25 de novembro de 2016

Tá Na Estante :: 'Adeus, Promessas' #611

POSTADO POR EM 25 de novembro de 2016

Olá, povo. Tudo bem?


Aqui é mais uma vez a Karina, do Blog da Literatura, e dessa vez voltei para falar de um livro bastante intenso que li recentemente e foi lançado pela Plataforma 21. Vamos conhecer essa história?!
Livro: Adeus, Promessas
Autora: Kristin Halbrook
Editora: Plataforma 21
Páginas: 296
Sinopse: Um menino está morto. Outro está ferido. E, aparentemente, a culpa é de Kayla. Ela presenciou algo que não devia. Mas não contou nada para ninguém. Ninguém sabe o que realmente aconteceu naquela noite: o porquê de ela estar dirigindo um carro que caiu numa vala depois da festa de sua melhor amiga; do que viu nas horas que antecederam o acidente, e da promessa que ela fez para sua amiga Bean antes de sair de férias. Agora, Kayla está voltando para casa para terminar o Ensino Médio. Se ela ficar calada, pode até recuperar a sua antiga vida de volta. Mas, se contar a verdade, corre o risco de perder tudo – e todos – que já amou na vida. Adeus, promessas é um romance emotivo e provocante sobre uma garota que precisa decidir entre o silêncio ou admitir ter sido testemunha de uma terrível agressão. Uma narrativa que trata dos limites entre o segredo e a mentira em uma sociedade predominantemente machista.
Bean, Jen, Kayla e Selena são quatro amigas inseparáveis. O grupo tem vários planos para aproveitar seu último ano do ensino médio, antes que a fatídica separação que chega com a vida adulta, seja por causa da faculdade ou de mudanças de cenário, aconteça. O quarteto é extremamente popular e elas estão certas de que nada pode abalar essa amizade. Até que certa noite as coisas saem do controle e a vida de Kayla sai dos eixos.

Kayla sempre foi a mais responsável das quatro, então é uma surpresa para todos quando ela se envolve em um grave acidente de carro, onde um garoto do time de futebol morre. Ela sai com algumas escoriações apenas, mas sua memória está falha devido ao trauma e ela não consegue se lembrar do que aconteceu.

Para se recuperar do acidente, ela é mandada para casa de uma tia, o que a deixa bastante triste, já que não queria abandonar a cidade e suas amigas, mas sabe que quando retornar para casa as coisas voltarão a ser como antes. Só que não é bem assim que as coisas acontecem...

Algo de muito estranho aconteceu na noite do acidente, que mudou o relacionamento do quarteto para sempre. Bean afastou-se do grupo e passou a andar com outras meninas. Jen está extremamente distante e só fala com Selena. Além disso, Kayla enfrenta muita hostilidade dos outros alunos, por conta do seu envolvimento no acidente.
"Uma dor começa a crescer no meu peito. Surge devagar, vai aumentando sem parar até que, de repente, grita. Uma chama arde, dolorosa. Éramos quatro. Éramos quatro em uma cidadezinha com um rio serpenteante e um restaurante que servia pães doces do tamanho da nossa cabeça. Éramos."
A única pessoa que apoia Kayla é Noah. Ela e o garoto eram muito amigos antes de ela fazer parte do quarteto e deixar a amizade deles de lado. Mas com o apoio de Noah e em meio a toda culpa que está sentindo, Kayla começará a se questionar sobre quem é, além de tentar lidar com tudo que aconteceu naquela fatídica noite. E suas escolhas podem afetar não só seu futuro, mas o de todos aqueles que a cercam.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

Quando o Leo me ofereceu este livro para resenha, fiquei tão intrigada pela sinopse que resolvi aceitar. Não conhecia a autora e não sabia muito bem o que esperar de sua escrita, mas a proposta do livro era bastante original e decidi arriscar. Confesso que não era bem o que eu gostaria, mas me surpreendi mesmo assim.

A escrita de Kristin Halbrook é bastante envolvente e fluida. Logo nas primeiras páginas me vi presa, querendo saber como as coisas se desenrolariam. O que mais gostei foi que a autora intercalou o tempo passado e presente, mostrando como as coisas eram e como ficaram, tendo o acidente como base. Achei isso fantástico, pois assim conseguimos ver um outro lado da protagonista e as consequências de suas escolhas e ações.

