poeira você pode passar um pano úmido - bem torcido - com água sanitária ou álcool, assim você mata aquelas bactérias safadinhas e tirar qualquer manchinha que possa vir a ter. Depois dessa limpeza folheei todos os livros e espere secar antes de reorganizar na estante.

A cada duas semanas eu faço uma limpeza mais simples: Tiro todos os enfeites da estante e os livros que ficam por cima dos outros, passo um pano seco por todas as lombadas e pela parte de cima e após passo um pano úmido pela estante. Depois é só deixar respirar por duas horinhas e colocar tudo de volta ;) 

Organização




Organizar os livros é algo que vai de cada um. Tem gente que organiza por cor, tem gente que organiza por tamanho, tem gente que organiza por gênero ou por preferência e tem gente que surta se as séries estiverem fora de ordem, haha. Eu costumo separar os livros por editora, desta forma acabo colocando os livros que tem o mesmo estilo (tamanho e tipo de lombada) juntos e deixando tudo em ordem. Dentro das editoras separo os volumes em ordem alfabética pelo sobrenome do autor. Complexo? Bem simples pra mim, haha! Os livros de tamanho menor ficam nas primeiras prateleiras e depois os livros maiores fazem sequência. Em uma estante eu deixo apenas volumes especiais de autores que gosto muito, 

Uma dica importante para a organização é sempre deixar os livros em pé. Colocar os volumes deitados acaba arruinando o exemplar, pois eles deformam com o tempo além de colarem as páginas devido a tinta. Isso me lembra que também é importante deixar um espacinho entre os livros, nada muito junto para dificultar o aparecimento de insetos e fungos. 

Dicas extras




O nosso maior medo é insetos aparecendo em meio aos nossos livros. Xô traça! O grande segredo está nas diquinhas de vó. Uma vez por ano você pode diluir um pouco - bem pouco - de querosene em água e passar com um pano úmido na estante - na estante, não nos livros. Para evitar formigas é bom colocar algumas cabecinhas de cravo em um tecido e colocar por trás dos livros na estante. Naftalina afasta as traças, baratas e cupins. Mas nunca jogue nada sem envolvê-los em um paninho - não pode saco, pois abafa o produto - para que eles não manchem os livros. 

Lembre-se de sempre lavar as mãos quando for pegar um livro (eu sei que nem sempre dá pra fazer, mas tentem ao máximo), o suor e a oleosidade da nossa pele diminui a vida útil dos nossos amorzinhos; nunca coloque os livros em sacolinhas pensando que irá aumentar a vida útil, na verdade faz o contrário. Mesmo na hora de tomar o chazinho perto do livro, tente manter as duas coisas afastadas, não queremos acidentes, não é?

***

Prontinho! Estas foram as minhas dicas para manter os livros em perfeito estado. Você tem algo a acrescentar nesta lista? Comenta aí que eu vou adorar mais dicas. Obrigada por estar aqui ♥

Beijocas e até a próxima!!!
***
Esta postagem está concorrendo TOP COMENTARISTA.
CLIQUE AQUI e saiba como participar!

17 comentários:

  1. Adorei as dicas, me dá um aperto no coração ver meus livros com mofo ou algo do tipo.. E eu realmente não sabia que não se pode deixar os livros deitados. Vou ter que dar uma reorganizada na minha estante haha Sobre os bixos, graças a Deus nunca tive esse problema, mas caso eu tenha, ja sei o que fazer! Beijos ;)

    ResponderExcluir
  2. Adorei a estante e as dicas rs. falou em livros todo cuidado é pouco, quando limpo os meus, pano um pano com álcool. Costumo arruma-los por série cada uma na sequencia e os volumes únicos aleatórios, não separo por autor e nem editora.

    ResponderExcluir
  3. Vishi, a minha tá um caos. Mas não tá dando pra limpar muito e da última vez que tirei tudo pra dar aquele "tapa" nos meus livros demorei horas e horas pra voltar a arrumar xD
    Fico só paninho de poeira mesmo.

