7 de novembro de 2016

Tá Na Estante :: 'Diário de uma Princesa Improvável' #597

POSTADO POR EM 7 de novembro de 2016

Oi, povinho. Tudo bem?


Aqui quem fala é a Ellen, do Blog Guardiã da Meia-Noite, e estou aqui hoje a pedido do Leo pra falar sobre o lançamento mais recente de uma das minhas autoras queridinhas. Vamos conferir?!

Livro: Diário de uma Princesa Improvável
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Júnior
Páginas: 208
Sinopse: Olivia Grace Clarisse Mignonette Harrison é completamente normal. A única coisa que não é normal nela é seu nome (muito comprido e meio principesco), sua habilidade para desenhar animais (algo muito útil para sua futura carreira como ilustradora da vida selvagem) e o fato de ser quase órfã, pois não conhece o pai e depois que a mãe faleceu se vê forçada a viver com a tia e o tio (que quase a tratam como se ela fosse da família). Até que num dia que tinha tudo para ser como os outros — totalmente normal — as coisas parecem sair do controle: a menina mais popular da escola ameaça bater em Olivia, o diretor ameaça lhe tirar um ponto e... uma limusine com a princesa da Genovia, Mia Thermopolis, surge do nada. A menina na verdade é uma princesa, meia-irmã de Mia, e finalmente poderá conhecer o pai, a avó, a Genovia, para então perceber que todos somos mais especiais que pensamos.
Diário de uma Princesa Improvável é o mais novo livro da querida diva master autora Meg Cabot. Para a alegria dos fãs, ela traz uma nova história, dessa vez um spin-off da série O diário da Princesa. A protagonista da vez é Olivia Grace Clarisse Mignonette Harrison, uma garotinha negra de 12 anos que vivia uma vida normal até que um dia, na escola, é ameaçada de levar uma surra da menina mais popular do colégio, Annabelle Jenkin. 

Sem entender as ameaças, Olivia passa o dia todo preocupada com a surra que está por levar de Annabelle. Além disso, ela está a ponto de ganhar uma anotação do diretor e perder um ponto importante na sua nota!

Só que então o pior dia da vida de Olivia no fim se transforma no melhor dia (ou pelo menos ele está nos tops melhores dias!). Ela, que a vida toda morou com os tios e os primos, perdeu a mãe na infância e nunca conheceu seu pai pessoalmente, descobre que... Bem, é simplesmente a irmã da Princesa Mia de Genovia! O pacote “irmã da princesa” inclui ainda um pai carinhoso e uma avó rainha meio doida, e claro, a chance de mudar de vida e ter tudo o que ela mais quis:  uma família que a ama.

***

Esse é um livro bem infanto-juvenil, mas é daqueles que a gente sente um gostinho e uma sensação tão boa ao se ler, que vale a pena. Olivia é uma pré-adolescente muito inteligente, esforçada e doce, que já sabe o que quer do futuro (ser uma desenhista da natureza selvagem) e encanta a todos. Ela vê a sua vida mudar bruscamente em um piscar de olhos, e precisa aprender a lidar com tudo isso, sempre claro, tendo aulas de etiquetas e fugindo de paparazzi. Mais do que tudo, Olivia precisa aprender a lidar com a fama e o fardo que um título de princesa traz. Verdades e mentiras são coisas ela vai acabar descobrindo de uma maneira não tão boa, mas necessária para seu crescimento.

A escrita continua sendo em forma de diário, mas agora há a inserção de ilustrações feitas pela própria Meg Cabot (o que dá um charme a mais na obra!). São pouco mais de 200 páginas escritas em uma fonte grande e com ilustrações, o que faz com que a leitura flua em um ritmo muito bom, ou seja, podemos ler rapidinho. E apesar desse primeiro livro ser bastante introdutório à nova série, ele vale a pena. Aqueles que já amaram os livros da série do Diário da Princesa, vão se deliciar com a história da Olivia. E bem, vocês não precisam ter lido toda a série para embarcar nessa nova aventura! (eu, por exemplo, só li até o volume 4 e isso não prejudicou o entendido desse livro!).

O livro traz varias lições de moral importantes tanto para os jovens quanto para os adultos, coisas que desde crianças deveríamos aprender e entender, mas tudo isso é abordado de uma forma leve e dinâmica na história. E querem saber o que eu mais gostei? A história quase inteira se passa no dia 06 de maio, aniversário da pessoa que vos escreve essa resenha (complexo de escrita de princesa aqui! Há). 

Agora nos resta esperar pelos próximos volumes da história da Olivia.

Beijos e até a próxima!
***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
CLIQUE AQUI e saiba como participar!

9 comentários:

  1. Helen!
    Gosto demais de livros infantos juvenis e que linda história para uma menina negra de 12 anos se descobrir irmã de uma princesa e ganhar uma família de quebra. Fiquei emocionada!
    Sem contar que amo livros escritos em forma de diário.
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Nunca li nada da Meg Cabot mas já ouvi muitos elogios a ela. A estória parece ser bem fofinha, e mesmo sendo mais infantil eu me interessei super para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu jurava que já tinha visto você falar sobre esse livro, acredita? Eu adoro livros infanto juvenil, mas não sei se consigo ler um em forma de diário, acho que a minha mente se habitou em outro estilo de leitura. Posso arriscar qualquer dia desses, já que ouço falar tão bem dessa autora.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é real????? Eu AMO o Diário da princesa,e o fato da Meg ter colocado uma personagem negra é maravilhoso! É bem raro encontrar protagonistas negros hoje em dia. O livro parece ser totalmente envolvente e eu já quero MUITO ler! <3

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li a série Diário da Princesa, mas sempre tive curiosidade em conhecer a história dos livros, principalmente, depois de ter assistido os filme. Hoje, não sei se a história me agradaria tanto, tenho certeza que se tivesse lido na adolescência teria amado a leitura. Mas me agrada mto saber que a autora trouxe mais diversidade para seus livros e, com certeza, irá atrair um numero maior de leitores para suas obras!!

    ResponderExcluir
  6. Bem comentada essa série do Diário da Princesa, mas não li nenhum, li uma outra série da autora e amei. Essa historia parece ser interessante que mudança e tanto na vida da personagem do caos ao conto de fadas, pena que não acontece na vida real rs.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nunca li nada da autora, mas tenho curiosidade sobre sua escrita, já que sempre encontro ótimos comentários a respeito das suas obras.
    Esse livro parece ser uma leitura muito agradável, espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ellen,
    Faz anos que quero ler a série Diário da Princesa, ia pegar o primeiro para ler esse ano mas acabei escolhendo outra série, mas quem sabe ano que vem finalmente consigo ler.
    Gostei desse livro, uma história leve e nostálgica, com certeza os fãs vão adorar rever a Mia. A Olivia parece ser uma personagem cativante e doce.
    Que edição mais fofa desse livro, as ilustração dão um charme especial.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tinha visto falar no livro (não me julguem).. haha
    Amei o fato de termos personagens principais negras, pretendo o ler o mais rápido possível!

    ResponderExcluir