Kayla é uma personagem bastante controversa pra mim. Em muitos momentos eu queria abraçá-la e dizer que tudo ficaria bem, mas em outros queria lhe dar uns tapas e dizer para tomar vergonha na cara. Eu entendo que a personagem tem sentimentos conflituosos dentro de si, mas isso não é motivo para ser tão covarde. Contudo, a personagem foi amadurecendo com seus erros e vi que a lição foi realmente aprendida.

O ponto mais positivo pra mim na obra foi o fato de ela abordar a questão do perdão, sobre como devemos perdoar os outros e a nós mesmos para seguir em frente. A autora inseriu todo esse contexto na obra, intercalando com lições de amizade e lealdade, além de toda a questão da violência sexual, que domina todo o pano de fundo da trama. É difícil achar um livro para jovens com uma temática tão forte.

Sobre a edição física, não há muito que comentar. A capa não me agradou muito, não é do tipo que me chamaria atenção em uma livraria. A diagramação é simples, as páginas são amareladas e a fonte é grande. A revisão deixou um pouquinho a desejar, já que encontrei alguns erros bem bobos que me incomodaram bastante durante a leitura.

Adeus, Promessas é um livro emocionante, que mostra a triste realidade acerca da cultura do estupro e do machismo que impera em nossa sociedade. Sem sombra de dúvidas recomendo essa história a todos, porque vale muito a pena!

Um beijo e até mais!
***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
CLIQUE AQUI e saiba como participar!

7 comentários:

  1. Karina!
    Não conhecia o livro nem a autora, entretanto achei o enredo bem intrigante e com certo mistério, afinal, ninguém sabe o que realmente aconteceu no dia do acidente.
    Gosto do artifício de mesclar passado e presente, dá amplitude para história.
    Gostaria de ler o livro e saber o que aconteceu.
    “Só a mágoa deveria ser a instrutora dos sábios; Tristeza é saber.”(George Lord Byron)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Oi Karina, tudo bem?
    Achei a história bem interessante principalmente por abordar assuntos tão sérios e que precisam ser discutidos. Adorei a temática do livro e a sua resenha.
    Eu gostei tanto da capa, ache que da um ar de mistério.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu confesso que achei o título do livro e a capa bem bostas haha Mas a história é bem interessante, inclusive me lembrou um pouco de Pretty Little Liars (que é uma série que eu AMO). E por falar nisso, eu ia adorar saber quais séries vcs estão assistindo no momento. Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Oi Karina,
    Não conheço este livro, nem a autora. De inicio achei a sinopse nem um pouco original, já vi enredos semelhantes, com um grupo de amigas que passam por algo que irá abalar a amizade, afastando-as de alguma forma. Mas como toda a história tem suas características próprias esta, com certeza, tem seus pontos. Esse mistério envolvendo o acidente, foi o que mais me chamou atenção. Ver como Kayla irá lidar com toda a situação e os sentimentos que virão com isto (culpa, vergonha e o perdão, como vc mesma citou) deve trazer algumas reflexões ao leitor!!

    ResponderExcluir
  5. É a capa não atrai nem um pouco, mas a historia parece ser muito boa, devido aos temas abordados que acontece com frequência na realidade. Gira um certo mistério em torno do acidente, as vezes só conseguimos parar e pensar na nossa vida quando acontece algo trágico, acho que foi o que aconteceu com Kayla.

    ResponderExcluir
  6. Oi Karina,
    Que sinopse mais intensa! Não conhecia esse livro mas após ler a resenha fiquei intrigada com essa história. Gosto quando a narrativa é intercalada entre o passado e presente, assim conhecemos melhor a personalidade da protagonista. Também gosto de livros que abordam temas sérios, como o estupro nesse caso, isso torna a leitura mais intensa e emocionante, e principalmente por abordar assuntos que merecem muita discussão e reflexão. Estou bem curiosa a respeito do mistério envolvendo o acidente, vou colocar o livro na lista de próximas leituras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já conhecia o livro,porém a premissa não me chamou muito a atenção.
    Agora, lendo sua resenha, fiquei até mais curiosa para saber mais da história. Talvez venha a ler.
    Muito boa sua resenha. Beijos.

    ResponderExcluir