    ResponderExcluir
  4. adorei as dicas... é bom saber como preservar os amados!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, ainda não tenho estante e os meus estão empilhados deitados mesmo, mas assim que comprar a estante vou por em prática essas dicas haha

    ResponderExcluir
  6. Oi Bárbara!
    Não tenho uma estante, mas tenho o cantinho que eu guardo meus amadinhos e MORRO de medo que algo ruim (como traça, mofo...) aconteça com eles.
    Essas suas dicas valem ouro e eu sempre adoro descobrir uma maneira nova de preservar meus queridos. Muito obrigada pelas dicas.
    Ps: Sua estante é linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Me mudei e no apartamento não tem espaço para meus livros. Ficaram todos na casa da minha mãe... imagina o sofrimento do ser. Nunca sei com o que limpar os livros e adorei as dicas. Eu organizo por tamanho e depois por série, e se for livro único ordem alfabética pelo título.

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas, eu sempre limpo eles só com um paninho seco, mas da próxima vou colocar suas dicas em prática principalmente do álcool, o que me irrita é que tem alguns com marcas amareladas nas bordas.
    Fotos maravilhosas.

    Bjux ;)
    entrelinhasalways.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas! De vez em quando eu tiro todos os livros da estante e passo um pano neles e na estante, é incrível a quantidade de poeira que pode juntar. Mas a melhor dica foi a das traças, vou começar a praticar.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bárbara!
    Cada um limpa da forma que acha melhor.
    Limpo mais ou menos como você, porém faço a limpeza uma vez por mês, porque aqui em casa tem muita poeira e aproveito que a faxineira está por aqui, daí ela me ajuda.
    Mas, coloco os livros deitados, em pé já perdi vários livros por causa do mofo e deitado eles não dobram não, ficam mais assentados um em cima do outro.
    “A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem.” (Immanuel Kant)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  11. Nunca tive problemas com bichos nas minhas prateleiras, Graças a Deus, mas sempre passo, pelo menos um paninho para tirar o pó. De vez em quando, tiro todos os livros e passo uma pano com álcool, para uma limpeza mais profunda.
    Já a organização dos livros faço por gênero, começo com as fantasias e termino nos romances. Livros de mesmo autor ficam juntos (independente do gênero)!!

    ResponderExcluir
  12. Eu já fiz várias tentativas de organização, por cor, por tamanho, por ordem alfabética....Por cor fica LINDO, mas fica tudo fora de ordem e tem algumas séries e coleções que as lombadas não são da mesma cor então ficam longe, aí não curto, surto mesmo!
    Achei o jeito ideia para mim que é arrumar por editora e por coleção dentro da editoras, ficou o máximo! A arqueiro e a darkside que são as queridinhas ocupam duas prateleiras ♥ Daí nessas eu arrumo por tamanho, me acho e fica lindo de ver! Enfim...
    bj bj bj

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Muito obrigada pelas dicas. Sempre limpo os livros com um paninho seco, mas agora vou começar a usar um pano com álcool também. Eles estão bem organizados na estante, gosto de separa por gêneros.
    Obrigada por compartilhar. Vamos cuidar bem dos nossos amados! Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Dicas mais do que bem vindas Barbara! Realmente, essa é a grande questão do universo, sempre fico com dúvidas de qual é a melhor maneira de limpar a estante e principalmente os livros. Já tive problemas com mofo e traça, emprestei um livro para uma prima e um tempo depois percebi as manchas nas lombadas, entrei em pânico quando vi e como resultado não empresto mais os meus livros para a pessoa em questão hahahha #ciúmes
    Eu costumava fazer uma limpeza mais profunda uma vez por mês, mas é muito cansativa e estou fazendo a cada dois ou três meses hahaha Mas também faço que nem você, toda semana tiro os enfeites e passo um paninho para tirar a poeira; e coloquei cravos espalhados por toda a estante. Ah, eu organizo os meus livros por gênero, assim é que funciona melhor para mim ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas Barbara... muito legais...
    Adoro seu blog e os videos tbem


    Ana Paula
    http://paixaoporleituraslogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Era o que eu tava precisando. Eu não tenho estante, então meus livros ficam um em cima do outro, não em pé como você disse. Coitados! Adorei a dica do cravo. Há um tempo, encontrei várias formigas dentro de um livro meu, do Julio Verne, não sei o que queriam, ler que não era. KKKKKKK

    ResponderExcluir
  17. Adorei as dicas, minha casa está em construção mas assim que tiver pronta usarei todas (pq ainda não tinha estante, mas na nova casa com certeza terei).. Tinha vários livros guardados em uma espécie de comoda e quando fui tirar na mudança vi que tava dando inseto, quase perdi um monte.. Agora já tou esperto! haha

    ResponderExcluir